E-Mona: Para quando faltar energia ao seu veículo elétrico
Tal como já acontece no segmento dos veículos a gasóleo, gasolina e até a gás, o mercado dos veículos elétricos irá gradualmente ganhar serviços paralelos de apoio. A pensar nisso, a Skoda apresentou recentemente um dispositivo de carga móvel que permitirá o carregamento de baterias de carros totalmente elétricos e híbridos, sem a necessidade do condutor se deslocar a um ponto de carregamento físico.
Vamos saber melhor como funciona este serviço que é semelhante ao funcionamento da plataforma da Uber.
Chama-se E-Mona e é um "novo" conceito/serviço criado pela Škoda. A pensar em situações em que um carro elétrico possa ficar sem energia e não esteja perto de um carregador físico, o fabricante checo Škoda tem agora um carregador portátil que pode ser solicitado através de uma simples app... semelhante ao chamar um Uber. Para tal o condutor apenas terá de indicar a sua localização e verificar qual o tempo de espera para a chegada do carregador portátil.
Curiosamente, ao contrário de outros serviços, a "assistência", com a bateria móvel, chega de bicicleta.
Veja como funciona
Este projeto está atualmente numa versão piloto na cidade de Praga na República Checa. Segundo as informações, apenas está disponível para serviços de carros utilização partilhada, mas a Škoda pretende que este serviço esteja disponível para todos os proprietários de veículos elétricos.
Carregador elétrico móvel E-Mona
De acordo com a fabricante automóvel checa, este carregador portátil tem 12 baterias GeenPack. Cada bateria tem uma capacidade de 1,4 kWh, sendo que no total este carregador elétrico móvel tem uma capacidade de 16,8 kWh. O tempo de transferência de energia total para um veículo é de 4h.
A empresa justifica a escolha de bicicletas para transporte da bateria móvel pelo facto de ser simples. Existe ainda a garantia, por parte da Škoda, que o serviço demora menos de 30 minutos a chegar.
Este artigo tem mais de um ano
A sério????!!!!
Estou a imaginar o “ciclista” pedalar da baixo do Porto para a zona das Antas com as baterias atrás!!!! Mais cómico seria a caixa composta por um gerador “green” a gasolina/diesel 🙂
Isto só vejo forma de ser implementado em cidades como Aveiro e num raio limitado!!!!!
Devia ser bonito o ciclista ír do Douro (100 metros do nível do mar) até Lamego (500 metros) num percurso de apenas 8km sempre a subir!?!?!?! Ou do Douro para Vila Real 🙂
A bicicleta é eléctrica, dá para ver a bateria onde devia estar garrafa de água, mas sim andar de bicicleta no trânsito do Porto ou de Lisboa com uma bateria atrás devia ser uma coisa bonita de se ver.
A gasolina/diesel? Depois reclavam que para “alimentar” um VE é necessário um de tal gasolina/diesel….
Isto é ridículo. E lentamente vai-se vendo crescer a razão pela qual não creio que seja o eléctrico a solução. A logística de todo o processo de abastecimento e o tempo necessário é ridículo.
qual logistica? a logistica de poderes carregar o carro com a tua electricidade?
Com a minha eletricidade? Eu nem à minha capital de distrito consigo ir quanto mais a Lisboa p ex… É se houvesse apenas 10% zinhos de elétricos as estações de serviço tinham q ser maiores q campos de futebol AhahahAh. É uma treta
se reparares a bike do gajo é eléctrica.
deviam era arranjar um sistema de baterias standard que se mudassem em 5 minutos !!!! assim chegávamos a uma “bomba” e trocava-mos de bateria(s) …. em vez de estar à espera que carregue !!! isto num sistema de aluguer em que o cliente pagasse um valor mensal de acordo com o veiculo que tem e dos kms feitos por mês ….
ideia otima !!
Essa ideia já tem muitos anos. Um dos seus mentores é Shai Agassi.
Mas, pelos vistos a indústria não parece querer ir por aí. Teriam de ter um standard e por agora cada fabricante está a fazer tudo à sua maneira! Ver em: https://www.youtube.com/watch?v=r7O-wkmRK3Q&list=PL1BDA909E642A5BF9
Posso estar enganado, mas este tipo de serviços serão um sucesso comercial.
Estou a pensar até num veículo híbrido, de transporte de mercadorias com uma bateria potente, com os várias fichas de carregamento…. 🙂 AUTO-POWERBANK.
É bem possível que seja sucesso comercial, mas se só se for do género DROP&GO. Estás a imaginaro um condutor que ficou sem “gasosa” a meio do percurso, e após chegar o AUTO-POWERBANK esperar 4 horas??? Imagina agora, nos veículos actuais, ficaste sem gasolina / gasóleo, vais à bomba com um garrafão adequado, compras 5L só para desenrascar, e após 5 min estás a rolar, até à bomba convenhamos. Ou, uma outra solução, à semelhança do que já existe para o arranque, teres uma bateria AUTO-POWERBANK com capacidade de 1 a 2kWh, de carga e transferência rápida, que te permita ligar à tomada do veículo e carregar nas emergências. Ou, a possibilidade de ligar uma bateria standard de 1 a 2kWh numa porta dedicada a este tipo de soluções. São ideias.
Sim sim, não pode esperar 4 horas.
Não seria mais fácil um pequeno gerador a gasolina incluido no carro para um recarregamento rápido? Nem que fosse só para desenrascar num percurso mais pequeno até chegar a um local de recarga normal?
É fácil fazerem um teste do tempo de espera do carregamento em comparação com o atestar o depósito de combustível ,é só afinar a pistola das bombas para levar 4 horas a encher o depósito do carro e depois tirem as conclusões ,para mim o veículo elétrico só é funcional para o dia à dia de quem faz 100 ou 200 quilômetros por dia mais que isso só para quem está de férias.
Outro aspecto cómico de todo este episódio é o nome, vamos carregar na mona!!!!!
Imaginamos agora que é aquele SUV da Hyundai que não podemos dizer o nome em Portugal a carregar na mona!!!!!!
Vejo mais fácil a massificação de espaços fixos espalhados pela cidade, junto a espaços verdes por exemplo ou em espaços/corredores vedados a carros de combustão.
Em Portugal não terá sucesso!
Os automobilistas não respeitam os ciclistas.,.
E PONTO FINAL!
nem os ciclistas respeitam os automobilistas…
E no fim tem um gelado de borla… 😀