Alerta utilizadores Android: Mais 125 apps que deve remover já
Mais uma vez um esquema fraudulento e mais uma vez com apps para Android! As apps estavam disponíveis na loja oficial de aplicações da Google (e algumas ainda lá estão) e terão gerado, para uma rede de criminosos, milhões de euros.
Ao todo são mais de 125 apps para Android e sites que faziam parte de um esquema fraudulento altamente sofisticado. Algumas das apps alegadamente envolvidas no esquema até eram direcionadas para crianças. Se tiver alguma destas apps instaladas, remova-as já! Veja quais são!
A investigação foi levada a cabo pelo site BuzzFeed que revelou existirem 125 apps para Android e sites que faziam parte de uma rede de publicidade fraudulenta que gerava milhões de euros. Essa rede era gerida, supostamente, pelos responsáveis do site We Purchase Apps, tendo este site sido encerrado entretanto.
Como funcionava o esquema?
Segundo o relatado pelo BuzzFeed, as apps eram adquiridas a programadores e já tinham utilizadores "reais", críticas favoráveis e também uma reputação positiva. Depois da aquisição das apps, estas passavam a pertencer a outras empresas sendo que algumas delas se encontram localizadas em diversos países, como por exemplo, Chipre,Israel, Bulgária, Malta e Ilhas Virgens Britânicas.
Tendo acesso ao código das apps, as empresas conseguiam registar o comportamento dos utilizadores sendo que esse comportamento era posteriormente "mapeado" para bots. Os bots eram posteriomente executados em servidores que possuíam um software específico que tinha o objetivo de gerar tráfego dentro de apps específicas. Nesse sentido, a rede gerava muito tráfego e influenciava quem investe em publicidade, concretamente ao nível da Google.
Esses bots são exclusivos deste esquema, imitando o comportamento real do utilizador. O tráfego é, portanto, uma mistura de utilizadores reais dentro de uma app real mas com tráfego falso. (A investigação do Google também descobriu que parte do tráfego falso vinha de uma botnet batizada de "TechSnab")
Greiner da Protected Media
Entre as muitas aplicações usadas para esta burla, destaque para vários jogos, sendo que alguns eram para crianças, mas havia outro tipo de aplicações envolvidas. A deteção deste esquema sempre foi difícil, uma vez que é complicado distinguir o comportamento de um utilizador real com o comportamento de um utilizador virtual (baseado no comportamento de um utilizador real).
Uma das apps associada ao esquema fraudulento é a EverythingMe que foi instala mais de 20 milhões de vezes. No total, as apps envolvidas no esquema foram instaladas por utilizadores em todo o mundo mais de 115 milhões de vezes.
Quais as 125 apps envolvidas no esquema
A lista de apps envolvidas neste esquema fraudulento pode ser consultada aqui. Se tem alguma destas apps instaladas no seu dispositivo, deve removê-la de imediato.
De acordo com a AppsFlyer, empresa que realiza avaliações de tráfego de aplicações, só no primeiro trimestre do ano estima-se que foram roubados entre 700 a 800 milhões de dólares através de apps para smartphones. Tais números representam um crescimento de 30% comparativamente a 2017.
Este artigo tem mais de um ano
O problema principal deste esquema, pelo que percebi, é que podemos estar a usar a aplicação à muito tempo e de repente esta ser adquirida pelo prevaricadores para a usar neste esquema.
Pessoalmente já usei o Futorrent que se encontra na lista.
Mas de que adianta falar isso e não postar os apps?
Tem um link para a lista das apps ……
Pois claro mas fosse colocado o nome como fizeram com as outras 3 era muito melhor. Ao abrir o link pede para ir para um mail. Até que ponto existe segurança nisso. Pois é.
Isto pode acontecer em qualquer so, não é só no android!
Isto pode acontecer em qualquer so, não é só no android!
Pelo que percebi do que li apenas lucravam por falsear a quantidade de pessoas que usavam as apps e assim ganhar dinheiro com a publicidade que é paga conforme a quantidade de utilizadores , porque tenho de remover as apps ? nao me prejudica em nada …
Pois, tenho a mesma questão…
Também fiquei com essa ideia, na verdade as apps não representam nenhum perigo para o utilizador.
Mais ainda, penso que é uma noticia altamente alarmista e parece que querem fazer que o android (como são apps para android é o sistema o culpado (???)) é altamente inseguro.
Penso que devem informar que a App X ou Y faz parte do esquema e deixar à consciencia do utilizador final se deve ou não remover a App.
Claro que isto é apenas a minha opinião.
Pensa de outra forma. Se eles têm acesso ao código, afinal que app tens tu no smartphone? Afinal de contas, as apps fazem o tracking dos utilizadores.
Pelo que percebi da noticia era que apenas havia bots a gerar trafego em vez de ser 100% humano, o que faria com que na verdade recebessem 100Milhoes de publicidade e não 60Milhoes como deveriam.
Obrigado pela explicação =)
Não vou entrar na questão moral de que você está contribuindo com uma fraude, um tipo de estelionato, afinal isso depende dos valores morais de cada um e muitas pessoas não consideram isso um problema.
Mas existe sim um prejuízo aos usuários dos aplicativos devido a essa fraude. Ela leva as empresas a se desinteressar pela propaganda online por reduzir a efetividade desse tipo de propaganda, o que prejudica o rendimento dos desenvolvedores e consequentemente reduz a oferta de aplicativos gratuitos cuja monetização seja feita através dessa modalidade (propaganda online).
Além disso você está sendo espionado por uma empresa que não tem ética, o que garante que além de analisar seu comportamento online essa mesma empresa não vai obter seus dados pessoais e vendê-los para algum tipo de fraude online contra você, ou que use seu computador como bot para envio de mensagens falsas, ou execução de fraudes financeiras colocando-o como suspeito de cumplicidade, ou ainda simplesmente usar o poder computacional de seu dispositivo provocando lentidão e maior consumo de bateria e tráfego de Internet. Quem comete um crime (e essa fraude é criminosa) pode muito bem cometer outros.
Faz sentido no que diz respeito aos pobres diabos que fazem as apps e a questão de ser ilegal. O resto da conversa é um pouco ingénua porque assume que as empresas normalmente são éticas. Duvido que eles fossem comprometer a usabilidade, visto que a principal ideia era fazer dinheiro de anúncios e uma coisa que as pessoas se preocupam é o tráfego e a lentidão.
Parabéns, inteligente e sóbrio!
android vai sofrer sempre disso.
Sim, mais vale a pena ser roubado logo o quando compras o teu telemóvel, para depois sofreres dos mesmos problemas.
Existe algum mecanismo que não permita que uma app iOS ou da Windows Store seja comprada por uma empresa. E depois de comprada que ela altere o código ligeiramente para fazer o que é relatado na noticia?
Para não falar da dificuldade que tens em mapear um utilizador de iOS porque o SDK da Apple não permite I acesso à números únicos como o UDID, serial, MAC, IMEI, etc…
So tenho pena nao me ter lembrado deste esquema eu… =)
A barbárie no seu estado mais puro. sou um dos afetados com a app Vysor:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.koushikdutta.vysor&hl=en_US&rdid=com.koushikdutta.vysor
Por erro no comentário anterior pus um link da Play Store que leva diretamente ao sign in para instalação (vem de estar a verificar em que dispositivos tinha a app instalada).
Se alguém clicar no link, não tema. Basta carregar no botão “cancelar” para a app não ser instalada.
A app é Visor (é um browser) não Vysor LOL
Bem, já fiquei mais tranquilo. Obrigado!
Android sendo Android, no IOS não há nada disso
remover? pq? nao tenho nada a ver com isso… a playstore é que tem que apanhar as apps
Falam falam e não dizem nada, quais são as apps afinal?
Ler é até ao fim, e depois é simples, basta clicar. Mania de ler só o título.