Bombeiros.pt lançam versão iOS de app que pode salvar vidas
Um ano depois do lançamento da versão Android, (que conta com mais de 5.000 utilizadores), o portal bombeiros.pt lançou um apelo à comunidade Pplware para o desenvolvimento da versão IOS, a comunidade rapidamente deu resposta e um ano depois a APP Bombeiros.pt já está disponível na versão iOS na Apple Store.
Tal como na versão Android, a aplicação disponibiliza informações sobre temas de proteção civil a profissionais da área e ao público, inclui igualmente o botão para pedido de emergência o qual pode ajudar a salvar vidas. Esta funcionalidade surgiu da necessidade que os bombeiros podem ter em caso de emergência, como por exemplo, ficarem cercados pelo fogo, estarem caídos sem possibilidade de mobilização ou em outras situações de emergência.
A funcionalidade pode ainda ajudar a comunidade civil, que estando isolados ou em situação de emergência, ao premir o botão podem alertar os seus familiares.
Como funciona?
Quando se carrega no botão ‘PANIC’, a aplicação envia uma mensagem para o número pré-programado definido pelo utilizador a dizer que está em perigo, referindo as coordenadas geográficas do local onde se encontra. Quem recebe a mensagem tem a possibilidade de carregar nas coordenadas, onde lhe é mostrado o mapa com o local onde o sinistrado se encontra, podendo assim enviar meios em auxílio ao sinistrado.
Entre outras funcionalidades, na aplicação podem ser encontrados recursos de grande utilidade para os operacionais, nomeadamente nas quatro grandes áreas do socorro: incêndios florestais e urbanos, emergência médica e matérias perigosas.
Podem ainda obter informações sobre os corpos de bombeiros e ficar a par das notícias que marcam a atualidade do país.
A versão iOS para iPhone e iPad, começou a ser elaborada em meados de julho de 2017 por Tiago Flores, Mobile Developer da Bliss Applications e responsável pela programação da aplicação, pelo bombeiro Sérgio Cipriano, licenciado em Comunicação Multimédia e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt e Nuno Santos, também bombeiro, licenciado em Engenharia Informática e responsável pelo desenvolvimento da versão Android.
Para obterem mais informações sobre a aplicação, compatibilidades e funções, podem consultar o site oficial em www.app.bombeiros.pt.
Este artigo tem mais de um ano
Afinal nem todas as apps ficam disponíveis em primeiro para ios.
E muitas nem sequer existem em IOS, mas isso desde sempre. Assim como muitas são dedicadas ao iOS e não aparecem para Android. Mas isso nada tem a ver com o caso, aqui é mesmo o empenho de uma comunidade enorme e de grande qualidade que não diz que faz… aqui a comunidade FAZ MESMO.
Sim, de valorizar, de facto.
“a comunidade rapidamente deu resposta e um ano depois a APP Bombeiros.pt já está disponível na versão iOS na Apple Store.”
Rapidamente | Um ano depois 😛
Foi o tempo necessário para haver uma qualidade ímpar, em vez de coisas apressadas e mal feitas. Há até um adágio popular bastante revelador “CADELAS APRESSADAS PAREM CÃES TORTOS.” Não achas que é melhor devagar e bem? 😉
A serio que para ter uma app como esta é preciso um ano? Ja viste os custos de uma empresa se so conseguisse fazer uma app por ano com tanta pessoa envolvida? Ja tinha ido a falencia….agora que me.digas que foi feito nas horas vagas das pessoas envolvidas ainda engolia, agora treta de vendedor ke so assim é que conseguiam ter qualidade….so engole quem ker
Seja como for dou os meus parabéns a toda a equipe envolvida pelo esforço e ajuda para a comunidade. Que que bem claro isso. É sempre bom saber que ainda existem pessoas que se preocupam com os outros de forma desinteressada.
Excelente
Uma aplicação simples que pode ser uma preciosa ajuda.
Muito boa a iniciativa por parte da comunidade. Parabéns! Gostaria de deixar uma sugestão. Doações. Este tipo de aplicação é uma mais valia e existe uma necessidade de manutenção. Ora, quem dedica o seu tempo deveria receber algum incentivo monetário para continuar a gestão/optimização/melhoria da aplicação.
Muitos parabéns!!
É pena que na ANPC não aprendam, e em vez disso, apresentam plataformas que custam rios de dinheiro e que pouco fazem….