Dica: Use o Windows Defender no Windows 10 diretamente da linha de comando
Com muitas propostas de antivírus no mercado, a Microsoft decidiu investir numa solução própria e apresentou o Windows Defender para todos poderem usar. Integrado no Windows 10, esta é a solução de segurança que muitos usam e em que confiam.
O Windows Defender por norma não é muito explorado e é sempre usado de forma tradicional. Há uma forma diferente de o usar e é isso que vamos hoje mostrar.
Mesmo não sendo o mais conhecido, o Windows Defender está na lista de preferências da maioria dos utilizadores. Provavelmente muitos nem sabem que o usam, mas a verdade é que dependem dele para garantir a sua segurança.
A Microsoft garantiu a sua integração no Windows 10 numa interface própria, mas a verdade é que ele pode ser usado diretamente da linha de comando, de forma muito simples.
Como atualizar o Windows Defender na linha de comando
O primeiro passo é sempre a atualização do antivírus, garantindo que está sempre pronto a ser usado com as mais recentes assinaturas. Comecem por abrir uma janela de DOS e preparem o comando MpCmdRun.exe.
Este será idêntico para todas as ações, sendo apenas necessário alterar as flags associadas a cada comando. No primeiro caso, da atualização, usamos o seguinte comando:
"%ProgramFiles%\Windows Defender\MpCmdRun.exe" -SignatureUpdate |
O comando é rápido a executar e no final irá ser mostrada uma mensagem de sucesso, a indicar que a atualização foi feita sem problemas.
Como usar o DOS para analisar o Windows 10
A análise do Windows Defender, pela linha de comando, pode ser feita usado uma de três flags. Cada uma delas garante uma maior ou menor profundidade e são as seguintes: ScanType 1 (análise rápida), ScanType 2 (análise completa) e ScanType 3 (análise personalizada).
No caso de uma análise rápida ou completa, esta recorre apenas a uma flag e é simples de usar. O comando para essa análise é o seguinte, alterando apenas o valor de X para 1 ou 2:
"%ProgramFiles%\Windows Defender\MpCmdRun.exe" -Scan -ScanType X |
Também aqui, no final, será mostrada uma mensagem a indicar que a análise terminou, mostrando quais os ficheiros que tiveram problemas
Analisar uma pasta com o Windows Defender no Windows 10
Por fim, e para pesquisar uma pasta específica ou uma área bem identificada do disco, devem usar a opção ScanType 3, a da análise personalizada.
Neste caso devem também indicar qual a pasta a ser analisada, para que o Windows Defender possa analisar. No nosso exemplo vamos usar a pasta Pplware:
"%ProgramFiles%\Windows Defender\MpCmdRun.exe" -Scan -ScanType 3 -File C:\Users\psimoes\Documents\Pplware\ |
No final, será mostrada uma mensagem a indicar que a análise terminou, mostrando quais os ficheiros que tiveram problemas, se existirem.
Esta é uma alternativa que podem usar para analisar e detetar problemas no Windows 10, sem terem de recorrer à interface do Windows Defender e mantendo a segurança que este garante.
Não se esqueça de configurar bem o Windows Defender
Este artigo tem mais de um ano
Bom Dia. Tenho uma licença Macfee Live Safe que vinha pré-instalada no portátil ( Lenovo 710-13 IKB). Recomendam que cancele/ desinstale este antivírus e fique apenas com o Defender do W10?
Para já as únicas coisas com que trabalho são documentos no OneDrive com o Office.
o Windows Defender é suficiente para uso normal do PC …. desinstala todos os outros que só servem para consumir memoria e tornar mais lento o computador!!!! agora se navegas por sites de risco ou puxas programas de sites duvidosos … então recomendo instalares o Malwarebytes Anti-Malware Premium … é do melhor!!!
Não. O McAfee é igualmente seguro e mais leve para o sistema.
Em que dados te baseias para achares que o McAfee é mais leve?
+1
Nos meus. Não custa nada fazer download de um/vários anti-virus e testar… De qualquer forma: https://pplware.sapo.pt/microsoft/usa-o-windows-10-entao-esqueca-o-windows-defender/
McAfee é aquela porcaria que vem colada em todo quanto é programa como propaganda já que ninguém usa
desde que o John vendeu…. it sucks!
Interessante. Acho que é possível usar pelo Prompt do DVD/USB de instalação do Windows, será?
Existe Windows Defender no Windows 10 para servidores Windows?
Eu sempre usei os antivirus da Microsoft, e agora com o Windows 10 também uso o Defender, simplesmente à medida que o SO Win 10 vái ficando maior, também o Defender, está tornando o Win bastante mais lento.
Isso de utilizar o Defender na linha de comando, fará o Windows 10 mis rápido??
SSD
Pois já tinha pensado em comprar, e vou ter mesmo que o fazer, porque realmente este Windows 10 está ficando tartaruga
Excelente artigo,Pedro Simões. 🙂