Gosta do Windows e do macOS? Então troque-os pelo Linux Deepin (6)
Depois da nossa rubrica de 10 tutoriais sobre o Linux Manjaro e de um conjunto de artigos com o tema “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, o nosso próximo desafio é apresentar o Linux Deepin.
Esta distribuição, que reúne características do Windows e do macOS, tem vindo a evoluir significativamente e é hoje um sistema estável para uma escolha acertada. Vamos conhecer melhor esta distribuição.
No último tutorial sobre o Linux Deepin apresentamos aqui algumas ferramentas nativas do sistema. O sistema traz nativamente outras ferramentas que iremos apresentar num próximo tutorial. Hoje o nosso destaque vai para a suite de produtividade que já vem instalada no Linux Deepin, a WPS.
Como ferramentas de produtividade, o Linux Deepin vem com o WPS Writer, WPS Spreadsheets e o WPS Presentation. Estas ferramentas são equivalentes e muito semelhantes (pelo menos ao nível da interface) ao Microsoft Word, Excel e PowerPoint da Microsoft.
WPS Writer
Quem abre o WPS Writer até fica confundido se não está a usar o Word da Microsoft. Como se pode ver pela imagem seguinte, toda a interface é bastante semelhante ao produto da Microsoft e esta versão até inclui separadores, que dão bastante jeito.
Os utilizadores podem guardar os documentos localmente ou então no serviço da cloud desta suite. O Writer suporta DOC, DOCX, TXT, HTM, DOT, DOTX e é totalmente compatível com o Microsoft Word.
WPS Spreadsheets
O Excel é provavelmente das melhores ferramentas da Microsoft. No entanto o WPS Spreadsheets não fica atrás. Pelo que exploramos, o WPS Spreadsheets é bastante completo, disponibilizando aparentemente todas as funcionalidades que necessitámos.
De referir que o WPS Spreadsheets é totalmente compatível com o Microsoft Excel. O WPS Spreadsheets suporte funções e fórmulas, formatação de tabelas, criação de gráficos, suporte para 1 milhão de linhas, possibilidade de ver vários documentos, tabelas dinâmicas, etc.
WPS Presentation
Por fim o WPS Presentation para que possa criar facilmente as suas apresentações. Como se pode ver pela imagem que se segue, o WPS Presentation é quase "cópia chapada" do PowerPoint da Microsoft. Esta ferramenta tem suporte para criação de animações, verificação de erros, várias ferramentas de formatação, etc.
Confesso que nunca tinha usado o WPS e fiquei extremamente admirado com a interface e todo o potencial desta suite. Fica desde já prometido um artigo mais específico sobre esta suite de produtividade.
O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
Outros Tutoriais - Deepin
Este artigo tem mais de um ano
Sim PPinto, o WPS Office tão muito bem “apresentado” com a sua interface ribbon like.
Não esquecer também, que podem instalar, caso desjem os dicionários e nomeadamente o Dicionário para pt_PT e outros (http://wps-community.org/download/dicts/)
Um facto interessante no WPS Office quando esteticamente comparado com o LibreOffice Versão: 6.0.4.2, é que o WPS oferece desde logo toda a sua interface em ribbon like, no entanto para o mesmo ser aplicado no LibreOffice, também é possível o mesmo, todavia e necessário activar em Ferramentas -> Opções -> Avançado -> Recurso Adicionais -> Permitir Recursos Experimentais -> e Reiniciar.
Depois, escolher Exibir -> Layout da Barra de Ferramentas e seleccionar Barra de Abas e o aspecto passa a Microsoft Office 2016.
Mais trabalhoso, mas dá o mesmo resultado!
Vamos nos preparar para os comentários chiliquentos dos usuários de Windows ou Mac
Não gosto do Deepin, ele é muito limitado pra configurar. Na verdade, ele não tem uma alta complexidade de configurações. Qualquer coisa tem que ser feita no terminal, no caso da GUI não ter a função.
Sei que vão me martelar, mas prefiro mil vezes o KDE Plasma.
Posso transformar o KDE em qualquer interface gráfica, é bem modular. Lembra o Xfce.
Já o Deepin, se assemelha bastante ao Gnome e Pantheon, são feitos pra serem usados da forma que estão. Há poucas opções de configuração.
Quanto ao WPS, eu prefiro mil vezes o LibreOffice! Já me acostumei com o jeito de funcionar do Libre, não perde em nada com o Office da Microsoft.
Geralmente a maior reclamação é pelo fato da formatação ser perdida ao abrir um documento do LibreOffice no Microsoft Office, esse problema se dá justamente pelas fontes! É necessário usar fontes opensource em ambos, ou então ter as fontes da Microsoft instalada no Linux, usá-las, para quando for abrir em outro computador com Windows não perder a formatação, o inverso também é válido.
A Microsoft também dificulta a usabilidade de formatos abertos! Mas o LibreOffice também salva em formatos proprietários como docx, doc etc…
Eis aqui os formatos que o LibreOffice pode salvar:
https://imgur.com/a/3BdXngA
Sim, mas esses são os formatos do libreoffice writer apenas
Olá, migrei para o Deepin faz uns 6 meses, após viver o Ubuntu por quase uma década. Sai do Ubuntu pois estava cansado da novela da Canonical acerca de quais recursos ficam ou saem entre uma versão e outra, o abandono da Unity, o Gnome Desktop em foco deixando de lado o zelo com a experiência do usuário, enfim, uma relação desgastada rs.
A DDE me trouxe bastante produtividade, beleza e mais leveza que a Unity. Quanto ao uso do terminal, não penso que seja tão necessário grandes conhecimentos e intervenções para o uso cotidiano. Depois de tanto tempo nesse mundo me considero um amigo do bash, geralmente já vou direto nele para resolver o que preciso. Mas sei que a equipe do Deepin zela bastante por uma experiência de quase “janelas”. Instalei para vários familiares, inclusive idosos e o resultado na migração foi de total sucesso. Inclusive para máquinas mais antigas. O uso do terminal no Deepin é tão necessário como em qualquer MacOS, acredito.
Usar somente o DDE em outra distribuição não deixa a real visão do que é o Linux Deepin. Usei o DDE no Ubuntu e não há comparações sobre o usar na própria distro. A distro é muito fluida, traz ótima experiência.
Como qualquer sistema há um amadurecimento continuo, não há como comparar Deepin com Ubuntu, Windows ou MacOS. São muitos anos de experiência de diferença. À equipe do Deepin, só tenho que tirar o chapéu e agradecer. O sistema é muito bom.
Vale a pena experimentar e ficar.
Ganoo/Shittux está descontinuado….
Try harder…same old blábláblá…
Gostas de bananas da madeira? Então come as da colombia, são mais baratas.
Para se entreterem na tarde de sábado!
LibreOffice vs. Microsoft Office (https://wiki.documentfoundation.org/Feature_Comparison:_LibreOffice_-_Microsoft_Office)
Já tinha experimentado o Deepin na versão 15.5 e na altura era algo instável. Tenho agora a versão 15.6 instalada num segundo PC, até agora muito bom.
Inicia e desliga bastante rápido, a loja de programas está repleta de opções (pena ainda ter alguns programas que uso em versões antigas), o WPS office é uma excelente opção em ferramentas office, tenho testado as atualizações e parecem bem mais rápidas que na versão anterior.
Ainda não estou convencido a mudar do Ubuntu 18.04 para o Deepin, mas têm feito um excelente trabalho neste SO.
Nenhum sistema é melhor que o da Apple
Consegues fundamentar a tua opinião?
Apple ontem, Apple hoje, Apple amanhã, Apple para sempre.
Fan boys da apple.
Moral da cena só devem editar imagem….
Pq se puxares por um hardware da apple á seria aquilo não aguenta e vai abaixo.
Resposta a “Apple ontem, Apple hoje, Apple amanhã, Apple para sempre.”
do pia
>>>> I do not give shit
Se importou tanto que teve tempo de vir aqui me responder.
No fundo, no fundo, a maioria só não usa macOS porque não tem dinheiro pra pagar. Se já reclamam de pagar uma mixaria para ter a licença do Windows, imagine um Mac? O único unix que deu certo!
“””Moral da cena só devem editar imagem….”””
Ainda bem que reconheces a superioridade do macOS nesse quesito.
Experimentarei a uns meses o Deepin para programação quando puxava por ele, simplesmente bloqueava o notebook.
Nada melhor que o KDE
@pia Creio que não dá para ser mais elitista…. e ainda desprovida de qualquer fundamento.
Sou uma elistita com orgulho, fofo!
correção, elitista*
Claro que tudo dá certo, com elitismo e com a certeza de o Unix que é o único que deu certo, … até que:
É que deu certo, DEU!!!
https://forums.appleinsider.com/discussion/205990/flaw-in-macos-quick-look-could-reveal-encrypted-data
https://arstechnica.com/information-technology/2018/06/reminder-macos-still-leaks-secrets-stored-on-encrypted-drives/
Só de ser caro, já mostra que deu certo. Assim, os pobretes passam longe da marca.
Se quiser também posso mostrar-te várias falhas do kernel monolitico do linux 🙂
Adoro a sapiência de alguns ARTOLAS quando afirmam.
“kernel monolítico do Linux>”
AHAHAH
Excelente o Deepin 15.6 estou usando ele quase um ano sem problemas, mas, o WPS em inglês é uma droga.
Passo para o português e, depois de atualização fica em inglês novamente afff…