Desaparecimento do voo MH370 – Estará resolvido o mistério?
Malaysia Airlines MH370 foi a identificação da rota aérea de passageiros regular e internacional entre Kuala Lumpur, na Malásia, e Pequim, na China. Na madrugada de 8 de março de 2014, no horário local a aeronave que realizava esta rota transportava 227 passageiros e 12 tripulantes, desapareceu dos radares após, aproximadamente, uma hora de voo enquanto sobrevoava o Golfo da Tailândia, no Mar da China.
Este desaparecimento é hoje o maior mistério da história da aviação. Agora, especialistas acreditam ter resolvido o mistério.
Ainda o voo MH370
Foram criadas muitas teorias após análise dos dados dos momentos que antecederam o desaparecimento da aeronave. Vários investigadores acreditaram saber o que se passou e onde está o avião desaparecido. Contudo, nenhuma das tentativas de resolver o mistério foi dada como válida para as autoridades seguirem o rasto. Mas agora parece haver mais certezas.
O programa australiano 60 minutos reuniu um grupo de especialistas dedicados à segurança na aviação, investigação de acidentes aéreos, um oceanógrafo e um piloto especialista da Boeing. Estes especialistas acreditam ter desfeito o mistério do desaparecimento do Boeing 777 da Malaysia Airlines que desapareceu em março de 2014.
Este acontecimento continua a marcar a história da aviação e é seguramente um dos maiores mistérios da aviação moderna. Depois de meses à procura do avião ou de evidências do seu paradeiro, as operações de buscas pelo aparelho que partiu da Malásia em direção a Pequim foram suspensas em janeiro passado.
Especialistas em aviação civil dizem ter conseguido resolver o mistério
Como podemos ver no vídeo do programa, todas as hipóteses, todos os dados disponíveis foram confrontados com a experiência dos especialistas que colocaram em comparação os vários cenários que a história guarda como exemplo.
Foi revelado, como tese plausível, que o responsável pelo desaparecimento da aeronave seria o piloto do voo MH370, Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos, um experiente operacional que acumulava já cerca de 20 mil horas de voo. Com ele levou à morte todas as 238 pessoas que seguiam no voo num acto que fora antecipadamente planeado e deliberado.
O adeus à sua terra natal
Durante o tempo que levou entre a partida e o desaparecimento, segundo os especialistas, o piloto realizou várias manobras premeditadas que se credita terem sido pensadas para fazer desaparecer o avião para sempre.
Desde o circular entre a fronteira de dois países, confundindo os radares, ao adeus da sua terra natal, a cidade Penang (na Malásia), o piloto, supostamente, terá despressurizado o aparelho, fazendo com que todos os passageiros a bordo, que não tivessem uma máscara de oxigénio colocada, ficassem inconscientes.
Estas manobras permitem explicar dois pontos importantes, interrogações até hoje na cabeça das pessoas:
Primeiro o "silêncio" do avião. Não houve pedidos de ajuda, não foram enviadas mensagens para os familiares, nem tão pouco tentativas falhadas de contacto com o controlo de tráfego aéreo.
Segundo, o tempo que o Boeing 777 esteve a voar fora de rota, até ao local onde se despenhou, sem deixar qualquer rasto.
Teoria do Piloto suicida não é nova
A hipótese de Zaharie como autor do desastre não é nova. Durante as investigações, a sua casa e a do seu copiloto foram vasculhadas. Na do piloto, foi encontrado um simulador de voo construído por ele e no qual constava a rota de desvio. Contudo, as especulações trazidas agora novamente à discussão pelos especialistas não foram confirmadas por autoridades.
Este artigo tem mais de um ano
Está resolvido ? Onde está o avião ? Onde estão as pessoas ? Continuam a ser especulações, tal como diz o artigo. Por isso, onde está a resolução do mistério ?
Se foi um suicidio é razoável admitir que o piloto tenha acelerado o avião ao máximo e embatido com uma velocidade potencialmente superior à do som, o que deve ter desintegrado o avião e todas as pessoas que lá iam. Basicamente, ficou tudo tão desfeito que no fim não deverá ter existido nada a recuperar.
isso é impossivel. 1º um aviao comercial não supera a velocidade do som 2º mesmo que isso acontecesse, haveria sempre vestigios. Claro que não seria possivel identificar os corpos mas haveria vestigios. É uma colisao no solo, nao uma entrada na atmosfera.
Facepalm… Achas que o comentário da Luna era a sério? Não notaste “uma pitadinha” de sarcasmo?
resposta errada. Má interpretação da tua parte.
segundo o especialista passa a velocidade do som (3:33)
no 11 de setembro caiu um num descampado e não sobrou nada ahah
Normalmente um avião comercial nunca supera a velocidade do som. Não foram desenhados para isso. No entanto, se fizeres um descer a pique e colocares os motores no máximo, vais superar a velocidade do som, sim… agora, o mais provável é nunca mais conseguires sair dessa posição porque a essa velocidade o avião começa a desfazer-se todo!
Não é a primeira vez que uma situação destas acontece, já aconteceu antes! https://www.youtube.com/watch?v=Ig9LE0Vp1YM
Um 777 tem uma velocidade máxima de cerca 950 km/h. Num “mergulho” vertical é facilmente atingível a velocidade do som (1234km/h). O 777 não foi desenhado para tal velocidade e poderá causar a desintegração da estrutura. Mas que atinge a velocidade atinge…
Exactamente. Um dos especialistas fala em velocidades supersónicas na descida.
Quando dizes que o avião embateu a uma velocidade de maneira a não haver nada para recuperar, significa que o impacto produziu uma energia superior à energia de dissociação de ligação dos elementos presentes no avião, separando estes nas partículas constituintes, ou seja, atomizando-o. É isto consistente com a realidade? Nem pensar. Um avião a viajar à velocidade do som, nem sequer está próximo de possuir tal energia. Se tivesse tal energia nos saberíamos, pois estamos a falar de energias nas ordens de magnitude presentes nas bombas nucleares. Portanto não, os restos do avião não “desapareceram”.
Em que filme é que isso se passou? Foi o Tarantino ou o Spielberg que o realizou?
Era basicamente isto que ia dizer…ok, suicidio… então e as peças? as pessoas?
Claro que o caso não está resolvido, nem nunca ficará resolvido. Acredito que a verdade não possa ser contada.
Faltam muitas questões… O papel do copiloto? Ficou fora da cabine OK… Mas entao quando a cabine despressuriza as máscaras não caiem automaticamente?
Existem botijas portáteis de oxigénio para os tripulantes se ele desmaiou e o copiloto percebeu poderia ter esperado o piloto desmaiar e tomar conta do avião depois…
No voo dos Alpes em que o piloto despenhou o avião não houve tempo mas aqui foram horas a cabine não pode contactar para fora a pedir ajuda? (estando o copiloto fora da mesma).
Cumprimentos
Infelizmente nos voos comerciais actuais por culpa dos Estados Unidos quem estiver na cabine é Rei, ninguem podera entrar na cabine sem que ele queira e TODOS os controles estao lá…..
Podia o voo demorar dias que ninguem abria a porta blindada….
– Sim caem mas so duram 10-15min para os passageiros… Isto porque num caso de emergência tanto um avião moderno em piloto automático ou numa pilotagem manual, o avião desce para uma altitude onde não existe perigo. (Isto demora 5min). O problema quando ocorre uma perda de pressão repentina, o desmaio acontece em segundos.
– Sim… e nem que o copiloto ainda ficasse 3 horas sem desmaiar… não há como voltar ao cockpit se o piloto trancar a porta… (ex. voo Germanwings 9525).
– Sem o radio do cockpit só é possível comunicação com a Terra com um telefone de satélite (serve de backup) que por sua vez se encontra guardado também no cockpit.
Não convence. Ainda que tal possa acontecer, Uma vez que um Boeing 777 atinge em média uma velocidade máxima de cerca 950 km/h. Num “mergulho” vertical é facilmente atingível a velocidade do som (1234km/h). Se essa fosse a manobra executada pelo piloto do voo Mh 370, já teriam sido encontrados vestígios do avião, o que não aconteceu até agora. Claro que o mistério do voo MH 370 não está resolvido e, talvez nunca venha a ficar resolvido.
Acredito que a verdade não possa ser contada.
Fake news!
Resolvido não está e dificilmente nunca estará. Esta pode é ser a teoria mais provável.
Se “dificilmente nunca estará” quer dizer que facilmente estará. Certo? Atenção a essas frases á lá portuguesa!
Hahaha, bem visto. Era dificilmente estará.
Obrigado
Pedidos de ajuda ? mas existe rede dentro do avião para se mandar sms ? LOOL
Claro. Uma antena tem alcance de uns 10km em todas as direções.
Um telemóvel em comunicação via satélite atinge o outro lado da terra, isto para dizer que um simples wat de potência, vai além daquilo que você pode ver sem obstáculos na linha de visáo
Hmmm tens de ouvir o que dizem, ver a tecnologia em si e perceber se é possível ou não.
Ou muito me engano ou este “mistério” nunca irá deixar de ser um “mistério” para todos nós.Mas também acredito de todo o meu coração que há pessoas que já viram as peças dele e que souberam o que aconteceu na realidade.Podem crer !!
essa noticia é toda mentira, a verdade é que passaram uns homemzinhos verdes numa nave espacial e levaram o avião com as pessoas para parte incerta, mas como não se pode revelar esta informação por ser classificada, vão inventando teorias…
Não são verdes.
Segundo BdC a culpa e sempre dos vermelhos, nao dos verdes.
Não são homenzinhos verdes. Esses foram os que estiveram na terça em Alcochete.
Vários pontos newsletter a dar a mesma notícia que na realidade não o é ,isto foi dito logo de início é não prova ou diz nada sobre o sucedido…
As confirmações só serão dadas quando encontrarem as caixas negras. Até lá, apenas o que têm são dados relativos ao voo, algumas pistas retiradas da vida dos pilotos e conjunturas suportadas na experiência dos especialistas.
Esta foi a mais elaborada análise feita até hoje sobre esse mistério com o maior número de dados recolhidos até á data.
Mesmo que as pessoas se apercebessem de algo, e tentassem enviar algum tipo de mensagem, pode dificultar caso não tenham roaming, como explicado o avião andou entre várias fronteiras, é só mais uma teoria para complicar as coisas.
pplware a mostrar fake news.
basta pensar um pouco e entende-se que continua tudo muito dubio.
ele cometeu suicidio, mas onde anda o aviao? nao sobram partes espalhadas? nao ha vestigios de nada? a caixa negra do aviao evaporou?
é tudo muito circunstancial…
https://edition.cnn.com/2017/03/08/asia/mh370-debris-found/index.html
Abc
huhuhuhuh,
ja é mais credivel a teoria do suicidio porque encontraram 3 destroços…..
“É tudo muito circunstancial…” isso é profundo.
e é…
o que interessa o que ele fazia no seu tempo livre? o que interessa por onde ele ia passear?
o que interessa é que, até ver, nao sabemos o que aconteceu ao certo. nao passam de teorias… mais nada.
pq razao nao pode ter sido uma falha de um dos vários sistemas do aviao?
Olha que interessa e muito o que ele fazia nos tempos livres 😉 principalmente no simulador que ele tinha em casa de um Boeing 777.
Especialistas de treta. O mistério não está resolvido, nem perto disso. Teorias há muitas e esta é apenas mais uma sem qualquer prova de veracidade.
Tu lá saberás. Estes são os mais conhecedores do mundo nas suas áreas, tu deves saber oq ue dizes sobre eles.
Na minha opinião, o avião do voo MH370 é, muito provalmente, o mesmo que foi abatido sobre a Ucrânia, senão vejamos: porque razão sobrevoou uma zona interditada aos voos comerciais e porque estavam dois caças à sua espera para o abaterem? Isto parece-me tudo muito suspeito, não vos parece?
é possível o piloto despressurizar o avião em pleno voo?
É. No vídeo seguindo o raciocínio do especialistas, há muita informação interessante que pode fazer sentido.
A meu ver existe de facto uma parte de possibilidade de ser suicidio, mas reparem num promenor que toda a gente se esquece, o seguro, claro que se for declarado suicidio ou erro humano a seguradora nao vai pagar um centimo. Mesmo que se venha a descobrir os destrocos ou as caixas negras, se é que já nao apareceram, tudo isto vai ser abafado e será muito mais facil colocar as culpas no piloto, pois já cá não está para se defender, agora a impressa diz o que quer para fora, desde “tinha um simulador em casa com o trajeto da rota de colisão” será isso verdade ou para nos pensarmos que será essa a verdade? Nunca saberemos pois falar de situaçoes que envolvem milhoes de euros nunca iremos ganhar.
Hum,
Esta história / Teoria, faz-me lembrar os episódios 21 e 22 da primeira temporada da Serie Ghost Whisperer (Em Contacto, Titulo português) onde um avião (Boeing 767-200 ) oriundo da África do Sul despenha-se devido a uma falha das válvulas de pressurização.
Que fez com que os passageiros e pilotos ficassem a “dormir”.
Sei do meu tempo militar que no caso de despressurização Explosiva, Rápida e Lenta da aeronave, a primeira coisa a fazer é colocar a mascara de oxigénio.
Caso contrario ficamos altamente sonolentos, temo momentânea sensação de ofuscamento ou de confusão que cessa rapidamente e que nos leva a não nos apercebemos que o nosso corpo está a ter sintomas de hipóxia devido a privação de oxigénio. (isto é uma explicação muito básica! 🙂 )
Agora na despressurização Lenta é mais difícil nos apercebermos desta e da depravação do oxigénio,
a menos que existam mecanismos para o efeito.
E é desta que julgo que os ocupantes dos voo MH370 podem ter sido vitimas.
É sabido que estas companhias aéreas como a Malaysia Airlines são conhecidas por brincar com a vida das pessoas no que toca as inspecções das aeronaves.
Quem me diz a mim que não foi uma falha mecânica nas válvulas de pressurização (Estes aviões tem sistemas redundantes, valvular de segurança e a operante ) que causaram o “Silêncio” e o desvio de rota?
Sei que pode ser muito hollywoodesco.
Mas quem me diz a mim que não é a vida a imitar ficção?
Que já era existente uma avaria na válvula de segurança e quando a operante falhou causou a despressurização lenta da aeronave causando a morte de todos os tripulantes!
Sugiro-vos a, com autorização do pplware, a ver este video:
https://www.youtube.com/watch?v=kUfF2MTnqAw
Excelente exemplo. Obrigado por este comentário.
Boas Vitor,
Só prestei este comentário devido aos comentários que estava a ver.
Adoro tecnologia e o vosso site.
Mas as vezes vejo aqui com cada tesourinho deprimente que me leva a actuar.
Teve a oportunidade de ver o video?
Viu o estado de confusão do apresentador?
O apresentador teve de confirmar com o operador que era necessário oxigenar porque estava a ter sintomas de hipóxia.
Lidar com milhões de pessoas, já se sabe que é sempre de contar com malta que tem opinião, mas que está numa realidade paralela. Contudo, há muitos que, felizmente, trazem informação e partilha de conhecimentos.
Sobre o vídeo, bom, eu não sou um expert nem um entendido na matéria, o que faço é investigar sobre estes assuntos quando preciso de adquirir mais conhecimento. Leio algumas coisas, sigo alguns pilotos e experts na matéria e gosto de séries dedicadas ao tema aviões.
Vi aquilo que já tinha conhecimento em alguns acidentes, como é o caso do Helios Ghost Plane Flight 522.
Sim também tinha conhecimento desse caso, mas achei mais mundano o exemplo da serie Ghost Whisperer uma vez que passou na SIC e um maior numero de pessoas talvez tivesse visto e lembrasse-se do enredo.
Quanto ao lidar com milhares de pessoas, compreendo! 🙂
Há também um caso contado no Mayday, um avião onde todos desmaiaram. Passou-se na Grécia.
Acho que o nome do episódio e avião fantasma
Cá está
https://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Helios_Airways_522
O voo MH370 é e será sempre um dos maiores mistérios da aviação, primeiro porque estamos a falar de um 777 um dos aviões mais avançados tecnologicamente e mais seguro de viajar, segundo porque apesar de não ser fácil despenhar um avião destes também não é completamente impossível. O suposto silêncio no avião não é preciso este estar despressurizado, basta os pilotos não responderem ao ATC até porque o avião aparareceu ainda muito tempo no radar antes de desaparecer por completo o que significa que o dificílimo exercício de desligar o transponder não foi feito. Outro fator que leva a crer que foi um ato totalmente deliberado é o percurso do avião após o último contacto do ATC, não é um percurso de um avião com problemas, é um percurso deliberado e com a utilização do Auto Pilot, a altitude e velocidade mantiveram-se constantes até ao desaparecimento. O fator do combustível também não se põe porque o avião tem sempre combustível para mais ou menos 3horas de voo após o tempo previsto de chegada ao destino, dependendo de vários fatores incluindo qual o aeroporto alternativo, ainda por cima falamos de um 772 que e um dos aviões com mais range da aviação. Adoro as teorias de certos iluminados que dizem que devido aos EUA as pessoas dos cockpits são reis, de facto apenas mostra a falta de conhecimento sobre o que é a aviação civil e sobre bom senso. Possivelmente algum esperto de esquerda, como é normal.
Posto isto, todos nós já entendemos que se tratou de um ato deliberado, agora de quem é difícil de descobrir mas devido ao comportamento da aeronave após o último contacto com o ATC claramente que quem lá estava a pilotar sabia o que fazia.
Acho melhor você não querer ensinar a língua portuguesa a todos os portugueses, Dizer ” á lá portuguesa ” é insultar todos os portugueses. Talvez você devesse ficar quieto e calado…