Portugal: Há 50 mil veículos em fim de vida… desaparecidos
De acordo com a Associação ZERO, em Portugal há cerca de 50 mil veículos em fim de vida e que se encontram desaparecidos. Esta conclusão surge depois da Associação ter analisado os dados do IMT sobre o cancelamento das matrículas em 2016.
A Associação ZERO diz existirem 49.772 veículos em fim de vida (VFV) desconhecidos em 2016. Entre as situações detetadas, há a destacar as seguintes em que o cancelamento da matrícula foi feito em condições muito pouco claras:
- 892 veículos viram a sua matrícula ser cancelada sem ter sido emitido o obrigatório certificado de destruição, o que é ilegal face à legislação comunitária (Diretiva 2000/53/CE).
- 96 veículos viram a sua matrícula cancelada por terem sido exportados a pedido do interessado, o que se afigura pouco plausível e levou a ZERO a solicitar à AT a confirmação destas operações, nomeadamente o número de veículos exportados e o respetivo país de destino.
- 526 veículos viram a sua matrícula cancelada porque desapareceram.
- 258 veículos viram a sua matrícula cancelada por falta de transferência de propriedade, mas não se sabe qual foi o seu destino.
Em resumo, a Associação ZERO refere que existem muitas dúvidas sobre o destino de um terço dos 149.431 veículos, cuja matrícula foi cancelada em 2016.
Segundo a Associação, esta situação é muito grave em termos ambientais, uma vez que os VFV são considerados resíduos perigosos devido a diversos dos seus componentes como baterias, óleos usados ou outros fluídos, pelo que é fundamental que sejam encaminhados para operadores devidamente preparados para a sua descontaminação, o que pode não ter sido o caso destes cerca de 50 mil VFV.
A gestão dos VFV tem sido problemática, em grande parte devido ao facto da legislação sobre o cancelamento de matrículas prever demasiadas situações de exceção em relação à obrigatoriedade de emissão de um certificado de destruição, o que tem levado a que a exceção acabe por ser a regra e, assim, muitos destes veículos acabem em sucateiros ilegais, os quais também não têm sido alvo de uma adequada fiscalização.
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Portugal quer ser mais fino, mas as diferenças com países tipo Roménia em diversos assuntos é pouca. Corrupção, vigarice, fuga aos impostos, faltar à palavra etc são temas com os quais os portugueses têm que viver diariamente, infelizmente
E nos outros países é diferente?
Há países piores, iguais e melhores
Mandei abater 2 carros meus em 2017.
Nunca o faria/farei sem ser num centro de abate autorizado e credenciado para tal.
Nos dois casos saí com um certificado de abate nas minhas mãos e até, por minha segurança, tirei fotos aos carros antes de partir do local.
Fui depois estando atento ao Portal das Finanças para garantir que não ficava o registo automóvel daqueles veículos associado ao meu NIF, para não ficar a pagar IUC eternamente.
Nunca fiando!
Aqueles que prometem o abate de viaturas gratuito (os que deixam papelinhos no vidro dos carros, por exemplo), as empresas de reboque pouco sérias, ou outros terceiros que prometem cuidar do processo, É DE FUGIR! Mesmo algumas sucateiras têm por vezes esquemas pouco claros para o tratamento do processo de abate de um veículo!
O melhor é jogar sempre pelo seguro e sermos nós próprios a tratar de tudo, com as entidades certas.
no meus casos foi relativamente facil resolver esse problema (fisco)
no primeiro mandei apreender o carro (psp)
no segundo as finanças apagaram o veiculo, depois de explicar que tinha
sido entregue num ferro-velho.
exato, basta mandar apreender o carro e dar como perdido/roubado e explicar à AT a situação e legalmente não podem aplicar o IUC em algo que te foi roubado ou te desapareceu.
se o incentivo ao abate for para pessoas que têm carros velhos a historia era diferente. como é obvio muita gente que tem o seu carro velho que não tem dinheiro para um novo tem um suplente para tirar peças. Ou quem tem clássicos, tem um a andar e 2 ou 3 parados para peças.
Estes cancelamentos de matrícula foram por “falta de regularização de documentos” carros vendidos sem mudança de propriedade. A maioria deles entregues em sucateiras ilegais na década de 90/00.
“258 veículos viram a sua matrícula cancelada por falta de transferência de propriedade, mas não se sabe qual foi o seu destino.”
Estes sabe-se bem onde estão. Ou estão a circular porque ainda não foram parados pela policia que depois manda apreender o carro. Ou então foram apreendidos pela policia e seguiram os devidos trâmites
ou matricula falsa e riscaram o número de chassi e foram caços eventualmente pela polícia…
O ultimo paragrafo diz tudo…sucateiros ilegais…falta de fiscalização. É a associação zero que tem que fazer o trabalho dos fiscais do estado?
O estado foca-se apenas na cobrança do imposto desses veículos.
Não adianta ir gastar recursos para resolver o problema dos menos informados ou “enganados” para no final ter ainda menos receita.
A primeira imagem diz muito à cerca desses carros, devem estar a ser vendidos às peças e se assim for é o melhor destino que podem ter…Na politica dos 3Rs não é por acaso que reciclar vem em último.
Se juntarmos a esses mais meio milhão que andam ai à venda em qualquer esquina a menos de 500€, portugal deverá ser o maior ferro velho da Europa…… nunca foi visto tal, não admira por tanto que o numero de mortes nas estradas tenha invertido a tendência de décadas, e a desculpa será sempre a mesma…..
Não podiam usar uma desculpa melhor? Isso de atribuir a culpa aos carros velhos do aumento do número de mortes na estrada tem muito que se lhe diga……..roça o falacioso
Porque a culpa é sempre do carro velho e não do energumeno que provocou o acidente, seja por negligência ao volante ou descuramento da manutenção do veículo.
Se há mais acidentes, é porque há mais carros na estrada devido a prosperidade económica e porque as pessoas fiam-se demais na segurança do veículo e descuram a condução defensiva.
“526 veículos viram a sua matrícula cancelada porque desapareceram.”
Sim são vários os Esquemas…ou para peças, ou para levar para outros País, ou as camaras que sem Reguladores á Altura abusam dos Cidadãos e para todos os Efeitos puderemos dizer que lhes roubam os Veiculos.
Dizendo depois que os mesmos se os Quiserem teem que pagar varias centenas de Euros senão milhares para os ir Buscar…porque…claro, a camara tratou-os bem nos seus parques..
Atenção…carros bem estacionados!!
Sei de casos destes…uma verdadeira vergonha!!
A camâra de Odivelas, por exemplo, usa este tipo de esquemas..isto é crime!!