5 Aplicações fundamentais para fazer manutenção no seu Mac
A Apple equipou o seu macOS com imensas ferramentas nativas e todas elas com interfaces amigáveis ao utilizador, com o objetivo deste não ter de ir procurar e instalar aplicações de terceiros. Claro que nem sempre o conseguirá, até porque há aplicações de programadores externos de grande qualidade e mais eficazes que as nativas.
Está na hora de fazer manutenção ao seu Mac e como tal deixamos 5 aplicações de manutenção que poderá usar para o ajudar a fazer a tal limpeza à sua máquina.
Em tempos já falámos em serviços nativos do macOS que são um verdadeiro achado e são ferramentas deveras importantes para conhecermos. Lembram-se de certeza de um conjunto de ferramentas para analisar as redes wireless, verdade?
Também não deverá estar esquecido de como pode ativar manualmente a leitura e escrita NTFS ou ainda de como pode editar fotografias com uma ferramenta nativa, verdade?
Há muita coisa que já foi explicada e que fazem do macOS um sistema operativo muito recheado e poderoso. Mas hoje vamos deixar 5 aplicações para fazer uma manutenção prudente e exigente ao sistema operativo.
OmniDiskSweeper - O que está a consumir o espaço em disco?
Este é um problema da modernidade, atualmente armazenamos tudo e por tempo indeterminado. No Mac não é fácil ver onde estão ficheiros gulosos por espaço, se bem que nestas últimas versões do macOS a Apple já fez umas reformas interessantes na ferramenta que gere esta informação.
Para detetar onde estão os ficheiros gigantes que lhe estão a consumir o espaço de armazenamento, ou para saber onde está esse espaço retalhado e ocupado, a app OmniDiskSweeper é das melhores.
O OmniDiskSweeper é realmente ótimo no que faz: mostra-lhe os ficheiros na sua unidade, em ordem decrescente por tamanho, e deixa-o decidir o que fazer com esses ficheiros. Apague, mas tenha cuidado: o OmniDiskSweeper não realiza nenhuma verificação de segurança antes de excluir esses ficheiros!
Homepage: OmniDiskSweeper
Preço: Gratuito
AppCleaner - Não utiliza remova, para quê ter tanta tralha?
Tal como é apanágio das apps para macOS, o aspeto da AppCleaner é simplista, a mecânica é intuitiva e torna-se muito simples trabalhar com esta ferramenta. A app tem um menu em cima e uma área central para onde pode arrastar a aplicação que quer remover por completo.
Ao arrastarmos uma aplicação para o AppCleaner, é-nos mostrada uma lista de todos os ficheiros no computador referentes a essa aplicação. Pode escolher quais quer apagar e depois só tem de carregar em “Delete”.
Para perceber tudo o que esta app faz e para ter a pasta Aplicações sempre debaixo de olhos, veja aqui um artigo dedicado.
Homepage: AppCleaner
Preço: Gratuito
Memory Clean - O seu Mac tem memória e não uma vaga ideia
Memory Clean é a melhor aplicação para otimizar a memória do seu Mac. Recomenda-se que use esta aplicação depois de usar aplicações de grande exigência de RAM, como ferramentas de virtualização, jogos e outro tipo de software que só por si requerem muita memória.
A interface é muito simples, muito fácil de fazer chegar ao utilizador a informação e deixar que este faça uma gestão conforme entenda. A ferramenta Memory Clean ajuda a estruturar de novo o sistema macOS com todo o seu potencial.
Nota: A Memory Clean funciona ao purgar a memória inativa do Mac e tem um melhor resultado quando fecha a app que está a usar intensamente a RAM e que só a vai usar dentro de algum tempo. Durante o processo de limpeza, os Macs mais antigos podem diminuir a velocidade até a limpeza estar completa.
Homepage: Memory Clean
Preço: Gratuito
dupeGuru - Apague os "cromos" repetidos
Claro que não estamos a dizer que as suas fotos têm cromos... nem pensar, estamos apenas a dizer que, tal como nas coleções de cromos, o material que tem no seu Mac repetido é para "despachar". Fazemos tantas cópias das cópias que passados uns anos temos material duplicado que nem damos conta. Por isso, este tipo de aplicações são uma ajuda preciosa.
dupeGuru é uma ferramenta gratuita e muito simples de usar. Foi uma sugestão de um leitor que deixou neste post a sua opção e desde essa altura é também a nossa opção.
dupeGuru é uma ferramenta para encontrar ficheiro duplicados no seu computador. Pode varrer o disco pelo nome dos ficheiros, ou pelo seu conteúdo. A verificação do nome do ficheiro possui um algoritmo de correspondência difusa que pode encontrar nomes de ficheiros duplicados mesmo quando eles não são exatamente os mesmos. dupeGuru pode ser usado quer no macOS quer mesmo em Linux.
dupeGuru é eficiente. Encontre música repetida, fotografias e outros ficheiros que estão em várias pastas mas com o mesmo conteúdo. dupeGuru é personalizável, seguro e muito simples de usar, não só pode excluir ficheiro duplicados encontrados, como também pode movê-los ou copiá-los para outro lugar. Existem também várias formas de filtrar e ordenar os resultados para eliminar facilmente os falsos duplicados (para exames de baixo limiar).
Homepage: dupeGuru
Preço: Gratuito
CleanMyMac 3 - A mulher a dias do seu Mac
CleanMyMac 3 é uma aplicação totalmente dedicada a vasculhar e cuidar de "ponta a aponta" do seu Mac. É uma suite poderosa, sem dúvida mas também faz-se pagar bem. Pese o facto de a poder usar em modo "experiência", com algumas funções ativas, a verdade é que o poder desta app situa-se na informação que é recolhida, diz-nos tudo e mais alguma coisa, e na capacidade de atuar (quer de forma pró-ativa, quer reativa).
CleanMyMac 3 mostra o que limpar, o utilizador só precisa escolher o dia ou a hora. Esta ferramenta verifica tudo no seu Mac, incluindo o sistema, iTunes, Mail, Fotos, lixo e até pastas antigas que estão em locais "secretos" do sistema. Além disso, esta ferramenta sabe exatamente o que pode ser limpo com segurança do seu Mac e do que não pode. Basicamente, é uma app com uma interligação muito forte ao macOS e conhece os limites de uma limpeza profunda.
Se vale a pena comprar? Se não é adepto de gastar dinheiro com este tipo der aplicações então use os métodos manuais e os nativos do sistema, irá perder algum tempo mas poupará dinheiro, claro, nunca ficará com uma máquina tão otimizada como se usasse esta app, mas poupa uns euros, já que esta app custa 39.95 euros.
Homepage: CleanMyMac 3
Preço: Gratuito para testar
Em resumo...
Estas são aplicações úteis, com elevado grau de segurança e muito interessantes no processo de manutenção quer o armazenamento quer no desempenho. Agora damos a palavra aos nossos visitantes: que aplicações usam no vosso Mac?
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
E claro falta o mais importante, Onyx.
+1. O OnyX é um canivete suíço para todas as situações.
Outra opção mais limitada é o CCleaner.
Boas,
Dado muitos terem aquele ecrã muito brilhante e cheio de cor viva, Ajax limpa vidros, para deixar o seu Mac a brilhar…
Afinal notícia era sobre programas que fazem o que qualquer utilizador deveria saber fazer via linha de comandos, por exemplo…
Pensava que mac era para aqueles que acham o Windows muito cheio deste tipo de coisas, mas afinal também para apagar uns ficheiros de lixo, é preciso instalar uma aplicação; acho que os utilizadores do Windows reconhecem procedimentos no mac, acho que vão “captar” mais clientes ao janelinhas.
Já agora, o mac tem “locais secretos no sistema”?
Será tipo quê, uma zona do disco reservada e nem o utilizador root têm acesso? Se estiver no diretório que contém tal espaço e fizer ls -la o espaço secreto não fica listado?
Cump
Quem tem um Mac e veio de anos e anos de trabalho árduo em Windows, sabe que o Mac é muito, mas muito mais simples, muito mais agradável de gerir, mais criterioso no que toca à instalação de bibliotecas das apps, facilitando a sua exclusão. Mas não deixa de ser necessário fazer este tipo e manutenção, ficando o Mac OS novamente oleado, sem formatar, coisa que no Windows é o pão nosso de cada dia.
“coisa que no Windows é o pão nosso de cada dia.”
Não é nada. 🙂
Não tenho nenhuma app de “limpeza” no meu Windows (tanto profissional como o pessoal), e estou há anos sem formatar… sim, continua a funcionar bem.
Curiosamente, no Mac nos ultimos 5 anos tive de o “formatar” – a passagem do Yosemite para o El Capitain não correu nada bem.
Entretanto despachei o iMac e estou bem melhor só com Windows.
No caso da passagem, deves ter cometido um erro qualquer, porque sempre passei de versão sem qualquer stress, até a dada altura atualizei o hardware do MacBook Pro 2011, colocando um disco SSD e sem sistema… sem nada o Mac ligou-se à Apple, descarregou o SO, atualizou para a versão do momento, foi à TimeCapsule restaurou o software e ficheiros e a única coisa que coloquei foi o Apple ID.
😉 portanto…
Posso dizer-te o mesmo quando te queixares do Windows. Eu nunca tive problemas, se tu tiveste é porque foi problema teu.
Problemas existem e eu até fui dos que tive o problema do Wifi que demorou meses a ser corrigido. Isto num mac de utilização unicamente profissional foi um problema demasiado grande.
Claro que sim, quando acontecer podes claro.
Curiosamente então ‘voltaste’ a instalar no Mac material estranho, eu uso um iMac 5k já há dois anos, instalo tudo é um par de botas, removo, atualizo, virtualizo, etc… e nesses dois anos este iMac não precisou de ser formatado. Depois dizes isso assim com uma ligeireza que aposto que se te perguntasse como formatas um Mac tu, antes de ires ao Google davas-me os passos de um Windows 😉 era certinho.
Por isso te digo e é já uma sugestão repetida, comenta sff com conhecimento de causa, está não é a tua praia 😉
Cortano isso é ridículo. Se há coisa quase universal são os problemas do Windows, devido a imensas variáveis. Estatisticamente, a excepção é não ter problemas.
@Vitor M. Referi em cima que era um Mac de utilização exclusivamente profissional e tu achas que eu instalei coisas manhosas?!
Deu problemas, ponto final. Ou acreditas mesmo que os macs não dão problemas?!
@Sujeito: mostra-me então essas estatisticas.
Claro que ouves falar mais dos problemas Windows, afinal são “só” quase 90% da quota de mercado.
E há graus de problemas. Se me falares de bugs, coisas estranhas, etc., isso tanto me aconteceu no Windows como no Mac.
Se me falares de erros graves que me obrigaram a reinstalar tudo de novo, então digo-te que nos ultimos 5 anos tive isso no Mac.
Não disse que não davam, apenas disse que os teus dão sempre. Repara que apenas te expliquei que há muitas formas de apanhar uma inverdade e apenas foi isso que te referi. Tudo o que seja mau nos produtos Apple é garantido que tu os terás todos em grau superlativo. Mas eu não disse que não acredito em ti, acredito pois 😉
Não são os meus, foi o meu. Foi só um iMac de 2010
Um iMac de 2010… certo. Já sabes, se precisares de ajuda, dispões.
Boas cortano,
Está há anos sem formatar o computador e em ambiente Windows? Sim eu acredito, se fizer um certo tipo de uso, como por exemplo ter instalado poucos programas, usar o computador para um conjunto de tarefas básicas, que são as que mais de 90% das pessoas usa, como navegar na net pelo browser, ir ver o email, redes sociais,jogar jogos na net, ver filmes/fotos, ouvir música, editar uns documentos em word ou Excel, ou uma apresentação em PowerPoint.
Mesmo para aqueles que usam também para instalar jogos mais pesados, ou para aqueles que já usam o computador para edições de imagem e de som, mesmo assim, se tivermos cuidado com a quantidade de programas instalados, dá para usar anos sem formatar, eu próprio tb já consegui anos sem formatar o computador. Agora se metermos aqueles antivírus pesados, mais clientes de e-mail, mais um rol de programas para tudo e mais um par de bota, é certo que depressa se experiência horrores. E se for daqueles que está sempre a desinstalar e a instalar coisas novas, então mais cedo se sentem os horrores… e mesmo em condições óptimas, dizer que o Windows nunca crasha… basta dizer que a gestão de memória do Windows sempre foi má, aliás, com 85% da RAM ocupada já o Windows entra em modo alarme, horrível. (Em Linux e sem partição swap é perfeitamente usável)
Não uso Mac num computador (só tenho iPad), mas posso afirmar que passar de uma versão do SO para outra, pode correr mal, e isso já aconteceu também com distribuições de Linux conhecidas . Mas tb com Windows, o que não faltam são casos de problemas ao actualizar de versões mais antigas para a última versão do windows…
O Windows, para uso profissional na área de desenvolvimento, só serve mesmo para as tecnologias da Microsoft, porque de resto é muito mau. E em termos de usabilidade, é horrível, super desarrumado, para configurar qualquer coisa, são 30 cliques e 7 janelas abertas, inconcebível.
Cump
Boas Alberto José,
Sim comparando com o Windows, um BSD é muito, mas muito melhor, também partilho da mesma opinião.
Agora usar aplicações para apagar ficheiros temporários, ou ficheiros repetidos, ou lixo numa pasta qualquer é quase como dizer que temos saudades do Windows super desarrumado…
No que concerne à “exclusão”, que como quem diz desinstalar alga aplicação e inerentes bibliotecas instaladas, aí a coisa complica muito. Há todo um rol de problemas associados a esta temática, que tentam (e com relativo sucesso) ser tratados por distribuições que assentam a sua configuração em algo declarativo, ao estilo funcional. Mesmo para desenvolvimento de software é excelente, pois podemos com segurança ter uma a usar exactamente as mesmas configurações de sistema, com exactamente as mesmas bibliotecas, enfim, todo o ambiente exactamente igual, não é o habitual, na minha há máquina corre e na só tipo ao lado dá uns erros e vamos partir a cabeça a tentar resolver. E se está a pensar em docker https://www.docker.com , não é a mesma coisa, não garante que o sistema será exactamente o mesmo.
Dois exemplos do que referi,
nixOS https://nixos.org , já tem uma anitos e é mais maduro, muito bom e funcional (o que uso)
Guixsd https://www.gnu.org/software/guix/ , mais jovem, menos pacotes para instalação, mas filosofia diferente no que concerne ao facto de forçar o uso de software livre, de em vez de usar uma linguagem tailor made como o nixOS (usa a linguagem nix), o guixsd usa uma versão do GNU de scheme, guix.
Mas no geral, ambas as distribuições pretendem oferecer a mesma experiência.
No mundo BSD (incluindo o SO da Apple), não conheço nenhuma implementação igual ou semelhante.
Cump
Por erro escrevi que a versão Gnu de scheme se chamava guix, mas é guile https://www.gnu.org/software/guile/, guix é em si o package management.
Cump
És mesmo Zé…!
Até agora tinha algum medo desta e outras aplicações de manutenção, por poderem apagar ficheiros importantes, mas convenceram-me desta vez com esta aplicação!! obrigado pplware!!
Cuidado com o CleanMyMac.
… sério, então??? oh meu deus!!
Entrega-te!!! Faz parte da filosofia de utilização dos mac.
Não estamos a falar de winblows. o MacOS não necessita de treta nenhuma dessas. Just works.
As necessárias vêm com o sistema.
Exactamente e essa treta da falta de privacidade, malware e roubo de informação em equipamentos apple é tudo «fake news» espalhadas pelos Klingons com o objectivo de retirar à raça humana esta arma anti-klingon. «Qualquer semelhança com a realidade é pura ficção». 😀
Nem para o windows precisas deste tipo de apps.
São opcionais.
Para analisar o espaço ocupado utilizo este programa.
Mostra graficamente aonde o espaço está alocado.
Disk Inventory X – http://www.derlien.com/
Obrigado pela sugestão.
onyx e appcleaner
+1
A utilização combinada dessas 2 apps são fantásticas para deixar o meu mac 5 estrelas.
Off-topic: Alguém tem/usa o PDF Expert (https://pdfexpert.com/pt)? Estou a pensar instalar/comprar mas não sei se é a melhor opção para edição de pdf num mac.