O Android também tem o seu Face ID, saiba como usá-lo
Uma das maiores novidades que a Apple trouxe para o iPhone X foi a autenticação com o Face ID. Este sistema reconhece o rosto do utilizador e realiza todas as ações de segurança, desde o desbloqueio até aos pagamentos por Apple Pay.
O reconhecimento facial já está presente no Android há alguns anos, podendo ser usada por todos. O Trusted Face está disponível e todos o podem usar. Veja como o pode configurar.
Foi na apresentação do Android Lollipop, em 2014, que a Google introduziu o Smart Lock, um conjunto de funcionalidades de segurança, onde estava presente o Trusted Face.
Este permite fazer o reconhecimento facial do utilizador e assim desbloquear e dar acesso ao Android. Claro que não é um sistema tão avançado como a Apple irá trazer, mas já consegue dar uma garantia de segurança elevada aos utilizadores.
Como ativar o Trusted Face
Uma vez que as ROMs instaladas não são todas iguais, vamos apresentar as instruções no Android Oreo, da Google. Comecem por aceder às definições do Android e ai dentro devem procurar a secção referente à segurança, que neste caso é Segurança e localização.
Depois, dentro dessa zona de configuração, devem procurar por Smart Lock, para acederem às definições de segurança do bloqueio de ecrã. O Android apenas vos deixará avançar depois de indicarem o vosso PIN de segurança.
De seguida devem procurar a opção Rosto fidedigno. É aqui que vão poder definir o desbloqueio por Trusted Face (Rosto fidedigno) e também indicar ao Android qual o rosto que querem usar.
Ao avançar o Android mostrará algumas recomendações de segurança e explicará de que forma os dados recolhidos são tratados.
Para avançarem para a recolha do rosto a usar, devem carregar no botão Configurar.
Como adicionar um rosto ao Trusted Face
Para adicionarem um rosto fidedigno para desbloqueio do Android devem cumprir algumas regras, indicadas pela Google. Falamos de uma boa iluminação e da colocação do smartphone à altura do rosto.
De seguida será feita a recolha da imagem e de outros elementos usados na identificação do utilizador. O rosto deve estar dentro do círculo apresentado e o Android apresentará uma barra de progresso, verde, ao redor do circulo de recolha.
Quando a imagem do utilizador for recolhida com sucesso, o Android irá mostrar uma mensagem a indicar que desse momento em diante sempre que estiver bloqueado e reconhecer o utilizador irá ser desbloqueado.
Caso não consiga fazer esse reconhecimento, e por motivos de segurança, o Android irá pedir o PIN ou a palavra-passe ao utilizador.
Podem também a qualquer momento melhorar correspondência do rosto do utilizador. Para isso uma nova imagem é recolhida e adicionada a todas as anteriores, para melhorar a identificação.
Veja o Trusted Face em funcionamento
Depois de devidamente configurado, o Trusted Face fica de imediato ativo. O utilizador só precisa de, no ecrã de bloqueio, colocar o telefone à altura do rosto e deslizar para cima. Caso o reconhecimento seja feito, o smartphone estará desbloqueado. Veja no vídeo abaixo este procedimento.
Recordamos que esta opção poderá não estar em todos os smartphones Android. Muitas marcas optaram por retirar esta funcionalidade, dando aos utilizadores outras medidas de proteção, provavelmente mais seguras.
O Trusted Face é a funcionalidade similar do Android ao Face ID da Apple, estando já disponível para todos desde o Android Lollipop, lançado em 2014. Apesar de poderem parecer similares, a proposta da Apple é mais completa e recorre a tecnologias mais avançadas, sendo por isso mais segura.
Conheça outras novidades do iPhone X que o Android já tem
Este artigo tem mais de um ano
“O Trusted Face é a funcionalidade similar do Android ao (Face ID) da Apple,…”
Em termos de funcionalidade sim. Ambos fazem reconhecimento facial do utilizador e desbloqueiam o terminal.
As tecnologias e os sensores usados estão a anos luz de distância, mas isso é “outra guerra”.
Esta “guerra” constante de “o meu é maior que o teu” é completamente ridícula. Eu não sei como é que vocês ainda têm paciência de responder a certos comentários. Tiro-vos o chapéu.
Android e iOS são dois mundos distintos… cada um fantástico à sua maneira. Transformaram a forma como olhamos para o mundo e interagimos um com os outros… “for better or for worse”. Sempre fui utilizador Android, porque o acho mais versátil (e assim se compromete a segurança). No dia em que achar que o Android deixou de se adequar às minhas necessidades mudo para iPhone na hora.
anos luz está a microsoft, com essa tecnologia no seu kinect.
E no Lumia 950, embora seja reconhecimento pela Iris.
O do lumia é uma treta.
O do kinect realmente é fantástico, mas tentem lá colocá-lo num smartphone.
O “Face ID” não é mais que uma cópia de “apenas” mais uma função que o Android já dispõe para os seus utilizadores há vários anos….
Apesar de concordar com essa frase, tens de admitir que está a anos luz do que a Apple estará a preparar-se para apresentar
https://www.theverge.com/circuitbreaker/2017/9/17/16315510/iphone-x-notch-kinect-apple-primesense-microsoft
Mas não está assim a “anos luz” visto que há equipamentos que já fazem algo similar à algum tempo. Podes dizer que a Apple sabe vender a ideia, isso é marketing, não inovação.
Concordo plenamente contigo Pedro, não podemos fazer comparações, infelizmente partilham unicamente só o nome de “Face ID”, mas realmente a nível de segurança é totalmente gato por lebre… parece-me que os utilizadores estão a querer menosprezar o Iphone, enfim… em todo o caso, concordo que a tecnologia em nada tem a ver com o Iphone… comparar 2D com 3D, enfim e a mesma coisas que comprar uma TV a preto e branco e outra a cores….
Eu sou da opinião de que “nem 8 nem 80”. A funcionalidade de desbloqueio usando o rosto já existe há bastante tempo e como tal o FaceID não traz nenhuma novidade no mundo dos smartphones em termos de “funcionalidade”. No entanto a tecnologia usada para por em prática essa funcionalidade é “mais avançada” do que já existia.
É como dizer que a aquisição de fotografias por um telemovel não é novidade, num entanto um terminado modelo tem a camara mais avançada do mercado.
Ou seja, o FaceID “não é igual” ao que já existia, mas também não vamos dizer que está anos luz. Cumpre a mesma função do que já existia mas melhor (o que também é normal visto a diferença temporal).
Isto mesmo… A prova de que está funcionalidade no Android não é tão segura é que muitas OEMs removem esta opção do smart lock.
Melhor do que o leitor de íris?
Pedro está a anos luz porque os outros fabricantes não quiseram perder tempo e dinheiro, a desenvolver algo que nunca vai ser mais prático do que o leitor de impressão digital!!!!
Será que a Apple é a única empresa no mundo com capacidade para desenvolver tecnologia!!!???
E em muitas outras aplicações , simplesmente não é igual. O conceito sim , a maneira de executar não , e neste caso é importante.
Abc
Nem por isso.
O face ID é avançado que chegue para ser uma medida de segurança.
O Trusted face é apenas uma medidada de conveniência.
Ambos desbloqueiam o telemóvel, mas seja como for, usar a face nunca vai ser tão conveniente como usar as mãos. Sei disso porque já tive o trusted face a funcionar e a não ser que tivesse a olhar para o telemóvel, não abria (ou seja, a conduzir e quando tentava usar o telemóvel acabado de sair do bolso não estava bloqueado).
A apple deu um tiro no pé ao não incluir o touch id nalgum lado (botões ou costas)
Pelo que se sabe não vai ser necessário ter o iPhone alinhado com a Face. Basta temo num ângulo que ele consiga ver os olhos! E até essa condição da para desativar! Mas claro sobre vai ver como o sistema se vai comportar quando o iPhone sair para o mercado e ser usado na realidades!
Vi videos na apresentação em que tinham que meter o telemóvel de frente para funcionar.
Como tem que ver os dois olhos, seria quase impossível fazer isso sem, pelo menos, te virares para ele.
Seja como for, eu tenho o meu telemóvel ali a carregar no meu qi cenas. Acabei de o ligar com a impressão digital, vi as horas e se tinha mensagens e não tive que o levantar.
Como tens de olhar a onde vais por o dedo, No x so precisas de tocar nele! Vês as horas e se tens mensagens e Já tens o tlmv desbloqueado! 🙂
Pelo que se sabe não vai ser necessário ter o iPhone alinhado com a Face. Basta ter num ângulo que ele consiga ver os olhos! E até essa condição dá para desativar! Mas claro só se vai ver como o sistema se vai comportar quando o iPhone sair para o mercado e for usado na realidades!
Não, não deu tiro no pé nenhum.
Vamos ver, espera uns meses…. Pode ser que tenha dado um tiro numa perna …
O que o Android ou Microsoft tem sao mecanismos muito mais simplistas, o que a Apple tem é um dos mecanismos mais avancados e quase infalíveis mas claro, primeiro é preciso testar várias vezes um dispositivo de producao e talvez deixar uns meses para o software amadurecer.
Xor3, coloque uma foto para autenticar o Face ID a ver se funciona ?
No meu site+ nunca consegui desbloquear telemóvel com uma fotografia minha… Quero ver se quando o iPhone 10 sair não vão encontrar maneiras de o desbloquear
de uma olhada neste video Diogo
https://youtu.be/uS1NmvJvHNk
Não aparece a opção no s6 com android 7.0 nougat
Esta tecnología é compativel com hardware semelhante ao da apple? Cámaras de IR etc.
Não, não é, nem coisa que se pareça.
Apenas os Android fanboys não querem admitir.
não queres admitir que motorola atrix de 2011 já fazia a função igual a touchid
depois tens o leitor íris e ao que parece funciona com óculos de sol e no escuro, tem um hardware bem melhor e mais preciso do que imaginas.
https://www.youtube.com/watch?v=QHCJ1jdv9-M
em 2012, desde o android 4.0 nós andávamos a desbloquear ecrã com a face
https://www.androidcentral.com/how-set-face-unlock-your-htc-one-x-or-evo-4g-lte
mais vale tarde que nunca.
O windows 10 também já tem à algum tempo o Hello com reconhecimento facial sem necessidade de introduzir login! 🙂
Conseguem-me indicar onde está essa opção no Huawey mate 9?
um bom artigo a ler
https://www.androidcentral.com/differences-between-samsung-and-apple-face-unlocking
Essa tecnologia já existe desde o android 4.4.4
Tanto que foi retirada por falhar mais que acertar e ser insegura com falsos positivos.
Adoro o exemplo do vídeo XD
isto?
https://pplware.sapo.pt/informacao/samsung-galaxy-s8-inseguranca-do-reconhecimento-facial/
A funcionalidade de desbloquear por conveniência já existe há muito tempo, como feature de segurança não.
Mas nenhum sistema é perfeito, ver por exemplo isto:
https://www.theverge.com/2016/5/2/11540962/iphone-samsung-fingerprint-duplicate-hack-security
Não há até ao face id maneira de ficar 100% seguro, aparte de ter uma password complexa e telemóvel encriptado.
Grande inovação da Apple, meteram uma feature que o meu telemóvel Android com 5 anos e de 100€ tem.
Claro que tem, até funciona melhor e tudo.. Mas só soubeste agora
O Smart Lock através de cara ou dispositivos Bluetooth do Android não é muito (nada) seguro pois basta uma foto para desbloquear o mesmo, e com dispositivos Bluetooth cerca de 95% deles não têm qualquer segurança e por isso podem ser clonados, até usando outro telemóvel. E sim a maça, como sempre, copiou uma ideia já existente mas aperfeiçoou o sistema, pois utiliza sensores dedicados para fazer medições em 2D e 3D para “evitar” e nota que disse EVITAR que o sistema seja enganado, como acontece com o Smart Lock. Se vale o dinheiro e o buzz… Na minha opinião… Não!
Testei no Vernee Mars Pro e funcionou OK.
Grato pela dica PPLware!
Saudações a todos.
Não encontrei no meu Miphone Xiaomi Redmi 2.
Tenho um Asus Zenfone 3 5.2, versão Android 7.0 e não me aparece no Smart Lock o item rosto fidedigno.
Sabem me dizer se esta versão de Android não teve direito ao Face ID.
Não têm devido ao google ter percebido que o unlock do face não era útil nem prático. E então deixou de estar presente nos androids
Face ID, Trusted Face ou algo similar, só têm uma coisa boa! Não será necessário TORTURAR ninguém para obrigar a dar o código de desbloqueio . Basta colocar o smarphone à frente da vitima. Heheh
O meu antigo smartphone, sony z1 já tinha isso e fazia mesmo com que ou desviar o olhar do ecrã um vídeo que estivesse a ver entrasse em pausa até estar novamente a olhar para o ecrã.
Volto a repetir, o meu antigo Sony Z1
Independentemente dos sensores utilizados ou do nível de segurança, é um método de desbloquear que não é nada prático… Experimentei esse método ainda antes de se ouvir falar do faceID da Apple, mas não me agradou de forma alguma…
Gostos são gostos mas neste caso, estamos a falar de ser ou não ser prático de usar…