Afinal o Windows 10 S não vai correr o Ubuntu, SUSE ou Fedora
A chegada do Ubuntu ao Windows 10 foi um momento chave para a Microsoft e para as suas ambições de conquistar ainda mais utilizadores. A empresa alargou ainda mais as possibilidades ao trazer recentemente o Ubuntu, o SUSE e o Fedora para a loja de aplicações, prometendo muito mais.
Mas a Microsoft anunciou hoje que afinal estas "distribuições" não vão poder correr no Windows 10 S, mesmo estando na loja de aplicações.
Desde que se conhece o Windows 10 S que se sabe que este apenas vai conseguir correr aplicações que sejam instaladas da loja de aplicações do Windows. Esta imposição da Microsoft destina-se a dar a máxima segurança e ao mesmo tempo trazer o máximo desempenho a todos os equipamentos.
Com a chegada do Ubuntu, do SUSE e do Fedora a esta loja de aplicações, muitos julgaram que o poderiam ter no Windows 10 S, alargando ainda mais as suas possibilidades de serem máquinas dedicadas a quem estivesse interessado em conhecer mais sobre estes sistemas.
A Microsoft acabou agora com esta ideia, ao revelar que, mesmo estando na loja de aplicações, estas versões do Linux não vão poder correr no Windows 10 S.
A razão apontada para esta limitação é simples. Segundo a Microsoft o Windows 10 S é dedicado a utilizadores com menos conhecimentos técnicos, não fazendo por isso sentido que estes subsistemas possam ser usados.
Just because an “app” comes from the Windows Store does NOT automatically mean that it’s safe & suitable for running in Windows 10 S. There are some apps that are not allowed to run on Windows 10 S, including all command-line apps, shells and Consoles.
A Microsoft refere ainda que as aplicações autorizadas a correr no Windows 10 S vão estar limitadas no acesso ao Windows e correr dentro de uma sandbox (ambiente controlado com acesso limitado aos ficheiros e sistema operativo), algo que os subsistemas Linux não vão ter.
A Microsoft não vai limitar o Windows 10 S para produção de aplicações e de código, mas terão de ser usadas outras ferramentas que não o Linux. Para poder correr estas versões do Linux diretamente da loja do Windows, a Microsoft recomenda que seja usado o Windows 10 Pro e um Surface Pro.
Fica, no entanto, a dúvida se a limitação será apenas a estas versões do Linux ou se vão haver outras aplicações que vão estar fora do Windows 10 S, mesmo estando na loja de aplicações do Windows.
Este artigo tem mais de um ano
Ok, é um sistema para infoexcluidos… só falta a funcionalidade “fazer um ovo estrelado”… mais um tiro no pé???
a próxima noticia da PPLWARE será, Microsoft descontinua windows 10s por este ter sido um fracasso, todos os utilizadores optaram por fazer upgrade para a versão windows 10 pro de modo a poder ter todas as funcionalidades e sem quaisquer restrições de utilização…
O Windows 10 S tem o seu valor, mas é limitado, mas a Microsoft já o fez assim porque há mercado para ele.
Claro que sim, como havia mercado para o silverliht, windows RT, windows/ nokia phone, etc, etc, etc… o futuro dirá… tudo menos ser interoperável com outros SO’s…
menos ser interoperável?? amigo se há sistema que possa “operar” na falta de melhor palavra com outros é o Windows. Podes sincronizar com IOS, W10M, Android, podes correr algumas versões linux no mesmo, e muito mais..
Na verdades és o contrário, o Windows é bem “burro” nessas questões, para usar um dispositivo Android, ele necessita da instalação de drivers, não reconhece dual boot de outros sistemas, não reconhece outros sistemas de arquivos.. coisas que distribuições Linux fazem a anos com uma facilidade muito grande, mesmo elas tendo uma parcela tão pequena do mercado, quando comparado com o Windows.
Eu tenho Ubuntu instalado e quando LIGO o computador pede para escolher. ou w10 ou ubuntu e única coisa que fiz foi criar uma partição no disco (ou seja dual boot funciona), na questão do Android referia-me a apps por ex cortana que se por exemplo estiveres a receber chamada te avisa no PC… Nao fui bem explícito… abraco
1 – Escolher um sistema operativo Linux de acordo com as preferências do usuário
2 – Criar uma pen botável para instalar o Linux no seu computador
3 – Introduzir a pen na entrada usb, instalar o SO Linux que escolheu no seu computador, eliminando por completo o Windows e toda a medicoridade, violação da privacidade, entre outros interesses pouco claros, que o mesmo acarreta
FIM
…receita simples!
lá está a Microsoft vai resolver os problemas do mundo incluindo a fome e a falta de agua no mundo todo, tambem ouvi que vai deixar de ser um produto de uma empresa e ser codigo livre como o linux.
O facto de linux ser codigo aberto nao o torna melhor, é uma escolha para quem o utiliza.
era bom apple incluir as funcionalidades de todos os outros OS e nao haver bitching.
Since the beginning:
“But Linux also is different from other operating systems in many important ways. First, and perhaps most importantly, Linux is open source software. The code used to create Linux is free and available to the public to view, edit, and—for users with the appropriate skills—to contribute to.”
eu uso linux – my machine :), mas tambem android , ios e windows why so serious?!?! cada um deles bom em algumas funções outras nem por isso.
Gostaria de saber se numa maquina em que tem o windows 10, o UBUNTU da para instalar ou não na mesma maquina? e se instalat não vai criar conflito com o outro sistema operativo?