Google I/O 2017 – O que será apresentado pela Google?
Já falta pouco para a conferência anual de programadores da gigante Google. Como sempre haverá grandes novidades dentro das muitas ofertas Google, as novidades no Android são apenas uma parte que irão ser dadas a conhecer.
Este ano a Google tem um novo foco e iremos saber tudo já no próximo dia 17, quarta-feira.
O que é o Google I/O?
Para os mais desatentos, ou simplesmente para os que não acompanham afincadamente o mundo das tecnologias, a Google I/O é uma conferência de programadores organizada anualmente pela Google. O objetivo é mostrar aos programadores as novas ferramentas que foram criadas, orientando-os a desenvolver e melhorar o seu software. Para além dos variados workshops organizados pela Google, esta aproveita o evento para apresentar as novidades do vasto mundo Google.
Google I/O - Em resumo... o que esperar este ano?
Tem-se falado também do misterioso Fuchsia OS e a interface para tablets, a Armadillo, que já deram, supostamente, ar de sua graça nalgumas notícias esta semana.
Além disso, a Google acrescentou uma segunda ronda de sessões à agenda do I/O, dando-nos uma imagem muito mais clara das principais tendências para o evento.
O sistema operativo móvel da Google, o Android, será outro dos grandes tópicos do evento com a sua versão 8. Ainda não se sabe ao certo qual o nome final que será dado ao Android O, muito rumores apontam para Android Oreo, mantendo assim a sua tradição de colocar nome de “doces” aos seus sistema operativos. A versão final só deverá ser lançada no 3 trimestre deste ano, outubro provavelmente, juntamente com os novos Pixels. Mas vamos às novidades.
PiP e Wi-Fi Aware
Através da versão Developer Preview, já poderemos indicar as grandes novidades do SO móvel da Google. Limitação de apps em segundo plano, implicando com isso o aumento da autonomia, agrupamento das notificações por categoria e, finalmente, a possibilidade de termos PiP (Picture in Picture), o garantirá a possibilidade de usar janelas flutuantes ao mesmo tempo que usamos as restantes aplicações.
O novo Android O trará também o Wi-Fi Aware, que permitirá a comunicação entre dispositivos por Wi-Fi, sem que existam redes presentes.
Google Home
Foi na Google I/O 2016 que a Google apresentou o Google Home, um assistente pessoal que permite controlar vários dispositivos, além de ter acesso a um conjunto de informações, tudo graças à Google Assitant. Este ano esperamos que a Google anuncie um sucessor, jogada lógica depois de a Amazon apresentar a atualização do seu assistente pessoal. Mesmo que não apresente uma nova Google Home é esperada a atualização do seu software.
Google Assistant e Inteligência Artificial
O lançamento do Google Home coincidiu com a apresentação da assistente pessoal da Google, a Google Assistant. Disponível para já varias plataformas da Google, nos seus Pixels (e outros), Android Wear e Android Auto. É expectável vermos mais uma atualização deste serviço, com novos e melhorados recursos.
Google Daydream e Realidade Virtual
No ano passado, a Google anunciou e lançou seu Google Daydream View VR para dar suporte à sua plataforma de Realidade Virtual, o Daydream. Considerando a nova aquisição pela Google da empresa de realidade virtual, a VR Game Studio Owlchemy Labs, não será surpresa se a Google apresentar mais conteúdos sobre a VR.
A plataforma de realidade aumentada, a Google Tango faz parte agora da equipa de realidade virtual. Espera-se que a Google faça algo interessante: realidade aumentada e realidade virtual, juntos.
Android Wear 2.0
Embora o Android Wear 2.0 tenha sido apresentado o ano passado na I/O da Google, não deverá trazer uma nova versão, isto porque a versão 2.0 do Android Wear apenas foi lançada há pouco mais de 3 meses. São esperados apenas alguns melhoramentos por parte da Google e, segundo alguns rumores, será apresentado o suporte ao Projecto Fi para o Android Wear.
Andromeda e Fuchsia
Como já foi abordado no resumo, durante os últimos meses, muita informação tem corrido acerca deste sistema operativo e da interface gráfica para tablets. Não se sabe ao certo ainda qual será a intenção da Google com estes sistemas, talvez um substituto do Chrome OS? A união do Android com o Chrome OS? O substituto do Android?
Esperemos que a Google nos clarifique sobre as verdadeiras intenções em relação a estes sistemas já nesta próxima Google I/O.
Quando e onde serão apresentadas as novidades?
O Google I/O 2017 terá lugar de 17 a 19 de maio no Shoreline Amphitheatre em Mountain View, Califórnia.
Este artigo tem mais de um ano
“Este ano a Google tem um novo foco e iremos saber tudo já no próximo dia 17, quarta-feira.”
Vao FINALMENTE, começar a pagar IMPOSTOS em PORTUGAL ????
Pois…bem me parecia !!!
Na natureza existe umas espécies de animais, chamados Sanguessugas, ou Parasitas, e eu gosto muito de analogias….
Toda a gente esa fazer fila para dar o seu dinheiro ao Costa e amigos,espetáculo.
Google “….” – Em resumo… o que esperar este ano?
Eu respondo !!
Google recusa “apagar” nomes na net e processa Protecção de Dados, em causa está o chamado “direito ao esquecimento”. In jornal Publico 13-5-2017.
4300 PORTUGUESES pediram á google para desaparecer dos resultados das pesquisas, e a maioria dos pedidos foi recusada.
Portanto, aviso á “navegação”, quem manda é a google, o resto é treta, e publicidade enganosa.
Ora bem, WiFi Aware = Wi-fi Direct; PiP =
a LG e Samsung já tem há anos. Google Home, mais um a escutar as conversas lá de casa e a enviar para alguém do outro lado do charco
Eu digo o que eles vão apresentar: uma mão cheia de promessas que não se vão concretizar, nem para os 1% que vão ter o Update.
Onde é que estão as maravilhosas Instant Apps do ano passado?
E aquela coisa do Google Now on Tap que era muito fixe, mas nunca funcionava bem, e acabou por desaparecer?
Bom, isso da google ter cara nova pode ser bom………
Agora vamos continuar a navegar, mas porem com as novas ferramentas que foram criadas.