O Chrome consegue finalmente consumir muito menos energia
Todos sabem que o Chrome é um dos principais consumidores de recursos de um computador. Destes, a bateria é de longe a mais prejudicada sempre que navegamos na Internet e usamos este browser.
Mas, com a versão 57, que a Google apresentou há dias, o Chrome passou a consumir muito menos energia, tudo graças a uma melhor gestão dos separadores que não estão a ser usados.
A versão 57 do Chrome marca uma mudança que a Google espera que seja ainda mais alargada nas próximas versões. Finalmente, o Chrome passou a ter uma gestão muito mais eficiente dos separadores que não estão a ser usados, colocando-os em pausa e levando a que estes consumam muito menos recursos e, consequentemente, a que a bateria dure muito mais.
A Google avalia que cerca de 1/3 dos consumos de energia elevados, que o Chrome tem, seja resultado de separadores que estejam em background e que não estão, efetivamente, em uso.
Será graças à API Page visibility que estes processos vão ser controlados. 10 segundos após um separador ser colocado em background, a API irá avaliá-lo e verificar que funcionalidades este necessita, desativando as que não forem essenciais.
Caso a página tenha áudio, ou esteja a usar ligações WebSockets ou WebRTC, então o separador não é colocado em pausa, uma vez que o Chrome os considera como estando em funcionamento. As restantes APIs que estejam a uso serão desativadas.
Esta nova funcionalidade consegue, segundo informações da Google, levar a que os separadores em background sejam 35% menos ativos, o que permite indiretamente uma diminuição dos consumos de energia.
A Google quer levar este conceito muito mais longe, conseguindo bloquear, de forma completa, os separadores que não estão em utilização. O Chrome 57 é apenas o primeiro passo e os desenvolvimentos vão continuar nas próximas versões.
Via Chromium Blog
Este artigo tem mais de um ano
tudo treta…o meu continua igual
Versão 57.0.2987.98 (64-bit)
Aqui também parece igual, ou mesmo pior que antes. Melhor é que não ficou de certeza.
Não sei onde vão buscar aqueles resultados. Talvez estejam a aproveitar recursos dos processadores e por aí em diante de uma forma mais optimizada… porque aquilo dos recursos serem desactivados e tal não parece produzir qualquer efeito aqui na melhor das hipóteses.
Qualquer dia está quase tão eficiente como o Safari…
Completamente de acordo. A única coisa que me chateia no Safari é não permitir Cmd Shift T para abrir separadores fechados.
Pois, porque é cmd+z
Sei disso.. Mas se quiseres abrir os últimos (plural) tens que ir ao histórico. Isto irrita-me porque praticamente todos os browsers têm esta funcionalidade.
O cmd+z também permite abrir vários separadores que tenham sido fechados. A diferença é que pode obrigar a refazer alguma outra coisa para abrir esses separadores.
Cmd z e abres o ultimo separador
O meu maior problema é o nº de processos que são lançados e a memória consumida por eles!
o chromium + (uBlock Origin v1.11.4) esta muito bem em maquinas antigas como esta. 32bits o nº de processos é brutal mas a memoria não e posso disser que está mais rápido, no disk swap.
configuração típica no ArchLinux:
Chromium 57.0.2987.98 (Compilação de programador) 32 bits
Revisão a6a06b78087c9fdb4b12fe0ac1b87fdc10179f8b
SO Linux
JavaScript V8 5.7.492.63
Flash 24.0.0.221 /usr/lib/PepperFlash/libpepflashplayer.so
Agente do utilizador Mozilla/5.0 (X11; Linux i686) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/57.0.2987.98 Safari/537.36
Linha de comandos /usr/lib/chromium/chromium –ppapi-flash-path=/usr/lib/PepperFlash/libpepflashplayer.so –ppapi-flash-version=24.0.0.221 –flag-switches-begin –flag-switches-end
Caminho do Executável /usr/lib/chromium/chromium
Caminho do Perfil /home/sakura/.config/chromium/Default
Esta notícia é anunciada a cada nova versão, pelas minhas contas o Chrome já deveria estar a consumir energia negativa.
Eu sou utilizador que tem muitas paginas abertas ao mesmo tempo para pesquisas etc..
Tentei usar o Firefox mas se abro muitas paginas ele fica lento ou da crash, o EDGE tambem é a mesma coisa.
O Chrome posso abrir o que quizer que ele lida com o assunto e nunca fica lento nem da crash.
é verdade que o chrome consome bastanta RAM mas nao ha problemas porque tenho 32 GB de RAM DDR4.
Já no de RAM diz respeito….a conversa é outra.
Eles fizeram uma nova actualização… e realmente consome menos ram…
Se for verdade…é bom ver alguém a competir minimamente com o fabulastico Opera, que é o melhor em consumos/rapidez.
Já testei! Está na verdade mais pesado e consome mais RAM do que nunca, parabéns.