Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa (2)
Se é utilizador do Windows e sempre teve a curiosidade de experimentar um Linux, então este é o momento… até porque, em breve, vai ter de pagar pelo Windows 10. Para tal, o Pplware vai disponibilizar um conjunto de guias (já leu o primeiro?) que o ajudarão a descobrir o melhor do Linux e, desta vez, usando apenas a parte gráfica.
Para a elaboração destes guias vamos usar o recente Linux Mint 18 “Sarah”.
No nosso primeiro artigo desta rubrica, que consideramos já um sucesso tendo em conta o número de comentários gerados, falamos sobre a forma de controlar as Aplicações de Arranque. Hoje vamos falar sobre ArtWork.
Uma das primeiras coisas que normalmente fazemos quando instalamos um sistema, é personalizá-lo. Mudamos o wallpaper, o tema, ajustamos os ícones, criamos atalhos, etc.
Por norma, as distribuições Linux trazem excelentes wallpapers e também temas fantásticos. As alterações são fáceis de realizar, o difícil mesmo é saber qual escolher.
Como mudar o wallpaper?
Tal como no Windows, basta clicar no botão do lado direito do rato sobre o ambiente de trabalho e escolhermos Alterar fundo da área de trabalho.
Aí dentro existem vários e fantásticos wallpapers prontos a aplicar. Em Definições podemos indicar que queremos reproduzir várias imagens em ordem aleatória, definir o aspecto da imagem, etc.
É claro que também podemos usar as nossas próprias imagens.
Como mudar o tema?
Relativamente aos temas podemos aceder via Menu (procurando por temas).
Depois, o utilizador pode personalizar tudo e mais alguma coisa: Contorno das janelas, ícones, controlos, ponteiro do rato, ambiente de trabalho, etc.
Ao clicar em cada um dos tópicos, aparecerá um conjunto de alternativas. Por exemplo, carregando em Ícones, aprecem várias opções do novo modelo a aplicar ao sistema.
Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso estejam atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Quase que estava tentado em estoirar 200€ num desses HP Stream 11 só para testar o Mint num mini portátil por ser uma maquina mais actual mas 32GB de disco é muito fraquito para mim…
compra um cartão SD or uma pen USB 3.0 com 120 GB
Compra o HP Stream de 13″. O de 11″ é pequeno.
compra mas é um pc em segunda mão nessas lojas informáticas que vem como deve de ser (algumas) e ainda tem garantia
compra mas é um pc em segunda mão nessas lojas informáticas que vem como deve de ser (algumas) e ainda tem garantia
Como fazer partição do disco para ter o Mint e o W10 ?
Você pode usar o próprio Gerencidor de Disco do Windows. Digite WIN+X e escolha Gerenciador de Disco. Também pode usar o EASEUS Partition Master, programa que pode baixar no Baixaki, ou qualquer outro programa do gênero. Cuidado, você precisa saber o que está fazendo para não deletar o seu próprio Windows ou seu documentos.
EaseUS Partition Master.
Pelo próprio Live DVD do Mint, usas o GParted.
A sério que estás a “ensinar” a mudar wallpaper e tema? Ao que isto chegou…
Também achei que há temas mais pertinentes a abordar em linux, mesmo para iniciantes, do que mudar um tema e wallpaper. Nomeadamente, situações que apareçam e que não estejam na documentação das distribuições. É certo que ninguém lê a documentação que acompanha as distros, da mesma forma que ninguém lê as instruções quando compra um aparelho novo. Agora mudar um tema ou até mesmo como pergunta o João Assis, particionar o disco, é algo que está em qualquer documentação de qualquer distro. Bastava ler 5 min para perceber que logo na instalação pode, com o recurso ao Gparted(senão me engano), estruturar o disco de forma a instalar os dois sistemas sem comprometer o que já está instalado.
Calma, vamos passo a passo. Quem já sabe que ajude não venha criticar. Afinal são muitos que acham que o Linux é só aquela janela preta.
Concordo. Sou iniciante neste mundo do linux e estas pequenas “pérolas” de ajuda, apesar de “banais”, são uma mais-valia. Um grande bem haja a todos os que não se importam de partilhar conhecimento.
Obrigado Helder
Pedro. Não é uma critica destrutiva. Até porque por muito mau que possa achar qualquer artigo aqui publicado nunca farei um critica destrutiva. Porque antes de o fazer há duas coisas que penso. Primeiro que o que se quer transmitir e a forma como se transmite às vezes não nos sai ou não tem o impacto que pensamos que vá ter e depois há o trabalho que está implícito em todo e qualquer artigo. E este é um trabalho, um acesso à informação, que chega a nós gratuito e só temos de aproveitar, absorver e agradecer.
Vamos então passo a passo e descomplicar essa janela preta. Continuação de bons artigos com que nos brindam diariamente.
Bora lá, já agora deixo o desafio para participarem.
Instalei o Mini 18 num Toshiba Nb100 e tenho-me aventurado um pouco neste sistema operativo. O que me custa mais compreender é a instalação pela consola. Mas hei-de lá ir! Sempre que posso leio algo sobre o Linux.
não precisas… usas o software manager que está no menu
Sim Daniel! Se ainda não percebeste (devias ter percebido), o objectivo é fazer vários tutoriais a ensinar e mostrar como é fácil usar o Linux. Mas já que parece que dominas, deixo-te o desafio de apresentares um artigo sobre o tema. Vamos nessa?
Penso que seria mais interessante mostrar isso no ubuntu mate, que no meu entender é bem mais parecido com o windows do que esse… é só preciso apagar a painel (entenda-se barra) que inicialmente aparece no canto inferior, e mudar a do canto superior para o inferior e depois para concluir mudar as três opções separadas (de acesso aos menus de administração…), para um que é tudo junto e se chama “Menu Principal”.
Parabéns pelo tutorial sobre o Mint, já uso á alguns anos todos os dias e é com ele que estou a enviar este comentário. Só começando ensinar mesmo pelo mais básico é que atraímos mais pessoas para o Linux. Parabéns
O meu problema com o Linux sempre foram os drivers e a parte de ter que utilizar uma linha de comandos para fazer imensas das coisas que no Windows é tão mais intuitivo.
Eu tenho um Asus Eee PC 1001P e adoraria colocá-lo a rodar Linux pois o Windows 7 que tem deixa-o lento. Só tem 1 GB de RAM.
Alguém me diz qual é a versão Linux mais parecida com Windows e que seja leve para fazer isso?
Linux Mint 18 “Sarah” – Cinnamon (32-bit)
http://mirrors.fe.up.pt/pub/linuxmint//stable/18/linuxmint-18-cinnamon-32bit.iso
Zorin OS.
Zorin OS ou Q4OS.
https://pplware.sapo.pt/linux/q4os-distro-linux-ressuscitar-windows-xp/
Este ultimo andei a testar numa VM e parece interessante e bastante leve.
Qual versão é mais leve Cinnamon ou Mate para pc mais antigos?
Mate.
Boa noite;
Dependendo das specs do seu hardware, nenhum dos dois e sim o XFCE, que sabendo personalizar (você encontra uns tutoriais bacanas) não deixa nada a dever em estilo e personalização.
As distros de hoje, pelo menos as mais utilizadas, já são bastante intuitivas e, em algumas coisas, não sao assim tão diferentes do windows. Utilizo o manjaro já à um bom tempo e, raramente tenho de recorrer ao terminal.
Abraço
concordo, só não aconselho Manjaro aos novos usuários por ser uma roling release. E como é baseado em Arc pode assustar…(já experimentaste Antergos)?
Ola Rui,
Ja andei a investigar mas nunca experimentei o Antergos. Mas ja ouvi falar muitissimo bem dela. Tenho que analisar.
JF;
Tenho um notebook Samsung I7, NVIDIA 2Gb e memória de 8Gb em dual boot com Windows 10 e Manjaro KDE, enquanto um outro antigo com um configuração bem mais modesta rodando outro Manjaro JWM, este bem leve que atende nas tarefas básicas (Office, navegar na Web e assistir vídeos), contudo sua configuração não é das mais intuitivas para usuários que estão acostumados com o padrão NNF (next, next e finish) do Windows.
E para quem está farto de Linux ou OSX ou…??? Alguma “dica”???
Vá lá, vamos ser coerentes, sérios, e por aí adiante…
*BSD.
+1
Ports não é para amadores!
vá ajudem a malta também a retirar os icons no ambiente trabalho. xd
Estás a complicar ! 😉
1-Definições do sistema.
2-Ambiente de Trabalho
Esquema de trabalho (sem icons na área de trabalho)
Como já referi no post anterior, façam um tutorial a explicar como se mete software de audio com dongles a trabalhar e mudo já, até lá, o mint ou qualquer outra distribuição Linux serve para navegar na net…..
Explica lá bem o que queres 😀
Opa esta malta não tem ideia nenhuma do que está a dizer. Impressionante.
Pedro Pinto poderias fazer um video ?
Ou podias usar este video do Dio ele faz videos ele é professor de informatica.
https://www.youtube.com/watch?v=_lAM5yRG3nA
Toca a evangelizar o pessoal pplware ; como o Linux é um projecto comunitário e não um produto não há publicidade… Cabe à comunidade a sua divulgação e assistência ; obrigado pplware
O Sr. Pedro Pinto deve usar muitas vezes o Linux Mint. Deve, deve….
Digamos que uso qb
Um tutorial como instalar uma dock (exemplo a cairo) e configurá-la.
Eu no meu instalei e gostei do conceito.
Como instalar o pipelight, ainda não consegui. (Já devo ter instalado coisas a mais).
Tenho a meo apenas no firefox mas ta a 100%.
https://www.edivaldobrito.com.br/pipelight-plugins-do-windows-no-linux/
Boa tarde,
Sou usuário do Windows mas tenho curiosidade em trabalhar com o Linux. Tenho um portátil antigo e gostaria de instalar o Linux de raiz sem Windows. Podem me dizer como fazê-lo? que programa usar?
vai ao youtube, tens lá vários tutoriais, vais ver que é fácil.
normalmente a instalação e feita através de uma pen (8gb aconselhável), testa primeiro a ver se gostas antes de fazeres a instalação (as vezes há problemas com as placas wifi nos portáteis mais antigos). Esta distro Mint é das que costumo aconselhar a novos usuários, mas se o teu portátil for mesmo muito velhinho experimenta o linux lite ou o ZorinOs que requerem poucos recursos da maquina para funcionarem bem.
Muito obrigado pela resposta.
Bom dia, dará para instalar num asus eepc 1000he?
SIM, a versão 32 bit.
http://mirrors.fe.up.pt/pub/linuxmint//stable/18/linuxmint-18-cinnamon-32bit.iso
Eu uso o pclinuxos br a mais de 7 anos, sem um problema sequer. Ele é parecido com o windows na instalação e atualização, é fácil e não preciso ir ao terminal, é só usar a synaptic, que faz tudo automaticamente. A configuração a seu gosto na área de trabalho é fácil, como se estivesse no windows.
Gostava de conseguir instalar o wine no mint e instalar software que por vezes só há para Windows mas nunca consegui que funcionasse.Wine funciona com Internet explorem que já vem instalado, mas nunca funcionarão nada que eu instala-se
Experimenta o PlayOnLinux
sim isso mesmo só para os horríveis os/as bonitinhos só usam Mac (também não usam windows que isso é coisa de classe média).
Aposto que usas e dominas e pagas as versões todas dos programas que escreveste aí…
Que bela maneira de escapar da questão de fundo…
Não à que escapar a questão de fundo… quem usa ferramentas como “adobe acrobat, lightroom ou premiere ou photoshop” e precisa delas use windows ou mac, existem nalguns casos ferramentas alternativas mas não são a mesma coisa… mas tenhamos em atenção que a maior parte dos utilizadores não usam essas ferramentas nem têm sequer maquinas com fluidez para as usar. Atenção que uso e adoro o w10 também.
Esta história que o linux é complicado é um minto. Tenho um amigo, na casa dos 70 anitos que sempre usou o pc com Windows. Aqui à uns 3 anos estava com problemas de ativaçoes de office e windows e, em vez de lhe colocar la o KMS a trabalhar, instalei-lhe o Mint. Até hoje esta satisfeitissimo com aquilo. É certo que não é um utilizador profissional, de qualquer das formas, serve para perceber que, qualquer pessoa, pode usar Linux.
Essa historiia do Linux ser uma coisa dependente dum terminal até para montar uma pen está mais que ultrapassada.
Ainda assim, entendo que, para alguns utilizadores o WIndows seja indispensavel. Sou utilizador do VisualStudio e reconheço, sem qualquer problema, que o MonoDevelop não está nem proximo do VS2015.
Mas pronto. Toda a gente precisa de utilizar VisualStudio?? Toda a gente precisa de utilizar Dreamweaver?
Abraço a todos
Boas, tenho o MINT 17 CINAMON a funcionar na perfeição no MAGALHAES e é impecavel. Entretanto tentei instala-lo “n” vezes num COMPAQ PRESARIO CQ60 e a dada altura fiquei com o ecran sempre a “piscar” que deduzo ser problema de drivers NVIDIA; problema esse que não consegui resolver… E na verdade, neste “charolo” só a distro KUBUNTU e a que tenho actualmente (MANJARO 16.06.1 XFCE) é funcionam na perfeição. E experimentei UBUNTU, ELEMENTARY OS, …
Quem sabe um tutorial de como formatar um pen-drive ou disco usando o “formatador de dispositivo de memória” do mint ou usando o gnome “disks”. e também de como encriptar um disco ou pendrive usando o famoso LUKS no gnome Disks. são ótimas dicas.
o pb. do linux é que….. como se instala o java?ou
“”Silverlight extension for Chromium is called Novell-Moonlight “” pq usam SLight??????
e os codcs???
mp3???
como uso arch isso é tudo instalado a mao mas semper se pode uzar –>
bluestarlinux (que não conheço).
fonte:
http://bluestarlinux.sourceforge.net/index.php?action=articles;sa=view;article=39
Acabei de fazer uma partição no disco e de momento tenho instalados no pc o W10 e o Linux Mint 18. O meu problema é que o Wi-fi no Linux não está a funcionar, assim que ponho aquilo no “On” aquilo vai para “Off” automaticamente. Já instalei as drivers necessárias e aquilo continua a não funcionar. É muito estranho porque a opção “sem fios” aparece mas ao tentar ativá-la aquilo desativa imediatamente.
De notar que já aconteceu o mesmo problema no meu pc quando instalei o Ubuntu (tentei até várias versões desta distribuição).
Alguém consegue ajudar ?
No Linux se as drives ou algo não funciona correctamente, por vezes é porque está em falta algum pacote……. Synaptic – permite instalar, actualizar e remover pacotes de software.