PplWare Mobile

Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa (2)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Ruivix says:

    Quase que estava tentado em estoirar 200€ num desses HP Stream 11 só para testar o Mint num mini portátil por ser uma maquina mais actual mas 32GB de disco é muito fraquito para mim…

  2. João Assis says:

    Como fazer partição do disco para ter o Mint e o W10 ?

    • Bovidino says:

      Você pode usar o próprio Gerencidor de Disco do Windows. Digite WIN+X e escolha Gerenciador de Disco. Também pode usar o EASEUS Partition Master, programa que pode baixar no Baixaki, ou qualquer outro programa do gênero. Cuidado, você precisa saber o que está fazendo para não deletar o seu próprio Windows ou seu documentos.

    • Antónioi says:

      EaseUS Partition Master.

    • Amilcar Alho says:

      Pelo próprio Live DVD do Mint, usas o GParted.

  3. Daniel says:

    A sério que estás a “ensinar” a mudar wallpaper e tema? Ao que isto chegou…

    • J says:

      Também achei que há temas mais pertinentes a abordar em linux, mesmo para iniciantes, do que mudar um tema e wallpaper. Nomeadamente, situações que apareçam e que não estejam na documentação das distribuições. É certo que ninguém lê a documentação que acompanha as distros, da mesma forma que ninguém lê as instruções quando compra um aparelho novo. Agora mudar um tema ou até mesmo como pergunta o João Assis, particionar o disco, é algo que está em qualquer documentação de qualquer distro. Bastava ler 5 min para perceber que logo na instalação pode, com o recurso ao Gparted(senão me engano), estruturar o disco de forma a instalar os dois sistemas sem comprometer o que já está instalado.

      • Pedro Pinto says:

        Calma, vamos passo a passo. Quem já sabe que ajude não venha criticar. Afinal são muitos que acham que o Linux é só aquela janela preta.

        • Helder Ganhão says:

          Concordo. Sou iniciante neste mundo do linux e estas pequenas “pérolas” de ajuda, apesar de “banais”, são uma mais-valia. Um grande bem haja a todos os que não se importam de partilhar conhecimento.

        • Y says:

          Pedro. Não é uma critica destrutiva. Até porque por muito mau que possa achar qualquer artigo aqui publicado nunca farei um critica destrutiva. Porque antes de o fazer há duas coisas que penso. Primeiro que o que se quer transmitir e a forma como se transmite às vezes não nos sai ou não tem o impacto que pensamos que vá ter e depois há o trabalho que está implícito em todo e qualquer artigo. E este é um trabalho, um acesso à informação, que chega a nós gratuito e só temos de aproveitar, absorver e agradecer.
          Vamos então passo a passo e descomplicar essa janela preta. Continuação de bons artigos com que nos brindam diariamente.

        • José Pinto says:

          Instalei o Mini 18 num Toshiba Nb100 e tenho-me aventurado um pouco neste sistema operativo. O que me custa mais compreender é a instalação pela consola. Mas hei-de lá ir! Sempre que posso leio algo sobre o Linux.

    • Pedro Pinto says:

      Sim Daniel! Se ainda não percebeste (devias ter percebido), o objectivo é fazer vários tutoriais a ensinar e mostrar como é fácil usar o Linux. Mas já que parece que dominas, deixo-te o desafio de apresentares um artigo sobre o tema. Vamos nessa?

  4. Nilson Carvalho says:

    Qual versão é mais leve Cinnamon ou Mate para pc mais antigos?

  5. J.Frazão says:

    As distros de hoje, pelo menos as mais utilizadas, já são bastante intuitivas e, em algumas coisas, não sao assim tão diferentes do windows. Utilizo o manjaro já à um bom tempo e, raramente tenho de recorrer ao terminal.
    Abraço

    • Rui says:

      concordo, só não aconselho Manjaro aos novos usuários por ser uma roling release. E como é baseado em Arc pode assustar…(já experimentaste Antergos)?

      • J.Frazão says:

        Ola Rui,

        Ja andei a investigar mas nunca experimentei o Antergos. Mas ja ouvi falar muitissimo bem dela. Tenho que analisar.

        • XJarreta says:

          JF;

          Tenho um notebook Samsung I7, NVIDIA 2Gb e memória de 8Gb em dual boot com Windows 10 e Manjaro KDE, enquanto um outro antigo com um configuração bem mais modesta rodando outro Manjaro JWM, este bem leve que atende nas tarefas básicas (Office, navegar na Web e assistir vídeos), contudo sua configuração não é das mais intuitivas para usuários que estão acostumados com o padrão NNF (next, next e finish) do Windows.

  6. KingDi says:

    E para quem está farto de Linux ou OSX ou…??? Alguma “dica”???
    Vá lá, vamos ser coerentes, sérios, e por aí adiante…

  7. onz says:

    vá ajudem a malta também a retirar os icons no ambiente trabalho. xd

  8. Mendes says:

    Como já referi no post anterior, façam um tutorial a explicar como se mete software de audio com dongles a trabalhar e mudo já, até lá, o mint ou qualquer outra distribuição Linux serve para navegar na net…..

  9. Mário Alberto says:

    Pedro Pinto poderias fazer um video ?
    Ou podias usar este video do Dio ele faz videos ele é professor de informatica.
    https://www.youtube.com/watch?v=_lAM5yRG3nA

  10. manuel says:

    Toca a evangelizar o pessoal pplware ; como o Linux é um projecto comunitário e não um produto não há publicidade… Cabe à comunidade a sua divulgação e assistência ; obrigado pplware

  11. coiso says:

    O Sr. Pedro Pinto deve usar muitas vezes o Linux Mint. Deve, deve….

  12. pena33 says:

    Um tutorial como instalar uma dock (exemplo a cairo) e configurá-la.
    Eu no meu instalei e gostei do conceito.
    Como instalar o pipelight, ainda não consegui. (Já devo ter instalado coisas a mais).

  13. Bruno Costa says:

    Boa tarde,

    Sou usuário do Windows mas tenho curiosidade em trabalhar com o Linux. Tenho um portátil antigo e gostaria de instalar o Linux de raiz sem Windows. Podem me dizer como fazê-lo? que programa usar?

    • Rui says:

      vai ao youtube, tens lá vários tutoriais, vais ver que é fácil.
      normalmente a instalação e feita através de uma pen (8gb aconselhável), testa primeiro a ver se gostas antes de fazeres a instalação (as vezes há problemas com as placas wifi nos portáteis mais antigos). Esta distro Mint é das que costumo aconselhar a novos usuários, mas se o teu portátil for mesmo muito velhinho experimenta o linux lite ou o ZorinOs que requerem poucos recursos da maquina para funcionarem bem.

  14. Vitorpt says:

    Bom dia, dará para instalar num asus eepc 1000he?

  15. Osvander says:

    Eu uso o pclinuxos br a mais de 7 anos, sem um problema sequer. Ele é parecido com o windows na instalação e atualização, é fácil e não preciso ir ao terminal, é só usar a synaptic, que faz tudo automaticamente. A configuração a seu gosto na área de trabalho é fácil, como se estivesse no windows.

  16. Vítor Rodrigues says:

    Gostava de conseguir instalar o wine no mint e instalar software que por vezes só há para Windows mas nunca consegui que funcionasse.Wine funciona com Internet explorem que já vem instalado, mas nunca funcionarão nada que eu instala-se

  17. Rui says:

    sim isso mesmo só para os horríveis os/as bonitinhos só usam Mac (também não usam windows que isso é coisa de classe média).
    Aposto que usas e dominas e pagas as versões todas dos programas que escreveste aí…

    • coiso says:

      Que bela maneira de escapar da questão de fundo…

      • Rui says:

        Não à que escapar a questão de fundo… quem usa ferramentas como “adobe acrobat, lightroom ou premiere ou photoshop” e precisa delas use windows ou mac, existem nalguns casos ferramentas alternativas mas não são a mesma coisa… mas tenhamos em atenção que a maior parte dos utilizadores não usam essas ferramentas nem têm sequer maquinas com fluidez para as usar. Atenção que uso e adoro o w10 também.

  18. J.Frazão says:

    Esta história que o linux é complicado é um minto. Tenho um amigo, na casa dos 70 anitos que sempre usou o pc com Windows. Aqui à uns 3 anos estava com problemas de ativaçoes de office e windows e, em vez de lhe colocar la o KMS a trabalhar, instalei-lhe o Mint. Até hoje esta satisfeitissimo com aquilo. É certo que não é um utilizador profissional, de qualquer das formas, serve para perceber que, qualquer pessoa, pode usar Linux.
    Essa historiia do Linux ser uma coisa dependente dum terminal até para montar uma pen está mais que ultrapassada.
    Ainda assim, entendo que, para alguns utilizadores o WIndows seja indispensavel. Sou utilizador do VisualStudio e reconheço, sem qualquer problema, que o MonoDevelop não está nem proximo do VS2015.
    Mas pronto. Toda a gente precisa de utilizar VisualStudio?? Toda a gente precisa de utilizar Dreamweaver?

    Abraço a todos

  19. paulo says:

    Boas, tenho o MINT 17 CINAMON a funcionar na perfeição no MAGALHAES e é impecavel. Entretanto tentei instala-lo “n” vezes num COMPAQ PRESARIO CQ60 e a dada altura fiquei com o ecran sempre a “piscar” que deduzo ser problema de drivers NVIDIA; problema esse que não consegui resolver… E na verdade, neste “charolo” só a distro KUBUNTU e a que tenho actualmente (MANJARO 16.06.1 XFCE) é funcionam na perfeição. E experimentei UBUNTU, ELEMENTARY OS, …

  20. VaGNaroK says:

    Quem sabe um tutorial de como formatar um pen-drive ou disco usando o “formatador de dispositivo de memória” do mint ou usando o gnome “disks”. e também de como encriptar um disco ou pendrive usando o famoso LUKS no gnome Disks. são ótimas dicas.

  21. sakura says:

    o pb. do linux é que….. como se instala o java?ou
    “”Silverlight extension for Chromium is called Novell-Moonlight “” pq usam SLight??????
    e os codcs???
    mp3???
    como uso arch isso é tudo instalado a mao mas semper se pode uzar –>
    bluestarlinux (que não conheço).

    fonte:
    http://bluestarlinux.sourceforge.net/index.php?action=articles;sa=view;article=39

  22. João Assis says:

    Acabei de fazer uma partição no disco e de momento tenho instalados no pc o W10 e o Linux Mint 18. O meu problema é que o Wi-fi no Linux não está a funcionar, assim que ponho aquilo no “On” aquilo vai para “Off” automaticamente. Já instalei as drivers necessárias e aquilo continua a não funcionar. É muito estranho porque a opção “sem fios” aparece mas ao tentar ativá-la aquilo desativa imediatamente.

    De notar que já aconteceu o mesmo problema no meu pc quando instalei o Ubuntu (tentei até várias versões desta distribuição).

    Alguém consegue ajudar ?

  23. yaclicka says:

    No Linux se as drives ou algo não funciona correctamente, por vezes é porque está em falta algum pacote……. Synaptic – permite instalar, actualizar e remover pacotes de software.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.