Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa


Destaques PPLWARE

181 Respostas

  1. Ruivix says:

    O Windows 7 funciona até quando mesmo? Seja como for o Mint pelo pouco que já lhe mexi (versões anteriores claro está) este um SO bem interessante e de fácil compreensão. Sei que o Mint 13 tinha “suporte” para placas SIS. As versões recentes já não funcionam não é?

    • Jotta says:

      ate 2020 com suporte, mas funciona ate sempre. O mint é bom mas n tem adobe, n tem office MS, tem aquele software inutil e desatualizado do linux. Pena porque e bem leve e muito rapido

      • Leonardo says:

        desatualizado?
        tem adobe, tem ms office sim… porém é um pouco mais complicado de se “fazer funcionar” do que no próprio windows!
        mas se for levar em consideração mudar mude até de programas, não fique nos do windows! no mint (acho eu) que quem reina é o libre office, que faz muito bem o trabalho de um pacote office!

        • Joao says:

          Os libre e open office fazem bem o trabalho entre si, o problema é q a maior parte do mundo gira à volta do MS office e há sempre desformataçoes qd se passa de um para outro. mm Trabalhando em modo de compatibilidade. Isto para não falar de apresentações….

          • khidreal says:

            os documentos devem ser sempre entregues em PDF a menos que não os peçam desse jeito… apresentações se forem gravadas na extensão especifica para abrir em modo slideshow automaticamente geralmente não desformatam tbm… excel rege-se por posições. se tens dados em C3 no MS office, no libreoffice continuará em C3, o que pode mudar são elementos gráficos, como imagens lá colocadas. base de dados é praticamente o mesmo que excel, se te metes a meter muitos elementos gráficos lixas-te.

          • Fernando "Eagle" de Sousa says:

            Utilize o WPSOffice, que para linux é GPL

          • Alex says:

            WPS Office resolve esse problema! 100℅ compatível com o MS Office!

        • Joao Magalhaes says:

          Consigo instalar o Photoshop e Lightroom no Mint?

        • tugalix says:

          mete lá macros em vb num excel e depois tenta abrir no libre e vais ter uma desagradável surpresa!

          • lmx says:

            quem será o maluco para meter macros em VB numa folha de calculo??

            Depois ficas agarrado a MS…isso é burrice..faz o que tens a fazer em basic ou python ou que seja no libreoffice.

        • alex says:

          tem 1 ano e meio que deixei de usar o windows estou no ubonto e agora estou usando o fedora em dual boot com p linux mint nunca mais instalo windows no pc agora que da pra jogar varios jogos pelo playonlinux

      • Bruno says:

        Isso é relativo, tem flash player e Openoffice que é uma alternativa gratuita do MS office.

      • AlgumaCoisa says:

        “tem aquele software inutil e desatualizado do linux. ”

        Ahn?

      • José Maria Oliveira Simões says:

        Acho que deveria verificar o quanto actualizado o software do Linux está. Quanto ao software inútil que refere … depende se necessita dele ou não . Há software que para si não tem qualquer utilidade, mas para outra pessoa será mesmo essencial. Depende muito das suas necessidades.

        • PeFerreira98 says:

          O mesmo digo eu…
          Praticamente quase todos os IDE (e ferramentas) de programação, netbeans, eclipse, inteliJ, antlr.. Estão uma lastima a nível de updates, nos repositórios (neste caso estou a falar dos repo das distros debian).

      • Alex says:

        No Linux você pode usar o LibreOffice que é ótimo e usa o padrão OpenDocument. Mas se o que quer mesmo é compatibilidade com o MsOffice instale o WPS Office que é um clone do office da Microsoft e é 100℅ compatível! O Adobe você pode instalar usando um programa chamado CrossOver, mas certamente encontrará ferramentas livres equivalentes, basta dar uma pesquisada!

      • Paulo Sergio says:

        Pra vc que não sabe, adobe é uma EMPRESA, e não um programa, e se for o flash player ele tem sim, mas se vc tem dificuldade em usar os programas do Linux e chama de inútil, saiba que o problema do Linux fica entre a cadeira e o teclado, ou seja um tapado feito você!

    • Douglas says:

      Olá. Vc pode encontrar como instalar o driver sis no forum da distro brasileira DUZERU. Lá tem o passo a passo pra vc deixar a sis videio em 1280×768 .

  2. joao says:

    A minha sugestão é ensinarem e instalar programas sem recurso à linha de comando, será uma boa dica para utilizadores menos experientes.

    • Extreap says:

      Isso era muito fixe, eu já a algum tempo que ando tentado a dar dual-boot no laptop, windows para gaming e outras atividades não suportdas por linux e linux para o resto. O meu maior problema é não saber muito bem os comandos e eu acabo sempre “estragando” o linux.

    • Carlos Santos says:

      Continuam com o mito que é necessário linha de comandos para instalar as coisas bah

    • Nuno José Almeida says:

      É fácil, sabes aquela coisa que o W10 agora tem chamada store, existe na maioria das distribuições algo parecido faz imensos anos. É só lá entrar e instalar.

    • AlgumaCoisa says:

      epá… no mint ou escreves o nome do programa no pesquisar e ele dá sugestões ou vais ao terminal (o que chamas linha de comandos) e escreves algo tão simples como “sudo apt-get install ”
      Depois é so meter a password de administrador, aceitar a instalação e voilá, nada mais facil…
      Explicando o comando para miudos:
      sudo -> equivalente ao executar como administrador
      apt-get -> programa para sacar pacotes (e instala-los)
      install -> Acho que não precisa expilicar

      • Anónimz01 says:

        “nada mais facil”

        Talvez com excepção de clicar duas vezes num ficheiro…

      • Aprendiz says:

        Alguma coisa – tudo isso é muito fácil para quem tem um mínimo de conhecimentos. Eu já por várias vezes tentei usar Linux:
        1º por concordar que deve haver alternativas ao software pago.
        2ª Por gostar de explorar novos programas.
        3ª E a principal adquirir mais conhecimento. (quero realçar que tenho 56 anos e sempre trabalhei com o Windows, mas continuo a querer aprender, quanto mais aprendo mais “rejuvenesço”. Infelizmente na idade não 🙁
        4º Dar vida a um PENTIUM IV, 2,8 e 1 gb ram
        E um dos que mais tenho tentado é o MINT, mas acabo por desistir, ou porque não consigo drivers para algum hardware ou não consigo instalar algum programa, ex. Wine e outros.
        E continuamos a assistir sempre aos mesmos comentários:
        Carlos Santos ‘linha de comandos’ MITO.
        Alguma coisa dá um exemplo, “sudo apt-get install ”, já agora com ou sem aspas.
        O que parece indicar que o Linux é só para uma elite e não para todos conforme divulgam. Assim o Linux só chegará (até quando?) aos servidores e não ao POVO.

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Existe o gestor de software em modo gráfico. Você tem a possibilidade de instalar o que pretende clicando no botão instalar. A instalação é automática e sem qualquer necessidade de intervenção da sua parte.

    • Lopix says:

      Sempre é melhor fazer copy/paste de uma linha de comando do que um tutorial de 20 clicks

      • khidreal says:

        yep mas é mais facil ler e decorar cliques do que linhas de comandos… por exemplo, eu sou noob no mundo linux, mas sei instalar um programa apartir da central de programas, ainda me lembro. instalei vários programas por linhas de comandos que via em sites, não me lembro de NENHUM! lembro-me apenas disto: sudo apt-get (link do repositorio) e depois escreve-se install (nome do programa). acho que é isto, pra teres uma ideia já nem isto sei…

    • Amilcar Alho says:

      Na maior parte das distros, para não dizer todas, tens algo chamado “Centro de Software” (se não estou em erro chama-se assim, no Ubuntu, por exemplo) ou outro nome semelhante.
      É uma store/repositório de software, basta escolheres o que queres (até está dividido por categorias) e ele faz o resto. 😉
      Um exemplo: http://www.muylinux.com/wp-content/uploads/2011/08/Centro-Software-Ubuntu-11-10-1.jpg
      http://ubuntunews.ir/wp-mohtava/uploads/2013/04/ubuntu-software-center.png

  3. SoulReaver says:

    @João
    Há quanto tempo não utilizas Linux? É que até em live mode podes instalar alguns programas para veres como é que as coisas funcionam antes de instalares…se o fizeres vais ver que através do Software Center ou até mesmo através dos pacotes .deb disponibilizados através dos sites, como é o caso do 4k Video Downloader e Youtubetomp3, tudo é instalado com um ou dois cliques, sem qualquer necessidade de recorrer ás linhas de comando…até mesmo o Google Chrome é instalado desta forma…são já muitos poucos os programas que são instalados através do Terminal….a solução mais simples é optar pelo software center que vem no OS, encontras lá quase tudo o que precisas…think about it ; )

    • joao says:

      Eu uso o linux há muito tempo e gosto bastante do terminal 🙂
      Mas o Pedro Pinto pediu sugestões e eu acho que esta é uma boa sugestão para a malta que se está a aventurar pela primeira vez, fazer um tutorial sobre o Software Center.
      O meu SO principal até é o linux Mint 😉

      • Fabio contraste says:

        o linux mint é uma especie de CHrome OS com mais funcoes, mas nao chega aos calcanhares de um windows ou osx. Bom para nerds brincarem ou cotas andarem na net sem virus

        • João says:

          Quando faço projetos em cad, tenho de usar o windows pois neste caso o linux não chega aos calcanhares do windows. Quando faço programação de apps Android ou OpenGL, e para surfar na net e tudo o mais, uso o linux mint pois aqui o windows não chega aos calcanhares do linux 😉
          Vê bem, é uma questão de gosto pessoal, necessidade e de perspectiva, compreendeste ?

    • Miguel says:

      Sim, mas se usares outros linux, tipo debian e derivados, vais ver que não consegues instalar praticamente nada sem ires no terminal!

  4. Jotta says:

    se nao ha dinheiro instalei o kmspico e ficam com o windows 10 actualizado

    • Leonardo says:

      linux mint é totalmente grátis!

    • Daniel says:

      Espero que apanhes um keylogger… uns certificados falsos para aprenderes.

    • khidreal says:

      tipo…90% dos sistemas operativos linux são gratuitos, e os que são pagos têm programas especiais de gerenciamento, finanças etc, ou seja, versões profissionais, e nunca vi uma dessas versões a mais de 20€… não me digas que não tens 20€??? é que tipo, pirataria é ilegal e tás a violar direitos de autor e a dizer basicamente que não respeitas o trabalho dos outros.

  5. Cruz says:

    DIgo e repito, linux é sistema de nerds, n é para o comum dos mortais.

  6. Alexx says:

    Não consigo ver solução para já para utilizadores mt específicos como gente de Design e gamers ativos. E mesmo para leigos ainda acho que não seja solução principalmente para instalação de certas aplicações e drivers.
    Pode ser bom mas ainda falta mt para conquistar. Quase que convence os leitores mas quando pegam instalam e testam passado umas semanas desistem.

    Claro que para uma boa cota deve servir, gente que quer um browser PC que é que mt gente faz pode fazer um sentido, mas isso também serve qualquer sistema operativo.

    • khidreal says:

      estás atualizado do progresso linux? à uns anos eu testei o Ubuntu, nessa altura não precisei de instalar drivers, as genéricas funcionavam perfeitamente, muito simples de usar, é só aprender a posição dos botoes e a localização dos menus, que de resto é só ler. no que toca a programas especificos, o mundo linux já deve ter as suas proprias soluções penso eu, relacionado ao gaming, tens a STEAM para linux hoje em dia, existia o programa WINE que permitia emular programas windows no linux, não sei se ainda existe…

      • Alexx says:

        Para ter a performance ideal na steam com jogos não foi so instalar o ubuntu, senão fico a frames miseráveis ainda foi preciso me mexer muito.
        Não é logo tão trivial instalar qualquer programa, isto que nao esteja na store. Ainda mt coisa que se faz com 2clicls no windows ou mac ainda é preciso mt inventar e colocar umas linhas de código. Agora vêm os outros falar ah mas linux sempre foi sinonimo de linhas de comando. Vão dizer isso a mts utilizadores ou aos meus pais.

        • Alexx says:

          Instalar wine por instalar, deixome estar no windows ou meto uma Vm a correr em windows ou noutro sistema. Andamos aqui a brincar ao faz de conta.

        • Fabio contraste says:

          usem linux mas instalem wine, ahaha Se vcs forem mais velhos que 16anos sao ridiculos. Eu uso iphone e adoro esfrega lo na cara dos nerds. Esses seres repugnantes que nem namorada tem

  7. jorge says:

    tem o Onedrive? tem o CorelDraw? tem o Outlook? tem o iTunes? tem o NeedforspeedUnderground? tem o…..?

    • Alcino Major says:

      no, no, no, no 🙂

    • VaGNaroK says:

      Quando diz isso significa que usas tudo original não é mesmo? pagou por todos não foi? SQN!!

      • Joao Magalhaes says:

        O que interessa se é original ou não, aqui a questão é se realmente é um substituto do Windows e já verificamos que não é. A mim só me interessa se dá o Lightroom e Photoshop, dá para instalar estes dois? São os dois originais.

    • um gajo says:

      wine + libreoffice/google docs

    • um gajo says:

      também podias experimentar o Thunderbird em vez do Outlook mas não sei muita coisa sobre aplicações de email

    • AlgumaCoisa says:

      Onedrive -> pelo que sei da para aceder via web
      CorelDraw -> Se não me engano por wine dá para instalar (sempre tens o gimp como alternativa)
      Outlook -> que saiba dá para aceder via web seja como for tens por exmplo o thunderbird)
      iTunes -> Novamente, acho que dá para instalar pelo wine
      NeedFor…. -> Nada como pesquisar um pouco, mas tambem acho que dá por wine…

      Já agora, quase todos os programas tem alternativas só por acaso gratuitas, os jogos já é mais complicado, mas se tens a midia comprada do jogo é bem simples de instalar

    • khidreal says:

      – quem raio iria utilizar o OneDrive no seu perfeito juízo??
      – não tem coreldraw mas tem software GRATUITO parecido, pode ter menos funcionalidades, mas dá para uma utilização razoavel
      – outra vez, para que queres utilizar o outlook? a maioria dos linux têm thunderbird, um mensageiro como o outlook da office suite que tem 1001 mais funcionalidades que o outlook.
      – itunes é suportado através do Wine, um emulador para executar software .exe . e, no mundo linux existem melhores reprodutores que o itunes, se experimentares o reprodutor do Ubuntu apaixonas-te logo. E ainda existem reprodutores que suportam integração com a loja do itunes se não me engano, já lá se vão bastantes anos desde que usei algum linux.
      – NFSUG / 2 é um jogo com séculos já… tu não tens NFS, mas tens STEAM, o que do meu ponto de vista é ainda melhor.
      – tens o office? não, mas tens o libreoffice, o wps office (90% da sua interface é igual ao do Office 2013)…
      de que mais é que precisas?

      • PeFerreira98 says:

        … Não tens nfs mas tens steam. Isso é a mesma coisa que dizer, ‘não tens apps mas tens a store’.
        O facto de ter steam no linux não significa que tenha toda a biblioteca steam disponível para jogar.

  8. Portimão says:

    Jamais uma pessoa normal, no seu perfeito juizo, vai trocar um SO fantástico como o Windows pelo Linux.
    Um SO compatível com todos os programas e mais alguns, com uma loja de apps recheada (a maior e melhor loja a nível de SO desktop). Um SO bastante bonito, bem trabalhado, competente.
    Não há comparação possível.
    Linux é para nerds que não têm o que fazer na vida e que passam a vida a mudar de distros.
    Quem quer um SO a sério usa Windows e/ou Mac.

    • Rui says:

      Quem falou em trocar?
      Gosto muito do W10 e uso no meu desktop, mas no meu velhinho laptop da Acer que vinha com Wvista (e já não funcionava) instalei primeiro o Mint, e Agora está com o Ubuntu Mate 16.04 e ganhou nova vida.
      Linux não é para Nerds…
      No linux ninguem te “obriga” a mudar de distros no W “querem” te forçar a mudar de SO (atualizar do W7, 8 etc para 10).

      • André Meireles says:

        Que engraçado, e quando instalaste o Ubuntu já era o 16.04 ou também atualizaste? É que nesse caso acaba por ser então o mesmo que a Microsoft “obriga” a fazer… -.-‘

        • Rui says:

          mudei de distro… fiz a experiência e gostei logo mudei (mas a opção foi minha) tal como quando migrei do W8.1 para o w10 a opção foi minha. gosto muito do w10 mas também gosto de Linux no meu caso salvou-me uns bons cobres, tenho um laptop velhinho com um comportamento fluido (coisa que com o vista a muito tempo não tinha)

    • Paulo Gomes says:

      Depende do objectivo, preferência, … eu jamais troco o meu debian por Win ou Mac.

      E posso ainda dizer que todos os PC’s que me passam pelas mãos para arranjar eu “impinjo” logo linux. Até hoje nenhum voltou para trás por queixas de não saber utilizar, lentidão, malware, virus, … ao contrário do windows…

      Quantos utilizadores não tiveram problemas nas actualizações do Windows? Nesta ultima por exemplo que depois do upgrade para win10 vários hardwares pura e simplesmente deixaram de funcionar!? Se fosse linux já tinham um motivo para deixar de lado, nunca mais voltar a usar e falar mal o resto da vida. Mas como era windows, aceitaram e pagaram a “técnicos” para resolver o problema ou reverter para o antigo…

    • Luís says:

      nada como ter o poder dos 2 (Windows e Linux) à mão…

  9. Lino Ferreira says:

    Só gostava de ver um vulgar utilizador windows a pagar as licenças todas do software que utiliza.

    • dasdas says:

      O windows não existia, nós comuns não temos dinheiro (falo por mim) para dar aos 100€+ em cada merda que uso, ou saco um chave/crack (sei que isto é perigoso pois 99.99% dos certificados e as cenas que mudam no registo da asneiras) ou tenho de borla (universidade) mas é por enquanto, porque quando a faculdade acabar, linux in the house

    • Filipe Coelho says:

      Eu no meu computador tenho o Windows e tenho 0 software pirata… Tenho tudo original e tudo pago. Incluindo o Office 365, jogos e ferramentas de programação, modelação 3D, produção de áudio e gamedev.

    • Only This Time says:

      Lino Ferreira, por acaso até tenho as licenças pagas de todo o Software que uso no Windows, com muito esforço, é verdade.
      Mas também uma coisa digo, é que abandonaria, (e não posso dizer de vez) o Windows, se houvesse uma versão que obedecesse a um Standard para o Office, e ou não só, (tenho o office home 2010), já sei que existem o Libre o Open e outros, mas na hora de trabalhar em conjunto a formatação dá sempre problemas. No meu humilde entender é o Office que “estraga” tudo.
      Só estou a manifestar a minha opinião e não a contestar ninguém.
      Obrigado.

    • Sérgio says:

      Ah pois, era tudo linux.

    • Paulo Jorge says:

      Eu tenho tudo pago numa maquina e não me queixo, Win 10 , Office 2016, Steam e Origin, noutra tenho um Windows Home Server 2011 a correr ah e sou um vulgar utilizador como dizes.
      Mas também tenho maquinas com Linux Mint / Raspbien e até um P4 velhinho com WIN XP SP3, esse sim posso dizer-te que não o paguei :), mas utilizei uma chave de um velhinho computador que foi para o lixo do meu antigo emprego quando migraram para o Win Vista.

  10. Willian Silva says:

    Testei o Linux Mint 17 há uns meses via DVD achei muito bom, funcionou rápido o sistema como um todo, e as aplicações que vêm embaladas são boas, sem perder a possibilidade de executar novas instalações também. Todos devem saber que o Linux é apenas o núcleo de todo o sistema opercaional, quanto a desing, interface, recursos, aplicações, programas, adições de funções, entre outros, ficam a cargo das empresas que fazem as distribuições como Red Hat, Suse, Ubuntu, Gnome, KDE, etc.

  11. Filipe Teixeira says:

    Gosto muito de ver incentivos à utilização de Linux, Mint é sem duvida uma excelente distro pra iniciação, usei a durante muitos anos.

    Penso que hoje em dia estas distribuições sejam indicadas para qualquer tipo de utilizador, à excessao daqueles que precisem de software específico.

  12. manuel says:

    O próprio mint se for cinnamon tem um theme para converter o look para Windows 10 ; para quem não sabe o office 365 é universal e funciona em linux e o Skype web funciona a 100 % com o addon agent no Firefox configurado para o id windows 10 edge browzer

  13. khidreal says:

    “Não está em causa a qualidade do Windows, sabemos o que vale” para mim windows não vale 20€… olhem só pra Ubuntu, mint, kali, Remix OS… todos bons sistemas operativos feitos com rigor e qualidade, e além do mais, tudo gratuito… pra mim pagar por windows é um roubo, algum dia o windows iria valer 100€? já valeu, quando era o dominante, o rei de tudo… hj em dia existem alternativas gratuitas, com tanta qualidade e rigor e se calhar melhores que windows de forma gratuita. pelo menos esses OS não têm tanta treta quanto windows e percebe-se isso quando se descarga um OS totalmente funcional, bonito e com qualidade bastante boa que nem chega a 1GB… quando comparado com windows e os seus quase 4GB, fez-me pensar: se eu arranjo um OS com tudo o que eu preciso com 1GB, o que raio são os outros 3 GB do windows?? conclusão a que eu cheguei: tudo treta que 1 eu desconheço ou 2 eu não vou usar.

  14. Zé da horta says:

    A maior parte das pessoas que comenta aqui sobre o linux… não faz ideia do que está a falar. Drivers? One Drive? Outlook? MS Office? epah… Antes de falarem pesquisem sobre o assunto… Em minha casa até a minha mulher usa linux no portátil dela, nunca precisou de linha de comandos, tem todo o software que precisa para o dia-a-dia dela, não usamos software Pirateado como 99% dos tugas, e não venham para aqui falar do Adobe etc, sim porque vocês não são todos designers graficos, e jogos? well podia ser melhor é um facto, no entanto também para jogos já existe um grande suporte, além disso tenho PS4 e é lá que faço os meus games. Povo Windows já deu o que tinha a dar… Mas se vocês são felizes com o Windows continuem a usa-lo e deixem em paz quem prefere Linux

    • Joao Magalhaes says:

      Ehehehehe, não sei o que tens contra o windows, em alguma altura da tua vida vida foi util e devias estar agradecido, são os dois bons sistemas, tu usas uma ps4 para jogos e eu uso o PC para jogos e para tirar fotografias uso uma Full Frame, mas não quer dizer que as cameras do Smartphone não sejam boas, sim, nem toda a gente é designer mas saber que tenho a possibilidade de instalar software Adobe. Recentemente comprei o Witcher 3 porque me apeteceu jogar e sei que a minha máquina e o windows correm o jogo. 99% dos tugas tem algo pirateado e tu não és excepção.

    • Portimão says:

      Windows já deu o que tinha a dar e está em 95% dos computadores em todo o mundo.
      Windows já deu o que tinha a dar e só o XP tem mais utilizadores que o macOS e o Linux juntos.
      Windows já deu o que tinha a dar e quando vais a uma loja não vês nem um computador com Linux.
      Windows já deu o que tinha a dar e 99% dos programas não são compatíveis com Linux.
      Vai à rua e pergunta às pessoas se sabem o que é o Linux.
      Ninguém quer saber desse sistema. Se não estivesses junto com a tua mulher aposto que ela usaria Windows no seu computador e não Linux. Ela tem Linux porque tu lhe impingiste isso, ou não estivesse ela junta com um nerd.

      “O Windows já deu o que tinha a dar”, é hilariante que alguém acredite mesmo nisto.

      • manuel says:

        Por acaso eu ; a minha mulher ; o dois tios; 2 colegas da minha mulher ; o laptop do trabalho delas que usam para fazer apresentações ; o meu chefe o laptop da esposa dele e um colega do meu trabalho acreditamos nisso ; já ninguém usa lixo da Microsoft ; eu tive imenso prazer em eliminar um XP ; uns quantos 7 e um 10; e este fim de semana vou limpar o Windows 7 do laptop de uma prima do lado da minha mulher e instalar o mint. É mesmo hilariante hahahaha

      • Altair says:

        Windows venceu no desktop, mais de 95 % dos usuarios usam parabens!!!!, mas perdeu em todo restante desde servidores a Smartphones, como pode dizer que ninguem quer saber desse sistema se a maioria dos servidores ao redor do mundo usa linux, e os smartphones android, que dominam o mercado, ja desktop está estagnado hj em dia, apesar de eu gostar muitos dos desktops, mas a verdade é que usuarios do windows gostam de falar que dominam o mercado, mas vamos somar todos os dispositivos com linux e todos os dispositivos com windows pra ver qual o sistema mais usado no mundo, o usuário final dificilmente sabe o que é linux, provavelmente nem Mac sabem o que é, mas devem usar android, fora os servidores mundo a fora, não tem nem o que comparar, outra coisa vc diz que ninguem quer saber do linux, mas até a microsoft esta usando linux em seus servidores, e agora está trazendo o ubuntu para dentro do windows 10, que estranho ne, como pode um sistema tão apagado ser tão usado por todos, me responde ae.

  15. Mylittlelife says:

    Eu largo o Windows se e só se for para mudar para MacOS. LINUX é optimo como alternativa grátis mas tendo acesso a windows via update ou com PC novo, nao mudo para LINUX. Em PC muuuito velhos ok, fora isso W10 com NSA e outras já que nao tenho nada a esconder e estou contente com o software

  16. Roque says:

    concordo plenamente com o “Zé da Horta” ,”A maior parte das pessoas que comenta aqui sobre o linux… não faz ideia do que está a falar.”

    Comentar sobre LInux , não é somente instalar e testar e largar porque não se quer aprender …
    Desta forma não taram uma opinião bem fundamentada .

    Drivers .. deixa-me rir .. eu instalar o mint 18 RC á umas semana á traz , apos a instalação tinha impressora configurada , scanner , placa grafica , placa de som .. enfim todo , mas mesmo todo a funcionar … faz lá isso em windows … ?????

    Em 3 minutos , configurei um “share” para poder passar ficheiros para outras maquinas linux e windows .. até aqui é muito mais simples que windows .. agora tens que aprender a fazer , tens que perder tempo para aprender .. os “atadinhos do windows ” não estão para isso .. dá muito trabalho …. por isso é que o linux não presta para eles … enfim fiquem com a taça e boa sorte com os virus dos cracks para instalarem as apps que necessitam ..

  17. Olly says:

    Já fui destes que abandonam o Linux por falta de opções no que diz respeito a software mas um dia decidi investir a fundo a aprender a mexer nas soluções grátis que há disponíveis e, sabem que mais, dá para fazer (quase) tudo o que fazia (e faço no trabalho) em windows e/ou Mac. O Office, acedo à versão online, que é grátis, basta ter uma conta de email associada; O pack da Adobe é mais complicado mas a comunidade online é fantástica e, se não dá para fazer, podemos sempre sugerir esta ou aquela função aos programadores que, mais tarde ou mais cedo há-de surgir… OK, não é perfeito (e implica horas de dedicação a reaprender o Bê-A-Bá) mas se todos fizéssemos algo assim do género iam ver que as grandes companhias (Adobe, Corel, MS e etc.) iam considerar portar os seus softwares para Linux.

    Jogos é mais complicado mas a Steam é um bom exemplo de uma empresa que migrou para linux atrás dos seus utilizadores (ou à procura de mais alguns clientes).

  18. BM says:

    Em linux tal como no windows para substituir o msoffice utilizo o WPS(apenas lhe falta o cliente de email)…Serve perfeitamente para a maioria dos utilizadores.

    Eu pessoalmente gosto dos dois sistemas operativos e utilizo os dois com bastante frequência e na minha opinião devemos sempre mostrar o que de melhor existe e incentivar o pessoal a experimentar e a usar..depois cada um que decida o seu caminho 😉

  19. tugalix says:

    linux só em servidores!

    • Paulo Gomes says:

      e android, e arduino, e tablets, e internet of things, e routers, e impressoras, e smart TV’s, e replicadores, e centrais voip, e alarmes, e câmaras ip, …

  20. Eutech says:

    As “guerrinhas” de linux vs windows!! cada coisa no seu lugar!

  21. Daniel says:

    “…até porque em breve vai ter de pagar pelo Windows 10.”

    Alguém me pode esclarecer isto pf?

  22. pena33 says:

    À um mês atrás instalei o Mint17 num portátil para experimentar, actualmente faço um uso diário, raramente utilizo o desktop com Win10.
    Só utilizo o desktop:
    – Para trabalhar numa folha de cálculo (excell) que tem vária tabelas dinâmicas,
    – Para utilizar um programa da garmin, não vale a pena instalar uma máquina virtual neste portátil.
    – Para ver Tv no meoGo (silverlight), pois o pipeline não funciona, já tentei várias coisas e nada, mas ainda não
    desisti.

    Neste momento ando a ver se consigo ligar o Portátil (Mint17) ao Desktop (win10), via router do meo, e aceder aos discos que tenho no desktop. Mas como não percebo nada de redes, vai demorar um pouco.

    Não sou utilizador de jogos, por isso o mint17 para já serve quase para tudo e estou a gostar da experiência, alguns programas só consigo instalar via consola.

  23. Óscar Ferreira says:

    Bons dias a todos.

    Preciso da vossa ajuda, como faço para que o TeamSpeak funcione em Linux? Já instalei varias versões de Linux e em algumas consigo “pela porta do cavalo” que o TeamSpeak funionar, mas depois de actualizar o Linux acaba-se o Team…. Tenho pena de ter deixado o Linux para trás só por causa de um software de comunicação para jogos. Mas é o que é exigido ou o mais utilizado.

    Cumprimentos e obrigado pela ajuda que possam dispensar.

  24. Fabio contraste says:

    Quero ver o que os users linux fazem quando precisam de Photoshop, lightroom, premiere, powerdirector, officeMS, mySQL, adobe acrobat , spotify ou groove music atualizados..gosto do linux mint por ser rapido mas n e compativel com nada de jeito

    • Altair says:

      Quero ver quandos os user windows precisarem de um servidor Dns, Dhcp, FTP, SFTP, SSH, Proxy(Squid), HTTP(Apache), Firewall(iptables), etc… tudo isso so funciona realmente bem no mundo Linux, ou sejá cada sistema com as suas funcionalidades, outra coisa quem tem Gimp, Blender, Libreoffice, Inkscape, não precisa de muitas dessas ferramentas citadas ae.

    • Rui says:

      quanto ao Spotify posso te dizer que no Ubuntu Mate 16.04 a instalação é bastante mais fácil(1 clic) do que no windows 10.

  25. Fabio contraste says:

    nem o dropbox funciona bem em linux, e o onedrive e para esquecer ( o melhor servico cloud que oferece 1TB a todos os estudantes universitarios de boas universidades), itunes n tem logo quem tem iphone n pode usar linux

  26. delaorden says:

    “..não troco isto ou aquilo por nada..” “…JAMAIS, nem pensar, detesto isso ou aquilo..” “Linux ? nem pensar, como vou fazer isto ou aquilo ?…” pessoal, por experiência própria, mudar de ideia é sempre um sinal de inteligência. Ideias fixas sobre qualquer tema é burrice. O mundo muda todos os dias e devemos ter sempre a mente aberta. Não se trata de abolir Windows ou Linux ou Osx… todos servem mais para algumas coisas e para outras, e para distintos consumidores.
    Eu tenho o Windows 10 como principal e o Linux Mint 18 em paralelo. Este último o uso para testar algum hardware não reconhecido pelo Windows, para navegar, e simplesmente para variar e testar, aprender também etc… Sou músico amador e não consigo usar o Linux para gravar com a mesma fluidez e mesmo plugins e softwares que o Windows disponibiliza, mas isso não me afasta do Linux Mint. Hoje já há opções para correr aplicativos em praticamente todos os sistemas operativos disponíveis. Eu não uso o Lightroom mas uso o open source LightZone (corre em windows e Linux), excelente software para fotografias e por aí vai…
    Então amigos, não há disputas Windows x Linux x Osx …. cada qual em seu cada qual e todos servem a todos.
    saudações !

  27. Fernando "Eagle" de Sousa says:

    Uso o Linux Mint há pelo menos um ano e estou plenamente satisfeito, já inclusive efetuei diversos testes e compilei tutoriais de como resolver incompatibilidades com ele. É excelente. Força e Honra!

  28. Altair says:

    Adoro e uso Linux todos os dias, assim como também uso Windows, e na minha opinião depois de anos de testes, cheguei a conclusão que Linux é superior, pelo menos pra mim ele é, vamos aos fatos

    Qualidades do linux:

    1-Sistema estável
    2-Sistema mais seguro que os concorrentes
    3-Atualizações e correções são constantes e rapidas
    4-Mais fácil de instalar softwares no linux que no windows(sim é mais facil executar um apt install do que ir na internet no google, baixar um executavel e dar dois cliques, depois next, next, finish)
    5-Existem distribuições para todos os gostos dos usuários
    6-A maioria das distros são Gratuitas
    7-Sistema pode ser customizado a gosto do usuário, desde mudar gerenciadores de arquivos, ate mudar interface gráfica.
    8-)Um sistema Desktop pode virar um servidor a qualquer hora, so vai depender do usuário.
    9-)Sistemas de arquivos como Ext4 são muito mais seguros que NTFS e FAT usados no Windows.
    10-)Possibilidade de testar o sistema sem instalar, através de live cd/dvd
    11-)Possibilidade de formatar o sistema e manter a partição /home intacta com os arquivos pessoais dos usuários.

    Esses são só algumas das características positivas do mundo linux, mas sei que existem mais.

    Mitos sobre Linux:

    1-)So geeks/Nerds podem usar (kkkkk, piada, qualquer um aprende a usar ubuntu e Mint com poucas horas)
    2-)Não existem Games pra linux(Na Steam tem bastantes games, pode não ter muitos games AAA, mas acredito que é questão de tempo)
    3-)Não existem Programas pra linux(Mito dos Mitos pq a central de programas tem muitos softwares, fora pacotes .deb que podem ser baixados da internet, outros repositórios, PPA’s que podem ser adicionados, e projetos no Github), enfim muita coisa mesmo.
    4-)Pra usar linux tem que usar linha de comando(Mito, pois usuario final não precisa de comandos, e so usar a interface gráfica da distro e ser feliz, nunca usei comando pra abrir o navegador web e escutar musica e ver filmes kkkkk e cada ideia do povo rs)

    Enfim, as pessoas tem que pensar fora da caixa pra entender que linux é um excelente sistema operacional, quem nunca usou que use e tire suas proprias conlusões, e não basei suas opiniões em mitos por ai pela internet que tem aos montes para denegrir a imagem do linux.

    • Rui says:

      Nem mais… se bem que também uso Windows e gosto muito.
      agora os usuários novos em Linux não comecem por ARC(puro) LOL (nem eu me atrevo)

    • Fabio contraste says:

      instalar programas no linux e mais facil que o windows 10 em que mundo?? Só ai ja perdeste toda a credebilidade.

      • Altair says:

        Existem milhares de formas de se instalar softwares no linux Ex: central de programas, Terminal, synaptic, etc… pra min nada mais facil que abrir o terminal e digitar um unico comando, por exemplo quero instalar o vlc, uso:

        $ sudo apt install vlc -y

        Tem coisa mais facil que isso? se tiver me avise que quero conhecer, como não uso windows 10, então me diga qual é essa forma tão facil quanto isso de se instalar um software.

        • Jotta says:

          claro que sim, no windows basta clicar e instalar. queres mais simples? 99% das pessoas nem sabe o que sudo significa….nem tudo o mundo nasce nerd

          • Luís says:

            o tempo que se perde à procura do exe não conta? ou instalas tudo a partir de cd?

          • Altair says:

            Por isso que disse que existem diversas formas de se instalar um software no linux, no ubuntu tem a central de programas com um botao ao lado do aplicativo dizendo instalar, basta clicar e pronto ta instalado, ou sejá não tem dificuldade nenhuma , basta a pessoa saber ler que a facilidade de se instalar programas no windows e a mesma no linux nos dias atuais, não tem isso de um mais facil ou dificil de instalar, adiferença na minha opinião e que sefor por linha de comando eu ja posso isntalar vários aplicativos ao mesmo tempo, muita praticidade não acha, mas pra quem quer facilidade abre a central de programa e usa o mouse , eso clicar e ta instalado, ou seja tão facíl quanto no windows.

          • Rui says:

            1 serão os outros nerds ou tu é que és Basico??
            2 o windows até é muito a frente fazes 1 clic para instalar 1 programa e se não estiveres com atenção levas com uns 2 ou 3 (1 que queres mais 2 de lixo).
            3-parem com ódios e com as ofensas que não levam a lado nenhum. será assim tão dificil de entender que há quem goste de os varios SO Linux, Windows, Mac Os.

          • Jonas says:

            Uma coisa é certa, não existe sistema ruim, nem windows e nem linux, cada um possui suas características, agora uma coisa muito errada que vejo nos comentários e o quanto existem pessoas que ou falam o que acham pra difamar o linux, ou usaram linux la em 1991 e estão dizendo nos dias de hj como é o sistema, ou simplesmente querem falar mal sem nunca ter usado, vamos acordar pessoal, onde nos dias atuais é dificil instalar um software no ubuntu ou linux mint, porfavor, até meu tio que mal usa um computador ja aprendeu a instalar, outra coisa não é culpa do linux se não tem photoshop, corel, etc… , isso depende do fabricante do software, e convenhamos que criaram o wine pra tentar resolver esse problema, e hj em dia muitos softwares estão rodando no wine, vcs acham que um software feito somente pra linux rodaria no windows, claro que não ne, é a mesma coisa, vejo o linux com um excelente sistema operacional, que até permite um dual boot com windows graças ao Grub, então pessoal quando for realmente falar mal de alguma coisa apresentem argumentos de verdade que realmente façam de um sistema operacional uma porcaria, porque até pra falar que o linux é ruim, o argumento que utilizaram é que so nerds que usam, Fail…

          • Leandro Bernardes says:

            Por esse comentário aparentas ter 10 anos se tanto, por isso vou tratar-te como tal.
            “Nem tudo o mundo nasce nerd”, agora para usar um sistema operativo é preciso ser-se nerd? Infelizmente também “nem tudo o mundo” nasce inteligente, e tu aqui és a prova disso.
            Segundo, o Altair falou e muito bem, no Linux executas um comando (não precisas de saber o que é que significa “sudo” se não quiseres LOL), apenas sabes que se executares um simples comando é-te instalado o software pretendido. No Windows, que era o que ele estava a dizer, o que é demorado não é a porcaria do “clicar e instalar”, mas sim o facto de teres de ir ao teu browser procurar pelo site, depois procurar o ficheiro e fazer download (Wow, agora parece mais demorado não é??).
            Eu sou utilizador de Windows 10, e vim usando Windows desde o meu primeiro contacto com um computador (na altura Windows XP). Decidi dar à relativamente pouco tempo uma oportunidade ao Linux, pelas maravilhas que se fala dele. Instalei-o numa Máquina Virtual e em nada me atrapalha o quotidiano, quando quero ir ao Linux abro a máquina virtual e pronto.
            Temos de começar a pensar nas coisas que dizemos, essas mentalidades fechadas (como muitas que aqui vejo no pplware) só demonstram a falta de princípios que os vossos pais não vos souberam incutir.
            Com isto deixo a minha opinião acerca das pessoas que só vêm ao fórum para falar negativamente, vocês não interessam a ninguém.

    • Miguel says:

      Pois mas se usares um linux diferente do que a maioria usa(ubuntu, mint…) vais ter mais dificuldade em fazer certas tarefas, eu por exemplo para abrir o chrome preciso de ir ao terminal, para instalar tudo tenho de ir no terminal, às vezes até tenho de compilar para o meu sistema, por isso tenho o windows em dualboot, até porque preciso dos programas da adobe para uso profissional!

  29. delaorden says:

    Meu comentário aguarda moderação ??? ainda , ha mais de uma hora ? valeu !

  30. ppfoasld.1 says:

    outra vez arroz…

  31. Andre says:

    O que falta no Mint é o gerenciamento de energia ser igual ao do windows. Vc poder determinar quanto tempo o sistema leva para hibernar etc. Isso faz falta porque vc precisa ficar inserindo a senha a todo momento, mesmo porque a senha não aceita um tamanho pequeno. não sei agora no Mint 18 como esta isso

  32. Mendes says:

    Eu ando é farto do OSX… Que tal fazer um tutorial para remover esta porcaria do meu mac?
    Já agora, o Linux para correr programas de audio profissionais com dongles e mais os plugins, é mesmo só amanhã…. Não venham com teorias e esquemas, porque simplesmente não funciona!
    Até lá, continuo a aguardar por uma versão do Linux que o faça…. Se entretanto alguém tem os dongles da Steinberg, Propellerheads, Vengeance e todos os plugins da Arturia, Native Instruments, Eventide, UAD, etc, etc, que ponha aqui como fazer isso funcionar em ambiente Linux sem esquemas, e mudo já.

    • Fabio contraste says:

      Oh mendes tu nem dinheiro tens para o magalhaes e falas do mac…Se tivesses mesmo um mac saberias que instalar windows ou linux é tao facil que até um toto como tu consegue sem tutorial

      • Mendes says:

        Fala quem vive à conta dos papás….
        Mas enfim… Apenas meti a questão do mac, porque aqui existe um claro apoio à Apple, porque é sempre a mesma história com o Linux… É sempre trocar Windows por Linux, nunca OSX por Linux. Mas como referi, façam o software profissional de audio correr em Linux, e mudo já, porque sei que o Linux tem uma melhor performance que o OSX ou o Windows. O problema é que não funciona e dificilmente algum dia iremos ver isso acontecer. Claro que existe software específico para Linux, e até o Bitwig Studio (o qual vai ser superior ao Ableton dentro de algum tempo), mas, lá está, tudo o que tem dongles tipo iLok, Ignition Key, é para esquecer… Áh espera… Afinal tenho dinheiro para comprar software caríssimo para o estúdio, mas não para ter um desses “Magalhães”….. Não acordes para a vida e não deixes de viver à conta dos outros que não é preciso…..

  33. manuel says:

    Esta discussão completamente inútil pelo menos tem algo positivo… Há uns anos tínhamos 1 ou 2 defensores de linux a serem linchados por 20 defensores de windows ou Mac OS… Hoje em dia a coisa está mais proporcional e estas discussões já não parecem uma cena de bullying mas uma rixa de bar 🙂 e isso por si é um indicador saudável que o Linux está a ter mais aderentes que no passado.

  34. Ruivix says:

    Distros Linux que funcionam bem com chips SIS no acto de instalação com grafismos acima dos 640 por 480 existem?

  35. Pablo says:

    O mint é realmente muito bom, completo, seguro, rápido, fácil de usar, confesso que se fosse obrigado a usar software legal esta era a minha primeira opção. Acho que nas escolas devia-se aprender a mexer nestes so’s livres para gerar alguma independência da microsoft, quantas empresas gastam balúrdios em windows e offices? o mint chegava perfeitamente…
    só com um grande uso destes so’s é que as empresas vão desenvolver software compatível com linux

  36. Braz Daniel says:

    Já abandonei a tempos o Windows. A uns 2 anos já utilizo o Linux Mint.

  37. Alessandro San says:

    Para quem disse que o Linux não chega ao calcanhar do Windows, só vou dar um pequeno dado: o maior Banco da América Latina (Banco do Brasil) usa 100% LINUX em seus Servidores e Terminais (caixas eletrônicos). E digo mais; o Windows ainda só predomina em PCs porque (devido a pirataria é claro) as donas do AutoCad e Adobe não migraram para o Linux. No dia que isso acontecer o Windows entra em falência.

    • Ruivix says:

      Ninguém quer saber se o Banco A ou B usa Linux ou não. O que importa saber é Linux funciona como nós queremos ou não. O resto é ruído. Fim de linha…

      • Zé da Horta says:

        Então ainda ajudo mais… Todos os terminais das Lojas Continente “Sim continente… As Caixas onde vocês passam as vossas compras” todas elas correm Linux.

        Bye bye…

  38. manuel says:

    Morte ao Windows!

  39. ANDRE GOMES DA SILVA says:

    O Linux Mint foi o SO perfeito para o meu Lenovo T61, ultrapassado que antes só dava problema, travando direto com o so da Microsoft. Agora o notebook voltou a ser usado. Tudo o que fazia com ele quando tinha Ruindows, faço tranquilamente com os softwares disponíveis no SO do pinguim. O que não tem alternativa uso o wine.

  40. daniel says:

    eu usei a vida toda windows (Mullenium, XP, Seven, 8 e por ultimo 10) só que começava aquele negócio de ficar lento, baixa anti-vírus, formatava de 6 em 6 meses e cada reinstalação tinha que ligar pra microsoft pedir pra enviar nova licença porque simplesmente a chave deixava de funcionar, então experimentei o Ubuntu e depois o Debian, agora estou no Mint Cinnamon. Não achei complicado, qualquer duvida vou no Google e resolvo.

  41. Vanderlei Boschilha says:

    Uma duvida, para os que conhecem, poderiam me dizer, instalando ele, como eu faria para instalar e jogar se possível, tipo o Combat Arms, jogo online. Qual seria o procedimento, alguém teria um tutorial ? Obrigado.

  42. Francisco Santana says:

    Alguém me explica como resolver o problema de vários discos/partições não serem automaticamente montados pelo LinuxMint18?. Não funcionam até sair e ir ao Windows 10 à opção gerir para poder entrar novamente em LM18 para esta anomalia desapareça e poder utilizar qualquer disco/partição. Grato a quem possa ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.