PplWare Mobile

Q4OS: A distro Linux que fez ressuscitar o Windows XP

Download

Download: Q4OS
Homepage: Q4OS


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

38 Respostas

  1. Amilcar Alho says:

    “The minimum HW requirements is defined as Pentium 300MHz CPU / 128MB RAM / 3GB disk.”.
    Vou testar!! 🙂
    Não percebi se tem em PT-PT… Sabes dizer Pedro?

  2. P says:

    Que coisa mais engraçada. Vale a pena experimentar nem que seja pela piada.

  3. J.C.Lopes says:

    Para que raio é que alguém quererá uma alternativa ao Windows XP. Mais vale ficar com o XP.

  4. Crow- says:

    Fugly!
    Para quê em 2016 estar-se a perder tempo a desenvolver uma distro com um KDE mascarado de Windows XP?
    Juro que não percebo tanta atração pelo Windows XP..

    • john says:

      O XP ainda é utilizado por quase 10% dos utilizadores. Tem mais utilizadores que o MacOS e Linux juntos. Talvez devesses perguntar a esses utilizadores o “porquê”. No entanto, a realidade e os factos são estes e é com isso com que lidamos.

      Mas é também um facto que a “gueekalhada” não entende que a maioria dos utilizadores não são power users, ou afins, que gostam de ter as ultimas versões de tudo e mais alguma coisa. Creio que é daí que surgem estas dúvidas.

      • Crow- says:

        A tua resposta não faz qualquer sentido, uma vez que isto não é Windows XP e os teus argumentos não se aplicam.
        Isto é Debian com KDE a tentar imitar XP, mas não é XP. Logo, continuo sem perceber porque é que em 2016 ainda há quem perca tempo a tentar mascarar uma distribuição Linux em XP.

        • Xinuo says:

          Mas ele respondeu, tu é que não aceitaste a resposta.

          1 – 10% utilizam XP
          2 – alguma parte destes utilizadores podem usar por costume e não querem mudar
          3 – ao fazer uma distro GNU/Linux assemelhada ao XP pode-se diminuir a resistência ao novo sistema.
          4 – outra parte dos utilizadores devem usar XP devido à aplicações legadas, então deve-se usar de algum trabalho com o Wine nesse Q4OS, ou alguma máquina virtual, ou mesmo partir para um clone como o ReactOS.

          Obviamente para utilizadores que não usam internet e o PC está a rodar aplicações específicas e isoladas da internet, então talvez não seja necessário utilizar outra coisa e nem migrar de SO. Entretanto equipamentos podem quebrar e talvez a instalação de um XP em equipamentos novos não seja possível, então é interessante ter opções.

    • Ruivix says:

      Não existe nada que te atraia? Aí terás a tua resposta… 😈

  5. Ariel says:

    Gosto muito do linux. Porém a grande dificuldade de quem vem do Windows é as aplicações executáveis. Sei que existe os arquivos .deb, similar ao .exe, mas as opções são poucas. Se alguém souber de algum site onde só tenha aquivos .deb eu agradeço!

    • Sílvio says:

      De uma forma geral, não precisas. Se instalares o Ubuntu ou derivado, tens um centro de software ou também podes pesquisar por aplicações no Synaptic.

  6. CMatomic says:

    Faz-me lembrar o KDE 2.5 .

  7. jmelo says:

    Eu preciso do acad a correr no Linux. Pode? e as drivers para a ploter hp 450C correm? Se alguem me poder responder agradecia, visto ter outro computador parado sem aproveitamento.

    • Tiago Frutuoso says:

      Tive o AutoCAD a trabalhar em Wine, funcionou perfeitamente. Depois migrei para uma solução open source, só tive de mudar os atalhos para os comandos a que estava habituado e nem dei pela diferença.

      Quanto à Plotter, o CUPS pode suportar. Tinha uma velinha matricial que funcionava sem espinhas.

    • hugo says:

      Boa noite. Um programa de cad muito poderoso e gratuito a funcionar em Linux = draftsight. Posts quem vem do AutoCad, os comandos são os mesmos. Em relação à plotter não sei responder, mas a minha hp 500 funciona sem qualquer problema.

  8. Xfera says:

    E se lhe juntar “XPQ4” que está na sourceforge??? Fica i g u a l ao xp 🙂

  9. Sílvio says:

    “(…) é uma distribuição Linux que se confunde facilmente com o Windows XP”, mas só a partir da 10.ª imperial! 🙂

  10. what says:

    Fazem imitações de coisas antigas

  11. wilson says:

    gostei muito resusscita as máquinas antigas como xp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.