Volvo quer colocar robôs a fazer a recolha do lixo
A pretensão da Volvo faz relembrar um pouco a história do filme de animação WALL-E, o pequeno robô que tinha como missão limpar a Terra coberta por lixo.
Mas se a história de WALL-E retratava um futuro distante, a Volvo quer trazer para o presente robôs que ajudem na recolha do lixo.
A recolha do lixo está normalmente associada a um trabalho inglório, que envolve trabalhar a horas impróprias, que envolve monotonia e muito mau cheiro, para não falar em todos os riscos físicos inerentes.
E, porque não ser um robô a executar esta tarefa?
Em parceria com três Universidades entre a Suécia e os Estados Unidos, a Volvo está a desenvolver o ROAR, que pertence a um projecto que visa criar soluções de transporte inteligente para o futuro.
O ROAR é um sistema dividido em duas partes: os robôs que podem transportar caixotes do lixo e um camião de lixo high-tech, onde o condutor do camião controla através de um painel os robôs de recolha de lixo.
O objectivo futuro é que, através deste projecto, seja possível retirar ao homem a tarefa ingrata de ter que andar a recolher o lixo, apoiando-se no trabalho de robôs.
De notar que, para este projecto, contribuem entidades (a Volvo e duas das Universidades) de um país com uma excelente capacidade de eliminação de resíduos. Apenas 1% dos resíduos acabam em aterros e 50% da população faz reciclagem.
A Volvo não pretende que este projecto de cinja à recolha do lixo, já que existem outras áreas onde as máquinas inteligentes poderão intervir com o objectivo de ajudar mais de perto a sociedade.
Fonte: Volvo
Este artigo tem mais de um ano
Tudo muito bonito.. mas… então e as pessoas que fazem este trabalho? Mais uns para o centro de emprego? É que este trabalho está associado a salários baixos.. quando a meu ver devia ser era o contrário, basta irem atrás de um destes camiões do lixo para imaginarmos o que estas pessoas sofrem todos os dias! Do ponto de vista do país das maravilhas, sim sr. é uma óptima invenção..
Concordo Plenamente.
Estas Pessoas deviam ganhar muito bem,basta ver a sua importância em qualquer País ,basta decidirem que não trabalham para se perceber o que valem.
somos poucos a pensar assim… as funções mais cruciais que quase ninguém dá valor
centro de emprego não morde a ninguém.. tenho que lá ir quero ser mordido
Mas eles ainda vão continuar a trabalhar, o camião do lixo não anda sozinho! Os Robos apenas vão recolher o lixo 😉
Lá na minha zona os proprios camiões têm um sistema que pegam no contentor sozinhos – já não precisam de mão-de-obra extra de trabalhadores para levarem os contentores ao camião.
Mas isto são os contentores grandes, os caixotes individuais ainda têm de andar com os trabalhadores pendurados no camião.
Acho que todos ou quase todos já fazem isso.
Aqueles pequenos que ficam em frente das casas são necessários serem despejados pelos trabalhadores.
É arrojada, mas não vejo um benifício, a não ser capricho e mostrar que são capazes de criar algo que poderá ser utilizado para outros fins mais úteis.
Nós por cá já temos soluções em alguns municípios em que o lixo é depositado em contentores de grandes dimensões (alguns até subterrâneos) que, ao invés de recolher o tradicional caixote de lixo à porta das habitações, o operador só precisa recolher os tais contentores e para isso só necessita a intervenção de um camião com um braço mecanico, onde praticamente não há contacto directo do operador/motorista com o lixo. Dispensamos desta forma os robots…
Só uma nota final para o facto de menção no artigo de “retirar ao homem a tarefa ingrata de ter que andar a recolher o lixo”, para mim está-se a desvalorizar e diminuir este árduo trabalho da recolha do lixo, que é uma actividade importante e digna como outra qualquer.
As questões aqui são:
– Até que ponto são economicamente viáveis, tendo em conta com os custos de manutenção/reparação.
– O impacto nos recursos humanos, visto que vão retirar um dos postos de trabalho numa empresa de recolha e tratamento de resíduos.
Daqui a uns dias as maquinas vão fazer tudo e vamos todos para o desemprego!
pode ser trabalho inglório mas da trabalho a alguém!
Quando a maquina dispensar toda a gente quero ver! a evolução é uma coisa boa, mas cuidado…
Concordo plenamente com o “ppalma”. As máquinas começam a fazer tudo e depois os humanos ficam em casa sem poder de compra e vai ser uma loucura.
Não menosprezem o facto de que estas inovações acabam com uns empregos e criam outros. Serão precisos empregos na área da manutenção, como já referiram. Este é um trabalho muito meritório mas certamente que não está no topo dos objectivos de vida de ninguém, já a manutenção de máquinas destas talvez até esteja. Há uns anos os comentários talvez fossem os menos acerca dos computadores e não vejo como poderíamos estar onde estamos hoje sem eles. Retiraram emprego a muita gente?!… Sim, claro. Quantos empregos geraram na área tecnológica?… Fica a ideia…
É verdade que criou empregos na área tecnológica, mas muitos menos do que aqueles que liquidou. Já agora, sabes qual a remuneração média mensal de um técnico de manutenção? Fica a ideia…
Bom dia a todos.
A profissão técnico de retirada de lixo das pavimentações urbanas é a profissão mais importante.
Sim claro todas as profissões merecem respeito, mas se ficarmos 1 semana sem a retirada de lixo das ruas o caos toma conta.
A ideia é salutar, assim quem fabrica carvão colhe cana-de-açúcar também merece ter robôs para o trabalho.
pois, é um trabalho inglório mas que sustenta muitas famílias. Ponham os robots a fazer tudo e qualquer dia não haverá lugar para as pessoas.