Quantcast
PplWare Mobile

Volvo quer colocar robôs a fazer a recolha do lixo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. RF says:

    Tudo muito bonito.. mas… então e as pessoas que fazem este trabalho? Mais uns para o centro de emprego? É que este trabalho está associado a salários baixos.. quando a meu ver devia ser era o contrário, basta irem atrás de um destes camiões do lixo para imaginarmos o que estas pessoas sofrem todos os dias! Do ponto de vista do país das maravilhas, sim sr. é uma óptima invenção..

  2. Mikes says:

    Lá na minha zona os proprios camiões têm um sistema que pegam no contentor sozinhos – já não precisam de mão-de-obra extra de trabalhadores para levarem os contentores ao camião.
    Mas isto são os contentores grandes, os caixotes individuais ainda têm de andar com os trabalhadores pendurados no camião.

  3. Andy says:

    É arrojada, mas não vejo um benifício, a não ser capricho e mostrar que são capazes de criar algo que poderá ser utilizado para outros fins mais úteis.
    Nós por cá já temos soluções em alguns municípios em que o lixo é depositado em contentores de grandes dimensões (alguns até subterrâneos) que, ao invés de recolher o tradicional caixote de lixo à porta das habitações, o operador só precisa recolher os tais contentores e para isso só necessita a intervenção de um camião com um braço mecanico, onde praticamente não há contacto directo do operador/motorista com o lixo. Dispensamos desta forma os robots…

    Só uma nota final para o facto de menção no artigo de “retirar ao homem a tarefa ingrata de ter que andar a recolher o lixo”, para mim está-se a desvalorizar e diminuir este árduo trabalho da recolha do lixo, que é uma actividade importante e digna como outra qualquer.

  4. UT says:

    As questões aqui são:
    – Até que ponto são economicamente viáveis, tendo em conta com os custos de manutenção/reparação.
    – O impacto nos recursos humanos, visto que vão retirar um dos postos de trabalho numa empresa de recolha e tratamento de resíduos.

  5. Open says:

    Daqui a uns dias as maquinas vão fazer tudo e vamos todos para o desemprego!
    pode ser trabalho inglório mas da trabalho a alguém!

  6. Ppalma says:

    Quando a maquina dispensar toda a gente quero ver! a evolução é uma coisa boa, mas cuidado…

  7. Guilherme Carvalho says:

    Concordo plenamente com o “ppalma”. As máquinas começam a fazer tudo e depois os humanos ficam em casa sem poder de compra e vai ser uma loucura.

  8. TR says:

    Não menosprezem o facto de que estas inovações acabam com uns empregos e criam outros. Serão precisos empregos na área da manutenção, como já referiram. Este é um trabalho muito meritório mas certamente que não está no topo dos objectivos de vida de ninguém, já a manutenção de máquinas destas talvez até esteja. Há uns anos os comentários talvez fossem os menos acerca dos computadores e não vejo como poderíamos estar onde estamos hoje sem eles. Retiraram emprego a muita gente?!… Sim, claro. Quantos empregos geraram na área tecnológica?… Fica a ideia…

    • eu says:

      É verdade que criou empregos na área tecnológica, mas muitos menos do que aqueles que liquidou. Já agora, sabes qual a remuneração média mensal de um técnico de manutenção? Fica a ideia…

  9. Knight says:

    Bom dia a todos.

    A profissão técnico de retirada de lixo das pavimentações urbanas é a profissão mais importante.

    Sim claro todas as profissões merecem respeito, mas se ficarmos 1 semana sem a retirada de lixo das ruas o caos toma conta.

    A ideia é salutar, assim quem fabrica carvão colhe cana-de-açúcar também merece ter robôs para o trabalho.

  10. estela says:

    pois, é um trabalho inglório mas que sustenta muitas famílias. Ponham os robots a fazer tudo e qualquer dia não haverá lugar para as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.