Quantcast
PplWare Mobile

Facedown Detection… o novo milagre do iOS 9 para o iPhone

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Ricardo says:

    E o bugs que estão a acontecer também são milagres?!?

    • Vítor M. says:

      São burrice da Apple… e principalmente burrice dos developers que foram buscar a ferramenta fora do “domínio” da Apple. Burrice portanto!

      • Ricardo says:

        Façam la um artigo sobre isso só vos ficava bem…

      • Carlos Correia says:

        isso do facedown já havia no symbian da nokia, lembro-me disso no despertador que ao virar ele voltava a tocar uns minutos mais tarde, antigo portanto.

        • JBM says:

          Não é isso que o iPhone faz

          • Carlos Correia says:

            faz o que programares para fazer, desde que o acelerometro detecte aquela posição especifica programas para fazer o que quiseres, é simples.
            Mas espera, a apple “inventou” um novo uso, também deve ter os cantos arredondados.
            Têm sorte os outros não serem tão mesquinhos como a apple, ou agora ainda enfrentavam um processo de patentes “usar o acelerometro para fazer algo”, lol, soa a apple, não?

          • JBM says:

            se é só uma questão de programação e magicamente qualquer um faz o que a Apple está a fazer, então podemos recuar logo ao primeiro iPhone que já permitia desligar o ecrã quando se aproximava da cara numa chamada… afinal é uma questão de programação, não interessa se realmente faz a mesma coisa e se poupa ou não energia!

          • A.M. says:

            recuar a desligar quando via a car? OMG, tás mesmo a dizer isso? o nokia tinha essa treta do virar o telemovel ainda não havia iphone nenhum, tá mas é calado.

        • Carlos Correia says:

          http://www.dailymobile.net/2009/05/23/symbian-app-flipsilent-flip-over-your-phone-to-make-it-silent/

          chama-se flip over, mas agora com outro nome dado pela apple, e no link fica outro exemplo para isso, feito com o acelerometro, e como a microsoft comprou a nokia phone é claro que isto foi também, e incorporado nos lumia com windows.
          mais um milagre/inovação/invenção “à lá apple”.

          • JBM says:

            Não é isso que o iPhone faz!
            Primeiro não é para silenciar o telemóvel, segundo não é para funcionar somente quando o aparelho está ligado e depois se vira de face para baixo – é para funcionar sempre.

          • Carlos Correia says:

            eu devo estar a falar chinês, DEPENDE DO QUE O PROGRAMARES PARA FAZER.
            parece que os fanboys também têm palas no cérebro, fica lá o triciclo, eu falo para a minha parede, tem mais resultados.

          • JBM says:

            se programares nesses aparelhos para estar sempre activo não tens qualquer benefício no consumo nesses aparelhos, pois usam o processador para determinar a condição em que está o que no global acabará por consumir mais.
            É aqui que está a diferença na implementação e funcionalidade.

          • A.M. says:

            JBM lol, então é o quê? explica lá tu se não é programação é o quê?
            sabes ler? diz no artigo”Portanto, pelo que foi feito sabemos que esta funcionalidade está sempre ligada” portanto não sei o queres inventar tu aqui, e vens dizer “se programares nesses aparelhos para estar sempre activo não tens qualquer benefício no consumo nesses aparelhos” é um milagre queres ver? tresandas a fanboy, e tens umas palas que vou-te contar, deves perceber disto a potes.

          • JBM says:

            A.M.
            certamente não sou quem tem as palas!
            A funcionalidade nos iPhones está sempre ligada porque os iPhones têm um coprocessador que permite fazer o processamento dos dados continuamente com um consumo minúsculo quando comparado com os outros aparelhos que têm que usar o processador para fazer a mesma coisa.
            É a existência deste coprocessador que lhe permite usar isto para poupar energia, doutra forma não é possível, pois acabará por consumir mais no global do que o gasto do ecrã nas situações que quer evitar.
            Percebeste ou é preciso enviar um tutor?

    • Tiago says:

      esquece, se queres artigos a falar mal, so encontraras de Android aqui

  2. Realista says:

    Uau… Deve-se ter inspirado no glance do Windows Phone.

    • eleck says:

      por acaso todos voces se inspiraram no android que isso já é uma feature á bastante tempo

    • Vítor M. says:

      Acho que antes do Windows Phone, já o Android tinha isso 😉 portanto…

      • Santy says:

        Pois sim
        já meu velhinho S2 tinha essa função.
        Não estou a ver o milagre que estão a incrementar no iOS9.

        • Emanuel says:

          “Milagre” dizem eles.
          Já o meu HTC Desire e depois também o Galaxy S2 (bem dito Santy) faziam isto.
          E imaginam que o HTC Desire é um smartphone de 2010.
          “iIdiots to the power xD”

        • Vítor M. says:

          Mas o milagre é para quem usa iOS, os de “fora” não contam, eles não desenvolvem o IOS para quem tem Android (mania de olhar só para o umbigo) 😀

          Achas que a Apple quer saber alguma coisa do Android? 😀 Nada, quer é trabalhar para os seus utilizadores sentirem utilidade, continuarem a comprar iPhones e restantes produtos.

          Os outros, são apenas potenciais clientes que eles sabem que mais não menos modelo lá vão parar 😀 😀 😀 e os números, ano ao após ano, têm dado razão …ao povo de Cupertino.

          Mas faz tão bem a concorrência à Apple 😀

        • JBM says:

          Eu creio que estás a confundir com outra coisa diferente!
          Isto impede que o ecrã se ligue estando virado para baixo, e para o conseguir faz uso do acompanhamento continuo dos sensores, daí só estar disponível a partir do iPhone 5s que é o primeiro iPhone com um coprocessador para os sensores – para acompanhamento com baixo consumo. Este tipo de coprocessador para os sensores é algo recente nos smartphones.

      • FXX says:

        Então porque é um milagre?

      • Ricardo Almeida says:

        Antes do Windows Phone e também antes do Android, o Symbian já tinha.

        Sim, ainda não esqueci o Symbian… snif

        Disclaimer: Uso Windows Phone.

      • Wistfultale says:

        Keep calm, alto lá! Muito antes de existir android já usava esta função no meu 5230 e acredito que existam dispositivos, que não Androids, lançados antes do 5230 que já tinham essa função, no entanto da NOKIA. Por isso a Nokia é a pioneira. E não, não estou a defender a Nokia desde que fui usuário da BB e Apple até hoje.

    • JBM says:

      Isto não tem nada a ver com Glance Screen. Isto é uma forma de evitar o consumo do ecrã quando se recebe uma notificação e com o ecrã não é visível (virado para baixo).

  3. Daniel Fortuna says:

    Tenho um Samsung Galaxy Ace Plus que faz exatamente isso, que inovação!

  4. jose santos says:

    Nada de novo. Este “feature” ja existe nos Blackberries ha anos. Mais a mais, o meu passport detecta quando e pousado na mesa. desliga o ecram. Assim que e levantado o mesmo liga-se automaticamente. Tambem se o puser “face down” entra em “silence mode” – muito util em reuniões. A Apple nao traz nada de novo.

  5. Pedro S. says:

    A blackberry já há muito ten parecido. Virar para rejeitar. Levantar para desbloquear ecrã. Virar para desligar ecrã. Etc. Não é bem isto mas convenhamos isto não é nenhuma novidade de outro mundo 😉

    • Pedro S. says:

      Por acaso até tem uma opção virar para poupar energia.

    • JBM says:

      o blackberry não tem esta opção de não activar o ecrã em caso de notificação, de modo a poupar energia!

      • Joao Peixoto says:

        nota-se que nao tens um blackberry ou andas muito distraido se o tens. por defeito já nao liga o ecra em caso de notificacao. tem uma opcao que da é para ligar caso alguem queira. a forma muito mais inteligente de mostrar notificacoes é via LED, podes definir uma cor a cada contacto. assim sempre que receberes uma notificacao (pode ser chamada, sms etc) mesmo sem ligar o ecra, sabes a distancia quem te esta a tentar contactar. o facedown como ja foi dito aqui ja o uso a anos…

        • JBM says:

          distraído? acho que tu é que estás distraído e não percebeste do que se está a falar: não activar o ecrã em caso de notificação, caso esteja virado para baixo, em qualquer situação sem que a pessoa faça nada de especial previamente.
          O que tu tens no Blackberry acontece se tens o aparelho activo e pousas numa mesa virado para baixo fica em standby, mas isso não é a mesma coisa que é feita no iPhone, já que no Blackberry isso não funciona caso o aparelho já esteja em standby e depois mude de posição, e creio que no Blackberry só funciona se estiver mesmo pousado no superfície opaca e não simplesmente virado para baixo!

          • Joao Peixoto says:

            lol…se não sabes o que dizes mais vale ficares calado. ou les os comentários dos outros na diagonal que já vi que só te interessa “falar” e nao ler o que os outros dizem.
            O blackberry NAO activa o ecra em caso de notificacao. este este para baixo ou para cima, ja poupa energia nesse facto. podes activar isso se quiseres mas por defeito vem desactivado. para notificacoes no blackberry tens o sistema de leds que e´muito mais avancado que em qualquer outro SO. para as funcionalidades de estar virado para baixo, ele tem que estar parado, mas vai muito mais alem do simples standby que referes.
            se queres aprender algumas das funcionalidades que o blackberry tem:
            http://helpblog.blackberry.com/2015/03/introducing-blackberry-10-3-1-advanced-interactions/

          • Jose Santos says:

            @ JBM – A Blackberry nem sequer precisa de “inventar” maneiras para poupar bateria como a Apple precisa. I meu passport tem bateria suficiente para durar no mínimo 3 dias sem carregar.

          • JBM says:

            Achas que não ligar o ecrã em circunstância alguma é semelhante ao que se está a falar ou ao que é dito nos comentários anteriores sobre o Blackberry?
            O utilizador tem interesse em poder ver rapidamente essa informação se estiver a olhar para o ecrã, e não ter o ecrã sempre desligado.
            E repito isso só funciona no balckberry com o aparelho inicialmente activo. É uma acção do utilizador para activar um modo de standby. O backberry não acompanha continuamente a sua posição para que em qualquer circunstância em que estiver virado para baixo não ligue o ecrã.

  6. José says:

    isso chama-se inovação !!!!!
    no meu velhinho S3 tenho isso

  7. Redin says:

    Eu não quero armar aqui uma guerrinha de marcas, mas penso que já vi isto num software criado por um português para o Android.

  8. José says:

    já o meu S3 tinha

  9. david.pt says:

    Acho que o WP já tem isso e pelo que vi funciona bem. não sei se não andará também por ai nenhum android com isso mas no play store já há aplicações…

  10. Felipe Teixeira says:

    Só mesmo o Vitor M para conseguir fazer disto um milagre.

  11. João says:

    O meu velhinho omnia 2 (2009) já fazia isso. Diga-se de passagem que é complicar a coisa para não estar activo nos equipamentos mais recentes. Era só por o giroscópio a detectar quando está invertido.
    Enfim…

  12. JP says:

    A app “gravity screen” do android faz isto e muito mais para qualquer android mesmo antigo, desde que tenha sensor de proximidade e giroscópio…

    • JBM says:

      A app gravity screen para fazer exactamente isto gasta-te significativamente a bateria, pois o acompanhamento continuo dos sensores será feito pelo processador, sendo contra-produtivo para o objectivo desta medida – poupança de energia.
      Terás que olhar e ver se o telemóvel tem um coprocessador de baixo consumor para fazer isto, doutra forma é para esquecer.

  13. limat says:

    Então e se o telemovel estiver no bolso e estiver-mos numa posição que faz o telemovel estar deitado?

  14. Ricky says:

    Realmente a Apple estava muito atrás no tempo… Ao menos agora já perceberam que estas pequenices que tanto gozavam dão jeito.. São ridículos

  15. JP says:

    Não aparecerá nenhum patent troll a processar a Apple por estar “paulatinamente a trazer para o iOS algumas boas funcionalidade que a concorrência também já usa”?

  16. Mus says:

    Milagre? A sério?
    E se a Apple decidir lançar um “smartphone de disco”?
    Será a maior novidade desde o telefone de manivela?

  17. Hugo says:

    Já o Nokia 5800 (2008) fazia algo parecido.

  18. piri_vm says:

    Mais uma óptima notícia para os fãs do iOS, apesar de ser algo que já existe a imenso tempo, a para os iSheeps é algo novo. Posso dizer que dá jeito e é útil.

  19. Filipe Viola says:

    uau mais uma funcionalidade com 2 anos que surgiu no android e chegou agora ao IOS, é milagre.

    • JBM says:

      tens a certeza? conheces algum Android que use isto com o objectivo de poupar energia?

      • apolo says:

        Galaxy s2, galaxy s3, galaxy s4, galaxy s5, galaxy s6, note 2, note 3, note 4, note 5 assim os que me lembro, mas pelos vistos parece que ha mais. Milagre!!!

        • JBM says:

          Não têm!
          Descreve lá o que esses Galaxy fazem e ficará provado!

          • apolo says:

            Quando viras o ecra alem de se desligar fica em silencio se tiver a função ativada. Quanto ao milagre do ios no note pelo menos podes ativar e desativar

          • JBM says:

            mas isso só funciona como uma acção tendo o aparelho activo (ecrã ligado) e pousando, isto é, se já tiveres o aparelho em standby ficar com o ecrã virado para baixo não te faz nada, e diria até que é necessário pousado nalguma superfície para funcionar, não funciona por simplesmente virar o ecrã no ar

          • JBM says:

            a ideia da Apple é poupar por determinar que o ecrã não estar visível enquanto a ideia da Samsung é dar à pessoa uma forma de colocar o aparelho em standby por uma acção específica

          • Balmer says:

            Acção especifica que por consequência faz com que o ecrã não fique visivel.
            Fucking… GEEEENIIUUUUSSS!!!

          • JBM says:

            Balmer, falta ler o resto do meu comentário que ainda está em moderação
            O sistema da Samsung não funciona estando o aparelho já em standby, e o seu objectivo é colocar em standby em condições específicas.
            O sistema da Apple funciona com o aparelho já em standby, isto é, o iPhone sabe sempre em que posição é que está, e o seu objectivo é poupar energia do ecrã em caso de notificação!

          • piri_vm says:

            Tu sabes o que dizes? Tipo tu tens o telemóvel em standby se tiver no teu bolso ou virado para baixo nunca vai acender o ecrã, mas mal pegas nele, ele acende. Mas não é só isso o potencial, tem muitos outros. Acredita que tu fanático como és vais gostar… E como se diz: “mais vale tarde que nunca”

          • JBM says:

            piri_vm,
            eu sei perfeitamente o que estou a dizer! O que por aqui ainda não perceberam é que tudo o que descrevem nesses aparelhos requer o uso do processador principal o que tem impacto no consumo de energia, enquanto que a solução da Apple usa um co-processador de baixo consumo e serve só para poupar energia.
            o que descreves não é para poupar energia, aliás consome mais, pois necessita de manter o processador activo o tempo todo.
            Há um outro modo tipo o da Blackberry, que permite poupar alguma energia se partindo com o aparelho ligado se pousar com o ecrã virado para baixo. Mas só se obtém poupança efectiva partindo dessa situação (não funciona com o aparelho já inactivo/standby) e não andando a fazer o que tu descreves

        • richard says:

          O MELHOR COMENTÁRIO ATÉ ENTÃO 😀 TOPPPPPP apolo

  20. João says:

    Isto é tudo menos milagre … é algo muito simples e uma adição que nem deveria receber tanta atenção. Isto é muito semelhante ao que os telemoveis android ja fazem e que o S6 edge veio a melhorar no sentido de funcionalidade

  21. Mota says:

    Post escrito pelo Vitor M.

    Está tudo tido, imparcialidade 0.

  22. Mário says:

    Milagre? Milagre é no Windows Phone que até no bolso isso funciona pá!

  23. Zaark says:

    Apesar de concordar que o Vitor M tem momentos em que é parcial para com aquilo que gosta – e contra mim falo, também tenho “os meus momentos” de parcialidade -, parece que houve muita gente que não leu o artigo do princípio ao fim. O Vitor frisou várias vezes, e não de forma evasiva, que esta novidade já existia na concorrência e que a Apple, como qualquer outra empresa (inclusive Google e Microsoft), está atenta ao que esta faz. | Agora, a minha opinião: a Apple, a meu ver, introduz no iOS apenas aquilo que vê funcionar como deve ser e é mesmo útil (na sua óptica).

  24. FeMeireles says:

    Dá para perceber.
    É novidade no IOS, e ponto.

    Se ja havia equipamentos com esta funcionalidade? Claro que sim.

    Inovação no sistema Apple, que nao tinha esta funcionalidade.

    Vamos lá aprender a separar as coisas e não trazer areia para praia.

    • JBM says:

      com o objectivo de poupar energia?

      • Mark says:

        Portanto a implementação de uma funcionalidade já existente noutras plataformas é inovação por ter um objectivo diferente?

        • JBM says:

          A minha pergunta é retórica! Se o objectivo é diferente a funcionalidade não é a mesma! E é fácil de perceber, o iPhone faz acompanhamento contínuo da sua posição quer esteja activo ou não, isto é, não precisa que a pessoa tenha feito uma acção específica quando ainda estava activo para que isto tenha efeito.

        • acs says:

          vai ler a diferença entre inovação e invenção. A apple não inventou nada de novo. Pegou numa ideiaque alguém inventou e ja existente noutros sistemas pelo que dizem. Usou-a para poupar bateria. Chama-se a isso inovar.

  25. LM says:

    Não sei porque mas não consigo por isso a funcionar no meu iphone 6… É preciso activar alguma função? se sim, onde?

  26. Xis says:

    Héhé…
    O meu HTC Sensation de 2011 tem isto. Ainda serve para por o telemóvel em alta-voz durante uma chamada e rejeitar uma chamada que estejamos a receber caso o pousemos virado para baixo durante a recepção da chamada….grande novidade sem dúvida.

  27. Pires says:

    Virado para baixo não devia tocar ao receber mensagens? É isso?

  28. Joao Peixoto says:

    só uma nota, para os “androidistas”, o android puro que eu saiba nao tem esta opcao. tem sim versoes alteradas como o samsung (que é raro actualizar o seu SO para versoes mais recentes do android).
    nao confundir android, com versoes alteradas de outros fabricantes. dito isto, sim esta tecnologia existe ha muito tempo em outras plataformas..aqui o milagre é??…bem nao é………

  29. alexandre says:

    Mais um ‘milagre’a moda da Apple. Ainda o iphone ia na 1a versão um samsung meu dual sim (nem era smartphone) fazia isso com a vantagem ter a opção de vibrar em vez de tocar

  30. XXXXX says:

    Mais um milagre 🙂
    Aleluia 🙂

  31. Paulo says:

    Eu no meu android tenho um despertador que para de tocar se eu colocar o tlm em cima de algo com o ecra para baixo, esta app ja tem pelo menos 2 anos onde quero chegar, este conceito de desligar algo quando o tlm esta com ecra para baixo já não é novo, mas pronto n deixa de ser boa noticia

  32. Hugo says:

    Outra função que foi copiada pelo sistema Android …

  33. Daniel says:

    Daqui a alguns anos vamos ver a aparecer com uma ideia revolucionária para poupar energia nas notificações: não acender ecrã algum quando recebe mensagens ou qualquer tipo de notificação, simplesmente acende um led para chamar a atenção e fica-se por aí, não necessitando de absolutamente mais nada. Ao menos se algum(ns) outro(s) sistema(s) já tivessem isso para que eles pudessem ter uma ideia de como fazer… bolas pá…

  34. alkjsdlkajsd says:

    Ler artigos do Vitor M é como ler analises aos jogos do Benfica feito por comentadores da Benfica TV 😀

  35. That Guy says:

    Um “Milagre” que o Windows Phone já fazia…

  36. Tagus says:

    No meu iPhone 5S não funciona! Será por ter uma película de vidro?

  37. piri_vm says:

    O acelerometro do iPhone antes do iOS 9 só servia para jogar labirinto ou algo parecido? E o sensor de proximidade só para quando fazes uma chamada desligar o ecrã? E o da luminosidade só para escurecer o ecrã quando há pouca luz?

    • JBM says:

      Na maioria dos aparelhos o processamento desses dados quando tens o aparelho inactivo tem um impacto no consumo, de modo que a definição normal na maioria dos aparelhos é esses sensores só serem usados com o aparelho ligado.
      No caso do iPhone 5s e mais recentes é possível continuar a processar esses dados mesmo com ele inactivo, sem impacto significativo no consumo pois é usado um coprocessador de baixo consumo para o efeito.

  38. Carlos Correia says:

    isso já os NOKIA tinham com symbian, por exemplo quando o telemóvel despertava e o virava-mos ao contrario ele suspendia e tocava 5 minutos mais tarde, ou 10, depende da configuração, mas não estão a dizer agora que foi a apple que inventou isto pois não??????

    • acs says:

      ninguém disse que inventou disseram que inovaram. antes do iphone ja existiam aparelhos que faziam chamadas e com touch screen. ainda assim o iphone não deixou de ser inovação

  39. OChateaPatos says:

    “Os utilizadores do iOS ficam gratos à concorrência pelas novidades que obrigam a Apple a perceber melhor o mercado…”

    Tradução:
    “Obrigado concorrência por desenvolverem e lançarem novas funcionalidades para que possamos copiar para os nossos dispositivos….”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.