Google desenvolve dispositivo para ajudar diabéticos
A Google é um "polvo" que tenta tocar nos mais variados sectores da vida. De tal forma que criou ao longo destes anos várias empresas, necessitando mesmo de uma "escala alfabética" para não perder de vista os seus projectos.
O que nos traz aqui hoje é um ramo muito interessante, o da saúde ou do desenvolvimento tecnológico nesta área.
A acção tentacular da empresa americana não é nova, já no passado a subsidiária Google X tinha desenvolvido um protótipo de lente de contacto que pretendia controlar a diabetes e alertar os utilizadores em caso de picos de glicemia.
Alphabet e Dexcom juntas para combater a diabetes
Apenas dois dias após o anúncio da nova empresa Alphabet, a Google fechou um acordo com a empresa Dexcom para fabricar um dispositivo pequeno que monitoriza a diabetes. O dispositivo, claro, não tem a ver com os que conhecemos, os que existem já no mercado. A ideia que a Google levou à empresa que se dedica a estes produtos é construírem um dispositivo de monitorização contínua, um wearable "Monitorizador Contínuo de Glicose" (CGM), mas que tenha o tamanho de uma moeda.
Para fabricar este inovador dispositivo, a Google pretende associar ao projecto a sua divisão "Life Sciences", que é agora uma subsidiária da recém formada empresa Alphabet.
Vídeo exemplificativo do tipo de produtos Dexcom
Em troca do know-how da Google, no que toca a miniaturização, a Dexcom avançará com o investimento inicial no valor de 35 milhões de dólares, valor que será pago em acções da própria empresa. Para o projecto avançar, a empresa irá investir também 65 milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento que será mais tarde decidido pela empresa se será um valor pago em dinheiro ou em acções.
Este é um projecto que a Google persegue há anos e que tem caminhado de forma lenta, sem nunca ter parado.
Andrew Conrad, responsável pela equipa Life Sciences da Googlle disse:
Assumimos o compromisso de desenvolver uma nova tecnologia que irá ajudar a tornar os cuidados de saúde de reactivos para pró activos. Esta colaboração é mais um passo para a expansão das opções de monitorização, tornando mais fácil para as pessoas com diabetes gerir pro-activamente a sua saúde.
A tecnologia que hoje está disponível juntamente com o novo conceito de wearables para a saúde, pode muito em breve tornar este mercado num modelo atractivo de inovação.
Este artigo tem mais de um ano
https://www.youtube.com/watch?v=ZTqXRVGb0dk
NFC Diabetic Blood Glucose Monitoring system
Afinal o único desenvolvimento foi abrir os cordões à bolsa…
Desde o motor de pesquisa que eles não fazem nada, compram tudo feito (YouTube), ou falham (Google Plus), essa vai ser mais uma que antes, até funcionava, depois não fazem mais nada de jeito (Nest)…
Viram que o Dexcom funcionava com o Apple Watch…
Concordo. A Google é um poço imenso de conhecimento, dos projetos que vejo deles, fico de certa forma assustado (só com o que se sabe publicamente) como uma empresa investe tanto mas tanto em coisas que estão muitos mas muitos anos à frente do nosso tempo, o que é perfeitamente normal em empresas tecnológicas. Enquanto houver dinheiro, vão explorar, desenvolver e aprender o máximo que puderem.
..e vende os dados às farmacêuticas..
Isso não quer dizer que seja mau.
O que é que não se vende …
Sabes quantas maquinas automáticas o estado comparticipa por ano?
Sabes o que custa uma maquina automática mais de 3000 + consumíveis por mês que não são comparticipados ….
E porquê comparticipar …. e porque comparticipam as seringas de Xuto ?
Tenho familiares e amigos com crianças com diabetes que apareceram do nada sem histórico familiar nenhum e infelizmente de um dia para ou outro as vidas deram uma volta de 360º .
Logo se as Marcas ao receberem esses dados se inovarem / produzirem algo que faça com que a vida dessas pessoas e seus familiares seja melhor …
“e infelizmente de um dia para ou outro as vidas deram uma volta de 360º ”
ficaram na mesma então
Sim, sim depois de dar tantos doçes(Android) agora arranjam negocio com estes aparelhos :p
Sinceramente seja o negocio que for tal como o Ricardo Raimundo diz “vender os dados às farmaceuticas” contribui para uma vida de melhor qualidade por parte dos diabéticos
Porque e que a Apple ainda nao criou nada do género. Algo que ajude. Tanto lucro e tanta boa imagem, podia fazer alguma coisinha para ajudar na qualidade de vida das outras pessoas. Se calhar ate ja fez, e o que estou a dizer nao serve para nada.
A Google criou?
Ou comprou?
Por acaso não serve mesmo, os hardwares da apple com os softwares certos ajudam milhares de pessoas, e principalmente na saúde, no outro dia vi uma reportagem de uma instituição de pessoas com “deficiências mentais” que usavam o ipad para desenvolver a capacidades mentais das pessoas, e algumas até já tinham aprendido a falar e escrever com a ajuda do ipad… E quem diz o ipad diz outros produtos de outras marcas…
Como diabético, este sistema é quase perfeito… só falta dar também a dose de insulina necessária!
Gostava de testar isto, porque andar constantemente a fazer testes de glicémia com amostras de sangue não é nada pratico (e constrangedor!)
Nuno…. Até que enfim um comentário de quem sofre, literalmente, na pele, o que é ser diabético. De facto, se medir, der insulina e controlar por nós seria a melhor invenção do século….. Tenho dúvidas mas……. É que já vi tanta coisa que acaba por ficar a meio caminho…. Talvez seja desta.
Acho qualquer avanço no campo da Diabétes util. Se perguntarem qualquer diabético 2 das coisas que nos incomodam são a necessidade de picadelas frequentes nas pontas do dedos e as injecções de insulina. Tornam-se dolorosas e por vezes criam situações embaraçosas quando por exemplo vamos a um restaurante.
Força Google!
Queria que esse dinheiro fosse investido na cura da diabetes, coisas que eles não fazem. Só querem lucros.
A cura da Diabetes é uma questão de controlo, sabetr alimentar-se adequadamente e ter controlo emocional a nível de stress, ansiedade, procurar ajuda psicológica, aos poucos a diabetes vai melhorando 🙂
Temos que louvar estas e outras iniciativas, criticar não vai fazer nada de melhor 🙂
Boa tarde Marisa
Só para ajudar a esclarece quem leia os comentários:
A Diabetes tipo 1 não tem cura à data atual do conhecimento cientifico. Há atualmente muitos ramos de investigação da “Cura”, nomedamente o pancreas artificial, mas nada no curto prazo. Mas como já referiram acima, é com este tipo de tecnologia que podemos melhorar a curto prazo a vida de quem tem DT1.
Para a diabetes Tipo 2 talvez se aplique o que refere, mas não tenho conhecimento suficientes sobre DT2.
Cumprimentos
BOA NOITE SOU DIABETICO TOMO INSULINA50 ML. NPH 2 VEZES AO DIA (OBS : QUERO SABER ONDE POSSO COMPRA ESTE APARELHO PELO BOM PREÇO AGUARDO RESPOSTA MUITO OBRIGADO)