Google traz poupança de dados do Chrome para o Desktop
O papel da Google no desenvolvimento de novas tecnologias e novos serviços é inegável. Sempre com o seu interesse corporativo presente, acaba por dar aos utilizadores ferramentas essenciais e que conseguem mudar a Internet para melhor.
Uma das áreas onde tem investido muito dos seus recursos é no seu browser, o Chrome, procurando torná-lo um padrão e o mais usado na Internet.
Algo que as versões móveis do Chrome têm já presente há algum tempo é a capacidade de ter poupança de dados. Esta função é muito interessante e chegou agora também às versões desktop do Chrome.
Ao contrário do que acontece nas versões móveis do Chrome, a poupança de dados não chegou ao desktop de forma nativa e integrada no browser.
Chegou através de uma extensão para o browser, garantindo assim que é transversal aos vários sistemas operativos onde o Chrome corre, no desktop.
O modo de poupança de dados, para quem não o conhece, é uma forma que a Google criou para conseguir optimizar os conteúdos que o browser serve, minimizando os dados que são transmitidos e assim poupando nos planos de dados que o utilizador tem nos seus dispositivos.
É um mecanismo que canaliza para os servidores da Google todos os conteúdos que vão ser vistos pelo utilizador, sendo ai comprimidos e optimizados.
Após a instalação da extensão Poupança de dados, que ainda está em beta, esta entra de imediato em acção, conseguindo poupar ao utilizador muito do seu tráfego.
Na janela (menu) dedicada a esta extensão o utilizador pode aceder de imediato a informação sobre a poupança efectiva que tem estado a ter, conseguindo assim ter uma ideia do que a Poupança de dados está a fazer sobre as suas navegações.
É também ai que o utilizador pode desligar e ligar a utilização da Poupança de dados, com um simples clique no botão associado.
Esta é uma forma extremamente útil para todos os que pretendem ter uma poupança sempre que estiverem a utilizar ligações com planos de dados mais reduzidos, conseguindo uma poupança efectiva, ou quando têm ligações mais lentas, e querem melhorar um pouco a velocidade do acesso à Internet.
É importante lembrar todos que os dados de navegação estão a ser recolhidos pela Google e que ligações a sites seguros (HTTPS) e páginas acedias em modo navegação anónimas não são transmitidas através da Poupança de dados e seguem o seu caminho normal até ao Chrome.
A presença da Poupança de dados, mesmo que na forma de uma extensão, mostra que a Google está a trabalhar nesta função do Chrome e que muito em breve esta funcionalidade estará presente, de forma nativa.
Este artigo tem mais de um ano
mas alguem ainda usa o chrome? Gasta quase 2gb de ram, a bateria desaparece..tanto o Internet explorer como o safari no mac sao de longe mais eficientes
Muda para um PC que deixas de ter esse problema. 😉
Internet Explorer implica que é um PC Windows…
se fosse só 2gb ram.. eu tenho sempre os 8gb ram a 100% e mais uns 4+ gb de page
e mas é claro que ainda usamos o chrome, porque alem de ir ao facebook fazemos outras coisas com ele..
no entanto ja ando a pensar em troca-lo pelo Opera (alguem trocou recentemente? melhorias? RAM?), pois ja possibilita instalar as webapps do chrome
..mas tambem estou na expectativa com o project spartan
Na prática algo que OPERA faz mais de 10 anos.
Isto pode ser útil para o meu tablet…
usa internet explorer e tens 1h30 a mais na bateria no surface
Para completar essa ideia:
O próprio Surface já faz poupança em ligação por dados, basta indicar que é uma ligação por dados que ele muda o modo como gere as ligações, actualizações, etc.
o chrome gasta demasiados recursos, internet explorer melhor
Muda para PC que não terás esse problema.
opera já tem isso ah seculos
Turbo mode
Muito bom ter esta funcionalidade finalmente no Chrome! Já instalei 🙂