Sabe usar o Google Maps em modo Offline no Android e no iOS?
A nova versão do Google Maps para dispositivos móveis, lançada há poucos dias, trouxe várias novidades interessantes. De entre elas houve uma que de destacou, não pela sua chegada, mas pela facilidade de utilização que passou a ter.
Falamos da possibilidade de termos mapas offline, que passaram a ter disponível na interface uma forma "oficial" de serem usados. Já descobriu esses mapas? Quer aprender a criá-los e a geri-los? Nós explicamos.
Os mapas offline que a Google passou a disponibilizar aos utilizador vão permitir que estes possam, em qualquer momento e em qualquer situação, aceder a mapas de uma determinada zona, mesmo que se encontrem sem acesso à Internet.
Devem, como é natural, preparar antecipadamente o processo de salvaguarda desses mapas, garantindo assim que posteriormente lhes podem aceder.
Este modo existia já antes nas versões para dispositivos móveis do Maps, mas ainda de forma não oficial e através de um pequeno truque.
Agora que estão formal e oficialmente disponíveis, podemos aproveitar ao máximo a sua utilização, podendo estar sem acesso à Internet e sem que isso nos impeça de os usar.
Guardar mapas Offline
Como já dissemos antes, os mapas offline estavam já disponíveis há algum tempo nas duas plataformas móveis onde a Google tem esta aplicação.
Não era oficial a sua utilização, mas quer no iOS ou no Android era possível recorrer à pesquisa "Ok Maps" para que o mapa que o utilizador estivesse a visualizar fosse guardada.
Com esta nova versão tudo mudou e podemos gerir de forma mais eficiente esses mapas, tendo a possibilidade de gravar vários, até de lhes aceder em qualquer momento e até de lhes dar um nome para mais fácil gestão.
No iOS
No iOS, para gravarem um novo mapa no modo offline, devem primeiro pesquisar o local pretendido ou navegar até ele.
Uma vez na zona pretendida, e com o zoom que querem aplicado, apenas necessitam de carregar no ícone do utilizador, que fica após o campo de pesquisa.
Dentro dessa nova interface vão encontrar, no final, uma zona dedicada aos mapas offline. Devem escolher a opção Guardar mapa para utilização offline.
De volta ao mapa devem escolher a zona a ser guardada, corrigindo o zoom ou o centro do mapa que querem guardar. Depois de acertado o mapa devem apenas carregar na zona que indica o guardar do mapa.
O passo seguinte requer que indiquem um nome para o mapa que estão a guardar. É conveniente que indiquem um nome sugestivo. Dessa forma conseguem mais facilmente identificar o mapa pretendido.
Ao carregarem no botão Guardar o mapa é de imediato transferido para o dispositivo e fica disponível para ser usado.
No Android
O processo de gravação de mapas no Android é em tudo similar ao do iOS, havendo apenas algumas diferenças nas interfaces.
Comecem também por pesquisar ou navegar no mapa o local pretendido. Depois carreguem no ícone do utilizador para acederem à zona de, entre outras coisas, da gravação de mapas.
Nesta interface devem navegar para o final onde vão encontrar a zona dedicada aos mapas offline. Escolham a opção Guardar mapa para utilização Offline.
Estando novamente no mapa devem centrá-lo na zona pretendida e ajustado o nível de zoom pretendido. De seguida devem avançar com o processo, escolhendo o guardar do mapa.
Após a escolha da zona a guardar devem atribuir um nome ao mapa que estão a colocar em offline para ser mais simples identificá-lo.
Terminem o processo com a escolha do botão Guardar, sendo de seguida o mapa transferido para o smartphone.
Aceder aos mapas Offline
Grande parte da novidade dos mapas offline residem na forma como lhes podemos aceder. Se antes tínhamos de navegar para a área pretendida, tudo ficou agora mais facilitado ao podermos fazer a gestão e o acesso a esses mapas.
Está mais simples de usar e claro, muito mais interessante para todos os que querem fazer uso desta funcionalidade.
É importante terem em conta que a Google apenas vos permite que guardem os mapas por um período máximo de 30 dias. Após esse tempo o mapa é eliminado e o utilizador terá de guardar um novo.
Esta é, provavelmente, uma forma da Google garantir que os utilizadores usam sempre mapas com um grau elevado de actualização.
No iOS
Depois de terem recolhido os mapas pretendidos e sempre que os precisarem de usar em modo offline só precisam de carregar no ícone do utilizador e voltar a descer para a zona dos mapas offline.
A diferença agora é que vão encontrar ali os mapas que guardaram. Escolham o mapa pretendido carregando no nome dele e de imediato o mapa é deslocado para essa posição que guardaram antes.
Para além de usarem os mapas podem também na zona anterior fazer a gestão. Se carregarem no botão que está em frente a cada mapa podem eliminá-lo, renomeá-lo ou actualizá-lo.
No Android
Mais uma vez a interface e as funcionalidades do Google Maps no iOS e no Android são idênticas, com as normais diferenças nas interfaces.
Também aqui devem carregar no ícone do utilizador e aceder à zona de mapas offline dessa interface. Aqui vão encontrar a lista de mapas guardados e para usarem um deles só precisam de carregar no nome pretendido.
O mapa irá de imediato ser deslocado para a posição guardada e está pronto a ser usado sem ligação à Internet.
Se quiserem gerir os mapas que têm guardados só precisam de carregar no botão que está a frente de cada um e aí vão poder alterar-lhe o nome, eliminá-lo ou actualizá-lo.
Se ainda não actualizaram o Google Maps no vosso dispositivo móvel então não percam mais tempo e façam-no já. Esta funcionalidade offline é muito interessante e útil.
Este artigo tem mais de um ano
Essa do expirar em X dias é que não me agrada muito. Eu gostava de utilizar o Maps não para o meu dia à dia, mas para sempre que precisar, ter o Maps pronto…
Não imaginas a quantidade de informação que está nesses mapas.
Mas sim, concordo por exemplo um download apenas do nosso territorio e apenas das estradas. 2 Gb a mais no telefone mas era útil.
Sinceramente também gostava de saber quanto gasta de Dados usar esta app. Por exemplo num trajecto de 1h. Seria interessante.
Vai ser preciso bem mais que isto para eu virar as costas ao Nokia Here.
Mas é que continua sem haver comparação possível!
1- Só se podem guardar partes do mapa. No Here guarda-se o mapa do país inteiro e pronto.
2- Os mapas expiram passado 30 dias. No Here eles actualiza-se automaticamente quando há actualizações, sem espinhas!
3- Navegação orientada por voz OFFLINE, só no Here. E é em bom Português sem misturas com Brasileiro como o pessoal tem vindo a reportar.
De resto há outras vantagens e desvantagens, mas só pelo ponto 3 que mencionei, o Google Maps perde todo o interesse!
Concordo plenamente, já tive nos Nokias Lumias a app Nokia here e sem duvida que dá uma abada a todos. A nokia em apps de mapas e fotos bate todas. Esperar vir o lumia 930 para largar o iphone 5s.
E para que é que eu preciso de aceder a um mapa que já utilizei antes.
Se já utilizei antes, já conheço e não me serve de grande coisa, a não ser que a distância temporal entre as duas necessidades seja muito grande.
muitas vezes tu não queres um mapa para te indicar um sitio que não conheces. Queres um guia que te leve até lá, sem stresses, que te indique o tempo estimado. Que te corrija caso faças um desvio, que te avise que o transito está condicionado num determinado percurso, que te vai atrasar x minutos e que podes compensar indo por aquele atalho.
E o Google Maps dá-me tudo isso em modo offline?
o google maps claro que não (ou melhor não sei).
Estou a dizer-te que apesar de conheceres o caminho para um determinado sitio não quer dizer que não uses o gps.
Pois, mas a questão é que não serve de nada ter o mapa OFFline quando tudo aquilo que enumeraste só funciona ONline!
Usando o mapa em offline não dá para fazer pesquisas.
Mas com o mapa aberto, se se estiver na zona abrangida, se passarmos a online o mapa é o mesmo. Sempre se poupa qualquer coisa em tráfego de dados por não ser preciso fazer o download do mapa por 3G.
Os 30 dias é destas coisas, basta carregar em actualizar. Se passaram os 30 dias e o mapa offline se foi, se vai ser preciso que a app faça o download de um mapa como fazia antes – como são mapas vectoriais, se a zona abrangida for pequena é um volume de dados reduzido.
Atenção que só funciona no sistema android se fizerem a pesquisa do estadio de alvalade. Outras possibilidades não estão contempladas e o sistema dá erro.
Para mapas offline uso o meo drive e não tenho razão de queixa.. Só um aparte, podiam ter escolhido um local melhor para exemplificar 😉
Já foi bom, quando saiu. Tinha mapas actualizados e a navegação era bastante boa. Depois caiu no esquecido e os mapas são quase pré-históricos para os padrões actuais.
Meo Drive, tenho queixa, simplesmente o metodo de direccionar está mal feito.
Eles colocam setas para virar quando na verdade estão a dizer para não virar.
O sistema MEO DRIVE tem bons mapas, mas falha só no método de direcção durante o percurso. Colocam setas para virar quando não é para virar.
Estúpido e facilmente corrigiam esta situação.
Prefiro google Maps
Ou seja, o Nokia maps, ou o mais recente HERE ainda é o melhor…
é tao melhor que ate tem estradas no meio dos meus terrenos que são privados.
pra quem é de fora e quer calcular rotas por esta zona é de rir ver as pessoas a bater de caras nos portões.
Já me aconteceu com estradas de terra batida, mas era porque tinha a opção de estradas não pavimentadas activada. Fora isso, nunca tive problemas que não tivesse tido já com qualquer GPS.
É que problemas desse género também não são comuns no sistema de navegação da Google.
Supostamente quando se pesquisa por “ok maps” ele grava aquele pedaço de mapa para que possa ser usado em modo offline.
será possivel gaurdar também percursos de navegação ?
se eu quiser ir a um sitio a 50km não deixa gravar porque a area é demasiado grande?1?
A 30km já guarda, mas guarda o quê? Estrada principal e se faço um pequeno desvio, se me engano numa rotunda?
Estou com uma pequeno problema no maps. Antes dava bem em português, depoisnde uma actualização e até agora ele fala sempre em brasileiro. Como possso mudar alguém sabe ? :/
Só é pena os mapas da Google não permitirem navegação offline das partes em cache. Só permitem visualizar.
Permite guardar, mas não permite usar a pesquisa para os nomes das ruas no mapa offline guardado
Abres o mapa offline.
Se estiveres online e fizeres uma pesquisa na área coberta pelo mapa a app usa-o.
Ainda se poupa uns KB/MB de download de mapas.
Alguém faz ideia ou já testou, quantos Megas são gastos de trafego 3G para um percurso de 1h !?!?!?
Apenas usando mapa de estradas e não o de satelite com as texturas, apenas o das estradas.
Se alguém souber que diga, penso que não seja muito.
@Pplware, queiram aceitar o meu comentário anterior, por favor…
Uma solução como a da Nokia, penso que seria o ideal. Descarregamos o mapa de um determinado país e pronto. A desvantagem é que teremos mais informação do que realmente precisamos, logo ocupa mais espaço desnecessariamente. Ainda assim, acho preferível.
A desvantagem do google é que temos de fazer uma “pré-navegação” do local onde vamos para poder gravar e usar offline.
Já agora, conhecem (e recomendam) alguma solução semelhante à da Nokia para Android?
Tenho o MEO Drive e estou satisfeito (apesar de preferir quando era TMN Drive), mas só o mapa de Portugal é que é gratuito…
bom dia a todos
uso o sygic e tem tudo o que preciso em modo ofline.Acho que é muito bom.
Agora também uso esse e já usei lá fora. É muito bom
Tanto blá, blá, blá para dizer que isto é o mesmo que num PC ir ao site de mapas da google e fazer um Printscreen!!!!
Mesmo a sério. Eu queria usar um telemóvel que não estou a utilizar só para GPS. Como não tem cartão SIM e por isso não tem internet não é possível navegar porque não tenho os mapas. Grande falha.