Spotify oferece as suas apps para Tablets e Smartphones
No início deste mês, apareceram rumores que davam conta da possível alteração de estratégia do Spotify quanto ao seu serviço nos smartphones e tablets.
O modelo de negócio desta empresa para o segmento móvel assentava em disponibilizar aplicações apenas aos assinantes 'premium'. No entanto, segundo as últimas informações da empresa, as apps para mobile irão ser disponibilizadas a todos os utilizadores.
O Spotify, serviço de streaming de música, altera a sua presença nos dispositivos móveis disponibilizando de forma gratuita as aplicações quer para os tablets quer para smartphones.
Assim, qualquer utilizador poderá instalar a app e usar o seu perfil, mesmo tendo apenas o serviço gratuito...já não é exclusivo para quem paga 6,99 euros por mês pelo serviço premium.
Contudo, existe uma condição para a utilização desta versão gratuita, mais não seja para "incentivar" o utilizador a subscrever os pacotes pagos... a versão gratuita terá uma emissão onde as músicas serão reproduzidas em modo 'shuffle', onde o alinhamento musical será programado pela própria empresa, não podendo o utilizador intervir nas escolhas daquilo que vai ouvir.
"We're giving people the best free music experience in the history of the smartphone,". "Spotify for mobile is no longer just for people who subscribe to Premium... and the more you play, the more likely you are to play."
"É assim que a próxima geração vai construir a sua biblioteca de música", referiu hoje o CEO do Spotify, Daniel Ek, no evento onde apresentou a novidade Shuffle Play. "Não será uma questão de comprar uma música ou outra, é adicioná-la à colecção."
Spotify anuncia também que os utilizadores da versão gratuita do Spotify deixam de estar condicionados a ouvirem 10 horas de música por mês.
Este serviço, que foi apresentado a Portugal no passado mês de Fevereiro, veio trazer concorrência a serviços do tipo Radio Online Pandora, Grooveshark... entre outros.
Empresas como a Google e a Apple também estão neste segmento, mais concretamente a Apple com o iTunes Radio, mas levam alguma desvantagem quando comparados os números de utilizadores. O Spotify conta com 24 milhões de utilizadores do serviço gratuito e 6 milhões de assinantes do modelo 'premium'.
O Spotify está disponível para utilizador iOS e Android a partir de agora, e pode ser descarregado na App Store e Google Play.
Este artigo tem mais de um ano
10 horas no serviço free independentemente da plataforma ou ainda se refere ao serviço free shuffle nas plataformas moveis?
Se forem 10h no serviço free independentemente da plataforma, deixo de usar. Eles já nos martelam com publicidade a cada 2 musicas como preço a pagar e eu aceito. Agora, meter publicidade E limitar a 10 horas, para além de parecer simplesmente contraproducente, é mais que motivo para não usar. Não justifica ter nada instalado que funcione por pouco mais de 2 dias/mes. Com playlists no youtube ainda justifica menos pagar para ter musica, fora os outros concorrentes directos todos.
o limite de 10h não é de agora, eu já passei esse limite pelo menos duas vezes, portanto existe há pelo menos 2 meses já agora, a cavalo dado não se olha o dente. Eu estou feliz por poder ouvir música de graça sem ser ilegal, mesmo com as limitações que tem
isso não é resposta ao que eu perguntei…
O limite de 10 horas desapareceu. Agora é o modo aleatório. Além da publicidade.
A aplicaçao Nokia MixRadio começa a provocar mexidas..
Está soberba e facilmente se tornará referência.
Como pode ser referencia quando está apenas disponivel num mercado tão pequeno?…
E achas que os concorrentes andam a dormir lá porque está num sistema de mercado mais pequeno.. Isto dos aleatórios já me parece ao estilo Nokia MixRadio, só que nesse caso são aleatórias tendo em conta os gostos pessoais.. Só isso..
A Mix Radio faz diferença.. e já não me lembro onde mas li que a Nokia vai lançar a app para iOS e Android
Sim li o mesmo no blog da Nokia. O Mix Radio está mesmo muito bom, o spotify vai ter de batalhar bem para o superar…
Pelo que percebi será uma especie de radio online com apenas 10 horas de emissão gratuita.
Se for isso, acho que andaram anos pra tras uma vez que a “net” e pelo menos GPlay estão minados de apps de radio online 24h por dia…
Agora será mais um rádio com anúncios e sem limitação em qualquer dispositivo. A limitação foi levantada também, anunciada no press release que foi elaborado após o evento.
Assim é mesmo tipo uma rádio.
Mesmo assim a versão free não deixa de ser mais uma “radio online”.
Felizmente existe o Nokia Mix Radio (Nokia Music). Spotify can kiss my ass.
+1
Fico-me pelo Google Play Music…
Nokia MixRadio é a melhor app free de musica!
O Spotify bem que pode tentar….
Troquei iOS por Windows Phone e estou bastante contente! A questão da musica é só mais um pormenor, basta eu meter os meus artistas favoritos e ele automaticamente faz-me uma playlist que posso ouvir em modo offline!
Tive a testar no iPhone e dá para ouvir as minhas próprias playlists (o modo aleatório para mim pouca diferença faz porque eu já as fiz de forma aleatória)
Mas limitado às 10h parece-me muito pouco 🙁
Alguém tem alguma alternativa (gratuita ou com pagamentos por compras integradas como se fosse uma app ou extra)?
nao esta agora, limitado a 10h…deixou foi de estar, na versao desktop !nas moveis nunca existiu limitaçao, era pago ! mas isso esta exposto em epigrafe.
A mim apareceu-me: “Seu período de teste de 48 horas começou agora. Divirta-se com a música!”
isso porque tens direito a 48 de “premium” (sem publicidade) depois dessas 48h passa a free.
Por acaso a mim aconteceu-me o mesmo Pedro
Num evento que está neste momento a decorrer, os responsáveis pelo Spotify anunciaram que o serviço de streaming de música é agora gratuito em qualquer dispositivo. Quer isto dizer que deixa de ser necessário pagar uma mensalidade de sete euros para aceder à música no telemóvel.
A empresa anunciou, ainda, que deixa de haver a limitação de 10 horas mensais na versão gratuita da sua oferta. O que acontece é que será necessário ouvir a música em modo aleatório (shuffle) no caso dos smartphones e tablets. A leitura a pedido continua disponível, todavia, na versão gratuita para desktop..
A versão gratuita será suportada por publicidade.
[fonte: Exame Informática]
Correcto. Desaparece a limitação de 10 horas e entra o modo shuffle. Referido no post.
Nao, Vitor ! Desaparece a limitaçao 10h(apos 180 dias, ate este prazo era tb ilimitado ), na versao desktop, a unica que a tinha, mas, o resto nesta versao continua igual; ou seja, musica a pedido, sem obrigatoriedade de modo shuffle ( que por acaso eh o que normalmente ja uso nas playlists onde terei qq coisa como perto de 400.000 musicas e discografias de artistas, pa nunca ouvir o mm alinhamento );
nas versoes moveis, onde nunca houve qq limitaçao, dado que era obrigatorio o plano premium pago 7 eur ( nem o unlimited tb pago 3.49, dava) , eh que passou a ser obrigatorio o modo shuffle, pq tb passou a ser gratuito (com publicidade de 3 em 3 musicas normalmente ). mas mesmo aqui, para quem ja tiver as suas playlists, pode continuar a ouvi-las, ou mm os artistas que quiser, assim como as suas discografias, em modo shuffle ; diferente do modo radio que o spotify tb tem, em que so da pa escolher o tipo de som, blues , jazz, anos 80´, alternativo metal etc…e as musicas que vao aparecendo no alinhamento sao da exclusiva responsabilidade deles, sem quiasquer possibilidade de intervençao nossa. Aqui, nas radios ha milhares de opçoes, a 256 ou 320k eh que ja existem bem menos, sendo de facto o itunes radio um paradigma na qualidade de som, alias como sempre. Eu ha uns ouço tb mto all southern rock radio, mas em portugal ha um projecto mto bom, que eh o cotonete, onde ha radios, com dezenas e dezenas de estilos e subestilos de musica, e com alinhamentos de grande qualidade.
Obrigado pelo pormenor. Assim fica a notícia mais completa.
O limite das 10h tambem foi abolido. Leiam as noticias antes de publicar
E já está no texto isso.
Modo aleatório e só podem colocar para ouvir a próxima música (saltar de música) 6 vezes por hora…
O rádio também está disponível para os não premium. Não dá é para ouvir offline, mas isso já se esperava.
modo aleatorio, obrigatorio apenas nas versoes moveis; o radio sp existiu nas versoes nao premiium, free e umlimited (desktop), e claro que nunca deu em offline, pq era umas das tres diferenciaçoes da versao premium ; as outras duas, eram, melhor qualidade de som 320k, esta mantem-se tb e versoes moveis, esta acabou, pq passa a free com publicidade, ou sem publicidade no umlimited tb.
O Spotify é excelente. Deixei de usar quando implementaram o limite das 10h por mês. Assim volto a usar em paralelo com o Nokia mixRadio que esta excelente também. Nota: O Spotify também tem versão para WP8.
X2
Maravilha!!! 😀 Agora já tenho Spotify no meu iPod Touch. O meu periodo premium de 30 dias expirou à bem pouco tempo. Esta alteração chegou mesmo a tempo!
Com este tipo de serviços já ninguem precisa de sacar músicas piratas da Internet. 😉