Apple guarda 2 anos de tudo o que se pergunta ao Siri
O Siri é uma das mais prometedoras e revolucionárias inovações que a Apple lançou. Foi desenvolvido para ser um assistente pessoal e para responder com linguagem natural ao que lhe é questionado. Sabia-se que quando se questionava o serviço, este recorria aos servidores da Apple mas não era do conhecimento público qual o fim dado a tantos dados gerados com a perguntas e respostas resultantes da interacção entre o utilizador e o Siri.
Agora, a porta-voz da Apple, Trudy Muller, revelou à Wired que tudo o que é questionado ao Siri é armazenado nos servidores da empresa, que os guarda, de forma anónima, durante dois anos.
Segundo a Apple, quando usamos o Siri, a nossa voz é gravada e enviada para os servidores da empresa de Cupertino que, perante a questão colocada, geram um grupo de dados mais adequados e devolvem a resposta. No entanto, a nossa voz permanece nos servidores. A questão é numerada e armazenada nos servidores.
Este número, segundo a Apple afirma, não fica associado ao nosso ID ou qualquer endereço de email, sendo impossível identificar quem fez/colocou a questão ao serviço. Mas não é imediato, estes clips de áudio ajudam o serviço a aprimorar a respostas e a conhecer o utilizador. O Siri aprende com cada um de nós e, durante 6 meses, estes clips de som são ainda da nossa propriedade. Somente passado esse periodo é que são desassociados e passam a aleatórios, sem que se saiba de quem são.
18 meses depois, são apagados, mas durante todo este tempo, os clips de som, são estudados e é aprimorado o serviço de entendimento das questões para haver uma maior e mais rigorosa velocidade de resposta. Se não quer que o Siri grave algo que o mundo não possa saber, então desligue o Siri e o seu ID será removido do serviço. Não diga nada ao Siri que não queira que ninguém saiba, mas isso é óbvio, no entanto, se disser, agora já sabe onde estará a gravação durante 2 anos.
Tudo isto veio à luz da discussão quando a Apple foi questionada sobre estas questões não estarem descriminadas na Política de privacidade do Siri FAQ Siri.
Este artigo tem mais de um ano
Carlos, és um picuinhas.:D
Será que são mesmo eliminados???
Cada vez mais somos alvo de controlo. Estamos a ficar super vigiados.
É como a treta do email da Apple…
Por vezes olho pro meu smartphone e questiono-me: “Estás a enviar dados que não te pedi?”
Isto está de loucos… 😀
Se não há associação entre a tua pessoa e o que é guardado como é que estás a ser vigiado?
“É como a treta do email da Apple…” podias elaborar, para saber qual é o problema?
“O Siri aprende com cada um de nós e, durante 6 meses, estes clips de som são ainda da nossa propriedade. Somente passado esse periodo é que são desassociados e passam a aleatórios, sem que se saiba de quem são.”
Pelo que entendi, fica a gravação associada à pessoa durante 6 meses.
Exacto
O texto dá a ideia errada! Quem ler o original fica a saber que nunca há associação entre a conta da pessoa (identificação da pessoa) e o que é guardado.
O dispositivo gera no início um número aleatório, sendo através desse número que se estabelece a comunicação com o serviço, impossibilitando a associação a uma pessoa!
Passados os 6 meses o que está guardado perde esse número e a relação que havia entre cada um dos dados guardados!
Márcio, apenas fiz uma sugestão de correção. Não mandei nada abaixo ou coisa do género.
eu nem uso nada da marca da maça, mas se usa-se já me estava a perguntar: “carago, o assunto está ficando sério.”
enfim: lá se foi a privacidade. tb já niguém se importa com isso, né? já abusaram tanto que já é tido como uma prática comun.
not so offtopic: CISPA-Cyber Intelligence Sharing and Protection Act
http://www.igda.org/node/1043370
Se isto fosse pratica exclusiva da “marca da maça” vivamos todos “mais felizes”.
Também me questiono, será só a apple?
ya, não é só a Apple, mas como se trata de telemoveis, a questão da privacidade toma mais importancia. um tlm está 99% do tempo ligado à rede…
a Google faz a mesma coisa com o seu serviço de voz, embora aí chegue a dizer que há uma associação do serviço à conta do utilizador, coisa que a Apple diz não haver com o SIRI
eu n uso o serviço de voz da google. apenas skype.
O google já faz isso e muito mais conosco a anos e nunca ninguém se importou…
Todas as nossas informações, tudo que digitamos… Não existe como sermos anônimos na web.
Eu como programador percebo a necessidade de tais dados, e como utilizador gostaria que não me espetassem com politicas de termos de uso impossíveis de ler.
Um fim de semana a ler a bíblia. 😛
Maior problema que o de eles guardarem as pesquisas (que é normal nos dias de hoje – dizem eles que para melhorar o serviço) é o de, caso a CISPA ser aceite, os governos passarem a poder ter acesso a toda essa informação sem qualquer tipo de mandato.
O problema não é eles guardarem os dados é o uso e privacidade que lhes dão.
As questões nunca estão associadas a nenhuma conta pessoal! Gera-se logo um número aleatório que identifica o dispositivo que usa o SIRI. Passados 6 meses os dados guardados deixam de ter esse número associado. Se por ventura a pessoa desligar o serviço, os dados são logo apagados. Quando voltar a ligar gera um novo número aleatório
Estranho seria se não o fizessem! O serviço tem de evolui de alguma forma e sendo este um serviço que necessita de interpretar instruções por voz, é claro que as mesmas têm de ir sendo analisadas.
Claro que existem as questões de privacidade, mas também, quem é que ainda espera ter alguma privacidade ao utiliza a Web?
Para quando um artigo sobre o jogo fangz português que está a fazer sucesso na appstore?
ty for the hit 🙂
Humm, deixa ca ver que nao conheço 🙂
a pág no face ainda n tem nem 6meses e já conta com 30M likes. vale a pena dar uma vista de olhos
Isso de guardar dados todos fazem, mas quando é a Apple sempre há maior repercussão, o que, diga-se de passagem, é culpa da imagem criada pela própria empresa. Sou usuário de aparelhos móveis iOS (com e sem Siri) e Android, sem falar do Windows, Skype e Facebook, se privacidade fosse um problema teria que desistir de tudo isso.
Privacidade é algo que cada vez menos há.
Já ouviram falar que as chamadas que fazemos pelos nossos telefones podem ser gravadas e ouvidas pelas redes. Depois dizem que há legislação, mas em Portugal não se cumpre a lei. Então significa que conversas pessoais podem ser escutadas.
Não há privacidade na Web. Seja Apple, Android ou windows Phone, parece que trabalham mais a sério em questões de retirar privacidade do que em coisas realmente uteis.
Refere a lei que só se pode fazer escutas com autorização dos tribunais; pois bem, os tribunais funcionam à mercê do negócio. Estamos feitos.
É uma informação já conhecida, veio contudo a Apple relembrar.
A retenção de dados é um assunto sério, nunca se vai controlar mas deveria ser mais vigiado e legislado o que fazem estas empresas. O problema é que para termos acesso aos serviços assinamos “de cruz” politicas de termos de uso impossíveis de ler. Contra mim falo…
O pessoal posta fotos e informações pessoais em tudo o que são redes sociais e depois estão preocupados com as conversas que têm com a Siri???
Não sejam tão dramáticos!!
Nunca mais chega é a Siri em PT!!
Mas vocês leram tudo? O que esta em causa é isto não estar discriminado na Política de privacidade do Siri, ou seja ninguém esta a dar autorização a Apple para gravar o que grava… Mas não faz mal não é? É a Apple…
Enfim…
Está sim senhor! O que não está discriminado é o tempo máximo em que poderá ficar guardado, o que para o tipo de questão que levanta é um pouco irrelevante, embora as pessoas devam saber!
Tb não estava discriminado como é que mantinha o anonimato!
+1
Eu ainda me questiono o porquê da Siri ainda não ter o idioma Português com uma comunidade tão grande mundialmente, mas enfim. Lá nisso a google é muito mais universal. Aliás eu tenho desactivada essa funcionalidade, Siri, no meu iPhone por essa mesma razão e se fosse só eu o único… A funcionalidade revolucionária que tanto apregoaram foi sem dúvida só para alguns, além de que de revolucionário não tem nada, mas enfim.
Só agora é que reparei que põem o FAQ como link de política de privacidade do SIRI, quando o FAQ não é isso – embora deve-se lá aparecer mais informação!
Para aceder à política de privacidade têm que ir às definições do SIRI no dispositivo (iPhone, iPad)
BIG BROTHER IS WATCHING YOU!