Unity Next – A nova geração da interface Unity
AQuando se fala na distribuição Linux Ubuntu, muitos são os utilizadores que continuam a criticar o caminho traçado pela Canonical relativamente à adopção da interface Unity (saber mais aqui). A verdade é que o Unity é diferente de outras interfaces e os utilizadores estão entusiasmados com o Ubuntu Phone, que chega já em Outubro e que curiosamente recorre à mesma interface, oferecendo uma experiencia de navegação diferente nos dispositivos móveis.
Mas a Canonical está atenta e já tem em produção o interessantíssimo Unity Next.
Como já informamos várias vezes, a Canonical pretende que o Ubuntu funcione em tudo o que é dispositivos (PC, tablet, smartphone, etc). Para isso, é necessários fazer algumas alterações na interface Unity, que de certa forma até se ajusta ao segmento móvel e é defendida com unhas e dentes pela Canonical. A interface que se segue chama-se Unity Next e irá introduzir melhorias significativas na actual interface (que continua pesada, pouco prática e confusa).
No vídeo seguinte podem ver algumas novidades do Unity Next que é desenvolvido em Qt/QML e a impressionante performance que oferece ao sistema.
É possível correr já o Unity Next no Ubuntu 12.10?
A resposta é sim! No site do unity, podemos ver já um conjunto de comandos para quem pretender correr já o Unity Next no sistema, Essa informação está toda disponível aqui
De facto, o Unity Next promete.Mas uma vez esperamos que seja “devolvida” a performance do sistema que, com a adoção do Unity, ficou simplesmente afectada. Muitos são os utilizadores que têm abandonado o Ubuntu e as variantes da distribuição têm demonstrado serem as preferidas dos utilizadores. A pergunta de hoje é simples:
Acham que a interface Unity Next conquistará os utilizadores ?
Este artigo tem mais de um ano
Fui muito critico quando saiu o Unity, até experimentei outras distros, mas agora não troco o Unity por nada! Eu uso ubuntu no meu trabalho não uso ubuntu só por lazer e acho o Unity excelente para trabalho. Mas tb noto um pouco pesado fico à espera que fique mais leve.
Parece-me que o ubuntu apostou no cavalo certo.
Tornando a interface unity fluida tem tudo para triunfar.
Desculpem, esta frase não faz sentido, na minha prespetiva claro.
“Muitos são os utilizadores que têm abandonado o Ubuntu e as variantes da distribuição têm demonstrado serem as preferidas dos utilizadores”
Ficaria melhor
Muitos são os utilizadores que têm abandonado o Ubuntu, porém as variantes da distribuição têm demonstrado ser as preferidas dos utilizadores.
Creio que assim faria mais sentido.
Por acaso, até acho que faz mais sentido como estava antes.
O “porém” que usas teria sentido se a primeira parte fosse positiva, ou seja, se fosse assim:
Muitos utilizadores gostam do aspecto do Ubuntu, PORÉM as variantes da…
O que se pretende dizer é o que está escrito… ou seja… os utilizadores têm abandonado o Ubuntu e (EM CONSEQUÊNCIA) as variantes têm demonstrado maior preferência.
Se calhar a frase do artigo poderá ser algo melhorada, mas o sentido está correcto… quanto à palavra “porém” não me parece aplicar-se ao efeito pretendido.
Espero não estar eu a meter água e a explicar tudo ao contrário, mas julgo isto ser o mais correcto… 😉
Mete uma vírgula, e a frase fica mais perceptivel.
Mesmo, tipo substituir o “e” por uma “,” ou um “mas” é mais simples, “porém” realmente é escusado.
Só mencionei porque a frase como está é preciso ser lida pausadamente para se perceber o conteudo.
Tens de ganhar fôlego 🙂
Eu não estava a criticar o teu comentário, aliás concordo com ele, apenas apresentei uma solução que na altura considerei mais simples.
E sim, eu também tive que ler a frase duas vezes.
Não vejo diferença 🙂
Nos dispositivos mobile pode até ser uma boa ideia. Mas para desktop poderá não ser o mais aconselhável.
Esta unificação entre plataformas é algo que aprecio mas apenas até um certo ponto..
Para mim não é muito prático usar rato e teclado em software optimizado para touch screen, pelo menos da experiência que tenho.
Usar o Windows 8 com rato na interface metro por vezes torna-se algo frustrante, pois o comportamento da tela nem sempre é o mais intuitivo.
Então tens a intuição estragada…é preciso cá uma intuição para mexer um rato na interface metro em qualquer que seja a situação…
….QT? mas isso não é biblioteca do KDE? então porque é que deixaram de apoiar o Kubuntu? Não estou a ver a lógica…mas desde que seja para melhorar a interação com o utilizador que venha ele.
É o Framework utilizado pelo kde e também já foi utilizado pela canonical no passado no unity2d. Na minha opiniao e bem mais bonita e mais rapida para desenvolver. O Qt é tambem utilizado no razor Qt super leve. Não é que o gtk seja feio mas o Qt é bem mais bonito as aplicações ficam com um aspecto mais profissional
Curioso ninguém ter referido que esta ideia da Canonical para o Unity não é uma ideia da Canonical de todo, mas SIM da equipa do KDE anos antes através do Plasma!!!
mas enfim…
Parece-me bem.
Já agora alguém sabe se o ubuntu 13.04 já vem com o MIR?
Espero que a performance não se degrade mais. Eu tenho um Phenom II X6 1055 (6 cores), uso Ubuntu desde o 8.10, gosto (e já me habituei ao unity) mas passo-me com o lag (a la android) que acontece muitas vezes. É notório principalmente no Nautilus/Nemo/Phanteon a abrir, e ver as miniaturas de pastas com cerca de 1000 ou mais ficheiros (pastas com .cbr e .cbz).
A serio que desejo que a performance melhore, já instalei o Mint Debian como alternativa, só me falta o Arch… se não melhorar não desisto do Ubuntu mas vou usando cada vez menos
funny… a pub antes do video e sobre o windows
mais um pior que o outro 🙁
Ainda agora “nasceu” e já esta mais rápido que muitos que existem a anos… :p
Também acho que peca muito na lentidão que apresenta muitas vezes. De resto acho que a está num bom caminho.
Sempre fui fã do Unity. Mas…
Ok, sistemas mobile estão se tornando muito populares. E eles são excelentes, PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS.
Usar a mesma interface em estações de trabalho do tipo desktop é uma péssima ideia.
Acabei de testar a novidade e tudo nela é errado. A resolução do texto e dos elementos gráficos, a UI claramente feita para touchscreen quando eu estou usando um mouse, a dificuldade em alternar entre aplicações, a sensação claustrofóbica em geral.
Pareceu até que eu estava usando a porcaria da interface Metro do Windows 8.
Infelizmente, a Canonical já investiu no projeto e creio que ela queira ver a novidade como padrão no futuro.
E eu vou ter de mudar de distro ou ter para sempre o trabalho adicionar de customizar minha UI a cada atualização.