Blizzard vira-se para o Linux?
Correm rumores por essa Internet fora de que a Blizzard está a preparar o lançamento em 2013, de um jogo para Linux.
Apesar de ainda serem apenas rumores, a ideia não tem nada de anormal e se pensarmos bem até faz algum sentido.
Mas vamos ver algumas pistas ... que podem ser conclusivas no obter de alguma conclusão!
Prova #1
O primeiro indicio pode ser descoberto no recente lançamento do Cliente Linux do serviço de distribuição digital de jogos da Valve, o Steam (ver aqui). Ora o aparecimento do Steam no Sistema Linux traz entre outras coisas, um novo mercado bastante atractivo para as editoras de jogos e a Blizzard, como qualquer outra não se poderá dar ao luxo de ignorar tamanha hipótese de ganhar assim mais uns bons milhares de jogadores dos seus títulos.
Prova #2
Por outro lado e, conforme o Pplware aqui anunciou, temos a forte hipótese de lançamento da Steam Box, uma nova consola de jogos lançada pela Valve e com sistema operativo ... Linux.
Prova #3
Já são conhecidos diversas grandes editoras que afirmaram o seu interesse em apostar em títulos para Linux, como por exemplo a THQ (Saints Row, Company Of Heroes, ...).
Prova #4
São conhecidos problemas antigos que a Blizzard já teve no passado com gamers que jogavam World of Warcraft em Linux recorrendo ao Wine e surgindo uma versão nativa para Linux, esses problemas deixarão de existir e a relação entre Blizzard e gamers será reatada. Aliás, sempre foi também conhecido um cliente Linux desenvolvido pela Blizzard para WoW, apesar de nunca ter sido oficialmente lançado.
Veredicto:
Cabe a cada um de nós tirar conclusões e chegar a um veredicto final mas, como diz o ditado popular "onde há fumo, há fogo" e acredito fortemente que estes rumores se baseiam em algo de concreto.
Homepage Blizzard
Este artigo tem mais de um ano
A Blizzard pode-se dar ao luxo de ignorar jogadores que usem Linux, sim. Os 3 jogos deles continuam a fazer rios de dinheiro, e nao sei ate que ponto desenvolver algo para Linux compensa em termos de investimento.
A Steam Box ja foi anunciada oficialmente.
Referir a THQ como uma grande editora que pretende lancar versoes Linux no seu jogo… nao e um bom exemplo. A THQ esta na falencia e eles mal conseguem arranjar dinheiro para conseguir distribuir os seus jogos, quanto mais para desenvolver versoes Linux.
Ate pode ser que seja verdade, mas nao sei ate que ponto a Blizzard estaria interessada em desenvolver outro projecto, visto que ja estao a desenvolver algo que sera lancado a medio/longo prazo.
Pois no caso da THQ, até pode ser uma boa ideia coltarem-se para o Linux.
Não tenho 100% de certeza no que vou dizer. Mas para windows provavelmente deve de ser preciso pagar licenças, já em linux é tudo aberto. E no caso de a consola da valve ser lançada, pode ser uma boa aposta ser a primeira ou das primeiras empresa (excluindo a propria valve), a ter um leque de jogos para esta consola.
Pode requerir algum investimento inicial, mas mesmo assim deve de ser baixo, penso….
Isso das licenças não sei, mas mesmo a virarem-se para linux não fazem dinheiro nenhum. Não lhes compensa.
Ricardo ,
Uma boa tarde , as estatísticas do final do ano de jogadores na plataforma Linux ainda em versão beta e com os pedidos de licenças ainda por satisfazer já eram 420.000 , este artigo foi publicado no Pplware , por isso Ricardo quando esta ou outra software house alargar a sua plataforma para outras distribuições que não sejam Ubuntu , porque há que frisar que para além dos constrangimentos com as licenças existe também o constrangimento de a mesma só estar disponível para a distribuição Ubuntu que neste momento nem é a que mais utilizadores tem , por isso não sei se é assim tão descabido e sem a importância que tu lhe quiseste dar .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Não fazem porquê? o dinheiro deles não é nas vendas dos jogos, é mais nas mensalidades.
Apesar de achar que isso são mais conjecturas do que outra coisa qualquer.
Vocês esqueceram-se de referir que os jogos da blizzard já correm todos em OSX, que não é mais que um BSD (digamos um primo do linux), ou seja, portar uma aplicação OSX para Linux escolhendo uma distribuição tipo Ubunto como vez a Valve não devia ser nada dificil.
Wow! Agora vou dar ambush por ssh, cuidado ai gente!
O Windows 8 foi a melhor coisa que aconteceu ao Linux.
LOOOOL
É que foi mesmo!!
Com toda certeza. Finalmente o bom e velho linux vai poder mostrar o valor muito superior em termos de sistema operacional.Tenho o CD original do windows 7 Home Premium, mas como testei muitas distros linux por 1 ano, quando me dei conta percebí que não conseguia mais manter o windows por mais de 1 mês no meu PC. Migrei de vêz p/ o linux e espero e torço “MUITO” para que o linux passe a receber o valor que ele sempre mereceu.
Nenhuma dessas “Provas” é verdadeiramente uma prova, e pouco tem a ver com a Blizzard, a unica que têm relação é mesmo a ultima, o que não quer dizer muito pois uso o wine para muitos jogos de outras empresas.
Podíamos substituir o nome da empresa por qualquer outra e fazer o mesmo artigo,não vejo fumo nenhum.
“Podíamos substituir o nome da empresa por qualquer outra e fazer o mesmo artigo,não vejo fumo nenhum.” Concordo plenamente!
Até pode ser verdade, não digo que não, mas todas estas “provas” nada têm a ver com a blizzard, mas apenas com um crescendo do investimento de empresas de jogos para Linux, o que já se suspeitava…
…a ver vamos daqui a uns dias! Fica o registo para posterior referencia 🙂
a coisa esta a aquecer.
Tendo em conta que o número de jogadores nos jogos deles cada vez é mais pequeno, seria uma boa estratégia.
O problema de Linux, posto nas palavras de representantes da Blizzard há uns anos, era a incapacidade de haver um garante de uniformização da base dos sistema a ser desenvolvido. Diversas distribuições Linux, mesmo dentro da mesma distribuição Linux existir bibliotecas ou versões diferentes usadas entre cada utilizador, existir diferentes combinações de hardware a suportar, etc, impedindo de existir realmente uma framework única de trabalho embora o SO seja o mesmo. Tendo em conta que sendo um jogo oficial e pago a Blizzard teria de garantir o suporte isso seria um esforço de titan, pelo que a blizzard abandonou o lançamento do client do WoW de linux. Não esquecer: a partir do momento que a Blizzard lance um client linux vê-se obrigada a dar suporte a ele (legalmente obrigada), o que torna virtualmente impossível dar suporte a todas as combinações ditas acima…. Agora se for numa distro uniforme e já suportada para o efeito de jogos (steam) a história é outra. Quer seja um SO inteiro quer seja somente a framework da plataforma que a steam possa disponibilizar, há uma framework única de trabalho comum a qualquer distro ou combinação, e aí só terão de dar suporte ao client nessas condições, limitando imenso o esforço (des)necessário. No fundo acaba por ser algo semelhante ao o que o DX trouxe ao Windows.
Hugo ,
A família Debian é muito vasta e a maioria das distribuições baseia-se nesta família , logo esse problema que colocas fica bastante reduzido , depois haverá que contar com a RED HAT / Fedora e com a Open Suse , depois as restantes distribuições representam um nr, marginal e provavelmente a comunidade encontrará uma solução para resolver o problema , já a muito que se fala numa reunificação dos formatos dos pacotes , pode ser que seja desta , o Linux é o Kernel por isso da compatibilidade de todas as distribuições pode ser transversal e já o é em milhentos casos só que os pacotes da família Debian estão no formato DEb outros estão em YUM caso da Suse outros estão em RPM , mas em qualquer uma dessas distribuições podes instalar a mesma aplicação que normalmente é compilada por cada uma das comunidades , mas basta que saibas compilar e fazes o download da fonte e depois compilas no formato da tua distro .
Resumindo parece ser mais complicado do que realmente é e como disse mais de 80% das distribuições são da família Debian/Ubuntu .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
deixa fazer uma pequena correcção: yum não é um tipo de pacote, mas sim um gestor de pacotes como o apt ou pacman.
Debian based =.deb
Red hat based( red hat, fedora, suse)=.rpm
Eu sei que o problema fica reduzido, mas mesmo entre a mesma distro e a mesma versão as coisas podem mudar, posso escolher um outro repositório, criando n situações de incompatibilidade por usar versões de lib diferentes (ou que substituem as que uso). Eu usei durante imensos anos o gentoo mesmo por isso, caso tivesse problemas a instalar algo por incompatibilidades de libs não precisava de saltar o sistema de gestão de pacotes da distro, bastava-me criar um ebuild à medida para o que queria instalar, experimentar num ambiente chrooted que tinha na máquina para confirmar que instalava e desinstalava correctamente e avançava depois para a instalação na máquina mesmo. Entre distros o risco aumenta ainda mais, muitos usam repositórios próprios, com definições muito próprias onde instalar cada pacote (umas instalam libs no /usr/lib, outras instalam-nas no /usr/local/lib, e por aí em diante), e quem depois tem de dar suporte a isso acaba por ser obrigado a ter isso em conta. Havendo uma plataforma que crie uma camada de abstração entre o SO e essas peculiariedades e o que está a ser instalado facilita imenso, e é isso que digo no meu comentário. O suporte é dado nessas condições e não tendo de olhar para o client do jogo e o SO como um todo.
Bons dias a todos.
Ora para quem não sabe o wow já de si tem um client nativo para linux, que andou em teste nos betas do wow vanilla. A blizzard não lançou e citando eles porque, ter que dar suporte a milhentas distribuições de linux ao mesmo tempo era um grande custo para a empresa e um grande desperdício de recursos humanos então o client nunca saiu.
Já agora, o único projecto conhecido da blizzard actualmente e o titan, um suposto mmorpg e para alem do seu code name não se sabe mais nada por isso não, não estou a ver isso acontecer.
O problema não é as varias distribuições , o problema é de quem fala das coisas sem perceber delas .
existe 3 sistemas de instalação automáticos em Linux
o mais comuns são DEB e RPM , a diferença não é muito e é fácil de portar, alias ate se pode instalar um pacote deb num sistema RPM desde que sejam jogos ou programas que não seja sujeitos a dependências não padrão dos sistemas .
e depois existe os bin e run
que geralmente são utilizados para jogos em linux , e funcionam em qualquer distro e do tipo um .exe do windows .
por isso podem utilizar um sistema padrão para todas distribuições o mais indicado é o bin isto no caso de jogos .
se utilizarem o bin é fácil de fazer uma versão de instalação para DEB ou para RPM .
Dude not my words.
Quem afirmou isto foi mesmo um dev da blizzard por isso ya, não sei, se calhar ate sabem o que e que estão a dizer, porque quem já andou ou anda no mundo de linux já sabe que cada distro tem os seu próprios problemas, e que por vezes diferem entre si por variadíssimas razões eu próprio já passei por isso.
dude tens 3 ramos diferentes, e não são assim tãaao diferentes, se é pelo instalador, usa-se o .bin ou .run é igual em todas e sim o CMatomic tem razão no que diz
Mas eu não estou a falar dos instaladores, estou mesmo a falar do os em si todos eles divergem entre si.
Se realmente acontecer, será um grande passo para o linux, pois é uma grande empresa. Para mim seria fantástico pois continua a ser o meu único entrave que me leva a usar windows, para correr na perfeição WoW.
Epa ate concordo que o o jogo faça o port para Linux mas se não levar atrás o curse ou outro qualquer não sei se terá grande adesão.Epa é uma pena que o curse não funcione tão bem em mac como em windows.Vamos esperar para ver
A única coisa que acho de interessante nisto é a possibilidade de a Blizzard levar outras companhias de jogos de “arrasto” e fazer com que a moda de jogo em linux pegue de vez. Pelo que percebo, nunca pegou verdadeiramente por não ser interessante desenvolver, o que levou a que a coisa nunca massificasse. Já espero ver esta tendencia a inverter à muito.
De resto, a blizzard não tem nada que me interesse minimamente e a forma como eles tem tratado os clientes deles tem sido deplorável. Joguei WoW durante anos e não me arrependo. Mas deixou de ser interessante quando a blizzard achou que por os jogadores a fazer a mesma coisa repetidamente durante meses tinha piada, entre outros. Tornar o jogo uma obrigação e não diversão é o mesmo que me tratarem como um saco de dinheiro. Senti me insultado, perdeu todo o interesse e não tenciono voltar.
Não melhorou quando lançaram o fiasco mais conhecido como Diablo3. Comprei e detestei. Detestei o jogo que se resumia a um grind massivo sem interesse (isto pode ser debatido, mas é ao que se resume), detestei o facto do jogo ter sérios problemas de performance (injogável, mesmo) em sistemas que passavam largamente os requisitos recomendados, detestei a forma como fui tratado pelo suporte e que nunca tive solução, detestei o facto que querer devolver o jogo mas não o poder fazer por ter ficado associado a minha conta da battlenet, coisa que a blizzard fez questão de me dizer que é definitivo.
Passei ao lado do starcraft2, não posso falar desse.
Ou seja, a blizzard, que outrora considerei a melhor software house do momento, está agora entre as piores. Talvez voltem a melhorar em lançamentos futuros mas não me podia estar mais nas tintas para o que eles possam fazer com a oferta actual deles.
TL,DR: Tratar clientes como sacos de dinheiro não funciona.
Activision.. cof..
Nenhuma dessas “provas” é uma prova LOL!
A prova é a seguinte.
A blizzard já têm um cliente do World Of Warcrfat desde o ano 2011. Esse cliente é usado internamente na empresa e já se falou muito disso. O não lançamento desse cliente para fora foi a questão das distribuições, problemas que poderia ter com Hardware (Tal como a Steam tinha e a Nvidia veio ajudar) e a falat de utilizadores. COm o crecer dos utilizadores no mundo Linux e com a Steam já disponível a Blizzard vai querer ser também uma das empresas pioneiras a desenvolver grandes jogos para o Linux. O Jogo que vai sair este ano certamente vai ser o Word of Warcraft.
Abraços
No caso particular da Blizzard não vejo provas, vejo muito fumo mas sem fogo por enquanto.
No caso do Steam para Linux, o facto de ainda estar em beta e já ter mais de 400 mil utilizadores, deixa-me optimista para o sucesso desta empreitada. Apesar do suporte oficial ser apenas para Ubuntu, foi lindo ver a comunidade das várias distros, Fedora, Gentoo, SüSE, etc a empacotar rapidamente o cliente Steam para as suas distribuições.
E é como o Carlos disse, basta à Valve suportar as duas principais famílias: Debian e Red Hat. Actualmente suportando o Ubuntu seria trivial estender o suporte ao Mint ou mesmo ao Debian.
Boas…
Mais uma “prova”, aqui à uns tempos (semanas ou meses…) A blizzard estava ‘descontente’ com o windows 8.
http://kotaku.com/5929569/blizzard-isnt-happy-with-windows-8-either
http://www.tomshardware.com/news/Rob-Pardo-Gabe-Newell-Windows-8-Catastrophe-Blizzard,16478.html
Acho que muitas dessas companhias se querem afastar da microsoft porque a mesma tem agora uma appstore, em que os ‘fabricantes’ de software têm que respeitar certas normas para estar na loja… e sim pagar…
Quanto ao pessoal se ‘queixar’ dar suporte a minhentas distribuições, vejam lá o caso da Steam que foi lançado para ubuntu e já está a correr em minhentas distros.
Tendo em conta que os ‘tops’ da blizzard são o mmorpg até secalhar podem ter um cliente ‘opensource’ que o pessoal das distro possa olhar e por isso a funcionar.
Mas acho que enquanto não existirem OEM’s a fazer bons pcs préinstalados com linux (e não estou a falar de PC’s de super baixa gama com uma distro discontinuada) e ter uma boas base de jogos o pessoal vai sempre pensar que linux é aquela coisa de programadores e geeks informáticos.
Problema principal é conseguirem dar supporte a todas a distribuições, visto que cada distribuição tem a sua maneira optimizar/usar certas libs.
Podem é criar eles uma distribuição própria e só dao supporta para essa 😀
A Blizzard baniu clientes do jogo Diablo 3 por estarem a jogar em SO Linux Alegando que quem o fazia era para utilizar BOT e outros tipos de cheating. Acredito que alguns o fizessem mas banir só Porque o SO não é Windows ou MAC sem provas de BOT ou outro tipo de cheating …?
Basta um grande dar o primeiro passo o resto vai atrás. e acredito que mais e mais contribua para o crescimento das Distro de Linux. BEm HAja STEAM.