PplWare Mobile

Vem aí a consola de jogos da Steam, baseada em Linux


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Carlos Silva says:

    Esperamos… Tem tudo para dar certo.

  2. Miguel says:

    Hum ainda estou para ver uma suposta consola que eu li há uns meses (no verao), que vai sair ou algo assim que a consola será supostamente do tamanho dum cubo rubik e será completamente open source isso é que eu gostava de ver, mas esta consola a ver vamos no que dá. Porque ao fim ao cabo nao deixa de ser “mais uma consola de jogos”

  3. Luis Santos says:

    Seria um passo de gigante e algo que viria revelocionar o gaming.

    Esperemos para ver no que dá.

    Pedro, se não se importar, irei divulgar a noticia num site de uma comunidade gaming (sempre com os creditos claro), caso nao seja de acordo, pedirei automaticamente que seja removido do dito site.

    Continuação de bom trabalho.

  4. Frederico Barroqueiro says:

    Pela ordem de ideias da noticia, entao em win7 64b que é -2,06% isso equivale a quê?
    E leiam bem a noticia antes de responderem. 😛

    • PMwar says:

      Quer dizer que a quota desse OS desceu 2.06% desde a última observação (não são referidas as respectivas datas), ficando actualmente nos 58.67%.
      Já agora, 58.67% de 54 milhões de utilizadores são cerca de 31,7 milhões. Na observação anterior, o share do win7 64b seria 60.73% da base de utilizadores nessa altura (que também não é referida).

      Ai os números e sua leitura…

    • John says:

      É a diferença entre a última sondagem.

    • SexOnaSal says:

      corresponde aos qe tão a migrar para linux…

      não como tenta indicar qe é por irem para o w8

  5. Eu acho que irão acompanhar porque não acredito que vão ver o EA GAMES e a STEAM a apostar o linux e vão ficar para trás, é que se correr bem e eles não apostarem depois vão entrar como “envergonhados” por não terem acreditado na aposta.

  6. Leonel says:

    Boa!
    Será este o tal empurrão que o Linux precisava para se afirmar no mercado doméstico?!
    Pelo menos tem tudo para dar certo…

  7. João Vieira says:

    Acho que mais uma vez a Microsoft e pela primeira vez a Sony estão se a ver aflitos com a linux.
    Por um lado a Xbox 360 foi sempre uma boa consola e muito mais barata em termos de consola, mas em termos de jogos mesmo em segunda mão são caros já para não falar que se tem de pagar para jogar online. PS3 agora está mais barata, mas já esteve muito cara, mas a vantagem dela é que os jogos são ligeiramente mais baratos e não se paga para jogar online. Com isto quero dizer que se Linux está com a Steam a entrar na aposta das consolas, penso que vai acabar um pouco com a capitalização das consolas, e duvido que a Steam Box seja uma má consola.
    Cumps.

  8. JP (djlinux) says:

    Boas,

    É preciso lembrar que a Steam para Linux ainda esta em Beta e que ainda nem um més fez que esta disponível para todos sem ser preciso convite, o numero vai aumentar 🙂

    • Carlos Carvalho says:

      Boa tarde ,

      Esse factor é fundamental para se fazer uma análise correcta da aceitação da Steam no Linux , quando este suporte for estendido a outras distribuições é certinho que os Nrs irão aumentar em flecha , o Nr de jogos ainda disponível também terá de melhorar , agora até a Nvidia se está a portar bem até já temos drives experimentais que suportam o 3D .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  9. César says:

    Não esquecer que a Nvidia também já está metida ao barulho com o seu project Shield que também acede à plataforma Steam (http://shield.nvidia.com/)!
    É certo que é uma versão portable mas é uma aposta que poderá dar frutos se “pegar”, os atributos principais são a introdução do Tegra 4 (72-core NVIDIA GeForce GPU + Quad-core A15 CPU), ecrã 5″ multitouch a 720p e Wi-Fi n. Isto tudo a correr Android. Talvez a Google Play tenha algumas dificuldades inciais a reconhecer o dispositivo mas dado o poderio da Nvidia penso que será facilmente resolvido. Terá também decerto acesso à Tegra Zone que é a loja in house da Nvidia!
    Last but not least, a Nvidia Shield vai permitir jogar na consola fazendo streaming dos jogos instalados no PC, desde que equipado com uma GeForce GTX 600 ou superior!

  10. SexOnaSal says:

    espero qe a consola nao seja as da imagem.. qe coisa mais feia.. e pelo “logo” seria “alienware box” e não “steam box”

    Cumps

  11. SexOnaSal says:

    E os jogos que temos na nossa conta, darão na consola? ou será que vai ser preciso comprar versoes diferentes?

    Se der os mesmos do pc, parece que vai ser desta vez que vou comprar a minha primeira consola…

    • Carlos Silva says:

      Se mantiverem o “estilo” do Steam4Linux, sim, deste que haja versões Linux do jogo, uma vez comprado, jogas em qualquer sitio 🙂 Incluindo os save games que sincronizam também

    • Glink says:

      eu só comprei uma vez alguns dos jogos para Windows e tenho-os para download em Linux, o processo deverá ser o mesmo para a consola 😉

      • SexOnaSal says:

        Se for mesmo assim, vai ser muito bom.. principalmente para quem tem mtos jogos na steam no pc.. não ter qe comprar outros p consola.. e ter as promoções do costume, vai estourar com as lojas de jogos (por exemplo nos shoppings).. digo eu

  12. Paulo Bastos says:

    Ou muito me engano ou a Microsoft muito em breve vai se ver aflita, cada vez leio mais noticias sobre adopção de Linux em todas as áreas.

  13. Alberto says:

    Quem tem acesso ao Steam beta para Linux, os jogos disponíveis para o Windows, já tem todos os jogos para Linux?
    Qualquer linux pode ser usado ou só os Ubuntu?

    • Carlos Carvalho says:

      Alberto ,

      Boa tarde , por enquanto é mesmo só para Ubuntu , mas será estendido a outras distribuições Linux , as mais fáceis de estender são as Ubuntu based e essas são sem dúvida as maioritárias .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

  14. Pedro Pinho says:

    Não me admira que tenham tantas contas activas, a partir do momento que deixaram de dar ban a quem usa Cheats quando denunciados com provas só para terem “N” utilizadores activos.

    Cumprimentos

    • JP (djlinux) says:

      Essa merece um “Lol” bem grande … Não sejas “hater”, curte a vida =)

      • Pedro Pinho says:

        Tal como em tudo na vida as regras são para cumprir de igual modo para todos, não é desde que saiu o CS:GO que passaram todas as atenções para o mesmo deixando versões anteriores fora de atenção e deixando a mercê de quem quiser fazer o que bem entender. Tal como aqui disse já lhes disse o mesmo pelo método correcto e direto. Não tenho conta steam nem a um nem dois anos mas sim 9 anos e ainda sei como funcionou algumas coisas no passado.

        Sem mais e sem mais comentários a acrescentar.

        • JP (djlinux) says:

          Calma jovem.

          Mas já que falas dos que usam “Cheats”, se tirarmos todos os “Cheaters”, a percentagem em Windows desce drasticamente. E não acredito que em tão pouco tempo existam mais “Cheaters” em Linux do que nos outros S.O.

          Por isso continuo com o meu “Lol” ao teu primeiro comentário 🙂

          • Pedro Pinho says:

            Já passei a minha juventude a algum tempo. Continuo sem entender o lol dado que não critiquei o linux ou mesmo a steam para linux. Até uso linux desde o meu primeiro computador, só critico o actual funcionamento da steam a comparar com 2010/2011. E esta discussão ficou sem sentido.

          • JP (djlinux) says:

            Pedro Pinto, estamos a falar do mesmo? Steam, Valve, no Linux, certo?

            O que escreves te em cima foi com respeito a Linux? Ou outro S.O? Eu entendi como se fosse para Linux, por isso o meu “Lol” … Também já passei a minha juventude, não é por ai… Mas, se preferes esquecer, esta feito 🙂

  15. Gonçalves says:

    Finalmente vejo o linux a ter o seu mérito reconhecido. Depois de dominar em servidores e redes, parece que chegou finalmente a hora de dar o salto para o utilizador comum. A mim agrada-me.

  16. Carlos says:

    Eu acho que a Valve não está bem a ver onde se está a meter.

    É que tirando a Nintendo, e apenas com a Wii, mais ninguém ganha dinheiro a vender consolas. Muito pelo contrário, perdem rios de dinheiro.

    A Valve tem receitas e/ou dinheiro em caixa para suportar isso? Duvido…

    Além disso, mais importante que a consola são os jogos e os jogos que toda a gente quer comprar já são exclusivos duma das 3 consolas existentes.

    Se aqui alguém acredita que a Sony, a Nintendo e a Microsoft vão deixar portar os jogos exclusivos para a nova consola que são os que se vendem aos milhões e fazem o negócio das consolas ser lucrativo, eu tenho uma ponte sobre o Tejo para venda.

  17. MrT says:

    Há rumores de que a EA, também vai apostar no Linux. Uma das pequenas provas a parceria com a Canonical (pelo menos é o que está na pagina deles).

    “Major game developers like EA, Valve and Unity Technologies are now committing to Ubuntu.” – http://www.ubuntu.com/devices/phone/operators-and-oems

  18. citro says:

    O problema são os vírus que vão começar a aparecer, se o Linux der cartas.

    Cheira-me a muitos produtos low-cost na área do gaming e computadores.. a Microsoft vai ficar entalada.. pois parece que já teve dias melhores com os parceiros.

  19. Pedro says:

    Ora o tal mérito tão reconhecido do Linux que falam…equivale a 0.8% de share…ou seja…quase nada.

    • Edexote says:

      0.8% de uma versão beta que apenas dispõe, para já, de 41 jogos. Espera que saia o Left 4 Dead e mais jogos de outras companhias que já vê o número a aproximar-se do Mac OS.

    • José Chula says:

      Boa tarde
      é certo que 0,8% é um valor mínimo perante o # total. No entanto temos que ter em conta que, tal como disse o JP (djlinux), o Steam para Linux apenas tem alguns meses e que está em crescimento. temos ainda que ter em conta que no uso privado a percentagem de pc’s linux não é muito maior que a de users Steam

  20. Fred says:

    Apostar em Linux neste momento sabendo que são poucos os jogos que são suportados, leva logo a pensar que vai dar prejuízo, mas quem sabe talvez daqui há alguns anos essa consola fica na moda. Outra questão que se coloca, se for somente para jogos Steam, não vai ter vantagens em relação a PS ou XBOX uma vez que nunca terá FIFA ou PES por exemplo.

    • Pedro Pinho says:

      Isso não faz muito sentido, o mundo das consolas nunca andou só a roda do fifa/pes, há imensos jogos para além desses dois que são tanto ou mais aliciantes..

  21. Ricardo says:

    http://www.bbc.co.uk/news/technology-20949071

    É o que dá ler noticias na diagonal.
    Linux tão cedo não será plataforma de jogos.

  22. Afonso Tech says:

    Eu como gamer e como fã do Linux estou muito ansioso por este lançamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.