Quantcast

Europa vai desafiar Elon Musk e a Starlink com a sua rede de satélites

17 Comentários

A Europa deu o passo que faltava para garantir a sua soberania no espaço e tem um plano definitivo para a rede IRIS². O projeto entra agora na etapa de implantação real, após a assinatura de um acordo entre a Comissão Europeia, a Agência Espacial Europeia e os parceiros . Vai desafiar Elon Musk e a Starlink com a sua rede de satélites.

Europa satélites Elon Musk Starlink IRIS²

Rede de satélites vai desafiar Elon Musk e SpaceX

O entendimento agora conseguido consolida a arquitetura da constelação. Ao mesmo tempo, garante a preparação das infraestruturas terrestres, o calendário de lançamentos e o modelo de financiamento privado. O plano revisto traz um reforço significativo na escala da operação espacial em relação às previsões iniciais.

Os fabricantes concordaram em expandir a frota para um total de 348 satélites em órbita baixa, o que representa um acréscimo de 66 unidades face ao desenho original do programa. Este aumento estratégico foca-se na melhoria das capacidades operacionais nas áreas da defesa, segurança e gestão de emergências.

Poder militar e comunicações seguras no espaço

Com esta expansão, a capacidade de comunicações seguras cresce na Europa e a nível global, otimizando a resposta em missões de apoio humanitário e vigilância de fronteiras. A calendarização estabelece que os primeiros satélites vão ser colocados em órbita em 2029. Nessa data os serviços passam a ser disponibilizados de forma progressiva aos Estados-membros e a países parceiros.

Embora a dimensão desta infraestrutura seja mais reduzida quando comparada com a constelação da SpaceX, o foco principal da iniciativa europeia é completamente diferente. Enquanto o projeto de Elon Musk foi desenhado para o mercado de consumo, a proposta da Europa prioriza a segurança, a fiabilidade e a proteção de dados sensíveis para utilizadores governamentais.

Trunfo da Europa para travar o domínio da Starlink

A rede foi projetada para garantir comunicações durante cenários de crise grave, onde as infraestruturas de telecomunicações possam falhar ou ser comprometidas. Além do setor público, a cobertura da IRIS² será estendida ao setor empresarial e a cidadãos que residam em zonas remotas ou sem acesso. A consolidação deste acordo marca uma mudança relevante na estratégia da região para a economia espacial e digital.

Ao criar uma alternativa própria e totalmente controlada por entidades continentais, a União Europeia reduz a dependência de infraestruturas privadas externas e assegura o controlo direto sobre as suas comunicações críticas. O investimento conjunto prepara o caminho para a entrada em funcionamento do serviço ao longo da próxima década.

Comentários

17
  1. FI
    Filipe

    Para rir?

    1. PO
      PorAquiTudoBem

      Sim, só pode.

    2. PR
      Paulo Raposa

      Ao Elon não faz rir, de certeza. Basta ver os milhões que gasta a desestabilizar os governos europeus para impor a sua agenda e os seus negócios

      1. ZA
        Zé Fonseca A.

        O Elon tem poucos motivos para se rir, o mundo está finalmente a ver o charlatão que ele é, neste momento tem menos de 10 anos de capital para se aguentar, o a conversão da Tesla para robots com AI corre muito bem e tem adopção ou podemos ver todo o império desmoronar como um baralho de cartas

  2. MA
    Max

    Diz a ESA (08/07/2026):
    “Uma vez operacional, a constelação [IRIS2] fornecerá conectividade soberana, segura e altamente confiável para governos europeus, forças de defesa e segurança e serviços de emergência em toda a Europa.”
    O IRIS2 não compete com a Starlink, a não ser no sentido em que a Starlink também gostaria de receber por contratos para garantir as comunicações oficiais europeias por satélite.
    A Starlink é um exemplo de “uma rede comercial privada que fornece conectividade à Internet em larga escala” e o IRIS2, é um “sistema público projetado para promover conectividade segura e resiliente”.
    Observe-se o IRIS2, naturalmente, dará maior cobertura no território europeu, mas está previsto ter uma cobertura global (com prioridade a regiões consideradas estratégicas, como a África e o ártico).

    1. PR
      Paulo Raposa

      +1 !

  3. NO
    @nomedeusuario

    a europa nunca criou algo que preste

    1. PR
      Paulo Raposa

      Típico parasita. diz mal da Europa, mas continua cá a aproveitar-se das privilégios do Velho Continente

      1. YF
        Yuri Bezmenov – segunda fase

        Previlégios, conquistas e produção por gente que já cá não está. Atualmente é governda por elitistas mimados e fracos wue aos poucos vão acabando com tudo, começando pela segurança, valores e cultura.

        1. PO
          PorcoDoPunjab

          Pois é, Yuri, conforme tenho dito ao rebanho tantas vezes, basta olhar para as fotos de grupo destes pseudo líderes da Europa e salta logo à vista que tirando a Meloni e talvez mais um ou outro, o resto é uma cambada de inúteis corruptos.

    2. DA
      Danny

      Se deixares de viver numa bolha vai ver tudo que é feito na Europa. podiam fazer mais, mas só agora começam a abrir os olhos.

  4. MG
    Manuel Guilherme

    Os Europeus nao têm mesmo a noçao da tralha que nos governa actualmente, o que vale é que vamos rindo com esta propaganda.
    Só mais uma coisa agora nao existe mandar mais lixo para o espaço com acusam a SpaceX ?

  5. YF
    Yuri Bezmenov – segunda fase

    A UE que se dedique a tampas de garrafas, voltas e outras coisas parecidas….e deixe coisas grandiosas como a starlink, space x, IA, tecnologia de baterias, energia por fusão, etc….para a china e eua.

  6. GB
    Gringo Bandido

    A melhor resposta aos que querem destruir a Europa é a união.

    1. ZA
      Zé Fonseca A.

      Mas o PCP quer saltar fora, e o BE também gostava de o fazer.. falo-nos lá dessa ideologia de união que te contam na cartilha mas que não aplicam

      1. GB
        Gringo Bandido

        Tu e a paranoia do PCP, o pessoal vai-se é unir mas ruas para fazer greves!

  7. PO
    PorcoDoPunjab

    Greves? Vai mas é trabalhar….
    Deixa de querer o dinheiro dos outros.

Deixe um comentário