Estudo: carros elétricos preferidos por pessoas com níveis de escolaridade mais elevados
O estudo sobre a aquisição dos carros elétricos, por pessoas com níveis de escolaridade mais elevados, vem de investigadores espanhóis da EHU. Além disso, alertam também que os apoios públicos favorecem os mais ricos e não impulsionam a adoção real de veículos elétricos.

A eletrificação dos transportes: necessária, mas desigual
O transporte rodoviário continua a ser um dos grandes obstáculos na luta contra as alterações climáticas. E não por falta de soluções tecnológicas, precisamente.
A eletrificação avança, sim, mas fá-lo com uma distribuição social claramente desequilibrada. Em Espanha, onde o parque automóvel a par de Portugal, é um dos mais antigos da Europa, a transição para o veículo elétrico avança a um ritmo que não chega a descolar.
O país vizinho pretende alcançar os 5,5 milhões de veículos elétricos em 2030. Contudo, os números dizem-nos que parece mais uma aspiração do que uma realidade. O número atual ronda os 600.000 veículos, o que evidencia uma diferença entre os objetivos políticos e o comportamento real do mercado.
O problema não é apenas tecnológico nem de infraestrutura. É estrutural. E, em parte, social.

Quem acede realmente ao carro elétrico
O estudo liderado pela investigadora Mercè Amich traz algo que até agora faltava, isto é, traz dados reais de propriedade, não simples inquéritos de intenção. E o que mostra não surpreende tanto quanto incomoda.
O veículo elétrico concentra-se em perfis muito concretos, mais concretamente nos agregados familiares com rendimentos elevados, maior nível de escolaridade e localizados em grandes centros urbanos como Madrid ou Barcelona. Não é por acaso.
Estes utilizadores têm maior capacidade de investimento inicial, acesso a pontos de carregamento privados e, em muitos casos, maior sensibilidade ambiental.
Mas também revela algo mais profundo: a transição energética, tal como está desenhada, não está a ser inclusiva.
Em meios rurais ou em cidades médias, onde a dependência do automóvel é ainda maior, o acesso ao veículo elétrico continua a ser limitado. E não por falta de interesse. Por barreiras económicas, logísticas… e também políticas.

Apoios públicos que não mudam o comportamento
Tal como em Portugal, em Espanha, os programas de incentivos nasceram com uma intenção clara: acelerar a adoção do veículo elétrico. No entanto, a análise revela que não estão a cumprir esse objetivo de forma eficaz.
Grande parte dos apoios acaba nas mãos de quem já tinha capacidade para comprar um carro elétrico sem necessidade de subsídio. Ou seja, não se está a alterar o comportamento de compra, que deveria ser o núcleo de qualquer política pública deste tipo.
Pior ainda, em muitos casos, o veículo elétrico não substitui um de combustão. Soma-se. Mais um carro na garagem. Isto dilui o impacto ambiental esperado e transforma o apoio numa espécie de incentivo ao consumo, mais do que à descarbonização.
E claro, assim não funciona.
O desenho das políticas importa (e muito)
Um dos pontos mais relevantes do estudo é a crítica ao desenho atual dos apoios. Não existe diferenciação por nível de rendimento. Um utilizador com elevado poder de compra recebe o mesmo incentivo que alguém com dificuldades económicas.
Assim como em Portugal. Os apoios à compra de veículos elétricos, geridos pelo Fundo Ambiental, são tradicionalmente iguais para todos os particulares, independentemente do nível de rendimento.
Ou seja, tal como no caso espanhol, não existe uma diferenciação estrutural baseada na capacidade económica. Isso gera uma distorção evidente.
Introduzir critérios de rendimento surge como uma medida lógica, quase de senso comum. Outros países europeus já aplicam modelos mais progressivos, onde os apoios são ajustados em função da capacidade económica do candidato.
Também se sugere recuperar, e reforçar, o requisito de abate de veículos antigos. Sem esta condição, o impacto ambiental dilui-se. Com ela, garante-se que cada novo carro elétrico substitui um mais poluente. Mudança real.

Propostas para uma transição mais justa e eficaz
Para além das conclusões do estudo, o contexto atual convida a repensar o modelo. Em países como França ou Alemanha já estão a ser testados esquemas de apoio mais direcionados, incluindo leasing social de veículos elétricos ou incentivos específicos para rendimentos mais baixos.
Também começa a ganhar força o incentivo ao veículo elétrico partilhado e à eletrificação do transporte público, onde o impacto por euro investido tende a ser maior. Nem tudo passa pela propriedade individual.


















Que curiosamente são as pessoas com salários mais elevados, por isso o KPI não é o nível de escolaridade mas sim o escalão salarial..
Não sabem mudar um pneu
Mas tu achas mesmo que eu vou esperar 4 a 6 horas para carregar um carro? Tem juizo rapaz
Necessária?! Então porquê ora contem lá?! Para salvar o ambiente nao é de certeza! Fora de meia duzia de grandes cidades europeias, e no mercado americano ninguém os quer. Mas voces insistem..insistem…
Santa Ignorância…
Se ninguém os quer porque vendem cada vez mais ?
Você é que está a insistir na desinformação, diga antes o que o incomoda?
Mais um analfabeto!
E eis que vem o PeterJust, esse grande aficionado do carro eletrico e que se desponibiliza para deixar a malta ir carregar o carro a casa dos pais. Oh rapaz tem juizo
Fazemos uma troca, você carrega na minha se eu abastecer na sua.
Alguém sabe o que aconteceu com o site escolho.eu ?
Hospedado na AWS (amazon), assim como a Wero. Não é europeu
Qualquer site pode Hospedado na AWS (amazon), e ser alojamento Europeu…..
Poder pode… agora se realmente o sera…
Só não é não quiser é das primeiras opções – qual a área de alojamento
Citando (…) Em meios rurais ou em cidades médias, onde a dependência do automóvel é ainda maior, o acesso ao veículo elétrico continua a ser limitado. E não por falta de interesse. Por barreiras económicas, logísticas… e também políticas. (…)
O JL diz que as pessoas não compram porque não querem, porque ganham 900€ de SMN porque querem e porque são preguiçosas.
Onde disse isso ?
O JL nunca disse nada mas já disse tudo. Vocês é que não sabem ler…mas se souberem ler… quando ele disse isso estava-se a referir a outra coisa qualquer LOLOL
Exato.
Ainda no post ao lado… em que refere que quem ganha 900€ é porque não se esforça… como se isso tivesse um peso significativo (tem algum mas não é tudo)…
Ah, então eu disse algo diferente, é que é preciso saber interpretar.
E já agora o que tem este estudo a ver com 900 euros que nem são 900 euros ?
Estupidez, o carro eléctrico passou a ser símbolo de estatuto. Só os compra quem pode, não por escolha mas unicamente por questões económicas. Tudo o resto é folclore
97% da população da UE é burra.
Aonde foste buscar esses números á escola primária…
… ele agora não te vai responder porque está a tirar o 9º pelas novas oportunidades.
O que tem o grau de escolaridade com o ser burro?
Anda a inventar números novamente ?
3% da frota de carros na UE é elektra, logo…
Portanto inventou, não se esqueça que este estudo só tem a ver com Espanha, onde prova nem chega a isso.
O Yamahia tem uma falta de interpretação tremenda… não estou a dizer que está no escalão dos portugueses com menos habilitação literária ou com o QI mais baixo que a média, até porque existe muito boa gente com elevados níveis de inteligência e com dislexia, mas o Yamahia tem de ler varias vezes os textos antes de comentar e dizer disparates, até porque o cérebro humano em média, só retém entre 63 a 67% do que lê, dai, ter que ler várias vezes para reter mais qualquer coisinha, ajuda :D.
Sabes que uma transição energética não acontece de um dia para o outro certo? cá em casa já temos um EV mas ainda temos um Diesel, pois os €€€ não são infinitos, mas o EV ainda esta semana fez 900km e o Diesel nem 50km fez, a última vez que meti diesel ainda estava a 1.6€…
Maioria dos veiculos em portugal tem mais de 10 anos. Logo maioria do pessoal nao quer carros novos
Mais uma frase estúpida. Maioria do pessoal quer carros novos se os conseguir pagar, como é evidente. A transição energética é uma fraude, a receita fiscal do sector automóvel vale 18% do total pelo que nenhum governo vai abdicar dela. Os apoios è electrificação são consumidos rapidamente pelos riquinhos . Em termos práticos os Sr Manuel agricultor de Vinhais paga taxas no gasoleo para o tractor para financiar os EVs de empresários que vivem no Parque das nações. Abram os olhos!
Os paises nordicos sao das piores sociedades que existem. Basta ir a uma cidade e nota-se logo a decadencia, cidades sem alma e sem cheiro. Horrivel. Enquanto nao aumentarem o numero de carros a combustao nas ruas a qualidade de vida naqueles paises vai ser horrivel
😀 Boa!
Por acaso noto uma coisa, já me fazia confusão ver carros com fumo na estrada, mas desde que tenho EV isso é ainda pior, se as IPO efetivamente chumbassem qualquer carro que faz fumo ia ser lindo, mas uma maravilha para a sociedade…
loolll certissimo
Deveria haver um incentivo também para mudar os courts de ténis de terra batida particulares para relva sintética, e haver assim um uso para o plástico (sink) e reduzir o consumo de água que tanto aflige o nosso planeta.
Lendo a notícia original, quem mais beneficia dos incentivos à compra de VE é quem menos precisa de ajuda.
E o que está escrito no nosso artigo?
O estudo sobre a aquisição dos carros elétricos, por pessoas com níveis de escolaridade mais elevados, vem de investigadores espanhóis da EHU. Além disso, alertam também que os apoios públicos favorecem os mais ricos e não impulsionam a adoção real de veículos elétricos.
E a propaganda continua em força!!!! coloquem todos por igual e vemos quem mais vende! tao simples.
Eram os elétricos. Em condições iguais era fácil a malta escolher.
Porque? Vitor os eletricos so compensam para quem tem garagem, ninguem gosta de ficar horas numa fila para carregar o carro e so ter uma autonomia de 400km e com ar condicionado ou no inverno nem 200…Nao tem a ver com dinheiro mas limitacoes reais
Estás a falar com realidades de há 5 ou 6 anos atrás. Atualiza-te 😉
Primeiro, mesmo que não tenhas onde carregar em casa, não ficando muito mais barato carregar nos postos públicos, mesmo assim, fica mais barato. Depois, cada vez há mais postos de carregamento, já bem filas vejo onde normalmente as pessoas carregam. Vejo, sim os postos livres, porque cada vez há mais.
Segundo, como o abastecimento de combustível estagnou, é a mesma coisa há décadas, o mesmo não está a acontecer nos carregamentos elétricos. Estão cada vez mais rápidos e mais simples. Ao ponto de, daqui a alguns anos, serem mesmo por indução, até em movimento do veículo. Mas, falando da atualidade, milhares de pessoas, mesmo nos transportes públicos, a possibilidade de carregarem as baterias em casa, no trabalho e enquanto o veículo está parado, não acontece com quem tem de se deslocar a um sítio específico para abastecer.
Sendo que a média dos portugueses, de deslocação diária, ronda os 35 km, uma bateria de 400 km de autonomia só precisa de ser carregada 3 vezes por mês… e ao fim de alguns anos, poucos, o que a pessoa poupou permite fazer uma vida muito mais saudável, económica e com mais dinheiro no bolso.
Nem vou entrar nesta corrida doida ao melhor preço do gasóleo e da gasolina, nem vou falar na possibilidade das pessoas terem painéis solares e circularem “gratuitamente”. Fica para outra conversa. 😉
E porque fica numa fila para carregar ? Eu tenho eléctricos há quase 18 anos e nunca apanhei nenhuma fila, tem a certeza que tem algum ?
Que eléctrico é esse que gasta tanto com o ar condicionado ligado ? Ou será que vou isso nalgum país nórdico onde se vendem como pãezinhos ?
desde quando é que perdes metade da autonomia no inverno Portugues? isso até pode ser verdade no Norte da Europa mas cá não é nem perto, pela minha experiencia no maximo 20%.
É facil carregar na rua a 40 centimos, num carro que gaste 20kwh que já não é pouco são 8€ aos 100, se for em cidade 15kwh fica a 6€ aos 100, isso é imbativel…
Em termos de propaganda são iguais aos a combustão.
Mas ainda alguém compra um EV em 2026 por causas ambientais? Isso é sequer tema na razão de compra? De todas as vantagens de um EV isso é a mais irrelevante a meu ver…
E se der problema vão fazer o quê? Control alt delete para reiniciar. Se assim fosse também os mais sensatos optavam por carro a gasolina ou EV para pequenas distâncias e não andavam a comprar carro a diesel para ir às compras e trajeto de 2 kms
São iguais aos a combustão.
“Grande parte dos apoios acaba nas mãos de quem já tinha capacidade para comprar um carro elétrico sem necessidade de subsídio.”
Está tudo dito nesta frase.
É apenas novidade para quem dá-se mal com a realidade.
Porque lá não existe patamar máximo do valor do carro para obtenção do incentivo.
Correção, não existia, este ano já existe para veículos até 45 mil euros.
Quem tem 45k para dar por um carro novo não é pobre… não são os 4k que fazem diferença.
E muito menos rico. Fazem muita diferença. São praticamente 10%.
Lê novamente a frase: o tinha faz toda a diferença
O JL anda aqui para pregar, não para debater em boa fé.
O freakonaleash anda aqui a pregar, não para debater com boa fé.
Acho que não entendeste o que quis dizer. O “tinha” quer dizer que em Espanha não há (ou havia) um tecto máximo no preço do carro eléctrico mas aqui sim. Ou seja, os carros mais caros tinham o mesmo benefício, ou seja, os mais ‘ricos’ tinham o mesmo benefício do que os ‘pobres’.
Além disso, no nosso caso, só tens acesso a esse benefício se abateres um carro a combusão. Isto é, obriga a que seja feita uma transição de verdade.
O foco é na matéria, no material, no peso e na energia que representam.
Ter 6 carros elétricos na garagem, torna-se mais poluidor do que usar 1 corretamente.
Quanto mais trambolhos e carros tiverem, mais estão a elevar a pegada ecológica e a poluir mais, pois toda a matéria representa energia. 😛
O que é usar 1 corretamente ?
Portanto 6 é mais que 1 vou apontar para não esquecer.
Agora fiquei com uma dúvida essas contas é somente para carros eléctricos ou também serve para carros a combustão
Toda a gente sabe que os carros elétricos é que tem todos os defeitos que alguém possa imaginar para desvalorizar, os de combustão não tem defeito algum. Se ainda andássemos todos a cavalo o fecho do estreito de Ormuz nem comixão fazia.
Beca beca pardais ao ninho por aqui, os dos costume com palas nos olhos.
O artigo diz é bem os apoios só favorecem quem jâ tem dinheiro…. engraçado… lembro-me de já ter explicado o mesmo por aqui.
adopção de eletricos aumenta com redudsçao de taxas e táxi has, e com salários competitivos.
Estamos longe de tal.
– O quê!!!? Nao queres carro eletrico?! Tens de comer, vá! Abre a boquinha e engole o carro elétrico. É bom pra saúde e faz os olhos bonitos! Além disso, agora alguém tem de os comprar
– Mas eu nem tenho onde carregar o carro!
– Nao sejas inculto, Isso nao interessa pra nada! Toma la o carro eletrico pela goela abaixo, isso lindo menino.
A estupidez humana e particularmente a portuguesa não tem limites.
Então qual comprou ? Já que está tão incomodado em ter um ?
Sim, a estupidez humanos não tem limites, pelo menos quando falam num artigo de Espanha….
A tua opinião é exemplo disso mesmo
Se tivessem uma maçã gravada junto às ópticas traseira, no tejadilho e no capot, isso sim, significaria que além de rico é lindo e muito inteligente.
Eu compro um mas só se tiver a minha foto nesses locais.
Olha ela aí a olhar para vcs com cara de poucos amigos…