Se recebeu um smartphone novo no Natal, veja o que pode fazer com o antigo!
Entre promoções apelativas e a vontade de começar o novo ano com um equipamento mais moderno, a compra de um smartphone novo pela altura do Natal é um hábito cada vez mais enraizado, impulsionado, também, pela rápida evolução da tecnologia e pelas novas funcionalidades que surgem a cada lançamento. Se recebeu um smartphone novo, veja o que pode fazer com o antigo!
Para dar uma segunda vida ao seu smartphone antigo, caso prefira desfazer-se dele, em vez de o reutilizar, com dinheiro ou não, a dica mais simples é vendê-lo, oferecê-lo a alguém ou doá-lo.
Seja qual for a decisão, a primeira coisa a fazer é efetuar uma cópia de segurança completa e uma reposição de fábrica para que o novo proprietário não tenha acesso às suas informações pessoais. Além disso, faça uma limpeza para remover impressões digitais e sujidade.
No entanto, a substituição do smartphone não significa que o antigo tenha de acabar no bolso de outra pessoa ou no lixo. Mesmo deixando de ser o seu dispositivo principal, há inúmeras finalidades úteis que lhe podem ser dadas. Olhar para o smartphone antigo como um recurso ainda válido reduz desperdícios e ajuda a poupar algum dinheiro.
Tem um drone? Aproveite o smartphone antigo!
Um smartphone antigo pode ser muito útil quando associado a um drone, sobretudo como ferramenta dedicada. Primeiro, como monitor exclusivo do drone. Muitos drones utilizam o smartphone apenas como ecrã para a transmissão de vídeo e telemetria. Uma vez que um telemóvel antigo pode ficar permanentemente ligado ao comando, evita gastar bateria ou espaço no dispositivo principal.
Depois, como controlador dedicado. Em vários modelos, o smartphone executa a aplicação de controlo, tratando do planeamento de voo, definição de rotas, calibração e ajustes de câmara. Mesmo um modelo mais antigo costuma ser suficiente, desde que seja compatível com a app da fabricante.
Por último, um smartphone antigo pode servir como ecrã auxiliar ou de backup. Caso o telemóvel principal falhe, fique sem bateria ou sofra aquecimento excessivo, o dispositivo antigo pode servir como alternativa imediata para continuar o voo em segurança.
O seu smartphone antigo pode tornar-se uma consola retro ou na cloud
A menos que esteja verdadeiramente obsoleto, é provável que o seu smartphone antigo tenha capacidade para executar jogos retro e emuladores, funcionando com uma consola. Isto permitir-lhe-á levar as suas cópias de jogos antigos e jogá-los em qualquer lugar.
Indo além da nostalgia, pode utilizar o seu smartphone antigo para jogar, também, títulos recentes. Para isto, desinstale e desative tudo o que é desnecessário, remova todas as notificações, descarregue as aplicações de streaming que utiliza e compre um comando que se ligue ao telemóvel por USB.
De facto, embora jogar na cloud possa ser desgastante para um smartphone, por exigir que o ecrã do telemóvel esteja ligado durante muito tempo, e um elevado consumo de bateria devido à luminosidade e ao streaming em tempo real, um antigo pode ser ideal.
Pode, também, ser a sua nova câmara...
Primeiro, pode utilizar o seu smartphone antigo enquanto webcam. Afinal, a câmara dele tem provavelmente melhor qualidade do que a webcam do seu portátil.
Alguns telemóveis permitem fazer isto de forma nativa, ligando o telemóvel ao PC via USB, mas, uma vez que não é universal, a forma mais fácil de transformar o telemóvel é utilizar uma aplicação como a Camo Camera, por exemplo.
Depois, pode transformar o seu smartphone antigo numa câmara de vigilância, ideal para quando for de férias e quiser vigiar o seu animal de estimação, por exemplo.
Em terceiro lugar, pode transformar o seu smartphone numa dash cam, ou seja, uma câmara dedicada a gravar tudo o que acontece à frente do seu carro. Pode utilizar uma aplicação dedicada para registar informações como a velocidade, mas pode, também, utilizar a aplicação da câmara do seu telemóvel e gravar vídeos como faria normalmente.
... ou o seu novo GPS!
Seja o GPS para o carro ou para ter um dispositivo dedicado quando vai viajar, o seu smartphone antigo pode ser o navegador ideal. Para isto, basta instalar uma aplicação de navegação, como o Google Maps ou Waze.
No carro ou mota, é aconselhável usar um suporte e, caso a bateria seja de curta duração, ligá-lo por cabo a uma porta USB ou de isqueiro.
Para o contexto de viagens, além de GPS, o seu smartphone antigo pode servir de backup, caso algo aconteça ao seu smartphone principal.
Que tal transformar o seu smartphone antigo num centro multimédia?
No cenário de termos uma longa viagem pela frente e não quisermos correr o risco de o nosso smartphone ficar sem bateria no final da viagem, uma opção é utilizar o antigo como centro multimédia.
Desta forma, pode utilizá-lo para ouvir música ou ver séries e filmes sem sacrificar a bateria do seu smartphone principal, bem como descarregar conteúdos sem sacrificar a memória deste.
Ainda que possa vender, oferecer ou doar o seu smartphone antigo, a verdade é que há formas de transformá-lo num dispositivo útil, que elimina a necessidade de comprar novos gadgets.
Que outras finalidades pode ter um smartphone antigo? Conte-nos nos comentários!


























Mas para o transformar num GPS não precisa de comprar um cartão dedicado a ele?
Podes usar o hotspot do teu telemóvel atual e assim evitas os custos de um segundo cartão apenas para um telemóvel que usas como GPS.
Existe APP`s que trabalham off line. é o caso da Ndrive.
O Gmaps já funciona offline.
No entanto para estrada nada bate o Waze.
Ou simplesmente usar como Router, e se for 5G então temos um equipamento que faz poupar quase 2 ou 3 centenas de euros.
Pode não ter a performance de um router a sério, mas é uma boa opção. Eu tenho para quando necessito, principalmente quando estou na aldeia (com ilimitado Digi)!
Eu tenho um iPhone SE como GPS na bike.
Cartão de partilha de dados com o número original, e depois instalado apenas RWGPS, e a aplicação do sensor de quedas do capacete.
Eu tenho um segundo smartphone para o caso, improvável. de ser preciso, porque o principal se extraviou (perdido ou roubado) ou avariou. Tem um cartão SIM, com nº de telefone próprio, sem carregamentos obrigatórios (tenho que o usar periodicamente para o número não ser cancelado).
Quanto às opções que falam, para o 2º smartphone :
– servir de GPS, a) sem dados, com apps de navegadores offline, b) com dados usando o smartphone principal como hotspot, e c) com dados com uma assinatura, barata, do tipo partilha de dados
– servir de router, usando o smartphone principal como hotspot.
… vou pensar nisso … não vejo grande utilidade …
o que faço aos telemoveis velhos
reset de fabrica
formatar cartão sd(se tiver)
fica a servir de telemovel de teste de apps
e de emulador de consolas/jogos retro
aos que avariam, normalmente desmonto-os e destruo o HD
Os meus servem de Câmara de vigilância…