Novo Mercedes-Benz CLA estreou-se no Campeonato de Portugal de Novas Energias
O novo Mercedes-Benz CLA elétrico estreou-se no Fafe Eco Rally. A prova disputada no passado fim de semana encerrou o Campeonato de Portugal de Novas Energias de 2025.
O Mercedes-Benz CLA 250+ foi conduzido por Luís Barral (piloto) e Luís Grave (navegador), da Associação do Desporto Automóvel (ADA) de Vila do Conde.
A dupla levou o modelo ao Fafe Eco Rally, prova disputada no passado fim de semana (25 e 26 de outubro), que encerrou a temporada de 2025 do Campeonato de Portugal de Novas Energias (CPNE).
A competição, organizada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), envolve, exclusivamente, veículos 100% elétricos, premiando as equipas que melhor conciliam perícia, controlo e gestão de consumo.
O objetivo não é valorizar a rapidez, mas sim ter melhor regularidade e eficiência energética.

Novo Mercedes-Benz CLA estreou-se no Campeonato de Portugal de Novas Energias. Crédito: Daniel Peres
"Modelo equilibrado e fácil de conduzir"
No fim dos 180 km cronometrados, a dupla da ADA levou o Mercedes-Benz CLA até à primeira metade da tabela (11.º lugar em 31 participantes). Trata-se de um bom resultado, tendo em conta que foi a primeira prova de piloto, navegador e modelo.
Esta estreia representa um novo desafio que alia a paixão pelo desporto automóvel à sustentabilidade. A nossa participação no Fafe Eco Rally terminou de forma muito positiva.
Para primeira participação, saímo-nos muito bem, divertimo-nos imenso e foi uma honra representar a ADA e Vila do Conde.
Disse Luís Barral, presidente da ADA e piloto da equipa, agradecendo à Sociedade Comercial C. Santos a cedência do Mercedes-Benz CLA 250+, "um modelo muito equilibrado e fácil de conduzir que reúne todos os atributos para ser um sucesso".

Novo Mercedes-Benz CLA estreou-se no Campeonato de Portugal de Novas Energias. Crédito: Daniel Peres
Para o relações-públicas da Sociedade Comercial C. Santos, Aquiles Pinto, "foi uma verdadeira honra estrear o novo Mercedes-Benz CLA elétrico no CPNE da FPAK, uma competição que tem ganho preponderância junto do público".
O CLA é, inegavelmente, uma das melhores propostas de veículos elétricos atualmente no mercado e nada melhor do que demonstrar esta tecnologia de ponta, em parceria com a ADA, numa prova de tanta importância e visibilidade.
Mercedes-Benz mais inteligente de sempre
O novo Mercedes-Benz CLA é o veículo mais inteligente que a marca alguma vez desenvolveu. É, além disso, o primeiro de uma família de veículos completamente nova, em que cada novo modelo estará disponível com propulsão elétrica e híbrida de alta tecnologia.
A versão elétrica do Mercedes-Benz mais avançado e inteligente de sempre terá, mais tarde, a companhia de uma variante a gasolina com sistema híbrido de 48 V.
Além da versão sedã, o modelo recebe, em 2026, a CLA Shooting Break, o primeiro modelo 100% elétrico da marca com carroçaria station.
O Mercedes-Benz CLA com tecnologia EQ oferece uma autonomia de até 790 km (ciclo WLTP) e recarrega até 325 km em apenas 10 minutos.
O lançamento do novo CLA ocorre em duas versões:
- CLA 250+: com tecnologia EQ e uma potência de 272 cv, está disponível a partir de 55.500 euros (IVA incluído);
- CLA 350 4MATIC: com uma potência de 354 cv e tração integral e tecnologia EQ, pode ser encomendada a partir de 60.050 euros (IVA incluído).
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Alerta, era um defensor de EV mas tive uma experiência desagradável que me fez mudar de ideias. Bastou um pequeno acidente provocado por um outro condutor que bateu no meu Tesla e neste momento estou sem carro. Parece que a estrutura onde esta a bateria sofreu danos e por precaução estou impedido de utilizar a viatura… tendo a seguradora indicado de que nao ha uma data previsão para ter a viatura de volta. Entretanto já fiz uma pesquisa e ha inúmeros casos como o meu… Estou completamente arrependido de ter optado por um elétrico. Escrevo porque quero alertar as pessoas, só isso.
Caro Jorge, infelizmente passei pelo mesmo. A segurança acima de tudo. Tive igualmente um pequeno toque (igualmente provocado por um terceiro) e estive sensivelmente 6 meses sem o automóvel, porque teria de ser inspecionado pela marca, no sentido de se garantir que a estrutura da bateria estava intacta. Boa sorte!
A segurança a cima de tudo. Se a estrutura de proteção da bateria ficar comprometido, o que não é fácil, vai ter que ser verificado por técnico. O grave é a marca demorar tanto tempo.
Caro Jorge, infelizmente passei pelo mesmo. A segurança acima de tudo. Tive igualmente um pequeno toque (igualmente provocado por um terceiro) e estive sensivelmente 6 meses sem o automóvel, porque teria de ser inspecionado pela marca, no sentido de se garantir que a estrutura da bateria estava intacta. Boa sorte!
Caro Jorge, infelizmente passei pelo mesmo. A segurança acima de tudo. Tive igualmente um pequeno toque (igualmente provocado por um terceiro) e estive sensivelmente 6 meses sem o automóvel, porque teria de ser inspecionado pela marca, no sentido de se garantir que a estrutura da bateria estava intacta. Boa sorte!
LOOOOL, inventam com cada uma.
Obrigado Jorge, andava aqui em dúvida se optava por um EV ou um híbrido e já tomei a decisão
Híbrido tens outra coisa… A bateria é iões de lítio… Quando baterem mais vale fugir… E pagas impostos…
Então vou comprar gpl
O híbrido é diferente em que aspecto ?
Não existe nenhum híbrido com baterias sem ser iões de lítio a não ser as marcas Primium da BYD… O pessoal tem que começar a pensar que baterias NMC são um perigo… Se existe um acidente com isso as células pegam fogo devido aos químicos usados… As baterias LFP podem ser até perfuradas… O problema não é os carros… É as baterias… NMC…
Sem ser ? hoje praticamente são todas iões de litio, usando várias tecnologias, como NMC, NCA, LiCO, LMP, entre outras.
São um perigo desde quando ? perigo são veículos carregados com combustíveis e óleos a ferver.
Sei de um caso que nao houve recuperação por causa de um sistema de segurança nas baterias… O dono perdeu o automóvel e apenas teve a compensação do valor comercial…
Elétricos aqui nao!
Sei de um que o motor diesel sofreu danos e não houve recuperação, o dono perdeu o automóvel por perda total.
Combustão aqui não !
Caro Jorge, tem que mostrar provas ao JL, porque ele não acredita… como sempre.
Até já pode ter um caso igual ,mas como não quer dar parte fraca….
Isso, que mostre, até porque pela descrição só um tolo ou incauto acredita.
Eu acredito quando faz sentido, não neste caso.
A sua companhia de seguros é que tem que mudar… Não é a marca ou o carro
a seguradora não tem o aval da marca para voltar a pôr o carro em circulação, isso é problema da seguradora onde?
Nem a marca precisa de dar nenhum aval.
Meu caro, nao precisa? A companhia pode decidir sozinha? LOOOL
Óbvio, é ela que paga, não me diga que inventou mais uma. Enfim.
Confirmo que não percebe grande coisa de como funciona o processo. No meu caso, tive um sinistro no ano passado: o carro foi para a oficina oficial, foi feita a peritagem e o perito concluiu que havia viabilidade de reparação. No entanto, a oficina, em representação da marca, informou que não iria proceder à reparação por considerar que o veículo não ficaria conforme as especificações e normas técnicas do fabricante.
Então pergunto: a marca não tem nada a dizer? Claro que tem. Se a oficina declara que a reparação é inviável por comprometer a segurança ou a conformidade do veículo, a seguradora não pode obrigar a oficina a reparar. O parecer técnico da marca ou do seu representante autorizado prevalece sobre o simples interesse económico da seguradora, que apenas procura minimizar custos.
Agora, se levar o carro a um “Zé Chapa” qualquer, é possível que repare tudo, mesmo que o chassis fique empenado ou a estrutura deformada. Mas isso não significa que o carro esteja em conformidade com os padrões do fabricante ou que mantenha a segurança original.
A própria Lei n.º 24/96 (Lei de Defesa do Consumidor) e o Decreto-Lei n.º 67/2003, que regula as garantias de bens de consumo, deixam claro que as reparações devem ser feitas de acordo com as especificações técnicas do fabricante. Caso contrário, o veículo pode até perder a garantia ou a homologação.
Portanto, sim, a marca tem e deve ter algo a dizer, sobretudo quando está em causa a segurança e a integridade do veículo.
Você é que não percebe.
Voltou a confirmar que a marca não tem nada a ver com isso.
Ah, portanto os a combustão batem e não dão para arranjar, pensava que eram só os outros.
Então mas afinal sempre confirma que inventou, veio com o tal “aval” da marca. Loooool
Não inventei. Se quiser até lhe mando o relatório do meu carro! Mais um ano de idade no carro e a reparação era inviável pelo preço.
Obviamente a marca é representada pelo concessionário. Deixe de fazer jogos parvos de palavras. irra para quem o atura.
No meu caso a reparação foram 17 000€, 75% do valor do carro eram 20 000€, acima desse valor nao reparavam.
Então mande, esteja à vontade, deixe aqui um link para o ver.
Estou curioso até para ter o relatorio que nunca dão ao segurado.
Errado, o concessionário tem uma concessão dada pela marca.
Não tem só a ver só com valores, e por essa diferença nem o reparavam, porque qualquer coisa que encontrem depois passa o valor do veículo.
Mas mande o relatório, fico a aguardar.
Não mando o comentário a egocêntricos que acham que sabem tudo..e que não têm confiança no que ouvem..posso lhe dizer que tenho a lista de peças e o relatório de peritagem .e imagine se quase 6 meses após o acidente descobriram mais uma peça. E agora… O prejudicado sou eu
Então não manda ? Porquê?
Mande lá isso.
basta o valor da reparação ser superior a 75% do valor comercial do carro e a marca não garantir o seu funcionamento.
Aconteceu o mesmo com carros do grupo Stelantis. Basta ficarem em dúvida com um componente da bateria ou algo do género e adeus carro.
Não tem nada a ver com 75%, até com 50 % pode dar perda total. Não diga disparates.
Oh com o componente chama motor a combustão, ECU, air bags, etc.
Há poupanças que saem caríssimas e nem em 50 anos amortizam. Uma é este eléctrico para multimilionário excêntrico.
Aquilo é o pvp, facilmente consegues 12-15% de desconto.
Um carro abaixo dos 50k como a maioria dos carros em Portugal, nem sequer é sinalizado pelas finanças como sinal de riqueza
O carro por segurança bloqueia a alta tensão em embate– evita incêndios na bateria (thermal runaway), que podem surgir horas depois, é igual a cortar combustível num carro a gasolina.
Os danos são cobertos pelo seguro do culpado (ou pelo teu), não pela marca. A Tesla só diagnostica. Se tiveres Tesla Insurance, eles recuperam a franquia e dão carro de substituição.
Baterias são caras, mas estatisticamente os elétricos são 50 % mais seguros em acidentes (IIHS/NHTSA).
Contrata seguro full com cobertura alta e não generalizes um percalço de apólice a todos os EVs. No meu caso nunca fiquei sem carro por causa de outra pessoa… Era doce…
No caso dos EVs basta disparar os airbags que é perda total, vai ver o que se passa lá fora onda há mais caso de EVs batidos, é quase sempre troca por novo, recebes o valor comercial que tipicamente é metade de um novo
E no caso dos híbridos não ?
São diferentes dos a combustão em que aspecto ?
São reparáveis, já viste algum combustão ser dado como perda total só porque disparou os airbags?
Já, depende do estrago, mas eu falei em combustão onde ?
Sr. JL é mais um defensor incondicional dos eletricos, mas diga-me, quanto tempo leva uma viagem num eletrico de Bragança a Faro???
Eu defendi onde ?
Aqui parece que são todos defensores de eléctricos, até porque elétricos são todos.
Mas olhe que há aqui mais haters que defensores, e alguns até inventam histórias engraçadas que as repetem com outros nicks.
Isso é importante para si ? Para que me vou preocupar com uma viagem que não tenho de fazer ?
Quanto tempo perde por ano a abastecer o carro ?
João, o JL precisa é de um lugar no Conde Ferreira, porque ele está mesmo toto. É defensor acérrimo, até diz que um elétrico pode carregra a 10A num cabo de 1.5mm (e não venha desmentir) e que uma instalação com 80 anos suporta dois carros a carregar.
JL olhe-se ao espelho e veja o que diz… qq dia aparece com uma t shirt, só falo para pessoal que tenha veiculos elétricos.
Deixe de ser um FRUSTRADO.
Eu defendi onde ?
Então quer dizer você ataca ?
Claro que pode carregar, há alguma coisa que diga que não pode carregar com cabo de 1.5 ?
O que tem a idade a ver ?
Eu olho, você é que não consegue.
Mas se quiser fazemos umas apostas e depois vemos quem é o mentiroso, as minhas apostas.
O frustrado aqui é você, até anda a inventar emails que não existem, passe a ser um homem e não uma criança, não viu já que essa infantilidade não o leva a lado nenhum ?
São histórias fakes porque não são contadas pelo JL. já essas são verdades universais… até são mais verdadeiras que as declarações das entidades oficiais. Até o que a imprensa diz é falso! Só ele diz a verdade.
São histórias fake porque usam argumentos fake, fáceis de detectar.
Dá para ver pelos seus argumentos que assim o é, senão não falava dessa maneira.
Pode carregar, se ele aguenta….Aguenta 10 amperes quantos minutos? é que a ultima vez meti 10A durante 1 hora e o cabo ardeu!~
resposta obtida:
Não uses um cabo 1,5 mm² permanente para carregar regularmente um carro elétrico durante 18 h.
O recomendado para carga doméstica lenta é:
Cabo 2,5 mm² em circuito dedicado, com disjuntor 16 A (ou wallbox com protecção apropriada).
RCD tipo A (ou tipo B se o carregador exigir) e protecções contra sobrecorrente/curto.
Evitar extensões ou tomadas múltiplas. Ligações bem apertadas.
Para carregamentos ocasionais muito lentos (correntes <10 A) fisicamente 1,5 mm² pode aguentar, mas não é aconselhável por ser carga contínua e pelas normas de segurança.
Não é quantos minutos, é muitas horas, cabo 1.5 mm2 aguenta até 15.5 amperes, portanto 10 amperes está seguro, mais que isso é que não. Aliás, os evse limitados a 10 amperes é o que trazem, para 13 ou 16 amperes já trazem 2.5 mm2.
Exato, para 16 amperes já é 2.5.
Tanto é aconselhavel que é o que trazem.
https://kdenergy.co.uk/blogs/news/what-size-cable-do-you-need-for-your-ev-charger-a-complete-guide?srsltid=AfmBOop0lElKX5wPP6iAL4cg_REqwGv3FeFK7HS90x8Bw-4MUS6vPmiP
Luis, e se a Tesla disser que não garante a reparação? Você fazia? Na stellantis garantiram a reparação e depois tiveram que dar o carro como perda total.
Nos casos que conheço, carros da Stellantis, elétricos que chegaram á oficina com danos na bateria fruto de acidente, é perda total automaticamente.
Eu quando faço um seguro faço um que mantém o valor de compra sem depreciação por 1-3 anos… Pago mais 10% mas sei que não tenho surpresa… É isso que se tem que fazer principalmente com carros elétricos devido á bateria ficar logo sem garantia de embates
Portanto sempre trabalha numa oficina. Hummmmm.
E você trabalha numa companhia de seguros, tanto que opina sobre coisas que não sabe.
Quem sabe se trabalho….
Eu não opinei, disse um facto.
Curioso, tenho aqui 2 carros eléctricos que já sofreram acidentes e nenhum foi total ?
Qual teve e aconteceu isso ?
teve ? quando? Quem reparou? foi a tesla? ou foi o seu amigo zé chapa das Caldas?
A Tesla não repara chapa, são os centros autorizados, e sim, um deles foi lá, já ouviu falar da AMM, então informe-se.
A tesla não repara chapa? Então ainda é pior que eu pensava, uma marca medíocre. AMM só conheço os materiais de construção.
Não, conhece alguma marca que trabalhe chapa ? Nenhuma não é, é igual as outras, tem oficinas credenciadas para o fazer, chamadas body shops.
AMM – Auto Mecânica do Monte, e há dezenas de outras pelo país.
reparações feitas por zé chapa valem zero! Depois deve ser daqueles que vai ao centro de inspeções com a gorjeta.
Portanto se fala disso é porque o usa, não preciso nada disso, quem vai à inspeção com eles sou eu, e sou contra corrupção.
Lotes de videos FAKE no youtube oh JL
https://www.youtube.com/watch?v=rCrxkMCmRjY
Esse de certeza que foi comprado não foi? Malvado! é um malvadão.
O que esse tem a ver com o assunto ?
Enfim, a inveja é muita.
Se precisar também posso ir buscar centenas de videos do YouTube a falarem para não comprar diesel.
Não tenho inveja de pessoas que fazem peito por terem um eletrico e se acharem as maiores da cantareira. Tipo você.
Mas sou diferente de você que faz peito por ter um diesel ?
Quem se acha aqui o maior é você, sempre a gabar o diesel.
Aqui tem
https://ibb.co/H08Mw4w
A sua companhia é que deve ser tão boa… Pensa que só você é o Chico esperto
Eu gabar? Basta ver quem se anda sempre a gabar aqui a dizer eu tenho os melhores Elektros, a mim nada me acontece, o que acontece aos outros é mentira porque eu não vi. Deixe de ser criança e um convencido.
Então afinal mentiu ?
Onde está o relatório ?
Mostre lá onde disse que tenho os melhores ?
Eu sou adulto, vocês é que fazem figuras de crianças, e aqui está bem patente isso.
Espera… Bateram em ti, queres que a Tesla te dê um carro danificado e a seguradora anda a dormir e culpas EV… Ok…
Aqui elétrico, nem pensar. Fazer autoestradas com o stress da autonomia, postos de carregamento avariados, pneus com desgaste rápido, devido ao peso. Boa sorte!
Estou a ver que é mais um infeliz não proprietário de um EV.