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Novo Mercedes-Benz CLA estreou-se no Campeonato de Portugal de Novas Energias

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Jorge Santos says:

    Alerta, era um defensor de EV mas tive uma experiência desagradável que me fez mudar de ideias. Bastou um pequeno acidente provocado por um outro condutor que bateu no meu Tesla e neste momento estou sem carro. Parece que a estrutura onde esta a bateria sofreu danos e por precaução estou impedido de utilizar a viatura… tendo a seguradora indicado de que nao ha uma data previsão para ter a viatura de volta. Entretanto já fiz uma pesquisa e ha inúmeros casos como o meu… Estou completamente arrependido de ter optado por um elétrico. Escrevo porque quero alertar as pessoas, só isso.

    • Telmo says:

      Caro Jorge, infelizmente passei pelo mesmo. A segurança acima de tudo. Tive igualmente um pequeno toque (igualmente provocado por um terceiro) e estive sensivelmente 6 meses sem o automóvel, porque teria de ser inspecionado pela marca, no sentido de se garantir que a estrutura da bateria estava intacta. Boa sorte!

      • PJA says:

        A segurança a cima de tudo. Se a estrutura de proteção da bateria ficar comprometido, o que não é fácil, vai ter que ser verificado por técnico. O grave é a marca demorar tanto tempo.

    • Telmo says:

      Caro Jorge, infelizmente passei pelo mesmo. A segurança acima de tudo. Tive igualmente um pequeno toque (igualmente provocado por um terceiro) e estive sensivelmente 6 meses sem o automóvel, porque teria de ser inspecionado pela marca, no sentido de se garantir que a estrutura da bateria estava intacta. Boa sorte!

    • Telmo says:

      Caro Jorge, infelizmente passei pelo mesmo. A segurança acima de tudo. Tive igualmente um pequeno toque (igualmente provocado por um terceiro) e estive sensivelmente 6 meses sem o automóvel, porque teria de ser inspecionado pela marca, no sentido de se garantir que a estrutura da bateria estava intacta. Boa sorte!

    • JL says:

      LOOOOL, inventam com cada uma.

    • Zé Fonseca A. says:

      Obrigado Jorge, andava aqui em dúvida se optava por um EV ou um híbrido e já tomei a decisão

      • Inculto says:

        Híbrido tens outra coisa… A bateria é iões de lítio… Quando baterem mais vale fugir… E pagas impostos…

      • JL says:

        O híbrido é diferente em que aspecto ?

        • Inculto says:

          Não existe nenhum híbrido com baterias sem ser iões de lítio a não ser as marcas Primium da BYD… O pessoal tem que começar a pensar que baterias NMC são um perigo… Se existe um acidente com isso as células pegam fogo devido aos químicos usados… As baterias LFP podem ser até perfuradas… O problema não é os carros… É as baterias… NMC…

          • JL says:

            Sem ser ? hoje praticamente são todas iões de litio, usando várias tecnologias, como NMC, NCA, LiCO, LMP, entre outras.

            São um perigo desde quando ? perigo são veículos carregados com combustíveis e óleos a ferver.

    • Sandro says:

      Sei de um caso que nao houve recuperação por causa de um sistema de segurança nas baterias… O dono perdeu o automóvel e apenas teve a compensação do valor comercial…
      Elétricos aqui nao!

    • Mário says:

      Caro Jorge, tem que mostrar provas ao JL, porque ele não acredita… como sempre.
      Até já pode ter um caso igual ,mas como não quer dar parte fraca….

  2. Luis says:

    A sua companhia de seguros é que tem que mudar… Não é a marca ou o carro

    • Zé Fonseca A. says:

      a seguradora não tem o aval da marca para voltar a pôr o carro em circulação, isso é problema da seguradora onde?

      • JL says:

        Nem a marca precisa de dar nenhum aval.

        • Mário says:

          Meu caro, nao precisa? A companhia pode decidir sozinha? LOOOL

          • JL says:

            Óbvio, é ela que paga, não me diga que inventou mais uma. Enfim.

          • Mário says:

            Confirmo que não percebe grande coisa de como funciona o processo. No meu caso, tive um sinistro no ano passado: o carro foi para a oficina oficial, foi feita a peritagem e o perito concluiu que havia viabilidade de reparação. No entanto, a oficina, em representação da marca, informou que não iria proceder à reparação por considerar que o veículo não ficaria conforme as especificações e normas técnicas do fabricante.

            Então pergunto: a marca não tem nada a dizer? Claro que tem. Se a oficina declara que a reparação é inviável por comprometer a segurança ou a conformidade do veículo, a seguradora não pode obrigar a oficina a reparar. O parecer técnico da marca ou do seu representante autorizado prevalece sobre o simples interesse económico da seguradora, que apenas procura minimizar custos.

            Agora, se levar o carro a um “Zé Chapa” qualquer, é possível que repare tudo, mesmo que o chassis fique empenado ou a estrutura deformada. Mas isso não significa que o carro esteja em conformidade com os padrões do fabricante ou que mantenha a segurança original.

            A própria Lei n.º 24/96 (Lei de Defesa do Consumidor) e o Decreto-Lei n.º 67/2003, que regula as garantias de bens de consumo, deixam claro que as reparações devem ser feitas de acordo com as especificações técnicas do fabricante. Caso contrário, o veículo pode até perder a garantia ou a homologação.

            Portanto, sim, a marca tem e deve ter algo a dizer, sobretudo quando está em causa a segurança e a integridade do veículo.

          • JL says:

            Você é que não percebe.

            Voltou a confirmar que a marca não tem nada a ver com isso.

            Ah, portanto os a combustão batem e não dão para arranjar, pensava que eram só os outros.

            Então mas afinal sempre confirma que inventou, veio com o tal “aval” da marca. Loooool

          • Mario says:

            Não inventei. Se quiser até lhe mando o relatório do meu carro! Mais um ano de idade no carro e a reparação era inviável pelo preço.
            Obviamente a marca é representada pelo concessionário. Deixe de fazer jogos parvos de palavras. irra para quem o atura.
            No meu caso a reparação foram 17 000€, 75% do valor do carro eram 20 000€, acima desse valor nao reparavam.

          • JL says:

            Então mande, esteja à vontade, deixe aqui um link para o ver.

            Estou curioso até para ter o relatorio que nunca dão ao segurado.

            Errado, o concessionário tem uma concessão dada pela marca.

            Não tem só a ver só com valores, e por essa diferença nem o reparavam, porque qualquer coisa que encontrem depois passa o valor do veículo.

            Mas mande o relatório, fico a aguardar.

          • Mário says:

            Não mando o comentário a egocêntricos que acham que sabem tudo..e que não têm confiança no que ouvem..posso lhe dizer que tenho a lista de peças e o relatório de peritagem .e imagine se quase 6 meses após o acidente descobriram mais uma peça. E agora… O prejudicado sou eu

          • JL says:

            Então não manda ? Porquê?

            Mande lá isso.

    • Mário says:

      basta o valor da reparação ser superior a 75% do valor comercial do carro e a marca não garantir o seu funcionamento.
      Aconteceu o mesmo com carros do grupo Stelantis. Basta ficarem em dúvida com um componente da bateria ou algo do género e adeus carro.

      • JL says:

        Não tem nada a ver com 75%, até com 50 % pode dar perda total. Não diga disparates.

        Oh com o componente chama motor a combustão, ECU, air bags, etc.

  3. Grunho says:

    Há poupanças que saem caríssimas e nem em 50 anos amortizam. Uma é este eléctrico para multimilionário excêntrico.

    • Zé Fonseca A. says:

      Aquilo é o pvp, facilmente consegues 12-15% de desconto.
      Um carro abaixo dos 50k como a maioria dos carros em Portugal, nem sequer é sinalizado pelas finanças como sinal de riqueza

  4. Luis says:

    O carro por segurança bloqueia a alta tensão em embate– evita incêndios na bateria (thermal runaway), que podem surgir horas depois, é igual a cortar combustível num carro a gasolina.
    Os danos são cobertos pelo seguro do culpado (ou pelo teu), não pela marca. A Tesla só diagnostica. Se tiveres Tesla Insurance, eles recuperam a franquia e dão carro de substituição.
    Baterias são caras, mas estatisticamente os elétricos são 50 % mais seguros em acidentes (IIHS/NHTSA).
    Contrata seguro full com cobertura alta e não generalizes um percalço de apólice a todos os EVs. No meu caso nunca fiquei sem carro por causa de outra pessoa… Era doce…

    • Zé Fonseca A. says:

      No caso dos EVs basta disparar os airbags que é perda total, vai ver o que se passa lá fora onda há mais caso de EVs batidos, é quase sempre troca por novo, recebes o valor comercial que tipicamente é metade de um novo

      • JL says:

        E no caso dos híbridos não ?

        São diferentes dos a combustão em que aspecto ?

        • Zé Fonseca A. says:

          São reparáveis, já viste algum combustão ser dado como perda total só porque disparou os airbags?

        • Joao says:

          Sr. JL é mais um defensor incondicional dos eletricos, mas diga-me, quanto tempo leva uma viagem num eletrico de Bragança a Faro???

          • JL says:

            Eu defendi onde ?

            Aqui parece que são todos defensores de eléctricos, até porque elétricos são todos.

            Mas olhe que há aqui mais haters que defensores, e alguns até inventam histórias engraçadas que as repetem com outros nicks.

            Isso é importante para si ? Para que me vou preocupar com uma viagem que não tenho de fazer ?

            Quanto tempo perde por ano a abastecer o carro ?

          • Mário says:

            João, o JL precisa é de um lugar no Conde Ferreira, porque ele está mesmo toto. É defensor acérrimo, até diz que um elétrico pode carregra a 10A num cabo de 1.5mm (e não venha desmentir) e que uma instalação com 80 anos suporta dois carros a carregar.
            JL olhe-se ao espelho e veja o que diz… qq dia aparece com uma t shirt, só falo para pessoal que tenha veiculos elétricos.
            Deixe de ser um FRUSTRADO.

          • JL says:

            Eu defendi onde ?

            Então quer dizer você ataca ?

            Claro que pode carregar, há alguma coisa que diga que não pode carregar com cabo de 1.5 ?

            O que tem a idade a ver ?

            Eu olho, você é que não consegue.

            Mas se quiser fazemos umas apostas e depois vemos quem é o mentiroso, as minhas apostas.

          • JL says:

            O frustrado aqui é você, até anda a inventar emails que não existem, passe a ser um homem e não uma criança, não viu já que essa infantilidade não o leva a lado nenhum ?

          • 21 says:

            São histórias fakes porque não são contadas pelo JL. já essas são verdades universais… até são mais verdadeiras que as declarações das entidades oficiais. Até o que a imprensa diz é falso! Só ele diz a verdade.

          • JL says:

            São histórias fake porque usam argumentos fake, fáceis de detectar.

            Dá para ver pelos seus argumentos que assim o é, senão não falava dessa maneira.

      • Mario says:

        Pode carregar, se ele aguenta….Aguenta 10 amperes quantos minutos? é que a ultima vez meti 10A durante 1 hora e o cabo ardeu!~
        resposta obtida:
        Não uses um cabo 1,5 mm² permanente para carregar regularmente um carro elétrico durante 18 h.

        O recomendado para carga doméstica lenta é:

        Cabo 2,5 mm² em circuito dedicado, com disjuntor 16 A (ou wallbox com protecção apropriada).

        RCD tipo A (ou tipo B se o carregador exigir) e protecções contra sobrecorrente/curto.

        Evitar extensões ou tomadas múltiplas. Ligações bem apertadas.

        Para carregamentos ocasionais muito lentos (correntes <10 A) fisicamente 1,5 mm² pode aguentar, mas não é aconselhável por ser carga contínua e pelas normas de segurança.

    • Mário says:

      Luis, e se a Tesla disser que não garante a reparação? Você fazia? Na stellantis garantiram a reparação e depois tiveram que dar o carro como perda total.
      Nos casos que conheço, carros da Stellantis, elétricos que chegaram á oficina com danos na bateria fruto de acidente, é perda total automaticamente.

  5. Inculto says:

    Espera… Bateram em ti, queres que a Tesla te dê um carro danificado e a seguradora anda a dormir e culpas EV… Ok…

  6. Lolada says:

    Aqui elétrico, nem pensar. Fazer autoestradas com o stress da autonomia, postos de carregamento avariados, pneus com desgaste rápido, devido ao peso. Boa sorte!

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