PplWare Mobile

O suporte ao Windows 10 chega ao fim! E agora, que podemos fazer?

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Filipe says:

    Eu inscrevi no ESU, surgiu o link na semana passada. Supostamente irei ter updates até 13 de outubro de 2026.

    • says:

      Vender a alma ao diabo para continuar a ter atualização do demo…

    • saposalhxoxo says:

      Porque não instalar o Windows 10 iOT LTSC?

      • João Matos says:

        Nos meus dois PCs, foi isso que fiz.
        Chaves legais é o que não falta por aí.
        Até 2032 siga…

        • THKS says:

          Caro João, eu tenho Windows 10 PRO, ao activar com a chave Windows 10 iOT LTSC fica igual ou muitas modificações?

          Obrigado pela sua resposta!

          • saposalhxoxo says:

            Perdes as moderncies todas mas ganhas um OS com updates e patches de segurança até 2032. As modernices são mais a nível estético e outars coisas que vêm desinstaladas por defeito que podes ativar pela linha de comandos ou ans funcionalidades adicionais.

          • João Matos says:

            O melhor é mesmo sacar o ISO do IOT LTSC e instalar de raiz.
            Eu até fiz com uma pen com o enterprise e bastou depois colocar a chave “mestra” do IOT… Só por preguiça de não fazer outra ISO.
            Transformar o PRO em IOT LTSC não é possível, pelo menos tenho esta ideia. Só mesmo de enterprise para o outro.
            Para quem utiliza para o essencial, chega e basta!!! Até podes selecionar a versão “T”, mais limpa sem tralha da Microsoft como o media player.

          • João Matos says:

            Oppppps,
            Queria dizer versão “N”…

  2. Barreiro says:

    Agora é instalarem windows 7 novamente ou ficar no 10 sem suporte! O windows 11 não presta mas linux não serve para produtividade nem para gaming, nem para plex server! E inutil

    • carlosF. says:

      LOL, não sabes do que falas, Linux é literalmente a melhor opção com SO para isso, aliás o Jellyfin é melhor, na minha opinião que o Plex, além de não teres de pagar nada, e relativamente a jogos actualmente muitos deles até correm melhor em Linux que em Windows, tens milhares de jogos literalmente na Steam para jogar…Quanto a produtividade depende do que defines como produtividade, para mim sou mais produtivo em Linux que em Windows…agora se me dizes que por exemplo não existe Microsoft Office para Linux e dependes disso para alguma coisa, aí posso dar-te razão, mas é uma questão de tempo…

      • O Jeremias says:

        Linux e a melhor opcao para os nerds totos que aos 40 anos ainda não sabem o que e uma namorada. Nem office podes instalar LOOL, jogos não correm multiplayer não funciona, nvidia não tem suporte, adobe não existe. Serve para que?? Nada!!!

      • says:

        O Linux é uma boa opção se todos os astros se alinharem. O problema é que certas apps e programas… kaput. Gosto muito do Linux e é (em termos de performance pura) melhor que o windows, mas de longe. Só que falta sempre qualquer coisa… A última vez que tive Linux foi num media centre/servidor servidor plex privado. 99% a funcionar na perfeição. Só que o 1% que não era o o software do meu serviço cloud. E era do mais importante para o que eu queria da máquina. No gaming tens de facto muitos jogos, então agora com o steamOS a ganhar força. Mas certos títulos têm o raio dos lauchers e anti cheat que não funcionam em Linux (por acaso acho que só 1 dos meus jogos steam tem esse “problema”). Já o MS office… sinceramente já nem o posso ver à frente de tão mau que é. Infelizmente tenho de levar com o office+office365+o resto do ecosistema MS por causa do trabalho. E claro, que tiver putos na escola também tem de ter o MS… as escolas ainda não conhecem mais nada.
        O Linux continua com os mesmos problemas que há 30 anos atrás. Anda perto, mas nunca lá chega. Por muita pena minha, mas é a verdade.

        • carlosF. says:

          Não podia discordar mais contigo, Linux actualmente para mim a para várias pessoas que conheço já é utilizável a 100%. Não podes é querer que seja o Windows, Linux é um SO diferente.

          • says:

            Então estás é a concordar comigo. Para ti pode dar, mas não para toda a gente. E a grande maioria não tem “capacidade” para configurar convenientemente um OS Linux (OK, se calhar também não tem para o windows, mas é francamente mais user friendly). Se calhar também não querem, mas pronto. Não é assim tão difícil mas cada um tem as suas capacidades e limitações. Da parte que me toca, no trabalho não escapo ao windows (e sinceramente bem que podíamos mudar tudo para linux). Em casa há coisas que me fazem falta na mesma. O meu puto anda a jogar o Hogwarts Legacy, por exemplo. Entre uma GPU Nvidia e o raio do denuvo (que teoricamente dá para usar no linux com proton mas na prática….) fica difícil. Eu sei, é problema de quem fala de barriga cheia. Podia jogar outra coisa qualquer (e apesar de não ter muitos jogos, alguns não devem dar no steamOS… não seria exatamente o fim do mundo).
            Mas no meu caso, acima de tudo o raio do software da minha cloud continua sem uma versão decente para linux (confesso que já não testo a versão linux a algum tempo). O puto continua a ter que fazer trabalhos da escola nas apps MS, que por muito que se fale em linux nas escolas, há outros intere$$es…
            No portátil (que normalmente só uso para minhoquices e no trabalho para diagnósticos e testes) tenho algumas aplicações de controlo e comando de certos equipamentos que só rolam em windows. Aliás, agora a nova moda é algumas empresas só fazerem apps para ios e android. Temos um sistema de comando e programação de iluminação Hager e só há apps para telemóvel (que detesto, mas tem de ser).
            Mas espero sinceramente que esta parvalheira das contas windows venha dar nova força ao linux e faça com que as empresas de software lancem versões para linux. O “problema” não é o linux mas a falta de algumas aplicações. Eu percebo, o público alvo é bem menor e as empresas não são caridades. Mas pode haver agora um maior interesse. Mas já andamos à espera de “maior interesse” há pelo menos 30 anos. Mas como a M$ cada vez trabalha melhor, ainda há esperança…lol

  3. Duarte says:

    Recebi ultima actualizaçao ontem mas NADA de link para se increver na ESU, e utilizar os pontos do rewards da MS

  4. Stanley says:

    Ubuntu Linux

  5. Ze says:

    Para aqueles que nao aparece a inscricao no ESU.

    https://youtu.be/ym-Iz1Afy7w?si=wIiHSGrp1vZjjX_e

  6. saposalhxoxo says:

    Instalar Windows 10 IoT LTSC com suporte até 2032 ou mudra logo para Linux 😉

    • THKS says:

      Caro saposalhxoxo, eu tenho Windows 10 PRO, ao activar com a chave Windows 10 iOT LTSC fica igual ou muitas modificações? É necessário formatar o PC?

      Obrigado pela sua resposta!

    • Pedro António says:

      O Linux não é alternativa ao MS. Só não vê quem não quer ver ou quem ainda não experimentou. E a MS sabe que é superior e por isso esta situação….

      • says:

        Apesar de usar windows, não concordo que este seja superior a algumas versões do linux. Aliás, esse é um dos pontos fortes do linux que permite escolher versões mais adequadas a cada situação. Eu considero o windows bem inferior a algumas distros linux, se falarmos em performance pura.
        No entanto, a grande desvantagem do linux é a falta de compatibilidade de várias aplicações. Está melhor, então quem souber usar bem o proton, mais ainda… mas, mas… ainda não é exatamente a mesma coisa.

  7. VAOpoK says:

    Windows 10 IOT LTSC = 2032!

    • Fábio says:

      pois mas esse windows não tem quase nada nativo alguns plugins e alguns programas vai ser precisso instalar tudo a dedo e… me parece que isso não e uma alternativa… mas instalar win 11 sem os requesitos funciona muito bem… e para já a versão 25h2 está muito boa muito estável instalei num i3-3220 e está muito funcional sem lag algum..

  8. Fábio says:

    linux Não é porcaria, se os programadores apostassem a fazer mais programas para ele seria muito bom por exemplo as empresas apostarem nele como os programas da adobe para o linux por exemplo mas há alternativas lá que seria necessário estudar.

    • saposalhxoxo says:

      O linux já tem programas para quase tudo o que existe no Windows, só não tem é a estética e o desempenho gráfico porque aí já entra os patetas da nvidia, intel e amd que só otimizam o hardware para windows. Mas aos poucos o janelas vai desaparecer ou então sofre uma reforma…

      • Pedro António says:

        Tudo o que tenho no Windows tenho no android, com a maior facilindades, e consigo por qualquer coisa no android, agora, no Linux nunca consegui fazer isso….

      • Sail says:

        Não é bem assim. A Nvidia tem drivers oficiais para Linux. A amd e inter forneceram as empresas de Linux códigos para as suas placas Graficas. Em termos de desempenho gráfico bate o Windows pelo menos usando uma Nvidia GT 730 e uma Intel UHD Graphics 24EUs (Alder Lake-N)

  9. Pedro Ferreira says:

    Depende… precisam de usar Adobe? Macros complexos do Office?? Jogos ou alguns programas piratas? Têm o Tiny11 ou Nano11.

    Linux têm o AnduinOS ou Winux.

    • Fábio says:

      mas achas que isso do Tiny11 sao ISO’S modificadas?? mas facil criar o nosso pen boot

      • Pedro Ferreira says:

        Sim são ISO´s modificadas como as do Windows X-Lite, usa quem quiser como opção.
        “mas facil criar o nosso pen boot”, para quem sabe, nem todos sabem, muitos nem formatar e instalar windows/Linux ou drivers ect…
        Indiquei o que EU considerei as opções mais fáceis, também podem continuar a usar o Win10 e usar dual boot com uma distro como Mint ou Zorin OS.

  10. jaquim says:

    Já atualizei há alguns anos, para ubuntu e agora mint….

  11. PT says:

    Ainda ontem dia 16 tive mais uma atualização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.