iPhone 17 Pro tem um novo problema! Falha está na posição do flash
O iPhone 17, nos seus vários modelos, tem mostrado com a Apple sabe evoluir os seus smartphones e trazer novas tecnologias. Com uma mudança de design bem visível, tem agradado aos utilizadores. Infelizmente os problemas não têm estado afastados e agora um novo surgiu, fruto da tão apreciada mudança de design.
iPhone 17 Pro tem um novo problema
Após o lançamento do iPhone 17 Pro e do iPhone 17 Pro Max, começaram a circular relatos de problemas com os dispositivos. Anteriormente criticada pela sua estrutura de alumínio, que supostamente riscava facilmente, a série Pro enfrenta agora um novo problema relacionado com o flash da câmara. Os utilizadores relatam que o flash projeta sombras nos objetos fotografados.
A Apple moveu o flash do conjunto de câmaras para um lado diferente do dispositivo nos modelos iPhone 17 Pro. Esta nova mudança de design foi muito do agrado de muitos utilizadores, em especial por estar numa nova zona de dedicada à fotografia e a outros elementos importantes para este smartphone.
Apple messed up???
The new flash position on the iPhone 17 Pro Max creates unwanted shadows when using the flash.
Here’s a quick comparison of photos taken on the iPhone 17 Pro Max vs. the 14 Pro Max. pic.twitter.com/BZLAf9nvjq
— Ripudaman (@mrtechsense) October 3, 2025
Infelizmente, e como agora está a ser reportado, levou também diretamente a um novo problema. Esta situação tem sido revelada nos relatos dos utilizadores. Um proprietário do iPhone 17 Pro Max relatou que a utilização do flash da câmara projeta uma sombra no objeto, fazendo com que as fotografias pareçam desfocadas.
Flash das câmaras cria sombra irritante
Outro utilizador afirmou explicitamente que a nova posição do flash era a causa do problema.
Um criador de conteúdos explicou: “Ao fotografar com a série iPhone 17 Pro, parece que a luz está a brilhar no canto. Isto é realmente irritante”.
Foi enfatizado que este problema de efeito fantasma e desfocagem não era observado nos modelos mais antigos do iPhone. Esta é uma situação nova e foi mostrada por todos os que já reportaram o problema nas redes sociais e por muitos locais da Internet.
Embora os problemas persistissem, a atualização do iOS 26.0.1, que já tinha sido reportada como tendo resolvido outros problemas com o dispositivo, foi lançada há cinco dias. Resta saber se o problema de flashing se deve a uma alteração de design de software ou de hardware.




















Apple e os seus maravilhosos engenheiros da propaganda.
Com um nome desses e falas de propaganda?
Ya. LOL. Bem visto
Podes crer… lol
Parecem uns amadores, impressiona o estado a que a Apple chegou
Apple está uma desgraça.
+1
agora sim, a ser confirmado, um problema grave
Se achas grave é porque percebeste. Importaste de explicar, na segunda imagem do post (sombra do dedo), qual é o problema, qualquer que ele seja, resultante da suposta “Falha está na posição do flash” – que passou do centro para o lado direito?
Dica: liga o flash e, mantendo as distâncias que mostram essa imagem desloca o iPhone esquerda-direita e acompanha a sombra (ou desloca o dedo).
Costumas tirar fotos àquela distância (o que também se resolve facilmente quanto às sombras) ou se o objeto estiver um pouco mais distância a posição do flash, ao centro ou à direita do smartphone, não tem importância nenhuma?
não depende apenas da distância mas sim do ângulo da fotografia.
a gravidade é porque é uma falha de design e não pode ser alterada, quem comprar um vai ter de comer com esta falha.
isto será um tema mais para profissionais, já pouco se usa flash nos dias que correm
Não percebeste foi nada. Uma falha a fotografar o dedo 🙂
Espera pelas fotos dos foodies no instagram
Vão ficar um horror 😉
meu rico wagyu A5, com sombras, de vermelho vai passar a cinzento
Lá vai a Apple lançar um update para resolver palavras dos seguidores tapados.
update? és muito bom comentarista
Pois, se o flash estava quase ao centro e agora está do lado direito, há de ter algum efeito nas sombras e reflexos – a fotografar em cima do objeto, mas não quando o objeto está afastado. Pela lógica resolve-se deslocando o iPhone um pouco mais para a direita ou o dedo um pouco mais par a esquerda … se se quer fotografar o dedo a tapar a sombra,
Não consegui perceber se isto chega a ser assunto, por menor que seja, embora me tenha habituado a que, tratando-se do iPhone, tudo é assunto.
O problema é que esta questão não pode ser resolvida com um update…
É causado por uma questão de design… mau design!
será que podemos assistir a um recall?
Nao é mau design. É uma feature.
Mas isso não é defeito, é feitio. É moda arranjarem problemas onde não existem. Quem é que usa o flash hoje em dia se não for em situações especiais? Isso até nos Pixel acontece. Basta o flash estar um pouco mais desviado da câmera para tal acontecer.
o sensor não é assim tão bom que não necessite flash, isto não é uma mirrorless, o software faz muita coisa mas ainda não faz milagres
Se tu o dizes… Eu por exemplo deixei de usar o flash já faz alguns anos. Assim como eu, existem muitas pessoas. Fotos noturnas com flash resultam em meh.
eu não tiro fotos, por isso vou acreditar na malta jovem
Quando é software, ainda é naquela, podem sempre fazer um update com o fix.
Se isto é hardware vai ser complicado corrigir isto, vai haver malta chateada e bem, não estamos a falar de telemóvel de 50€
vai chatear principalmente profissionais
Who cares?
Fotografar com flash é o mesmo que usar meia branca.
Flash é coisa de paparazzi e fotógrafo de casamentos e baptizados (que estão para a fotografia como o tremoço está para a haute cuisine) e esses também não fotografam com telemóveis.
se fosse Samsung ou outro, era uma loucura,agora como é a Apple, who cares? … tipico…
e uma também interessante dos modelos de 256 GB terem flash mais lenta que os restantes modelos? 😀
adoro ver as desculpas para que o flash não seja um problema, síndrome de Estocolmo no seu melhor
exacto, tal como o always on Display, que sempre estavam a fazer desculpas, para que ninguem precisa isso, ou o port USBC etc etc e depois de anos quando isso tudo veio para os iPhones, afinal é bom…O problem em questao é o aparelho mais antigo conseguir ser melhor que o novo, mas as desculpas dos tapadinhos nunca vao acabar…
+1
Espero ainda pelo fold sem flash. lol
Eu não sou fan da Apple mas dá para entender. Foi deliberadamente aí posto, justamente para que o reflexo de incidência perpendicular do “flash” não seja tão intenso.
Assim o telefone não precisar de recorrer tanto ao HDR para corrigir a iluminação da foto.
Bom para retratos (não Paparazzo), não tão bom para objectos e comida.
PS: Aposto que o próximo iPhone deve trazer 2 “Flashes” um perto das lentes e no extremo oposto também como forma de diferenciação dos modelos anteriores.
Inconcebível num telemóvel deste preço. Outra coisa, o aparelho de certo que tem bons materiais, mas que tem um aspeto de barato, tem.
Erro de amador. Qualquer pessoa que perceba o mínimo de fotografia sabe que o flash deve estar sempre o mais alinhado possível com a objetiva precisamente para evitar situações destas, mais ainda num equipamento tão limitado como um telemóvel.
Não diga tontices. Um flash speedlite de GN 58 tem energia para iluminar de forma apocalíptica o que quiser, se o souber usar. E só escolher como quer que saía se, novamente, sobre usar. Um telefone topo de gama tem de lutar com um GN de 2 ou 3 Além de ser ser cerca de 350 x mais fraco , é muito mais lento. Já consegui alguma vez tirar uma foto de noite com o telefone com Tv mais rápido do que 1/100 s ?