É o fim da caixa de velocidades manual? Carros automáticos dominam cada vez mais as estradas
Para muitos condutores, é a caixa de velocidades manual que garante uma sensação de total controlo do carro, sendo os modelos automáticos, para eles, aborrecidos. Apesar disso, os números não mentem e mostram que há uma tendência crescente a colocar carros com caixas automáticas nas estradas.
A semelhança de outros mercados, os automóveis têm evoluído, impulsionados por novas e facilitadoras tecnologias. Se para alguns a caixa de velocidades automáticas confere tranquilidade, deixando a maioria do trabalho nas mãos do próprio carro, para outros essas automações são aborrecidas e roubam o prazer de conduzir.
Por forma a perceber a tendência atual e tentar prever o cenário no futuro, o website italiano motor1.com analisou as vendas nos principais mercados europeus e nos Estados Unidos da América (EUA), reunindo uma amostra ampla.
Caixa de velocidades automática está cada vez mais presente
Além da clara tendência para os SUV, que se observa desde o final dos anos 90 nos EUA e desde o final dos anos 2000 no resto do mundo, o website detetou outra grande mudança: "a caixa automática está a tornar-se quase um padrão em muitos mercados e ameaça a sobrevivência dos carros com caixa manual".
Em 2001, quase todos os automóveis de passageiros matriculados na Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha, os cinco principais mercados europeus, estavam equipados com caixa manual.
Na altura, ali, os automóveis com caixa manual representavam 91% das matrículas, sendo este um tipo de transmissão mais popular do que a automática, mesmo entre as marcas premium e de luxo.
Entretanto, no ano passado, os carros com caixa de velocidades manual representaram apenas 29% das matrículas nos cinco principais mercados europeus, e a repartição entre marcas generalistas e premium reflete grandes mudanças.
- Marcas premium: em 2001, os carros com caixa de velocidades automática representavam 31% das vendas. Em 2024, atingiram 97%.
- Marcas generalistas: a quota de mercado da caixa de velocidades automática passou de 5% em 2001 para 63% no ano passado.
O que motivou e está a motivar esta mudança?
Na altura, há quase 30 anos, a tecnologia era mais limitada do que hoje, pelo que os custos de desenvolvimento tinham um impacto direto no preço final dos veículos. Neste cenário, a caixa automática era uma característica de luxo, não sendo suportável em modelos mais acessíveis.
Com o tempo e a evolução tecnológica, e à semelhança do que aconteceu com os airbags e outras tecnologias do setor, a adoção gradual ajudou a reduzir os custos, bem como o preço final, democratizando a tecnologia.
A par disso, mais do que o tráfego, que é cada vez mais intenso nas grandes cidades, os condutores precisam de lidar com mais elementos durante a condução. A caixa de velocidades automáticas é, portanto, a resposta à nova realidade.
Leia também:
Fonte: motor1.com
Neste artigo: caixa de velocidades, caixas de velocidades manuais






















Sempre tive manual e agora tenho uma caixa eCVT da Toyota. É barulhenta e não foi feita para corridas, mas sim para consumos. Estou muito contente porque é uma caixa que segundo os especialistas, é um “tanque e fiável” e até agora com muitos poucos problemas.
O problemas das caixas automáticas é que se for necessário reparação sai sempre uma pipa de massa.
Cada vez há mais empresas especializadas em reparação de caixas automáticas, mas será sempre um custo mais alto em relação às caixas manuais. Mas tenho a certeza com a massificação das caixa automáticas, os custos de reparação serão mais baixos e maior fiabilidade.
Sempre me disseram que caixa automática é para quem não sabe conduzir.
Pois bem, graças a deus não sei conduzir. Uso caixa automática.
uma boa caixa automática pode passar a ser apenas uma caixa sem embraiagem de pedal em que o condutor passa mudanças usando as patinhas.
do meu ponto de vista, todos os carros que não permitem isto são uma aberração e só servem para circuitos urbanos e semi-urbanos. tenho um cá em casa e nem no modo “sport” o sistema automático deixa de entrar em funcionamento. uma aberração total!
Só aceito esse tipo de discurso de alguém que meta o carro a trabalhar à manivela… e nem tenho caixa automática…
Apoiado .
Quem afirma que a caixa automática é para quem não sabe conduzir é porque nunca pegou numa Leyland… ou nunca andou o dia todo dentro da cidade a conduzir, entre outros, um autocarro ou uma viatura de recolha de resíduos… enfim!
As caixas automáticas são quase tão velhas como os veículos… ah, muitas tem opção de passar a manual (semi-automática), portanto quem gosta de “meter ferro” agora “mete plástico”!
Já agora, também existiram veículos (não sei se ainda circulam) com caixa semi-automática, neste caso de “meter ferro”…
+1
Um pouco por causa dos elétricos, híbridos, etc
Híbridos, mas não todos os híbridos.
Ha eléctricos com caixa de velocidades.
diga la uma marca e modelo de veiculo elétrico abaixo da categoria de 3500 quilos, com caixa de velocidades, aguardo desatentamente.
Porsche Taycan
E o primo Audi e-tron GT.
Porsche Taycan.
Audi Etron GT
Apenas referem carros fora das possibilidades do condutor comum, carros que se contam pelos dedos. O desatento pediu para referirem carros vulgarmente usados, e não referiram um. Típico de pessoas que se autointulam mecânicos e supra sumos do mercado automóvel
Mas ele não pediu nada disso, pediu abaixo da categoria de 3500 quilos, que são todos os ligeiros.
Caixa automática mas tbm se pode pôr manualmente.
gosto muito de carros de caixa automática e gosto muito de carros com caixa manual.
o que detesto são os carros com caixa automática que não permitem ao condutor selecionar uma opção de uso exclusivo das patilhas e em que o sistema automático não tem qualquer intervenção até o condutor decidir novamente o inverso.
atualmente uma boa parte dos carros adota soluções que não permitem isto e em que mesmo que o condutor use a caixa o sistema automático entra em ação mais cedo ou mais tarde…! é o pior que pode existir!
Muitas permitem, mas na maior parte dos casos, o condutor apenas transmite a sua intenção. Lool
É normal, faz parte da evolução. Caixa manual faz cada vez menos sentido na condução do dia a dia. Quem insiste que prefere manual, ou anda nas corridas ou nunca conduziu automático
Pode ser mais confortável , mas eu prefiro manual . E se der raia, uma manual é reparada por mil euros +/-,uma automática já não é bem assim .Devia de haver as duas opções ,e o cliente escolhia .
A minha mulher tem problemas nos muscolos e por vezes tem prkblemas ao usar muito a embraiagem, já estou a pensar mudar de carro e com caixa automática para ela.
Ou arranjo um carro elétrico.
Comprei uma A4 Avant com caixa automática por causa disso mesmo. Tem sido a sorte dela no dia a dia…
Estou a referir-me á minha esposa claro 🙂
Quando sou eu a conduzir, às vezes meto em manual, nomeadamente nas descidas da serra.
Por aqui tenho um de caixa automática. Que descanso… Epá não dá aquela pica das entradas de caixa manual à Colin McRae, mas não se pode ter tudo.
numa boa estrada de montanha caixa manual é um must, agora em cidade e autoestrada, bem dita caixa automatica…
Bla Bla Bla Bla Bla Bla Bla caixa manual é que só talam os azeiteiros do fumo preto, ou orangotangos mal informados, escolha por mim tanto faz embora com mais de 50 anos prefiro caixa automática pois tenho pessoas que não sabem mexer numa manual e os elétricos não têm caixa manual
há 20 anos que só tenho carros automáticos, não trocaria
O que eu me diverti com uma pessoa que sempre usou caixa automática (viveu sempre no Canadá) a tentar entender-se com um carro de mudanças manuais 🙂
O contrário, de manuais para automáticas não é especialmente difícil
Por uma razão ou por outra, é sempre preciso conduzir um carro que não é nosso e que não se conhece.
Por isso intrigou-me saber se se podia aprender a conduzir e fazer o exame conduzindo só carros com mudanças automáticas. Pode e é uma opção cada vez mais popular.
Só que – fica-se com uma carta limitada a conduzir carros só com caixa automática. Para se conduzir carros com mudanças manuais é preciso fazer outro exame, com mudanças manuais.
Acontece o mesmo se fores nascido em 2000 e pegares num carro de 1990…
O mais provável é nem sequer saberes ligar o carro.
Não percebi. Quem nascer depois de 2000 também tem que tirar uma carta diferente para conduzir um carro de 1990? A diferença é tão grande como quem tira carta com um carro de mudanças automáticas ter que fazer outro exame para conduzir um carro com mudanças manuais?
Então não sabem usar uma chave??
Não vejo nenhuma diferença se um carro de 1990 para um de 2016.
Só mesmo o rádio! Hahahahaha
Falta uma informação importante ao estudo, os VE entraram? Se entraram e’ uma grande explicação. Mas o futuro e’ automático sem duvida, embora, comprei novo recentemente manual, mas o próximo será automático.
Basta entrarem os híbridos, é que são quase todos de caixa automática, até hoje só conheci um com caixa manual.
O que é preciso é que não seja preciso saber conduzir para andar de carro, por isso que venham com tudo automático. Nabos.
Só fazem falta em para arranca.
Quando se referem as caixa de velocidade deve-se chamar pelo nome das caixas:
Manual – caixa de velocidades de dupla embraiagem
Automatica (com manipulo) – caixa de velocidades de embraiagem simples
Num elétrico (não híbrido) tecnicamente não existe uma caixa de velocidades mas sim um seletor de direção com ponto morto.
Quem gosta de conduzir gosta de caixa manual.
Posso ver onde está a lei ou manual do que é “gostar de conduzir” ?
No mesmo sitio onde vem a definição de “carros a sério”…
Onde ? Em lado nenhum ?
“JL 28 de Agosto de 2025 às 19:38
Compre carros a sério, assim não tem tantas avarias.”
É um bom Hobby, tirar umas horas por dia para conduzir. E para aproveitar melhor a caixa manual convém ir para a cidade.
É uma da melhores coisas que inventaram, foi a caixa automática e o ar condicionado. É um descanso, principalmente para quem anda em cidades, como Lisboa.
Carros a sério têm isso ?
Não sei, como ainda não explicaste o que são “carros a sérios”, como disseste num post há alguns dias, não te sei responder.
Já agora, concordo com o LA, para andar em Lisboa, caixa automática é um descanso.
Já vi que não entende de ironia.
Carros de alta gama /electricos é tudo automatico, a ideia tambem passa por tirar o condutor (humano) do volante, é uma tendencia que está a ganhar terreno, ambos os modelos são bons /diferentes mas o manual vai desaparecer, estive em paises com EUA, UK e Angola é so vi automatico. Já conduzi os dois, e o automatico é mais comodo sem duvida.
Infelizmente, é verdade.
Sou do tempo em que gozávamos com os américas porque andavam praticamente todos com carros de caixa automática, logo não sabiam conduzir, carros amorfos, etc.
No entanto, é preciso reconhecer que esse tipo de caixas teve uma evolução extraordinária de então para cá e, se tiverem modo manual com patilhas no volante então cada vez serão menos os argumentos a favor da tradicional caixa manual.
De qualquer forma, continuo a preferir a manual.
Para quem gosta de conduzir, caixa manual é o melhor, permite fazer certas” brincadeiras”. Agora, para condutores com problemas físicos, nada como uma caixa automática.
Se a tua caixa automática tiver modo manual, fazes as mesmas brincadeiras, sem falhares a embraiagem ou meter errada… a própria caixa protege-se desses “erros”, ou seja, não arranhas 🙂
Mas no modo manual o condutor só expressa a sua intenção….
??? Explica lá isso em mandarim porque em português não vou lá…
Toca na manete, patilha ou outro para trocar de mudança e não reage logo, portanto declara a intenção e ela muda quando “quiser”.
Atualmente as caixas automáticas são muito mais rápidas, não sou nenhum “expert”, mas gosto de conduzir e tenho caixa automática.
Ao contrario que alguns dizem, posso mesmo usar como manual, engreno a 3ª e posso levar o motor ao corte… não muda de engrenagem.
Em qual faz isso ?
Duas perguntas no mesmo comentário:
Alguém sabe se os camiões usados para viagens de longo curso, nomeadamente, serviços internacionais, já usam caixa automática, ou ainda a manual?
A outra pergunta, está relacionada com as composições do Metro de Lisboa. Abordo, sentimos dois leves solavancos ao arrancar e continuação da aceleração, bem como uns 3 ou 4 ao parar, também dá para ouvir variações no som dos motores das mesmas, durante os processos a cima descritos. Então pergunto: Aquilo é uma caixa de velocidades? Mas até onde sei, veículos elétricos, não precisam de caixas de velocidades.
Sobre o metro já ouvi que são as variações de frequência nos inversores dos motores AC.
Caro Jl, muito obrigado por me responder! É que realmente o som que ouvimos, é parecido ao som de passagens de caixa.
Vou tentar saber, tenho um amigo que trabalha por lá.
isto não é tema,ambas têm o seu lugar e tipo de uso, quem gosta de uma é feliz com isso, força.
no dia a dia tanto ando com manual ou com automática e sabem o que faz diferença? saber a porra do código de estrada, mas aí, enfim é tema pra descambar, ainda por cima com certas marcas que os piscas parecem ser extras, ou seja a caixa n interessa nada