Todos zangados com a Mozilla! IA do Firefox gasta muita bateria e CPU
As novas funcionalidades de IA incluídas na última atualização do Firefox parecem estar a trazer problemas inesperados. As queixas apontam para um elevado consumo de CPU e bateria, algo que está a atrair duras críticas da comunidade. Este era um problema que a Mozilla não queria.
Utilizadores estão zangados com Mozilla
O Firefox 141 foi lançado há algumas semanas, trazendo novas funcionalidades, incluindo otimizações de memória, um conversor de unidades integrado e uma importante funcionalidade de agrupamento de separadores inteligentes com tecnologia de IA.
Basicamente, esta funcionalidade identifica separadores relacionados e sugere nomes para os mesmos, incluindo uma opção chamada “sugerir mais separadores para o grupo”. Mas, nas últimas horas, um grande número de utilizadores tem-se queixado no Reddit sobre a elevada utilização do CPU que esta funcionalidade gera, além de expressarem a sua deceção com a adição de inteligência artificial a este browser.
Um utilizador destacou como a duração da CPU e da bateria do seu computador caíram drasticamente quando ativou as funcionalidades de IA no Firefox. Ao rever o gestor de tarefas, descobriu que o processo de “inferência” era o responsável, provavelmente encarregue de gerir as funções de inteligência artificial do dispositivo.
IA do Firefox gasta muita bateria e CPU
Outros utilizadores confirmaram ainda que este mesmo processo consome muitos recursos e que, quando concluído, o Firefox bloqueia e exige reinicialização. O Firefox utiliza processos locais que canalizam os títulos dos separadores e os agrupam com algoritmos, além de gerar nomes de grupos com base nos modelos de IA da Google.
Alguns utilizadores sugerem que o pico de CPU pode dever-se ao facto de o Firefox utilizar o formato "ONNX" da Microsoft, que é menos eficiente do que alternativas como o "GGUF". Quem tiver estes problemas de desempenho, pode desativar esta funcionalidade acedendo a about:config e definindo os valores browser.ml.chat.enabled e browser.tabs.groups.smart.enabled como false.
Espera-se que a Mozilla responda a estas queixas dos utilizadores sobre a presença da IA no Firefox e os consumos normais de CPU e bateria. O mais provável é que, muito em breve, surja mais uma atualização, onde esta situação é tratada de forma completa.





















Os linux users nem oiam…mas eles usam chrome e o melhor. Firefox ja não se usa ha 20 anos
Calado és um poeta
Fala por ti…
fala por todos, ninguem usa firefox desde 2005…
Em parte tens razao deixei de usar o Firefox e comecei novamente a usar desde que o Chrome obrigou o manifest V3 e por consequencia os bloqueadores de SPAM de anuncios (uBlock Origin) deixaram de funcionar. Voltei ao Firefox e o inferno do spam acabou.
uBlock Origin funciona no Browser Brave, que usa o Chrome, logo pode manter-se no Chrome, se quiser, claro… não é igual ao Google Chrome, mas é suficientemente próximo.
E o próprio Brave trás um bloqueador de conteúdos, e pode escolher na própria lista outras listas de coisas a bloquear.
Uma atualização e fica resolvido.
Firefox…desde que experimentei (tardiamente) não quero outra coisa.
99% usa chrome e nao quer outra coisa, firefox é pior em tudo!
Actualmente o Firefox só é mau na reprodução de vídeos, aí os browsers baseados em Chrome são melhores (a nível de conseguir reproduzir por exemplo em 1080p enquanto que no Firefox está sempre a “engasgar-se” se o PC não for suficientemente poderoso, se for nem aí se nota diferença), de resto o Firefox funciona perfeitamente em quase todo o lado (não me lembro de nenhum sítio onde funcione mal, mas acredito que possa existir).
O Chrome vem pré-instalado.
Esses utilizadores nunca experimentaram melhor (Firefox)…
O Chrome vem pré-instalado? Desde quando?
Vem pre instalado na tua cabeca….o linux é lixo e ninguem usa mas vcs parecem uma seita sempre a empurrar para as pessoas mesmo que digam que nao querem
Na tua cabeça é que linux é lixo 🙂
Eu uso há décadas mas admito que não é para todos (por falta de capacidade técnica, na maioria dos casos) mas cumpre para quem usa um PC para o básico.
Continuo a usá-lo. Em equipa que ganha não se mexe. Não passo cartão a essas tretas de IA, tudo desactivado ou simplesmente sem uso. Vou continuar a “surfar” na net como se fosse 2005.
O firefox morreu em 2005, deve ser por isso…hoje em dia chrome e o unico browser que se usa
36600mb por 50 minutos… vai lá vai. Mozzilla, nova forma de obterem os 40000 milhões, de dólares, que precisam?
O Firefox, em termos de consumo de recursos do PC, já não era o melhor. Eu era fã e adorava o Firefox, mas há mais de um ano que optei pelo Edge, gasta menos, é rápido e, atualmente, está bom!
Já estamos em 2025. É altura de parar de evitar o inevitável. O Firefox tem cada vez menos utilizadores. A cada mudança grande que fazem, o browser fica pior. A empresa está endividada e a google vai ser obrigada a fechar a torneira.
Mudem para o Brave, Vivaldi ou qualquer outro dos 1001 browsers que utilizam Blink e não são o Edge nem o Chrome.
Caso prefiram ainda assim continuar com Gecko, mudem para Libreworlf ou Mullvad já que ambos arrumam com o Firefox a um canto. Desde privacidade até desempenho.
Deixem a mozilla. Já é mais que tempo. Especialmente existindo muitas alternativas e todas elas melhores.
Aqui pelos meus lados continua tudo normal. Mozilla Firefox 141.0.3 a correr em Arch Linux 6.15.9-arch1-1
Mas o Toni da Adega já vem dizer que o Linux não presta e que devo mudar para o Chrome.
Não notei nada