Trabalhadores estão a usar ferramentas de IA, mas secretamente…
As ferramentas de Inteligência Artificial (IA) chegaram para facilitar largamente a vida dos trabalhadores de muitas áreas - ou, pelo menos, daqueles que sabem tirar o melhor partido delas. Aparentemente, os funcionários estão a utilizar a tecnologia, mas de forma secreta.
Um relatório da KPMG, intitulado Trust in artificial intelligence: global insights 2025, criado em conjunto com a Universidade de Melbourne, revelou uma tendência crescente de funcionários que utilizam secretamente ferramentas de IA no local de trabalho.
Este secretismo pode ter implicações na transparência, confiança e gestão de riscos nos locais de trabalho contemporâneos.
A investigação concluiu que 57% dos funcionários inquiridos admitiram ter encoberto a sua utilização de IA aos gestores e colegas. Mais do que isso, muitos estão a usar material gerado pela tecnologia como se fosse seu.
Das mais de 48.000 pessoas entrevistadas, em 47 países, 58% disse aproveitar deliberadamente a IA no local de trabalho e um terço revelou utilizá-la, pelo menos, semanalmente.
Para Nicole Gillespie, coautora do relatório e professora da Universidade de Melbourne, o relatório reflete um nível preocupante de utilização "inadequada, complexa e não transparente" da IA.
Os funcionários estão a ser levados a utilizá-la por alguns motivos:
- Pressão para cumprirem os objetivos;
- FOMO (fear of missing out ou medo de estar a perder informações, eventos ou experiências que outros estão a aproveitar);
- Limites empresariais à utilização de ferramentas de IA generativas.
Segundo a coaturoa do relatório, a tentação de utilizar a IA no local de trabalho existe e, quando os trabalhadores reparam nos ganhos de produtividade que resultam da utilização da tecnologia, querem continuar a utilizá-la, independentemente de violar ou não a política da empresa.
Formação das pessoas para utilizar a IA é crucial
Entretanto, o relatório descobriu que apenas 47% dos funcionários receberam qualquer formação formal sobre IA. Consequentemente, a maioria utiliza a IA generativa com conhecimentos insuficientes, resultando em consequências preocupantes.
O Business Insider, citado pela imprensa, detalhou os números do estudo:
- 66% utilizam a tecnologia sem verificar a exatidão dos resultados;
- 48% introduzem informações comerciais sensíveis em plataformas públicas;
- 56% cometeram erros de trabalho devido à má utilização da IA.
Conforme alertado por Sam Gloede, líder global trusted AI da KPMG, estes números deixam as empresas vulneráveis a violações de dados, riscos de compliance e danos à reputação.
Para Sam Gloede, é crucial que as pessoas recebam formação básica e específica, por forma a minimizar os riscos e aproveitar todo o potencial da IA.
Afinal, o relatório indica que a maioria dos trabalhadores não sabe como a IA opera ou como utilizá-la eticamente.
A AI não foi criada para ajudar?
Se alguém utiliza a mesma para ser mais fácil de organizar e resolver problemas de forma mais rápida e eficiente, os patrões só podem é agradecer.
Há uma coisa que se chama propriedade intelectual, e outra que se chama segredos de negócio.
Penso que os patrões e as empresas não vão gostar, se os mesmos ficarem expostos ao serem usados para alimentar, os modelos.
Criem os seus próprios modelos ou no caso de serem coisas via os chats de pesquisa da moda paguem as licencas, problema resolvido
Usar o Stackoverflow está tudo bem, usar o ChatGPT já está errado?
Hipocrisia?
Meus caros desde que comecei a usar ferramentas de IA, não só consigo fazer o trabalho mais rápido como ainda aprendo, coisa que sem IA iria demorar mais tempo aprender ou a saber certas coisas.
Para quem usa simplesmente para copiar colar, aí concordo que da asneira, mas para quem sabe o que está a fazer e tem bases e sabe o que precisa a IA é uma maravilha.
Agora a novidade… esta IA, já existe, desde 1998.
Qualquer utilizador dos serviços IRC (Internet Relay Chat), já tinham acesso a formas que, hoje, são “novidades super motivadoras”. O maior problema, era preciso aprender a configurar 80000 menus, para não se sobreporem, dando cabo da utilização.
Os “motores IA”, usam 100% do que está disponível online. É aí a maior diferença: podem ser enganados, assumindo que algo é 100000% verdadeiro, porque 900000 milhões, de utilizadores, o referiram e voilá.
lol.. gostava de ver a AI do IRC
Na minha empresa somos convidados a usar a IA.