PplWare Mobile

As empresas controlam remotamente os seus robotáxis?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Max says:

    A necessidade da teleoperação dos robotáxis depende do seu nível de automação SAE:
    – Nivel 5 – Automação total (ainda não há nenhum) – o veículo opera de forma completamente autónoma em qualquer situação, condição ou ambiente sem necessidade de intervenção ou supervisão humana.
    – Nível 4 – Alta automaçã (Waymo) – o veículo pode funcionar de forma totalmente autonoma em condições e ambientes específicos sem necessidade de intervenção humana dentro de áreas gográficas definidas.
    – Nível 3 – Automatização condicional – o veículo pode assumir todas as funções de direção simultaneamente (travagem, aceleração e volante) como em autoestradas e em trânsito intenso. No entanto o condutor deve estar preparado para intervir quando necessário pois o sistema pode exigir ações humanas
    – Nível 2 – Automação parcial (FSD que equipa os robotáxis da Tesla) – o veículo conta com pelo menos duas funções de direção simultaneamente, mas o motorista deve estar pronto para assumir o controlo para assumir o controlo a qualquer o momento – como diz a Tesla no manual do FSD, o condutor deve ir atento à estrada, com as mãos no volante e pronto para intervir a qualquer momento.
    Mas se o FSD é só de nível 2, como é que a Tesla obteve licença para operar robotáxis em Austin, Texas? Porque só há dias o governador aprovou o novo regulamento, que obriga a que tenham nível 4 – mas que só entra em vigor em setembro. Mas a licença atual se foi fácil de obter, também é fácil de perder. A ver vamos em que é que o telecomando supre as limitações do nível 2 do FSD. Para além dos cuidados tomados pela Tesla de que os seus robotáxis circulem num percurso georeferenciado limitado, evitando cruzamentos complexos e que não circulam com mau tempo (aqui, tal como os Waymo, apesar de disporem de câmaras LIDAR, melhores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.