Há outro país a planear a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin
À semelhança dos Estados Unidos, que selecionaram cinco nomes para integrarem uma nova Reserva Estratégica de Criptomoeda, outro país revelou planos para uma reserva estratégica de Bitcoin. Esta é mais uma prova do amplo crescimento da criptomoeda.
Durante a sua participação na conferência Bitcoin 2025, em Las Vegas, o chefe do recém-criado Conselho de Criptomoedas do Paquistão, Bilal Bin Saqib, disse que o governo está a criar uma carteira nacional de Bitcoin para manter reservas a longo prazo.
A iniciativa não será motivada pela especulação do mercado, mas por uma estratégia estatal mais ampla, acrescentando que o governo "nunca, jamais venderá" o Bitcoin que adquirir.
Segundo revelou, a iniciativa foi diretamente inspirada pela decisão dos Estados Unidos de criar a sua própria reserva de Bitcoin, uma vez que o Paquistão pretende seguir um caminho semelhante na adoção de uma infraestrutura financeira baseada em blockchain.
Embora o tamanho das participações em Bitcoin pretendidas pelo Paquistão permaneça indeterminado, o governo deixou claro que pretende adquirir e reter o ativo.
Claro não está, também, se o Bitcoin será comprado diretamente ou obtido por outros canais.
Paquistão quer estar na "vanguarda da inovação financeira"
Este anúncio integra um esforço mais amplo do Paquistão para integrar as tecnologias blockchain nos sistemas públicos e económicos do país.
O chefe do recém-criado Conselho de Criptomoedas do Paquistão partilhou planos para alocar 2000 megawatts de eletricidade excedente para operações de mineração de Bitcoin, bem como centros de dados de Inteligência Artificial.
As iniciativas destinam-se a gerar receita, criar empregos e atrair investimento estrangeiro, numa estratégia produtiva de utilização da energia e de modernização do setor energético.
Conforme relatado anteriormente pela imprensa, o Paquistão divulgou planos para estabelecer a Autoridade de Ativos Digitais do Paquistão (PDAA), um órgão regulador aprovado pelo Ministério das Finanças para supervisionar o setor de ativos digitais do país.
A PDAA teria a tarefa de licenciar e monitorizar bolsas de criptomoedas, gestores, plataformas de tokenização e serviços relacionados, formando a estrutura da estratégia financeira digital do Paquistão.
O ministro das Finanças do país, Muhammad Aurangzeb, descreveu esta agência como fundamental para colocar o Paquistão "na vanguarda da inovação financeira".























Não disseram que era um país?
É incrível como a Europa está a ficar para trás em todos os aspetos, todos. No aspeto financeiro, preferem focar se em controlar ainda mais a população com o cbdc. A nós deste lado, compete nos comprar Bitcoin por ser a única escapatória contra o regime financeiro já em curso de implementação.
Parabéns ao Paquistão pela iniciativa
+1
E, a esperada subida de 60000000%, nos roubos, mensais?
Ou o problema de bastar um corte energético e pode ter 7000000 milhões, na sua wallet mas, sem ter electricidade (e 99,9999%, dos utilizadores de painéis solares, descobriram que os 50000 euros gastos, afinal dependem da grelha energética) ou sem ter internet.
Esses ninguém se importa. Lucros de 500000000000000000%, ao dia, valores de 700000 milhões, de euros, de cotação e subir 100000%, por mês, é que interessa.
Olhe, El Salvador esperava 500000000 biliões de dólares, de lucro, já perderam 34000 milhões e ainda devem 65722 milhões, que não sabem como pagar.
Que parvoíce.. Se ficarmos sem electricidade o que acontece às contas bancárias? E àos depósitos a prazo? E aos investimentos em ETFs e ações? Exatamente a mesma coisa… qual é a solução? Deixar o dinheiro debaixo do colchão? Lol há cada um..
Mas, é 100% certo que basta 1, de 3, formas para, os utilizadores perderem 100% do que possuem e não podem aceder-lhe, de nenhuma forma: Electricidade (lembram-se dos milhões, de portugueses e espanhóis, que nem conseguiam pagar 1 bica, mesmo com 500 milhões, nas suas contas bancárias e 8000000 milhões, em criptomoedas?); serviços de internet indisponível (novamente, 28 de Abril 2025) ou serem roubados (roubos de cripto sobe 98373337061%, anualmente, com 500000000 milhões roubados, em 2024, este ano, até Abril, já passou de 70%, desse valor.
Escreve o crypto.news:
“Durante a sua aparição na conferência Bitcoin 2025 em Las Vegas, Nevada, Bilal Bin Saqib, chefe do recém-criado Conselho de Criptografia do Paquistão, disse que o governo está a criar uma carteira nacional de Bitcoin para manter reservas a longo prazo”, à semelhança dos EUA.
Nos EUA, foi anunciado, em março, cinco criptoativos “para integrarem uma nova Reserva Estratégica de Criptomoeda” … que até agora só tem as Bitcoin apreendidas por ordem judicial.
Há muitas dúvidas de que a tal reserva vá para a frente. Pelo menos JD Vance, no mesmo Bitcoin 2025, não se referiu a ela. Disse antes umas coisas para continuar a sacar doações dos criptomoedeiros sem se comprometer, do tipo: “A China não gosta do bitcoin e devíamos perguntar-nos porquê. E se a China se está a afastar da bitcoin, então talvez os EUA se devessem aproximar do bitcoin”. E acrescentou: “Vejo as criptomoedas como um ativo de proteção contra as políticas ruins que podem ser feitas em Washington, independentemente do partido que está no poder” (Exame, 29/05/2025)
O pessoal do “Bitcoin é uma bolha e não tem valor” pode comentar aqui em resposta e assim organizam-se as tolices todas no mesmo sítio
A melhor aposta é o ouro, não perdes nem ganhas dinheiro.
Sobe com a inflação…
É o mais seguro de sempre sempre o foi.
Pode o cbe e a reserva dos EUA ruir, pode haver um apagam, pode haver uma inflação como nos Venezuela.
O ouro vai sempre valer o seu valor independentemente do país onde for a da crise económica que houver.
Não dá é lucro é uma passivo que vale o mesmo daqui a 100 anos, mas também não perde valor.
Se hoje em ouro dá para comparar uma casa, daqui a 200 anos consegues comprar uma casa na mesma.
O dinheiro já não, hoje 300mil compras uma casa, daqui a 200anos com os mesmo 300mil compras um carro, tipo clio
Portugal devia criar uma reserva estratégica de Solana!