Empresa espanhola usa IA para detetar em tempo real risco de AVC
A OneCareAI, uma spin-off do Barcelona Supercomputing Center (BSC-CNS), tem como área de ação a deteção precoce e em tempo real de AVC, recorrendo à inteligência artificial e dispositivos vestíveis, como, por exemplo, smartwatches.
Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte em Portugal
A solução da OneCareAI combina dados de eletrocardiogramas (ECG) recolhidos por smartwatches com informações sobre o estilo de vida dos utilizadores, integradas através de uma aplicação móvel.
Através de algoritmos de IA e supercomputação, a tecnologia analisa esses dados para identificar padrões associados a um risco elevado de AVC, permitindo alertas personalizados e intervenções médicas antecipadas.
Apesar de assumir que a principal área de ação é a prevenção de AVC, a tecnologia da OneCareAI tem potencial para ser aplicada a outras doenças cardiovasculares, metabólicas e respiratórias. A compatibilidade com diversos dispositivos no mercado facilita a sua integração em plataformas de telemedicina, clínicas hospitalares e sistemas de monitorização remota de paciente.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal. Estima-se que, anualmente, cerca de 25 mil portugueses sofram um AVC, o que equivale a três casos por hora. Destes, aproximadamente 10 mil resultam em óbitos.
Enviei um comentário extenso e creio que útil – que foi para o “filtro”.
Não se querem dar ao trabalho de o repescar? Não vale a pena ou dá muito trabalho?
Estou à procura, mas não vejo nada.
Foi-se 🙂
Resumindo o mais importante.
– Não há nenhuma app a caminho que detete um AVC quando ocorre em tempo real (quando está a ocorrer). Quando há sintomas de um AVC – é uma emergência e é chamar o 112, porque o tempo é crítico.
– Do que fala o post é da identificação precoce do risco de AVC. Para isso o principal contributo dos smartwatchs que tiram ECG (como o Apple Watch) – é a deteção de fibrilação auricular, que aumenta em muito esse risco
– A app móvel (que ainda não existe) que “regista informações sobre o estilo de vida dos utilizadores” há de incluir, designadamente, a tensão arterial e o exercício físico.
Já há mais casos de utilização de IA nestes domínios, por exemplo, uma app bastante cara para iPhone (ECG+) que permite usar o ChatGPT para interpretar e tornar mais compreensíveis os ECG do Apple Watch.
Sem dúvida que a IA pode ajudar a prevenir uma série de doenças e reduzir riscos graves.