Apoio à compra de carro elétrico: pode receber até 4 mil euros
De acordo com as últimas informações, as candidaturas para apoio à compra de carro elétrico deveriam abrir esta semana. No entanto, face à crise política nacional que se criou, pode haver mudanças. Saiba o que deve ter para se candidatar.
As candidaturas para apoio à compra de elétricos em Portugal devem estar quase a abrir. A dotação para este ano é de 13,5 milhões de euros, um aumento de 35% face ao ano anterior.
Requisitos para particulares:
- Incentivo
- 4.000 euros por veículo elétrico adquirido.
- Preço máximo do veículo:
- 38.500 euros (incluindo IVA).
- Condição adicional:
- Entrega para abate de um veículo a combustão com mais de 10 anos. O objetivo é retirar de circulação carros mais poluentes.
Comprar carro elétrico: o que precisa para se candidatar a este apoio?
Há basicamente três coisas que deve cumprir:
- Verificar a elegibilidade do seu veículo atual
- O carro que pretende abater deve ter mais de dez anos e estar em seu nome há pelo menos um ano.
- Escolha o veículo elétrico até 38.500 euros
- Certifique-se de que o modelo que pretende comprar se enquadra no limite de preço estabelecido (38.500 euros, já com iva incluído).
- Documentação necessária
- Necessário apresentar vários documentos como, por exemplo, o registo de propriedade do veículo antigo e o contrato de compra do novo. Precisa também de tratar do processo de abate.
De referir também que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) podem beneficiar de um apoio de 5.000 euros por veículo elétrico adquirido, até um máximo de quatro veículos, também mediante o abate de veículos antigos.





















Se fosse possível em 2a mão até 4 anos… existiriam muito mais candidaturas.
E muitos aldrabões…
Aldrabões como?
Difícil. É que se usa a data de matrícula. Se for comprar um Tesla X de 2018, na Alemanha, paga 24000 euros. Ao chegar cá, recebe matrícula portuguesa, de 2025. Apesar de ser segunda mão, é considerado carro novo, para essas contas. Até pode beneficiar do valor de troca, se o vendedor não inscrever a data de produção, usando só o livrete. Se não for “vítima” de fiscalização, das finanças, ao stand, nunca vão reclamar, do valor subsidiado.
Errado, é sempre em segunda mão.
Fico sempre pasmado com os estratagemas que se inventam para se contornar as regras e obter proveitos indevidos.
Eu fisco pasmado é com o que este homem inventa para ver se diz alguma coisa.
Ia perguntar se os semi novos estão incluídos nesse apoio.
Se por ventura vos derem 1, vendam imediatamente. Nada justifica o perigo de incêndio, desgaste prematuro das baterias, pedir reboques constantemente, andar com um gerador na mala, desvalorização absurda dos veículos, qualidade de construção fraquíssima, preço elevado dos veículos, etc.
Que estupidez
Realmente que estupidez dizer que é uma estupidez… aí as palas nos olhos
Nesse caso já tinham vendido todos os a combustão.
Então qual teve com esses problemas todos ?
Gerador na mala ? portanto só por aqui vimos a verdade disso.
Etc ? não arranja mais nenhum disparate ?
pode ter usado exagero, sim, mas é tirar a pala dos olhos, elétricos nas circunstâncias atuais são ineficientes. mis a lê assumir isso sem andar atrâs de argumentos.
Nem 8 nem 80 caro senhor. Hidrogénio será a solução duradoura.
E sim, o risco de incêndio de um eléctrico é neste momento muito superior ao de combustão. simples, iões de lítio são instâveis e vão ser sempre, o mais ou menos controlos de temperatura, isolamento.
Tirar as palas dos olhos, depois pode voltar a pôr que ninguém quer saber mesmo
Mas eu já tirei, alguns aqui é que não, falam nem sequer os conhecem.
Por acaso são os mais eficientes.
Se quer hidrogénio porque não compra um ? Lá está, falam sem saber.
Não, por acaso é muito inferior, e também ardem muito menos.
Se fossem instáveis não duravam.
Tira as palas dos olhos, e opina sobre aquilo que conheces, é bem mais fácil e não se diz asneira.
Mas fala por todos e diz que os outros é que têm palas ? Enfim.
Já não era bafejado, desta forma, por tantos factos de uma vez há muito tempo.
Amén, irmão.
PS- para a próxima, antes de javardares num espaço de opinião, informa-te. Rapidamente perceberias que o risco de incêndio num VE é infímo face a um ICE. Também perceberias que, ao contrário dos ICE, os VE evoluem com o tempo. Pe., quando comprei o meu consumia 240wH/km e agora só consome 200 o que se traduz numa autonomia > em 40km. O meu carro agora tem 150.000 km. 😉
83340 incêndios, em carregamentos, de carros eléctricos, na Europa, com 11176 milhões de danos, levam a subida de 260%, nos prémios de seguros, de habitação, carregador e carro EV, durante 2023.
Já tive 1 e foi trocado. Não sou rico, não vou pagar 800 euros, a mais, no seguro, da casa e 300, no carro, só por ser EV “e poupar 600000 euros, em 10 anos de utilização”, como o pessoal aqui anuncia.
Então mostre lá relatório ou artigo sobre isso ?
Agora já é só 260 % ? ontem era 500%.
Pois não vai, porque nunca o teve.
Ontem era 60000 euros, hoje já tem mais um zero ?
De acordo com o Science & Technology Policy Institute, em 2023, 1,3 incêndios por cada 10 mil automóveis foram causados por 100% elétricos. Já no caso dos carros equipados com motor a combustão esta taxa sobe para 1,9 incêndios.
Onde está o link para a fonte oficial desses números?
800eur to valor total do seguro já era abuso.
Agora ainda dizer que é 800eur a mais, realmente fez bem em desistir. Estava a ser roubado à força toda, ou então tem um historial de sinistros que também prova que fez bem em desistir.
Assim ganha tempo para contribuir para desinformação
Todos os que lhe derem pode me os oferecer, eu agradeço
Bem, até eu que ainda não estou plenamente convencido da vantagem de um EV, acho essa argumentação perfeitamente absurda. As coisas se alguma vez foram nesses termos, que duvido que tenham alguma vez sido, já foi há muitos, muitos anos.
Concordo no entanto que os EVs ainda estão demasiado caros para o cidadão comum e que a desvalorização é grande, embora essa desvalorização se deva ao facto de ser uma tecnologia que está em desenvolvimento cada vez mais acelerado,
E ainda problemas com o filtro de partículas, velas, motor de ignição.
O pior nos elektros (é assim que dizem né) tem sido a embraiagem, diz que ainda dura menos que a bateria devido ao peso do carro.
OMG…
😀
Caro @RD, lamento que ainda andes iludido com a velha conversa de criar hype no carro elektro. Houve um tempo ali para os lados de 2020 em que o comprador do carro elektro acreditava mais na lavagem cerebral que tinha em cima e não sabia, do que acreditava no que os seus próprios olhos viam e a carteira sentia.
Ultimamente o consumidor elektro já vai perdendo a vergonha em admitir que foi enganado e já barafusta!
De facto, o último relatório da Consumer Reports aponta que os carros elektros têm algumas desvantagens em termos de manutenção e reparação. Segundo o relatório, os carros elektros tendem a ficar mais tempo nas oficinas para concluir as reparações e a manutenção é mais cara em comparação com os carros a gasolina. A complexidade das tecnologias envolvidas e a menor familiaridade das oficinas com esses sistemas são factores que contribuem para essa realidade.
Cito:
“On average, new EVs have 79 percent more problems than ICE vehicles”
E isto é em carros com até 3 anos.
Espera pela pancada qd chegar a hora de trocar a bateria.
https://www.consumerreports.org/media-room/press-releases/2023/11/electric-vehicles-are-improving-but-charging-and-battery-issues-persist-in-consumer-reports-2023-annual-auto-reliability-survey/
Portanto os híbridos também são um hype ?
Mas é assim tão difícil trocar a bateria de 12v ?
Nem mais, mas neste tipo de factos, até quem tem pala nos olhos já não responde
Yamahia, às vezes você até responde com inteligência e alguns factos, mas outras vezes… é uma desilusão, lá vem você inventar factos para tentar convencer que os combustão é que são bons. Então os eléctricos são complicados? É só abrir o capô e olhar, eheh.
Onde é que isso acontece? Tenho diesel com FAP e Adbue desde 2017 e até agora zero problemas. Depende da maneira como se anda com o carro. se fizer cidade obviamente que vou pedir problemas.
Portanto afinal admite que existem problemas.
@Mário
E andas como então???
É só nacional???
É que os carros cá de casa são todos a diesel, pré 2007, não têm paneleirices pró ambiente…
Quando comprar outro carro estava a olhar para gasolina, porque desde da criação dos FAP, tenho fugido do diesel como o diabo da cruz…
Mas vou vendo muita gente a falar o mesmo que tu – se calhar estou mais medroso do que o necessário…
Acorda homem, estamos em 2025
Ainda assim fica mais barato comprar um Clio Diesel que um Renault 5 eléctrico com o apoio e se formos para a versão GPL nunca mais rentabiliza a diferença
Em menos de 100 mil kms já está mais que rentabilizado.
Não sei se é o caso, mas se for….. O senhor já rentabilizou o seu casamento, aposto que não, já rentabilizou os seus filhos, nunca vais conseguir, ou seja “enterra” dinheiro numa coisa que a partida não pode nem é rentabilizada, por raio um carro/mota/ trotineta/bicicleta tem de ser rentabilizada?
O carro seja ele um Clio Diesel, ou um Bugatti qualquer, pode ou não ser rentabilizada pela pessoa que o detém.
O que para mim é rentabilizado pode nao o ser para si, e vice versa. Essa história de rentabilidade já chateia, não quer, não gosta ok, eu de certeza que não gosto das mesmas coisas que você, coisas da vida
Ainda há clios novos com motor a diesel!?
e se o carro com mais de 10 anos valer mais de dez mil euros? Mantêm-se o valor do isentivo ao abate? Acrescenta ao valor do carro?
Se vale mais de 10000 euros, não é para abate…
Carros, acima de 2000 euros, não vão para abater. Muitos stands assim os registam, depois são revendidos, embolsando o valor, de abate, pagando uma nova matrícula. O governo paga 4000 é para abater carros danificados ou destruídos ou que consomem muito, para serem reciclados, em troca de colocar 1.6 milhões, de EV, nas estradas portuguesas. É que o acordo de Paris/Osaka, exige, que a Europa tenha 383 milhões, de carros EV, nas estradas, em 2035. Ainda é preciso crescer 820000% para chegar lá e só faltam 5 anos.
Como é que eles embolsam o valor do abate sem o fazer ? enfim, mais uma mentira.
1.6 milhões ? como ? se o valor só dá para pouco mais de 1000 ?
Não há nenhum acordo que exija carros ev na europa, nem sequer a Europa tem tanto carro.
Portanto estamos em 2030, certo ?
Só faltam 5 anos para 2035?
As coisas que se aprende aqui, incrivel. 🙂 🙂
E para quando um programa do governo para quem tem RSI poder comprar um eletrico financiado pelo estado? Precisamos pois tambem somos gente!
Assim que subam para 200000 euros e ajudas de 80000 euros, até 40%, do preço, é que valia a pena e usavam 54000 milhões de euros, em 90 dias, com o mercado a disparar com 800000 carros vendidos.
Agora cá carros até 72000 euros, ajudar com 12000 euros, em 5 anos (redução do IUC), não vale o custo. Carro EV abaixo de 90000 euros não serve. Não dá para exibir nem servir, para TVDE.
Não há nenhum programa para os menores de 30 comprarem uma TV OLED ?
Se receber 55000 euros, de salário anual,. os 9300 euros, do IRS, dão para uma 16k, de 7500 euros e dá para ir passar férias, a Bali.
Acho que devíamos seguir a lógica do grande presidente Trump e dar incentivos a veículos elétricos produzidos em Portugal ou na União Europeia e taxar em 25% as marcas americanas.
É mais ou menos isto:
-Ó pateta, toma lá 4000€ que te ariscas a não receber, mas é como tudo, dá cá o teu bolide que a malta ainda vende isso para a África, oferecemos o frete, o despacho e os direitos alfandegários e ainda lucramos uns 20.000€. Se não lucrarmos as 20 mil mocas, também não recebes os 4 mil.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrd1k_ayy3RafPVz39w?e=bXr4Xm
Um twizy custa tanto dinheiro ?
Portanto teve de inventar não sei quantos argumentos falsos só para escrever por aqui ?
Depois são os outros que andam iludidos
Inventado onde?
É a realidade pura e dura.
Vc tem um carro perfeitamente capaz, familiar, com bom alcance, em perfeitas condições, respeitando a norma de emissões presentemente em vigor que ainda nem sequer sequer “fez” a rodagem à média de kms q os tugas fazem e os padres já lhe estão a passar a mensagem que deve deitar o carro no lixo.
Só depois pode candidatar-se aos 4000€
Vc acredita q um carro nessas condições vá realmente para abate?
Se acredita é muito naif.
Vai mas é para outra geografia, certinho direitinho.
Depois a atribuição do subsídio não tem critério, tanto pode ser atribuído como não. Até hoje ainda ng percebeu o pq de algumas candidaturas serem recusadas e outras q chegaram depois serem contempladas.
P.s. Na imagem é a caricatura de um carro elektro pequeno e com alcance reduzido. Os únicos que pode comprar com 31000+IVA para ter direito ao subsídio.
Qq semelhança com um Twizy é pura coincidência.
Se tem um carro capaz não o venda.
Mas deve deitar o carro para o lixo porquê ? Porque você está iludido ?
Não é nenhum subsídio, mais uma inventada.
São recusadas por falta de requisitos, corrige os requisitos e pronto.
A imagem não faz qualquer sentido, porque esse não entra nestes incentivos.
Pura coincidência ou são os naifs pertencentes aos rebanhos que o fazem ? Um modelo 3 não dá? Um Megane, um Renault 5 ? Ui, tantos.
Mas enfim, coisas de rebanhos, não querem, mas ainda tentam que os outros não queiram.
Continuo a achar que é um erro não permitir que se possa usar o apoio para comprar um EV usado.
Assim os ICES vão demorar muito mais tempo a serem trocados por EV’s.
Metam o apoio directo nos stands a ser descontado na compra do novo pela entrega de um velhinho para abate. Um tipo atravessar-se por um BEV caro para depois arriscar-se a ficar a ver navios: nem o velhinho que tinha nem o apoio é para tolos, daí a fraca adesão
As medidas são o que já se sabia. Agora é assim, por 38 k€ não se compra nenhum bev de jeito, talvez como segundo carro. Vamos ver como os fabricantes respondem, e a disposição dos consumidores.
A começar pelos carros mais vendidos em alguns países, até não são poucos.
Viva.
Nas condições do apoio em 2024 não me lembro de ler que era necessário ter o carro durante, pelo menos, um ano, antes do abate. Ainda assim, pode apenas ter-me passado esse detalhe. Podem confirmar qual a fonte dessa informação?
Comprar carro caríssimo para descontar 4k! Que mau negócio!
Ah então os descontos são maus. Ok
Porque não permitir compra com retoma do veículo a combustão? É que muitos valem mais do que 4000€!