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Apoio à compra de carro elétrico: pode receber até 4 mil euros

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. paulo g. says:

    Se fosse possível em 2a mão até 4 anos… existiriam muito mais candidaturas.

  2. César says:

    Ia perguntar se os semi novos estão incluídos nesse apoio.

  3. Factos says:

    Se por ventura vos derem 1, vendam imediatamente. Nada justifica o perigo de incêndio, desgaste prematuro das baterias, pedir reboques constantemente, andar com um gerador na mala, desvalorização absurda dos veículos, qualidade de construção fraquíssima, preço elevado dos veículos, etc.

    • Samanta says:

      Que estupidez

    • JL says:

      Nesse caso já tinham vendido todos os a combustão.

      Então qual teve com esses problemas todos ?

      Gerador na mala ? portanto só por aqui vimos a verdade disso.

      Etc ? não arranja mais nenhum disparate ?

      • 2 dedos de testa says:

        pode ter usado exagero, sim, mas é tirar a pala dos olhos, elétricos nas circunstâncias atuais são ineficientes. mis a lê assumir isso sem andar atrâs de argumentos.

        Nem 8 nem 80 caro senhor. Hidrogénio será a solução duradoura.

        E sim, o risco de incêndio de um eléctrico é neste momento muito superior ao de combustão. simples, iões de lítio são instâveis e vão ser sempre, o mais ou menos controlos de temperatura, isolamento.

        Tirar as palas dos olhos, depois pode voltar a pôr que ninguém quer saber mesmo

        • JL says:

          Mas eu já tirei, alguns aqui é que não, falam nem sequer os conhecem.

          Por acaso são os mais eficientes.

          Se quer hidrogénio porque não compra um ? Lá está, falam sem saber.

          Não, por acaso é muito inferior, e também ardem muito menos.

          Se fossem instáveis não duravam.

          Tira as palas dos olhos, e opina sobre aquilo que conheces, é bem mais fácil e não se diz asneira.

          Mas fala por todos e diz que os outros é que têm palas ? Enfim.

    • Pedro says:

      Já não era bafejado, desta forma, por tantos factos de uma vez há muito tempo.

      Amén, irmão.

      PS- para a próxima, antes de javardares num espaço de opinião, informa-te. Rapidamente perceberias que o risco de incêndio num VE é infímo face a um ICE. Também perceberias que, ao contrário dos ICE, os VE evoluem com o tempo. Pe., quando comprei o meu consumia 240wH/km e agora só consome 200 o que se traduz numa autonomia > em 40km. O meu carro agora tem 150.000 km. 😉

      • Manuel da Rocha says:

        83340 incêndios, em carregamentos, de carros eléctricos, na Europa, com 11176 milhões de danos, levam a subida de 260%, nos prémios de seguros, de habitação, carregador e carro EV, durante 2023.
        Já tive 1 e foi trocado. Não sou rico, não vou pagar 800 euros, a mais, no seguro, da casa e 300, no carro, só por ser EV “e poupar 600000 euros, em 10 anos de utilização”, como o pessoal aqui anuncia.

        • JL says:

          Então mostre lá relatório ou artigo sobre isso ?

          Agora já é só 260 % ? ontem era 500%.

          Pois não vai, porque nunca o teve.

          Ontem era 60000 euros, hoje já tem mais um zero ?

          • CM Rodrigues says:

            De acordo com o Science & Technology Policy Institute, em 2023, 1,3 incêndios por cada 10 mil automóveis foram causados por 100% elétricos. Já no caso dos carros equipados com motor a combustão esta taxa sobe para 1,9 incêndios.

        • PTO says:

          Onde está o link para a fonte oficial desses números?

        • RD says:

          800eur to valor total do seguro já era abuso.
          Agora ainda dizer que é 800eur a mais, realmente fez bem em desistir. Estava a ser roubado à força toda, ou então tem um historial de sinistros que também prova que fez bem em desistir.
          Assim ganha tempo para contribuir para desinformação

    • Jose Lapao says:

      Todos os que lhe derem pode me os oferecer, eu agradeço

    • PTO says:

      Bem, até eu que ainda não estou plenamente convencido da vantagem de um EV, acho essa argumentação perfeitamente absurda. As coisas se alguma vez foram nesses termos, que duvido que tenham alguma vez sido, já foi há muitos, muitos anos.

      Concordo no entanto que os EVs ainda estão demasiado caros para o cidadão comum e que a desvalorização é grande, embora essa desvalorização se deva ao facto de ser uma tecnologia que está em desenvolvimento cada vez mais acelerado,

    • RD says:

      E ainda problemas com o filtro de partículas, velas, motor de ignição.
      O pior nos elektros (é assim que dizem né) tem sido a embraiagem, diz que ainda dura menos que a bateria devido ao peso do carro.
      OMG…

      • Yamahia says:

        Caro @RD, lamento que ainda andes iludido com a velha conversa de criar hype no carro elektro. Houve um tempo ali para os lados de 2020 em que o comprador do carro elektro acreditava mais na lavagem cerebral que tinha em cima e não sabia, do que acreditava no que os seus próprios olhos viam e a carteira sentia.
        Ultimamente o consumidor elektro já vai perdendo a vergonha em admitir que foi enganado e já barafusta!
        De facto, o último relatório da Consumer Reports aponta que os carros elektros têm algumas desvantagens em termos de manutenção e reparação. Segundo o relatório, os carros elektros tendem a ficar mais tempo nas oficinas para concluir as reparações e a manutenção é mais cara em comparação com os carros a gasolina. A complexidade das tecnologias envolvidas e a menor familiaridade das oficinas com esses sistemas são factores que contribuem para essa realidade.​

        Cito:
        “On average, new EVs have 79 percent more problems than ICE vehicles”
        E isto é em carros com até 3 anos.
        Espera pela pancada qd chegar a hora de trocar a bateria.
        https://www.consumerreports.org/media-room/press-releases/2023/11/electric-vehicles-are-improving-but-charging-and-battery-issues-persist-in-consumer-reports-2023-annual-auto-reliability-survey/

      • Mário says:

        Onde é que isso acontece? Tenho diesel com FAP e Adbue desde 2017 e até agora zero problemas. Depende da maneira como se anda com o carro. se fizer cidade obviamente que vou pedir problemas.

        • JL says:

          Portanto afinal admite que existem problemas.

        • Sérgio says:

          @Mário
          E andas como então???
          É só nacional???
          É que os carros cá de casa são todos a diesel, pré 2007, não têm paneleirices pró ambiente…
          Quando comprar outro carro estava a olhar para gasolina, porque desde da criação dos FAP, tenho fugido do diesel como o diabo da cruz…
          Mas vou vendo muita gente a falar o mesmo que tu – se calhar estou mais medroso do que o necessário…

    • Luís says:

      Acorda homem, estamos em 2025

  4. TT says:

    Ainda assim fica mais barato comprar um Clio Diesel que um Renault 5 eléctrico com o apoio e se formos para a versão GPL nunca mais rentabiliza a diferença

    • JL says:

      Em menos de 100 mil kms já está mais que rentabilizado.

    • Jose Lapao says:

      Não sei se é o caso, mas se for….. O senhor já rentabilizou o seu casamento, aposto que não, já rentabilizou os seus filhos, nunca vais conseguir, ou seja “enterra” dinheiro numa coisa que a partida não pode nem é rentabilizada, por raio um carro/mota/ trotineta/bicicleta tem de ser rentabilizada?
      O carro seja ele um Clio Diesel, ou um Bugatti qualquer, pode ou não ser rentabilizada pela pessoa que o detém.
      O que para mim é rentabilizado pode nao o ser para si, e vice versa. Essa história de rentabilidade já chateia, não quer, não gosta ok, eu de certeza que não gosto das mesmas coisas que você, coisas da vida

    • freakonaleash says:

      Ainda há clios novos com motor a diesel!?

  5. TogasPacho says:

    e se o carro com mais de 10 anos valer mais de dez mil euros? Mantêm-se o valor do isentivo ao abate? Acrescenta ao valor do carro?

    • Manuel da Rocha says:

      Se vale mais de 10000 euros, não é para abate…
      Carros, acima de 2000 euros, não vão para abater. Muitos stands assim os registam, depois são revendidos, embolsando o valor, de abate, pagando uma nova matrícula. O governo paga 4000 é para abater carros danificados ou destruídos ou que consomem muito, para serem reciclados, em troca de colocar 1.6 milhões, de EV, nas estradas portuguesas. É que o acordo de Paris/Osaka, exige, que a Europa tenha 383 milhões, de carros EV, nas estradas, em 2035. Ainda é preciso crescer 820000% para chegar lá e só faltam 5 anos.

      • JL says:

        Como é que eles embolsam o valor do abate sem o fazer ? enfim, mais uma mentira.

        1.6 milhões ? como ? se o valor só dá para pouco mais de 1000 ?

        Não há nenhum acordo que exija carros ev na europa, nem sequer a Europa tem tanto carro.

        Portanto estamos em 2030, certo ?

      • PTO says:

        Só faltam 5 anos para 2035?
        As coisas que se aprende aqui, incrivel. 🙂 🙂

  6. Rodrigo Pincelo says:

    E para quando um programa do governo para quem tem RSI poder comprar um eletrico financiado pelo estado? Precisamos pois tambem somos gente!

    • Manuel da Rocha says:

      Assim que subam para 200000 euros e ajudas de 80000 euros, até 40%, do preço, é que valia a pena e usavam 54000 milhões de euros, em 90 dias, com o mercado a disparar com 800000 carros vendidos.
      Agora cá carros até 72000 euros, ajudar com 12000 euros, em 5 anos (redução do IUC), não vale o custo. Carro EV abaixo de 90000 euros não serve. Não dá para exibir nem servir, para TVDE.

  7. bode says:

    Não há nenhum programa para os menores de 30 comprarem uma TV OLED ?

    • Manuel da Rocha says:

      Se receber 55000 euros, de salário anual,. os 9300 euros, do IRS, dão para uma 16k, de 7500 euros e dá para ir passar férias, a Bali.

  8. São Pedro says:

    Acho que devíamos seguir a lógica do grande presidente Trump e dar incentivos a veículos elétricos produzidos em Portugal ou na União Europeia e taxar em 25% as marcas americanas.

  9. Yamahia says:

    É mais ou menos isto:
    -Ó pateta, toma lá 4000€ que te ariscas a não receber, mas é como tudo, dá cá o teu bolide que a malta ainda vende isso para a África, oferecemos o frete, o despacho e os direitos alfandegários e ainda lucramos uns 20.000€. Se não lucrarmos as 20 mil mocas, também não recebes os 4 mil.
    https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrd1k_ayy3RafPVz39w?e=bXr4Xm

    • JL says:

      Um twizy custa tanto dinheiro ?

      Portanto teve de inventar não sei quantos argumentos falsos só para escrever por aqui ?

      Depois são os outros que andam iludidos

      • Yamahia says:

        Inventado onde?
        É a realidade pura e dura.
        Vc tem um carro perfeitamente capaz, familiar, com bom alcance, em perfeitas condições, respeitando a norma de emissões presentemente em vigor que ainda nem sequer sequer “fez” a rodagem à média de kms q os tugas fazem e os padres já lhe estão a passar a mensagem que deve deitar o carro no lixo.
        Só depois pode candidatar-se aos 4000€
        Vc acredita q um carro nessas condições vá realmente para abate?
        Se acredita é muito naif.
        Vai mas é para outra geografia, certinho direitinho.
        Depois a atribuição do subsídio não tem critério, tanto pode ser atribuído como não. Até hoje ainda ng percebeu o pq de algumas candidaturas serem recusadas e outras q chegaram depois serem contempladas.

        P.s. Na imagem é a caricatura de um carro elektro pequeno e com alcance reduzido. Os únicos que pode comprar com 31000+IVA para ter direito ao subsídio.
        Qq semelhança com um Twizy é pura coincidência.

        • JL says:

          Se tem um carro capaz não o venda.

          Mas deve deitar o carro para o lixo porquê ? Porque você está iludido ?

          Não é nenhum subsídio, mais uma inventada.

          São recusadas por falta de requisitos, corrige os requisitos e pronto.

          A imagem não faz qualquer sentido, porque esse não entra nestes incentivos.

          Pura coincidência ou são os naifs pertencentes aos rebanhos que o fazem ? Um modelo 3 não dá? Um Megane, um Renault 5 ? Ui, tantos.

          Mas enfim, coisas de rebanhos, não querem, mas ainda tentam que os outros não queiram.

  10. PTO says:

    Continuo a achar que é um erro não permitir que se possa usar o apoio para comprar um EV usado.
    Assim os ICES vão demorar muito mais tempo a serem trocados por EV’s.

  11. freakonaleash says:

    Metam o apoio directo nos stands a ser descontado na compra do novo pela entrega de um velhinho para abate. Um tipo atravessar-se por um BEV caro para depois arriscar-se a ficar a ver navios: nem o velhinho que tinha nem o apoio é para tolos, daí a fraca adesão

  12. PJA says:

    As medidas são o que já se sabia. Agora é assim, por 38 k€ não se compra nenhum bev de jeito, talvez como segundo carro. Vamos ver como os fabricantes respondem, e a disposição dos consumidores.

  13. Cláudio says:

    Viva.
    Nas condições do apoio em 2024 não me lembro de ler que era necessário ter o carro durante, pelo menos, um ano, antes do abate. Ainda assim, pode apenas ter-me passado esse detalhe. Podem confirmar qual a fonte dessa informação?

  14. sirHamiltonCampeão2025 says:

    Comprar carro caríssimo para descontar 4k! Que mau negócio!

  15. Red says:

    Porque não permitir compra com retoma do veículo a combustão? É que muitos valem mais do que 4000€!

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