Model Y Juniper deverá durar 20 anos! Os carros da Tesla já batem a vida útil dos diesel
Um dos fatores que colocam muitas dúvidas na compra de um elétrico é a sua longevidade. Em especial, as baterias podem ser um componente com uma vida útil reduzida e caro de substituir, o que cria algumas barreiras. Um novo estudo vem mostrar que isto é um mito e que, por exemplo, o Model Y Juniper deverá durar 20 anos e os carros da Tesla já batem a vida útil dos diesel.
Model Y Juniper deverá durar 20 anos
De acordo com um novo estudo, os veículos Tesla têm uma vida útil média de 20,3 anos, superando os carros a diesel e a gasolina. Em particular, estima-se que o Model Y Juniper dure pelo menos 20 anos. Mas será que isso é realmente verdade? Porque até agora sempre se afirmou que os veículos elétricos tinham uma vida curta.
O estudo diz que a perceção de que os veículos elétricos tinham uma vida curta no passado já não é válida. Os veículos elétricos modernos têm agora a mesma vida útil que os veículos com motor de combustão interna e, em alguns casos, até os ultrapassam. Em particular, foi revelado que alguns modelos da Tesla tiveram mais de 640.000 km de utilização.
Segundo o estudo, um Tesla médio pode percorrer 328.000 km, o que o torna um dos veículos mais duradouros de todas as marcas de automóveis. Em comparação, os carros a diesel da Skoda duram em média 17,4 anos. Já os carros a gasolina da Audi duram em média 20,9 anos. No entanto, diz-se que os veículos da Tesla têm uma vantagem em termos de vida útil, uma vez que podem viajar muito mais durante este período.
Carros da Tesla batem a vida útil dos diesel
Os investigadores salientam que os custos das baterias precisam de ser mais acessíveis para os veículos elétricos atingirem o seu verdadeiro potencial. Segundo informações, o fortalecimento do ecossistema de reciclagem de baterias será um fator crítico no crescimento do mercado de veículos elétricos usados.
Além disso, os grandes fabricantes de baterias, como a Tesla, a NIO e a CATL, têm planos para oferecer uma garantia de bateria de 15 anos. Isso fará aumentar a sua vida útil e tornar o mercado dos veículos elétricos mais atrativo e com vendas certamente superiores.
Atualmente, a garantia média das baterias é de 8 anos, mas com a utilização generalizada de baterias com garantia de 15 anos, prevê-se que os veículos elétricos estejam disponíveis durante mais tempo. A grande dúvida é se o Model Y Juniper da Tesla e outros veículos elétricos de última geração podem realmente durar 20 anos. Ao mesmo tempo, será esta longevidade realmente vantajosa se os custos de substituição da bateria não diminuírem?
O 190D do meu pai tem 37 anos e o E250D dele tem 27.
Não precisa ser Mercedes, existe muitas marcas com carros a gasóleo com 30 anos até citroen dos baratos fazem 700K sem avaria de motor.
O problema é que os novos a gasóleo não duram nada, porque só tem coisas a complicar a vida do motor desde, Filtro de partículas, catalisador, AdBlue, EGR…
Um novo eléctrico não tem nada destas coisas, manutenção é 5x inferior ou mais…
Se for o AX 1.4 D, daqueles que queimavam a junta da culassa de 10 em 10 mil, para fazer 700k só tem de levar junta nova 70 vezes. Nada mau para um diesel.
Saxo 1.5d tive um até aos 700K, consumos de 3.5l/100 máquina de guerra. Vendi a um amigo e ainda anda com ele.
Claro que ate haverão Citroens com 700K. Falta saber a percentagem face aos Mercedes
Pois… mas os Classe C ou Classe E atuais não vão durar esses 37 ou 27 anos! Com muita sorte duram 20 anos e mesmo assim tenho as minhas dúvidas… Os carros novos cada vez mais não são feitos para durar e custam a cada ano que passa mais e mais!
Custam mais a cada ano pork a união europeia faz para tal. Todos anos inventa algo para encarecer. é filtro de partículas.adblue sistema sos agora é a caixa negra. A seguir será gravador de dados igual aviões
Ja ouço essa conversa desde os anos 80/90. Lembro de quando era mais novo estar num bate chapas perto da minha casa e dizerem que os 190 ja nao eram como os mercedes de antigamente e que iam durar pouco. Essa ladainha vem se repetindo
@Klimane, Dass ia dizer o mesmo os 190D ou os 320D mandão cumprimentos e comprimentos 😉 😉
Ainda ontem estava a ver um carro de empresa que na altura eu próprio o fui buscar um Clio de 2004 e ainda anda ali para as curvas e tenho um colega que ainda tem o primeiro Taxi dele um Datsun nem me lembro do modelo e com mais de 2 milhões de Km
O meu cunhado já tem um á oito meses , e sempre impecável , zero problemas …
20 anos para um diesel dos anos 2000 não é nada.
Por isso é que passamos pelas sucatas e estão cheios deles desde 150k a 300k e carros de a partir de 2010.
Hoje em dia é só tretas Filtro de partículas, catalisador, AdBlue, EGR… Tudo material para levar o carro a ir para a sucata mais cedo!
Dizer que o Tesla Model Y Juniper vai durar 20 anos é especulação, já que os carros elétricos ainda não têm tempo suficiente no mercado para provar essa longevidade. Comparar com motores diesel, quando alguns já mostraram durar mais de 1 milhão de km , é precipitado. Além disso, o custo absurdo de substituir baterias torna essa ideia pouco viável. Exagero na noticia sem bases sólidas.
Não têm? Os carros elétricos da Tesla existem há cerca de 16 anos (desde 2008). e com a evolução das baterias, facilmente se percebe que se com tecnologia do início dos anos 2000 conseguem resultados como os que temos visto, com a evolução então seguramente poderá superar os 20 anos. Os resultados estão aí, é só analisar e ver que de facto as baterias estão muito evoluídas e as antigas ainda estão aí para as curvas.
Existe mais do que uma base sólida, só não vê quem não quer ver.
Mas por que raio se substitui baterias por novas?! Se o injetor do motor a combustão avariar, também substituímos o motor por um novo? As baterias dão para reparar… não é assim tão complicado ou dispendioso quanto isso! Já começam a aparecer em Portugal empresas especializadas nisso…
Embora seja verdade que as baterias podem ser reparadas, isso não é tão simples ou barato como parece. A reparação de baterias exige mão de obra altamente especializada, equipamentos específicos e, muitas vezes, substituição de módulos inteiros, o que ainda representa custos elevados. Além disso, a rede de empresas especializadas em reparação de baterias é muito limitada, especialmente em países como Portugal, tornando o processo menos acessível do que a manutenção de motores a combustão, onde há décadas de infraestrutura consolidada. Comparar a reparação de um injetor com a complexidade de uma bateria de alta voltagem é desproporcional.
é uma questão de tempo.. quando os carros surgiram os mecânicos também eram poucos. No entanto não impediu a modernização e continuidade do setor automóvel.
Limitada em que país ? Não é Portugal de certeza, que tem pelo menos 4 redes para isso.
Pelo contrario já se consegue ter uma ideia, os carros eléctricos já existem há tempo suficiente para ter ideia de quanto vão durar e com a evolução das baterias 20 anos até me parece pouco, no entanto isto vale o que vale a media de troca de carro do ze povinho é de 5 em 5 anos
Embora os carros elétricos já existam há algum tempo, a maioria dos dados disponíveis refere-se a modelos mais recentes, com tecnologias de baterias que ainda não completaram 20 anos em uso real. A evolução das baterias é promissora, mas prever uma durabilidade de 20 anos com base em projeções e não em dados concretos é arriscado. Além disso, a média de troca de carro a cada 5 anos pelo “Zé Povinho” reforça que a maioria dos consumidores não mantém os veículos tempo suficiente para validar essa longevidade, tornando o argumento de 20 anos mais teórico do que prático.
Trocar de carro de 5 em 5 anos só para os menos de 5% de cima, pouco mais de 500 mil indivíduos que formam a burguesia exploradora. A esmagadora maioria dos 9,5 milhões de baixo ou não tem carro, ou mantêm-no a andar por 15, 20, às vezes até 30 anos. É a cubanização do parque automóvel, o que tem os seus aspectos positivos: menor extracção de matérias primas e menor produção de resíduos.
o que não falta é malta a trabalhar por conta de outrem a trocar de carro com frequencia, então medicos é as pás, raro o que não tem sempre um carro com menos de 4 anos…
Nos EUA, no Reino Unido existem empresas especializadas que reparam baterias, retiram a bateria do veículo e substituem os módulos avaridos, por uma fração do custo de uma bateria nova. A própria Tesla faz, retoma a bateria antiga, repara e vende a outro cliente já reparada.
Então pronto, aí está uma boa razão para não se comprar eléctricos usados fora dos USA ou UK.
Têm pois, tenho um com 27.
Quem é que subsidiou o projeto de investigação?
“We extend our gratitude to the Faraday Institution for their generous funding through the ReLiB Project (grant numbers FIRG005 and FIRG006) and the Faraday Undergraduate Summer Experience (FUSE) internship programme”
https://www.faraday.ac.uk/ (“Powering Britain’s Battery Revolution) 😉
Se calhar até aguentam 20 anos. Como qualquer decente. Já os com motor diesel tenho dúvidas q os eléctricos sejam superiores. Um audi com motor diesel tem muito bom rendimento com 400mil kms ou mais, tal como VW ou Mercedes, Land Rover….
Os motores diesel antigos (sem serem castrados como os actuais) foram projectados para 1 milhão de quilometros.
Conheço um que para fazer um milhão de kms tinha de mudar de junta de culassa 100 vezes.
Isso só está ao alcance dos oligarcas capitalistas e fachistas.
Para o proletariado o máximo que conseguem usufruir é de um mercedes-benz importado com 250.000 quilometros de hodômetro e 500.000 quilometros reais, pois, pois a inveja é o motor da luta comunista.
Deverá durar, estima-se vs já batem (comparação entre o futuro/incerto com algo certo? )
Portuguesices à parte, o tempo de vida de um carro é aquele que o dono lhe der através de boa manutenção e reparações…
Qualquer carro pode durar mais de 20 anos desde que o dono o mantenha…
Temos por exemplo o caso do model S de 2015 com 1,9 milhões de km, e inúmeros casos que veículos a combustão com bem mais de 2 milhões de km. O Tesla levou 13 motores e 4 baterias, os a combustão tiveram motores reconstruidos ou levaram motores…
O que importa na vida util é mesmo a vontade do dono em manter o carro e se o chassis não está podre lol.
13 motores é obra!
Os primeiros Model S tinham uma taxa de avaria de motores muito elevada. Penso que desses 13 motores a maioria foi em garantia.
Então tinha um erro grave de projecto. Porque os motores eléctricos não têm peças em contacto físico, logo não há desgaste por atrito.
não tem rolamentos?
Flutuam, como o tapete mágico do alladin?
Reparados, e agora já não precisa de mais nenhum reparado, porque já existe solução definitiva.
Foram 14 motores recondicionados, e 2 baterias, e não 4.
Quem sou eu para contradizer o JL… o dono do carro à um ano atras dizia que o carro estava na quarta bateria, tinha levado 13 motores novos.
Se o JL diz que não foi assim, não foi assim… por mim está tudo bem…
É que nem tentes, ficas sujeito a uma descarca de 5000 volts!
Errado, vá lá ver o que ele diz, também não levou 13 motores novos, mas sim recondicionados, se não entendem o inglês dele, é problema vosso.
Na altura ele dizia que a Tesla lhe tinha emprestado uma bateria enquanto a dele estava em reparação, portanto são 2.
Os motores eram recondicionados, portanto reparados.
Sim sim, vindo dos mesmos que disseram “Tesla Semi Trucks Will Not Breakdown For 1 Million Miles”
O que nao falta sao dieseis com mais de 30 anos a funcionar como novos, já eletricos raramente duram mais de 5 anos
+1 eletricos basta um sensor não funcionar e o carro nem arranca
Qual sensor ? E os a combustão não ?
Não duram 5 anos ? Os meus com 11, 15 e 27 riram-se do que você disse.
27 anos nem existiam carros eletricos
Tanto existam que tenho um, ninguém tem a culpa de não os conhecer.
Nunca duvides do JL
O homem que mais carros a combustão derreteu…é o que agora mais economiza com elétricos. Se histo não é hilariante LOLOL
Podemos apostar uns Ferraris.
Uma dúvida.
Sempre que se fala nas avarias dos elétricos só se fala nas baterias. A bateria tem que durar x anos ou a bateria tem que dar x km.
Percebo que o principal elemento de um elétrico seja a bateria. No entanto e as outras coisas? Os motores elétricos das rodas? E os restantes componentes? Só oiço falar em baterias, mas tenho genuína curiosidade nos restantes componentes (excluindo consumíveis uma vez que esses é normal serem trocados, como por exemplo pastilhas, pneus e por aí fora).
A bateria é a parte mais cara de um EV. tanto que qualquer acidente que afecte as mesmas (mesmo que seja um pequeno toque sem demais danos) inviabiliza a reparação do carro. Isto num carro novo ou semi novo. Num usado então é mesmo para esquecer.
Isso não é verdade, mais logo coloco aqui uma foto para me dizer se o carro foi para a sucata ou não .
Pelo que oiço o que pode dar problemas é o onboard chager, bateria de 12v é comum ir de vela, problemas nas portas de carregamento e por ai fora, o motor me si normalmente não dá problemas pois aquilo é 3 ou 4 peças ao todo a contar com a transmissão, a bateria pode dar, mas em geral são fiaveis e a maioria da malta tem problemas em garantia, pois ou é defeito e notas logo ou então é um pack marioritariamente saudavel que duras decadas, tens só os Model S originais que os sensores de voltagem vão a vida, mas isso é uma reparação de umas centenas de euros apenas…
20 anos? Mais vaporware do Musk?
As baterias podem durar, as peças podem ser substituídas, mas a construção geral dos Teslas não os vai fazer durar 20 anos. Para não falar no software e hardware que deve ser o primeiro a dar de si.
como assim? um carro que tem meia duzia de peças de chassi tudo em aluminio não dura 20 anos?
Ainda há pouco tive perto de um com 16, já não falta muito e o carro está impecável.
O software e hardware ambém envelhece ? Curioso porque sou programador e tenho software já com 25 anos a funcionar e nunca deu problemas, sobre o hardware é verdade que tem duração, principalmente os condensadores que duram 100 000 horas de uso.
Mas estes tipos estao bem? Não dá para comparar duração de um carro a combustão com um electrico. Facilmente vemos carros a combustão com mais de 50anos. Só daqui a alguns anos é que é possivel dizer com firmeza a duração de um carro electrico, não no fabrico dele! É a mesma coisa que dizer que a autonomia real de fábrica é de 800km, e na realidade pouco mais de metade!!
Mas os a combustão são os que têm mais desgaste, têm muito mais peças móveis.
Um carro não é so baterias. É tambem o desgate dos materiais, que vai fazer criar aquelas pequenas vibrações entre peças. Não precisam ser do motor, podem ser simplesmente do tablier. Os Teslas mais antigos eram de um segmento premium que não são o Y e o 3. Quero ver como se vai portar um Y com 8 anos. Obviamente não serão todos, sera apenas uma percentagem. Falta saber se ela será baixa ou alta
Para piorar a situação a Tesla não é conhecida pelo seu serviço pos venda. eles promovem o faça voce mesmo. Vamos ver que impacto é que isso tera no envilhecimento dos carros
Eu tenho um com 11 anos e até agora só levou uma reparação simples na bateria e uns bracos na suspensão dianteira.
Nas tuas mãos…
Não, tem quase 2 nas minhas mãos, na do antigo dono levou 2 puxadores das portas, eu tive acesso ao histórico do carro.
Não há nada como o cheio a Diesel logo pela manhã.
Não quero eléctricos.
Tenho dois carros a Diesel que provavelmente irão durar mais do que eu…
Ui, com isto deixaram a petrolhada incomodada.
Claro que duram, não fim de ver o que o meu está a durar e já passou metade dessa idade.
Fora que tenho um com 27 anos e está para durar.
Os pilhas durarem 20anos está bem está, actualmente nem os ICE. Cada acredita naquilo que quiser.
As pilhas não, tanto que até têm garantias menores por parte da Toyota.
Durar é uma coisa, durar sem custo exorbitante de mobilidade é reparabilidade é outra. Ao ver aí 19anos para a land rover, tenho pena do dono….
Vale o que vale o estudo
Se é assim, façam garantia por 10 anos de tudo, bateria, pintura, motor, tudo.
E já há.
E era mesmo um Tesla…agora até servem para pintar suásticas eh eh