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Model Y Juniper deverá durar 20 anos! Os carros da Tesla já batem a vida útil dos diesel

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Klimane says:

    O 190D do meu pai tem 37 anos e o E250D dele tem 27.

    • Rodrigo says:

      Não precisa ser Mercedes, existe muitas marcas com carros a gasóleo com 30 anos até citroen dos baratos fazem 700K sem avaria de motor.

      O problema é que os novos a gasóleo não duram nada, porque só tem coisas a complicar a vida do motor desde, Filtro de partículas, catalisador, AdBlue, EGR…

      Um novo eléctrico não tem nada destas coisas, manutenção é 5x inferior ou mais…

    • TugAzeiteiro says:

      Pois… mas os Classe C ou Classe E atuais não vão durar esses 37 ou 27 anos! Com muita sorte duram 20 anos e mesmo assim tenho as minhas dúvidas… Os carros novos cada vez mais não são feitos para durar e custam a cada ano que passa mais e mais!

      • Leonel matos says:

        Custam mais a cada ano pork a união europeia faz para tal. Todos anos inventa algo para encarecer. é filtro de partículas.adblue sistema sos agora é a caixa negra. A seguir será gravador de dados igual aviões

      • Sergio J says:

        Ja ouço essa conversa desde os anos 80/90. Lembro de quando era mais novo estar num bate chapas perto da minha casa e dizerem que os 190 ja nao eram como os mercedes de antigamente e que iam durar pouco. Essa ladainha vem se repetindo

    • B@rão Vermelho says:

      @Klimane, Dass ia dizer o mesmo os 190D ou os 320D mandão cumprimentos e comprimentos 😉 😉
      Ainda ontem estava a ver um carro de empresa que na altura eu próprio o fui buscar um Clio de 2004 e ainda anda ali para as curvas e tenho um colega que ainda tem o primeiro Taxi dele um Datsun nem me lembro do modelo e com mais de 2 milhões de Km

    • João silva says:

      O meu cunhado já tem um á oito meses , e sempre impecável , zero problemas …

  2. Anung says:

    20 anos para um diesel dos anos 2000 não é nada.

    • Rodrigo says:

      Por isso é que passamos pelas sucatas e estão cheios deles desde 150k a 300k e carros de a partir de 2010.

      Hoje em dia é só tretas Filtro de partículas, catalisador, AdBlue, EGR… Tudo material para levar o carro a ir para a sucata mais cedo!

  3. JA says:

    Dizer que o Tesla Model Y Juniper vai durar 20 anos é especulação, já que os carros elétricos ainda não têm tempo suficiente no mercado para provar essa longevidade. Comparar com motores diesel, quando alguns já mostraram durar mais de 1 milhão de km , é precipitado. Além disso, o custo absurdo de substituir baterias torna essa ideia pouco viável. Exagero na noticia sem bases sólidas.

    • Vítor M. says:

      Não têm? Os carros elétricos da Tesla existem há cerca de 16 anos (desde 2008). e com a evolução das baterias, facilmente se percebe que se com tecnologia do início dos anos 2000 conseguem resultados como os que temos visto, com a evolução então seguramente poderá superar os 20 anos. Os resultados estão aí, é só analisar e ver que de facto as baterias estão muito evoluídas e as antigas ainda estão aí para as curvas.

      Existe mais do que uma base sólida, só não vê quem não quer ver.

    • TugAzeiteiro says:

      Mas por que raio se substitui baterias por novas?! Se o injetor do motor a combustão avariar, também substituímos o motor por um novo? As baterias dão para reparar… não é assim tão complicado ou dispendioso quanto isso! Já começam a aparecer em Portugal empresas especializadas nisso…

      • JA says:

        Embora seja verdade que as baterias podem ser reparadas, isso não é tão simples ou barato como parece. A reparação de baterias exige mão de obra altamente especializada, equipamentos específicos e, muitas vezes, substituição de módulos inteiros, o que ainda representa custos elevados. Além disso, a rede de empresas especializadas em reparação de baterias é muito limitada, especialmente em países como Portugal, tornando o processo menos acessível do que a manutenção de motores a combustão, onde há décadas de infraestrutura consolidada. Comparar a reparação de um injetor com a complexidade de uma bateria de alta voltagem é desproporcional.

    • Rui says:

      Pelo contrario já se consegue ter uma ideia, os carros eléctricos já existem há tempo suficiente para ter ideia de quanto vão durar e com a evolução das baterias 20 anos até me parece pouco, no entanto isto vale o que vale a media de troca de carro do ze povinho é de 5 em 5 anos

      • JA says:

        Embora os carros elétricos já existam há algum tempo, a maioria dos dados disponíveis refere-se a modelos mais recentes, com tecnologias de baterias que ainda não completaram 20 anos em uso real. A evolução das baterias é promissora, mas prever uma durabilidade de 20 anos com base em projeções e não em dados concretos é arriscado. Além disso, a média de troca de carro a cada 5 anos pelo “Zé Povinho” reforça que a maioria dos consumidores não mantém os veículos tempo suficiente para validar essa longevidade, tornando o argumento de 20 anos mais teórico do que prático.

      • Grunho says:

        Trocar de carro de 5 em 5 anos só para os menos de 5% de cima, pouco mais de 500 mil indivíduos que formam a burguesia exploradora. A esmagadora maioria dos 9,5 milhões de baixo ou não tem carro, ou mantêm-no a andar por 15, 20, às vezes até 30 anos. É a cubanização do parque automóvel, o que tem os seus aspectos positivos: menor extracção de matérias primas e menor produção de resíduos.

        • rui says:

          o que não falta é malta a trabalhar por conta de outrem a trocar de carro com frequencia, então medicos é as pás, raro o que não tem sempre um carro com menos de 4 anos…

    • David Guerreiro says:

      Nos EUA, no Reino Unido existem empresas especializadas que reparam baterias, retiram a bateria do veículo e substituem os módulos avaridos, por uma fração do custo de uma bateria nova. A própria Tesla faz, retoma a bateria antiga, repara e vende a outro cliente já reparada.

    • JL says:

      Têm pois, tenho um com 27.

  4. Tozzini says:

    Quem é que subsidiou o projeto de investigação?

    • RicM says:

      “We extend our gratitude to the Faraday Institution for their generous funding through the ReLiB Project (grant numbers FIRG005 and FIRG006) and the Faraday Undergraduate Summer Experience (FUSE) internship programme”
      https://www.faraday.ac.uk/ (“Powering Britain’s Battery Revolution) 😉

  5. halnaweb says:

    Se calhar até aguentam 20 anos. Como qualquer decente. Já os com motor diesel tenho dúvidas q os eléctricos sejam superiores. Um audi com motor diesel tem muito bom rendimento com 400mil kms ou mais, tal como VW ou Mercedes, Land Rover….

    • Anung says:

      Os motores diesel antigos (sem serem castrados como os actuais) foram projectados para 1 milhão de quilometros.

      • Grunho says:

        Conheço um que para fazer um milhão de kms tinha de mudar de junta de culassa 100 vezes.

        • Anung says:

          Isso só está ao alcance dos oligarcas capitalistas e fachistas.
          Para o proletariado o máximo que conseguem usufruir é de um mercedes-benz importado com 250.000 quilometros de hodômetro e 500.000 quilometros reais, pois, pois a inveja é o motor da luta comunista.

  6. NjsS says:

    Deverá durar, estima-se vs já batem (comparação entre o futuro/incerto com algo certo? )
    Portuguesices à parte, o tempo de vida de um carro é aquele que o dono lhe der através de boa manutenção e reparações…
    Qualquer carro pode durar mais de 20 anos desde que o dono o mantenha…
    Temos por exemplo o caso do model S de 2015 com 1,9 milhões de km, e inúmeros casos que veículos a combustão com bem mais de 2 milhões de km. O Tesla levou 13 motores e 4 baterias, os a combustão tiveram motores reconstruidos ou levaram motores…
    O que importa na vida util é mesmo a vontade do dono em manter o carro e se o chassis não está podre lol.

  7. rjSampaio says:

    Sim sim, vindo dos mesmos que disseram “Tesla Semi Trucks Will Not Breakdown For 1 Million Miles”

  8. Joao Rego says:

    O que nao falta sao dieseis com mais de 30 anos a funcionar como novos, já eletricos raramente duram mais de 5 anos

  9. Fusion says:

    Uma dúvida.
    Sempre que se fala nas avarias dos elétricos só se fala nas baterias. A bateria tem que durar x anos ou a bateria tem que dar x km.
    Percebo que o principal elemento de um elétrico seja a bateria. No entanto e as outras coisas? Os motores elétricos das rodas? E os restantes componentes? Só oiço falar em baterias, mas tenho genuína curiosidade nos restantes componentes (excluindo consumíveis uma vez que esses é normal serem trocados, como por exemplo pastilhas, pneus e por aí fora).

    • Anung says:

      A bateria é a parte mais cara de um EV. tanto que qualquer acidente que afecte as mesmas (mesmo que seja um pequeno toque sem demais danos) inviabiliza a reparação do carro. Isto num carro novo ou semi novo. Num usado então é mesmo para esquecer.

    • rui says:

      Pelo que oiço o que pode dar problemas é o onboard chager, bateria de 12v é comum ir de vela, problemas nas portas de carregamento e por ai fora, o motor me si normalmente não dá problemas pois aquilo é 3 ou 4 peças ao todo a contar com a transmissão, a bateria pode dar, mas em geral são fiaveis e a maioria da malta tem problemas em garantia, pois ou é defeito e notas logo ou então é um pack marioritariamente saudavel que duras decadas, tens só os Model S originais que os sensores de voltagem vão a vida, mas isso é uma reparação de umas centenas de euros apenas…

  10. Pirata says:

    20 anos? Mais vaporware do Musk?
    As baterias podem durar, as peças podem ser substituídas, mas a construção geral dos Teslas não os vai fazer durar 20 anos. Para não falar no software e hardware que deve ser o primeiro a dar de si.

    • rui says:

      como assim? um carro que tem meia duzia de peças de chassi tudo em aluminio não dura 20 anos?

    • JL says:

      Ainda há pouco tive perto de um com 16, já não falta muito e o carro está impecável.

      O software e hardware ambém envelhece ? Curioso porque sou programador e tenho software já com 25 anos a funcionar e nunca deu problemas, sobre o hardware é verdade que tem duração, principalmente os condensadores que duram 100 000 horas de uso.

  11. Miguel Oliveira says:

    Mas estes tipos estao bem? Não dá para comparar duração de um carro a combustão com um electrico. Facilmente vemos carros a combustão com mais de 50anos. Só daqui a alguns anos é que é possivel dizer com firmeza a duração de um carro electrico, não no fabrico dele! É a mesma coisa que dizer que a autonomia real de fábrica é de 800km, e na realidade pouco mais de metade!!

  12. Sergio J says:

    Um carro não é so baterias. É tambem o desgate dos materiais, que vai fazer criar aquelas pequenas vibrações entre peças. Não precisam ser do motor, podem ser simplesmente do tablier. Os Teslas mais antigos eram de um segmento premium que não são o Y e o 3. Quero ver como se vai portar um Y com 8 anos. Obviamente não serão todos, sera apenas uma percentagem. Falta saber se ela será baixa ou alta
    Para piorar a situação a Tesla não é conhecida pelo seu serviço pos venda. eles promovem o faça voce mesmo. Vamos ver que impacto é que isso tera no envilhecimento dos carros

  13. PorcoDoPunjab says:

    Não há nada como o cheio a Diesel logo pela manhã.
    Não quero eléctricos.
    Tenho dois carros a Diesel que provavelmente irão durar mais do que eu…

  14. JL says:

    Ui, com isto deixaram a petrolhada incomodada.

    Claro que duram, não fim de ver o que o meu está a durar e já passou metade dessa idade.

  15. JL says:

    Fora que tenho um com 27 anos e está para durar.

  16. PJA says:

    Os pilhas durarem 20anos está bem está, actualmente nem os ICE. Cada acredita naquilo que quiser.

  17. Diogo says:

    Durar é uma coisa, durar sem custo exorbitante de mobilidade é reparabilidade é outra. Ao ver aí 19anos para a land rover, tenho pena do dono….
    Vale o que vale o estudo

  18. Karlos says:

    Se é assim, façam garantia por 10 anos de tudo, bateria, pintura, motor, tudo.

  19. Rick says:

    E era mesmo um Tesla…agora até servem para pintar suásticas eh eh

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