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Pela primeira vez, uma aeronave de uma empresa privada voou mais rápido do que o som

                                    
                                

Imagem: Boom

Autor: Rui Neto


  1. André says:

    Hmmm… “Pela primeira vez, uma aeronave de uma empresa privada voou mais rápido do que o som”, então e o antigo Concorde (dobro da velocidade do som). Isto já para não dizer que as empresas que trabalham para a defesa dos EUA são privadas. E a SAAB (sueca)? E provavelmente mais algumas.
    O autor do artigo ainda faz referência ao Concorde, não percebo porque então refere que é a primeira vez?

    • Vítor M. says:

      Viva André.

      O XB-1, da Boom Supersonic, é um projeto privado porque é desenvolvido por uma empresa independente, sem financiamento direto de governos. O objetivo da Boom é criar um avião comercial supersónico, o Overture, financiado por investidores privados e futuras encomendas de companhias aéreas. O XB-1 é apenas um protótipo para testar a tecnologia.

      Em contraste, os anteriores aviões supersónicos, como o Concorde e o Tupolev Tu-144, foram projetos estatais:
      -> O Concorde foi desenvolvido com financiamento dos governos do Reino Unido e França.
      -> O Tu-144 foi um projeto da União Soviética, financiado pelo Estado.
      -> O SR-71 Blackbird e o F-22 Raptor, por exemplo, também foram aviões supersónicos, mas militares e financiados pelo governo dos EUA.

      A diferença essencial é que a Boom quer tornar os voos supersónicos comercialmente viáveis sem depender de fundos públicos.

  2. Inculto says:

    Negativo…. Á uns anos atrás o Piloto que se mandou contra umas montanhas na Europa fez o mesmo com o avião comercial cheio de gente
    .. o Estampido foi ouvido por diversas aldeias…

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