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Milhares de IBAN alterados na Segurança Social! Confirme já o seu

                                    
                                

Autor: Pplware


  1. Ze says:

    Outra vez? Isto agr é uma vez por ano?

  2. Nirelle says:

    Nada aconteceu o iban é o mesmo.

  3. Artur Alabaças says:

    Organismos do estado…
    Enquanto o estado não valorizar os informáticos dos seus quadros e deixar de depender de empresas externas, mais eventos destes vão continuar a acontecer.

  4. David Guerreiro says:

    Isso foi também incompetência da Segurança Social. Aceitar IBANs que não pertencem ao beneficiário. Na AT quando se insere um IBAN que não pertence ao contribuinte “bate na trave”. Se a Segurança Social tivesse seguido essa metodologia nada disto tinha acontecido, porque os burlões podiam alterar o IBAN, mas depois não era aceite e não conseguiriam obter nenhum rendimento.

    • Filipe says:

      Exatamente. A validação IBAN/NIF que existe em outros organismos do Estado, estou-me a lembrar do IFAP, IP, permitiria despistar estas situações. Não se compreende que num Instituto deste tamanho e importância não se acautelem estas questões tão básicas e fundamentais.

    • Manuel da Rocha says:

      Neste caso, é diferente das finanças. No caso do fisco, há 5 dias úteis, para validar o IBAN, não é imediato, como está a afirmar. No caso, da segurança social, o utilizador tem de fazer login e actualizar o IBAN, validando com a password.
      É aqui que está o hack: 100% foram feitos pela app da Segurança social. Obtendo os acessos, é preciso criar contas bancárias (pelo que soube, usaram o Revolut, com contas falsas, transferindo, o dinheiro, para caixas multibanco, no Porto, Penafiel e Coimbra. Num só dia, um jovem (está filmado) levantou 72000 euros, em máquinas, num centro comercial, na baixa do Porto. Polícia suspeita que era estrangeiro, que só esteve, no Porto, 2 dias, voltando a apanhar um voo para outra cidade europeia. As contas foram as que receberam 430000 euros, de subsídios de doença, pensões e subsídio de desemprego.

  5. Pipoca Doca says:

    Quando é que vocês noticiam o caso mais flagrante que é o INPI, que os atacantes tem acesso a email e numero de telemóvel das pessoas que submetem marcar a registo no INPI, e que conseguem enviar emails e SMS mais rápido dentro do workflow que o próprio INPI.
    E os email enviados vem de uma conta válida do INPI. A página oficial tem vários alertas sobre o ataque, o NIB é habitualmente o mesmo, mas ha mais de dois anos que isto acontece e ninguém toma medidas.

  6. Rui Pedro says:

    Neste momento já só é possível colocar um IBAN em que o beneficiário seja titular, e é necessário carregar um comprovativo da entidade Bancária. Este será verificado e validado pela Segurança Social.
    Caso não coincidam, os dados não são validados e ficam sem efeito.

  7. Nuno says:

    Pelos comentários aqui se percebe bem a mentalidade dos tugas…
    Criticar o estado porque os cidadãos entregam as passwords aos bandidos em esquemas de burla e phishing mas ao mesmo tempo obrigar o IBAN dessas pessoas a ser entregue numa conta a que só elas têm acesso…
    Estarão a esquecer-se dos milhares de portugueses que estão incapazes e que são tratados pelos filhos, noras, genros, netos, etc?
    A minha mãe esteve 6 anos acamada e em tratamento permanente e não havia alternativa a não ser colocar o meu IBAN para receber os apoios…
    Mas lá está, é mais fácil dizer que a culpa é “deles” e deixar os que não percebem um boi de tecnologias andar a brincar à internet…

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