Nova atualização acrescenta ainda mais inteligência ao Windows 11
A IA está a chegar ao Windows 11 de forma completa. A Microsoft quer tornar esta sua ajuda presente de forma permanente e isso tem sido visto. Agora, e ainda no programa de testes, temos finalmente uma pesquisa ainda mais inteligente e mais capaz.
A Microsoft entusiasmou os seus utilizadores com um novo recurso de pesquisa suportado por inteligência artificial para o Windows 11. A funcionalidade baseada no ChatGPT está agora disponível para teste para os programadores do programa Windows Insider.
O novo sistema de pesquisa pode encontrar facilmente ficheiros e definições utilizando comandos de linguagem natural. Na verdade, a nova pesquisa semântica de que estamos a falar permite aos utilizadores encontrar ficheiros e configurações com comandos de linguagem natural, sem terem de se lembrar do nome exato do ficheiro. Por exemplo, termos gerais como “paisagem” podem ser utilizados para uma imagem ou “gestão do orçamento” para um documento Excel. Com a nova funcionalidade, pode:
- Explorador de ficheiros : os utilizadores podem encontrar facilmente documentos ou imagens específicas.
- Definições : O acesso rápido pode ser obtido com comandos como “Quero alterar a resolução do ecrã”.
Esta funcionalidade está apenas disponível em dispositivos com unidades de processamento neural (NPU), como os processadores Snapdragon X Elite e Plus, denominados Copilot Plus PC. O suporte para a Intel e outros processadores virá no futuro. Além disso, a pesquisa de IA integrada no Windows 11 suporta atualmente um número limitado de idiomas. Os tipos de ficheiro suportados incluem:
- Documentos: .txt, .pdf, .docx, .pptx, .xlsx
- Imagens: .jpg, .png, .gif
Segundo a Microsoft, esta funcionalidade será ainda mais desenvolvida. Espera-se que os serviços de armazenamento em nuvem, como o OneDrive, sejam integrados na pesquisa semântica num futuro próximo. Além disso, está planeado trazer suporte total para a caixa de pesquisa na barra de tarefas do Windows 11.
windows e a sua inteligencia de ir ao bolso das pessoas. morte a microsoft ,se fosse por mim ja nem existia.
72% das pessoas usam Windows e por vezes não têm escolha, nomeadamente no contexto de trabalho….acabar com o Windows parece-me absurdo!
E nas escolas, o que por arrasto se estende aos pcs de casa. Não necessariamente pelo windows, mas pelas aplicações do office. E não, não acho o office nada por aí além. Trabalho bastante com ele todos os dias, e tem falhas. Mas na verdade ainda não há nenhuma alternativa globalmente usada, por isso lá tem de ser.
Pior são outras coisas como o outlook, o exchange, o teams e por aí fora que são fracos, fraquinhos. O google docs/sheets/slides é bem melhor que o office online. O zoom/meet e por aí fora batem o teams por KO (o team é mau…). O onedrive é uma desgraça. Na versão grátis do google drive safo-me bem melhor que com o onedrive pago que temos no trabalho. Para cloud a sério, tenho outro serviço não associado às “grandes” empresas.
Mas… lá tem de ser. Em grande parte, já não deveria ser assim. Mesmo nos programas de gestão e por aí fora, muitos correm em ambiente windows sem qualquer necessidade. Bastaria um ambiente web e podia bem correr em servidor linux, windows ou outra coisa qualquer. Em boa parte é preguiça das empresas que fazem o software. Uso plataformas cloud há 20 anos e as funcionalidades não ficam atrás das aplicações “no pc”, se os programadores assim o quiserem. Como exemplo, a versão web do canva bate o publisher e powerpoint sem qualquer dificuldade com a óbvia vantagem de ser totalmente online. O publisher já nem sei para que existe. Está morto há décadas. O powerpoint só mesmo para formações e gestores preguiçosos. Eu já só faço apresentações no canva. Até o meu puto prefere o canva e o capcut quando tem de fazer trabalhos da escola. Só usa powerpoint quando é obrigado.
O MS tem tido a sorte de não ter verdadeira competição (MaC e pouco Linux, mas Mac é outro mercado e Linux não sendo tão “comercial”, acaba por não ter marketing), mas com o massificar (cada vez mais) das aplicações por interface web, não sei não. Aí qualquer PC com qualquer OS tem acesso a tudo.
Tu não sabes o que dizes e nem dizes o que sabes. Por ti o Windows e a Microsoft já nem existia, mas já pensaste que tu não és ninguém neste mundo para querer alguma coisa. Não gostas de Windows e dos produtos Microsoft é um direito teu, mas achares que podes te comportar como um porta-voz do mundo, acho que estás a exagerar. Não gostas, não usas, eu também não gosto dos teus argumentos e tenho que ser obrigado a lê-los aqui
paz e amor Ferreira, era mesmo eu que me ia estar a chatear por um comentário na internet 😀
Nunca aqui fui obrigado a ler nada de ninguém…
não há nada mais barato que o Windows! Todos os dias agradeço à Microsoft por me dar tanto por tão pouco. Um sistema cheio de apps grátis da Microsoft e actualizam e protegem grátis durante muitos e muitos anos.
Eu não gosto logo por mim acaba. Que pensamento tão progressista. Sabes quem pensava assim também? Um senhor dos anos 40 em que o primeiro nome começava por A e o sobrenome por H
Alfred Hitchcock?
Porque e´qu não começaste em 1917 ?
Certamente e´um pensamento progressista, são precisamente os progressistas que tudo querem proibir quando chegam ao poder.
Listary ou AnyTXT como alternativas para pesquisa de conteudo e Everything para pesquisa de ficheiros
DocFetcher é o que usamos aqui na empresa, desde que o windows search do w10 deixou de indexar em condições…
Então e o comando opt-out? Opt-out da ia a ler e mexericar os MEUS documentos? Opt-out da telemetria? Opt-out da espionagem? Ou vou ter mesmo de mudar de sistema operativo se quiser privacidade?
Ainda bem que apareceu a Microsoft para podermos utilizar o SO para aqueles que so sabem navegar e ler mails e pouco mais sendo um sistema gratuito só acho que peçam por máquinas com três quatro anos não poderem ter o 11 por certos requisitos
Tem é que acrescentar inteligência aos desenvolvedores do Windows para fazerem SO bons e não esse erro que é o W11.