PplWare Mobile

Preço do gasóleo e gasolina dispara esta segunda-feira! Porquê este aumento?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Joao M. says:

    A malta pensava que isto era só aumentar salários, eliminar portagens, aumentar despesa em geral e depois os impostos iam ficar na mesma? Pois é… aumenta-se a despesa então é preciso ir buscar dinheiro a algum lado.

    • Grunho says:

      Aumentar salários e já. Os portugueses são miseravelmente pagos. Em igualdade de trabalho e horas levam para casa menos de um terço do que leva um holandês ou dinamarquês. Até os espanhóis, que são o segundo país mais rasca a seguir a Portugal, levam mais 50% que nós. Temos que exigir preços dos combustíveis em proporção.

      • Realista says:

        Deduzo que tenha aumentado os salários na sua empresa na proporção que exige, certo?
        É que, com tanta sabedoria económica, suponho que tenha criado a sua própria empresa e a esteja a gerir segundo as diretivas que aqui tanto apregoa.

        • Sérgio says:

          Qual foi a parte do “em Espanha os salários são MAIORES e paga se MENOS impostos” que não entendeste???
          Estás a gostar da mamã e não queres que o leite deixe de corre, não???
          Se lá fora conseguem, em Portugal não conseguem porquê???

        • Grunho says:

          Deduzo que seja capitalista e queira para a sua empresa o mais baixo de todos os salários possíveis. Não admira, é do salário mais ínfimo que se fazem os proveitos mais fabulosos, certo? É daí que vêm mais iates, mais campos de golfe, mais mansões, carros desportivos e jactos privados, O lindo resultado está à vista: a população a fugir em massa do país para o estrangeiro por causa dos baixos salários e a ser substituída aos milhões por migrantes.

      • Gunorh says:

        Típico o seu comentário: insurge-se contra salários baixos mas nada diz sobre os impostos quando são os impostos um dos maiores factores que mantêm os salários baixos. Tem ainda a lata de vir dizer que Espanha tem salários mais altos sem referir, claro, que tem também impostos mais baixos!

        É assim a esquerda! Mas para a esquerda há sempre margem para subir os impostos, há sempre margem para estrangular as empresas impedindo-as de crescer e de oferecer melhores condições de trabalho e salários mais altos mas depois, como se não tivesse culpa no cartório, feita hipócrita, o habitual é acusar as empresas de capitalismo selvagem.

        • bemseve says:

          Pois , hipocrisia é estar um governo de direita coligada os impostos subirem, os salários nem a inflação acompanham e dizer que o problema é da esquerda de cima do pátio de lá de trás , dos 72º que faz esquina de onde trabalha a prima…risota mesmo, aproveitar os foruns para fazer as mini propagandas a invocar esquerdas e direitas, como os não fossem todos uns mamões e quem faz esse tipo do propagandas não fosse igual (tu) …

          Bem se vê o estado do país com tanta ignorância e falta de atenção , então agora com os extremistas que são a definição comprovada histórica de contrário de soluções a ganhar algum “momento”

          Mas ok continuem a puxar a brasa para as grandes empresas, que já são tão bons a explorar e acumular milhares de milhões, mais tarde quero ver quem recolhe o lixo das ruas (como em lisboa…vai tu…).

          • Joao M. says:

            Sabes que o governo está em minoria no parlamento e que medidas populistas/eleitoralistas (tipo subida de despesa como eliminar portagens por exemplo) podem ser realizadas pela oposição. Alias, a propria oposição pode boicotar medidas “anti-despesa” do governo – como as medida populistas de eliminar alguns subsidios, reduzir pessoal, acabar com alguns observatórios e por aí fora.

          • be vesem says:

            A carapuça serviu-lhe na perfeição!

            Mas o que fez aqui o bemseve se não propaganda? E ainda por cima propaganda rasca de puro maldizer e ataques pessoais.

            O bemseve, o que bem se vê é que do que gosta é dos extremismos a que está habituado e pelos quais luta tão “afincadamente”, é essa a sua normalidade. Qualquer cheirinho a direita, mesmo que salpicada abundantemente de esquerda… alto e pára o baile que o fim do mundo está a caminho!

            O estado a que o país chegou, culpa da esquerda? Nunquinha, nem mesmo depois de ter estado no poder 9 dos últimos 10 anos! Nem da inflação que nos comeu os salários nos últimos anos, admitem ter culpa!!!

          • Bruno M. says:

            @be vesem Deixe-me corrigi-lo!

            A Esquerda esteve no Poder 23 dos ultimos 30 anos. Só isto diz muito do que a esquerda é, e no estado em que pôs o nosso País!!

        • Grunho says:

          Os impostos são altos porque uns pagam para cobrir as fugas de outros. O governo perdoa o IRS dos patrões capitalistas e profissões liberais, que podem preencher como querem a declaração, em troca de colaboração no saque fiscal dos salários dos trabalhadores. Enviando para as finanças a folhinha de pagamentos e retendo o imposto na fonte. No dia em que eles todos paguem pelo rendimento real a taxa do imposto bem pode baixar para metade. E nos combustíveis, sabendo que a burguesia exploradora tem os carros de alta cilindrada a gasóleo, a gasolina dos pequenos utilitários dos trabalhadores de classe média paga mais para os ricos terem gasóleo mais barato.

          • Gunorh says:

            Burguesia exploradora… fantástico, como se o Grunho não fizesse parte!

            E a culpa dos impostos altos é dos empresários… ora então não haveria de ser!

            Até nem é dos governos socialistas/marxistas que se esforçam particularmente por arrebanhar os frutos do esforço alheio para depois esbanjarem em observatórios, institutos, fundações, funcionários públicos em excesso mas sempre em número crescente por ineficiência propositada do estado, em subsídios (autênticos salários) de reinserção para quem comprovadamente nunca se (re)insere na sociedade ou ainda em esmolas a reformados e pensionistas para compra de votos mas sem nunca os tirar da pobreza… mas nem um tostão para combater, por exemplo, a corrupção (fogem deste combate como da lepra) ou para uma verdadeira reforma dos serviços públicos onde também é esbanjado dinheiro como se não houvesse amanhã!
            Mas não, para gente como o Grunho… a culpa só pode ser de quem tem ambição e visão para ir mais além e criar riqueza não só para si como também para outros, muitos outros!

        • Grunho says:

          As empresas não são gente não têm vontade própria. Deves estar a falar dos capitalistas, que evitam essa palavra cientes do nojo que ela causa, e vai daí que preferem rotular-se de “empresas”. Mas estás completamente enganado: o salário que interessa só capitalista é sempre o mais baixo dos salários possíveis. Eles querem ouvir falar de tudo menos de subir salários.

    • Bruno M. says:

      Tens razão, é preciso dinheiro para pagar todos os observatórios, e ongs, e imigrantada que está a chegar aos magotes a Portugal……….

  2. Pois, Pois says:

    “Um “dos culpados” é o aumento do preço do barril de petróleo Brent”… quais são os outros culpados, se os há? Parece-me que o artigo não esclarece…

    • Pedro Pinto says:

      Está pois: preço do barril, impostos e situações geopolíticas.

      • Pois, Pois says:

        Talvez tenhas razão, mas não consigo ler isso no artigo e tanto quanto sei os impostos sobre os combustíveis não tiveram nenhum aumento hoje, mas posso estar mal informado.

      • JS says:

        Segundo um especialista da DECO, no caso do gasóleo, cerca de 1 euro é para impostos. Relativamente à gasolina, o contribuinte paga cerca de 80 cêntimos só em impostos.
        Não será o contrário é que ouvi o especialista e ele falou ao contrário do que foi escrito aqui imposto de 1 € na gasolina e 0.80 € no gasóleo

    • fininho says:

      OPEP para garantir o equilíbrio das economias à base de petróleo fixa os preços. Nada impede a Arábia Saudita de aumenta a produção e encher o mercado, fazendo cair os preços a pique.
      A alternativa seria furar o embargo ao Irão e comprar-lhes petróleo a baixo custo tal como faz a China ou Coreia do Norte.

  3. Grunho says:

    Fazes como o clube dos rapazes espertos: durante a semana é de bicicleta ou trotineta. Ao fim de semana vais a Espanha com 2 ou 3 jerricans na mala do carro. Quando precisares pões em cima do tejadilho e transferes com um sifão para o depósito do carro sem perder uma gota. Vais ver que em poucas semanas lhes acaba a gula por dinheiro fácil.

    • Gunorh says:

      Então… é isso o que o Grunho costuma fazer para fugir aos impostos portugueses? Julgava que pertencia ao clube dos rapazes espertos que adoram impostos.

      • Grunho says:

        Há um remédio santo para isso: cobrar impostos justos, em vez de cobrar impostos crápulas.

        • Gunorh says:

          Um belo remédio santo esse mas tem bem a quem se queixar… queixe-se aos socialistas que estiveram durante imensos anos no poder mas nada fizeram quanto a isso, bem pelo contrário… até os foram aumentando frequentemente pela calada e em conluio com a extrema esquerda.

  4. Francisco says:

    Tem que haver profunda reflexão….Só subsídios a distribuir……impostos sobre impostos…. É preciso mudar qualquer coisa.
    Sai um entra e é sempre a mesma coisa.

  5. Regabof says:

    Porque é que não existe uma plataforma de boicote a empresas deste tipo?
    Era somente ter seguidores, a plataforma decidia boicotar por exemplo uma BP e até a mesma não baixar preços ninguém ia lá.
    Acho que rapidamente iamos ter um mercado mais justo em vez de estarmos à espera que surjam umas DIgi em todos as áreas (gasolineiras, bancos, seguros..etc)

    • Joao M. says:

      podes sempre boicotar com a carteira.. Vais meter combustivel noutras empresas ; ou mudas para EV :-p

    • Rfobage says:

      É livre de dar o exemplo e fazer por sua conta os boicotes que quiser. É até livre de criar uma plataforma de boicotes e tornar-se chefe boicoteiro.

    • Paulo says:

      Pois, tenta boicotar o estado que fica com 60% do valor. Boa sorte nisso

    • Regabof says:

      Eu já o faço, mas só eu não tenho nenhum impacto. Se me cobram mais pelo mesmo mudo claro.
      Puseram-me taxas na CGD mudei para o ActivoBank, aumentaram preços na Netflix, acebei com a conta, combustível só ponho na cepsa pois fica-me mais barato.. etc
      A questão é, não vos faria sentido isto? Não acham que mudava o mercado para melhor?
      Eu tenho esta ideia e gostava de criar algo do género, acho é que é difícil chegar a muitos utilizadores.

  6. PorcoDoPunjab says:

    Há muito parasita para sustentar e entram a cada dia centenas deles a mamar subsídios.
    Quem paga a festa?
    O Tuga otário.
    Isto só vai piorar.
    PorcoDoPunjab tem acertado sempre…

    Quem puder que emigre para a Polónia ou algo do género, se eles aceitarem.
    Esqueçam Franças e Alemanhas porque isso já acabou, eles é que ainda não sabem.

    Em breve teremos uma mesquita no centro de Lisboa e aí sim, seremos o farol do desenvolvimento mundial.
    Isto vai ter um fim lindo….

    • Bruno M. says:

      Entretanto mais um caso de violação em pleno Martim Moniz, e pasme-se, mais uma vez após uma manifestação da extrema esquerda!

      Isto são coincidencias a mais!

    • Grunho says:

      Ainda não percebeste que essas tais mesquitas e esses tais migrantes estão cá porque os capitalistas os exigem. E exigem para repovoar o exército industrial de reserva e garantirem a supremacia sobre os trabalhadores e sindicatos – “Vês ali aqueles todos à espera do teu lugar?”. É a luta dos capitalistas contra os trabalhadores, pelo salário mais baixo possível e pelo dumping salarial. Os subsídios, a despesa extra do SNS e a desordem que alguns desses migrantes causam, não saem dos bolsos dos capitalistas, portanto é assunto que não lhes diz respeito.

      • Bruno M. says:

        Eu já sigo isto e o que se passa na Europa à muito tempo… já muito antes dos primeiros antentados em solo Europeu…

        O que eu percebi é que há muito €€€ envolvido e que em troca, há a islamização dos povos, ou se preferires, a substituição populacional!

        Não quero os meus filhos e sobrinhos e netos, numa ditadura islamico-fascista e de opressão….. O que a extrema esquerda hoje defende é precisamente isso, e não é por acaso que amam os países que adoptam essas politicas, incluindo os países Islamicos….

        Ahhhhhhh as defesas das palestinas e afins…. tudo em linha com o que defendem…

        A defesa da mulher, dos trabalhadores, das minorias, faz tudo parte de uma agenda de manipulação de massas para se manterem no Poder.

      • says:

        Os parasitas e os capitalistas são os mesmo ou amiguinhos. Fica muito mais caro e causa muito mais mossa nas finanças públicas sustentar cargos da treta na administração pública, políticos de caca e gestores que nada fazem do que pagar alguns subsídios a emigrantes desempregados. E muitos deles trabalharam passa isso, se calhar mais do que muitos Portugueses que agora exigem subsídios ou reformas de 800 euros.
        Por alguma razão só um partido votou contra a desagregação de centenas de freguesias. É que assim são mais uns quantos tachos para todos. Sejam da esquerda ou da direita, é tudo a mesma treta e as moscas multiplicam-se. São mais de 300 a desagregar. Multipliquem…
        Há coisas mal na emigração? Claro que há. Mas se não tivéssemos imigrantes cá queria ver como é que metade do país funcionava. Não são só os tipos da glovo ou da uber. São as pessoas que trabalham nos cafés, nos hotéis, nos lares de idosos, nas lojas, nos restaurantes e em tantos mais negócios, incluindo (obviamente) também muitos em empregos qualificados. Quando há 350 mil portugueses que não trabalham e podiam, pergunto-me mas afinal de que vivem esses portugueses?
        Não posso de maneira nenhuma deixar de admirar uma pessoa qualificada e não qualificadas que sai do seu país para vir entregar comida, limpar casas de banho, tratar de idosos ou servir às meses no nosso Portugal. Nós é que temos demasiada gente “fina” que não quer é fazer nada. Além de muitos funcionários públicos que enfim… há bons funcionários, mas também há muita gente que nem para fazer monte serve. E normalmente são os primeiros a queixar-se.

    • says:

      Tens 350 mil tugas desempregados. Estamos a importar mão de obra porquê afinal?

      • O Escravo says:

        Porque os tugas não querem ser escravos… e quando importas mão de obra…escravizas à vontade, dizes que pagas o salário minimo e que o mesmo é suficiente para ter uma vida digna…Só que não…

      • Zeee says:

        Ainda pergunta?! Não viu a esquerda a escancarar as portas de entrada para todos os que quisessem cá entrar? E ainda por cima sem a mínima verificação de antecedentes!

      • Jorge says:

        Porque os 350 mil tugas preferem subsídios a ter que trabalhar.
        Um vicio implantado pela esquerdalha para manter o tacho/votos.

        • Grunho says:

          Paguem aos tugas ordenados iguais aos de Espanha em igualdade de trabalho e horas – e já não falo da Holanda ou Dinamarca – e não faltam tugas para trabalhar.

          • says:

            Até concordaria contigo. Mas para pagarmos como os Países Baixos ou a Dinamarca, tínhamos de ter as empresas a pagar menos impostos, teríamos de trabalhar mais (ter mais produtividade), fugir menos aos impostos e ser mais sério na aplicação de dinheiros públicos, explorar os recursos naturais que temos, e por aí fora.
            Agora se queremos os salários e continuar tudo no mesmo rame rame do encosta, não faz nenhum, empurra para os outros e mete cunha para os amigos e dar dinheiro à borla para políticos e malandros… queres lagosta??? Esses países estão bem porque fizeram por isso. É uma questão de mentalidade e aqui há pouco quem esteja preparado para isso. Temos direitos!!! Deveres é que parece que passe ao lado.

          • Gunorh says:

            Mais uma vez o Grunho ao pedir ordenados iguais ao de Espanha “esquece-se” de pedir também impostos iguais aos de Espanha e é este um dos pontos onde a ideologia do Grunho se espalha sempre ao comprido: pedir salários altos ao mesmo tempo que estrangula empresas com impostos sempre mais e mais altos.

          • Yamahia says:

            A carga de impostos em ES é menor.
            Onde viste que é maior?

          • Gunorh says:

            Yamahia, não percebi a quem se dirigia com o seu comentário. Em nenhum comentário acima do seu é dito que em Espanha os impostos são mais altos do que em Portugal.

          • Yamahia says:

            Vi aqui..
            “esquece-se” de pedir também impostos iguais aos de Espanha…”
            Seriam bem-vindos em igual percentagem e não é só nos combustíveis

          • Gunorh says:

            Yamahia, continuo a não perceber como consegue ler aí (ou até mesmo em todo o meu comentário) que eu tenha dito que os impostos em Espanha eram maiores. Esqueceu-se hoje de beber o café da manhã para espantar o sono?

            Sim, Grunho pediu ordenados iguais aos de Espanha mas “esqueceu-se” de pedir também impostos iguais… tomou o exemplo dos maiores ordenados de Espanha mas, como é habitual na esquerda a que o Grunho manifestamente pertence, “esqueceu-se” do exemplo dos menores impostos que é exactamente um dos factores que permite esses maiores ordenados.
            Obviamente que seriam bem-vindos salários e também impostos como os de Espanha mas há quem queira salários como os de Espanha mas impostos sempre mais e mais altos, o que é de facto uma impossibilidade!

  7. enfim says:

    os preços dos combustíveis em Portugal são uma vergonha, e deveria ser a prioridade de qualquer oposição digna baixá-los de forma considerável.
    É a forma mais rápida de fazer descer os restantes preços. Abasteci em Espanha em Dezembro a 1,38€/L, não há razão nenhuma para termos os preços da gasolina acima de 1,30€, especialmente quando comparamos o salário minimo e médio com o nosso vizinho.

    Já chega de pagar impostos inúteis, seja aqui, seja noutras áreas!

  8. Elkido says:

    Não há nada a fazer…o Governo cobra muito caro os impostos de tudo… esse dinheiro que pagamos a mais em impostos em relação a outros países alguém o deve roubar e não me digam que não.O caso mais flagrante são as garrafas ou botijas de gás… em Portugal são o dobro do preço que em Espanha… andam a mamar muito à custa do Portuga.André Ventura chega-te para a frente e mete isto ao nível de Espanha sff

  9. Semcem says:

    São “sensações”…

  10. Rui says:

    Os governos deveriam se impor contra a manipulação do preço dos combustíveis. Estás a pagar um litro a 1,70 quando provavelmente foi comprado muitos meses atrás com preços mais baixos. O esquema da Euribor aplicado aos combustíveis. Ninguém fala a fundo sobre isto. Pagar mais por decreto. Dar lucros acrescidos aos lucros já por si só, enormes.

  11. JS says:

    Segundo um especialista da DECO, no caso do gasóleo, cerca de 1 euro é para impostos. Relativamente à gasolina, o contribuinte paga cerca de 80 cêntimos só em impostos.
    Não será o contrário é que ouvi o especialista e ele falou ao contrário do que foi escrito aqui imposto de 1 € na gasolina e 0.80 € no gasóleo

  12. Olhem estes Xicos Espertos says:

    Em 2008, o barril de petróleo chegou a custar 147 dólares.

    A gasolina e o gasóleo chegaram a custar, respetivamente, 1,533 euros e 1,348 euros por litro.

    Hoje, com o BRENT a custar 80 dólares, a gasolina e o gasóleo estão mais caros que em 2008 (1,78 euros e 1,70 euros por litro).

    Passaram alguns anos, mas comparando os aumentos de nas diversas áreas , e chegamos à conclusão que é por causa de?

    • says:

      Tiveste inflação, aumento de custos indiretos de energia (eletricidade e gás subiram bastante) e aumentos dos salários, em muitos casos acima da inflação. Também tens o aumento da cotação do produto refinado (devido ao aumento de consumo e outros fatores). Tudo isso soma aos custos. Acrescido que em 2018 o euro estava bem mais forte face ao dólar, e o brent é negociado em dólares (USD). Só no cambio tens 10 a 20 cêntimos de diferença (de 2018 para agora). E se calhar ainda fica pior se o USD continuar a subir.
      Tudo somado… é fazer a conta como diria o outro. Está muito caro? Está. Olha, passeamos menos ao fim de semana e começamos a olhar mais para os transportes públicos. Os passes estão mais em conta.

  13. Sergio says:

    E tenham calma que nao vai ficar por aqui, o cabaz de medida da inflação la para final de fevereiro vai estar jeitoso 😀

  14. X says:

    Não votei à direita durmo mais tranquilo.

    • X^2 says:

      Independentemente da notícia, o X dorme sempre mais tranquilo quando vê as políticas de esquerda a darem os seus frutos e a levarem o povo para a miséria!

      Também reparei que ontem se esquivou a dar uma resposta em relação aos luxos que o X já recusou na vida para conseguir viver de acordo com os ideais que tanto deseja que outros adoptem.

      • X says:

        O planeta não aguenta mais com as politicas de direita isso sim é um facto, crescer infinitamente num planeta com recursos finitos, só o”drill baby drill!” que o trumpalhão diz devia de ter a repugnancia do mundo inteiro, vamos todos sofrer com isso.

    • says:

      Nem à direita nem à esquerda. Cada um e cada ideia tem o seu quê de mérito, se bem aplicado. Agora, esquerda ou direita não existe não existe. Existe é caça ao voto. Seja direita, seja esquerda. Falam, falam e depois fazem tudo ao contrário. Aqui, e um pouco por todo o lado. Desde a história da avózinha de uma que pagava não sei quanto de renda ao dirigente de esquerda que de manhã apregoava contra a especulação e à tarde andava a comprar imóveis públicos a preço de saldo em processos”duvidosos” para revender. Ou ao PC que é o partido com mais imóveis em Portugal mas não os cede para habitação. Ou então os outros que diz que não há amigos, não há corrupção e depois vão a correr fazer uma lei à medida de um gestor público manter o tacho.
      É como o grande MAGA que ganha rios de dinheiro a vender a preços hiper inflacionados as coisas que manda fabricar na China. Carneiro amigo…

  15. Sivino mendes says:

    Temos de sustentar a fabula do clima.

  16. Yamahia says:

    Passei aqui só para informar que o gasóleo na tal BP Galiza subiu 3 cêntimos
    1,369€ (semana2) – 1,399€(semana3) = 0,03€
    Enquanto aqui na nossa querida BP de Loures o gasóleo subiu 6 cêntimos
    1,779€ (semana2) – 1,839 (semana3) = 0,06€
    A explicação é que o crude chega mais caro a PT do que a ES porque o escudo desvalorizou mais que a peseta.
    https://www.dieselogasolina.com/Buscador/Ficha/11230
    https://www.maisgasolina.com/posto/935/

      • Yamahia says:

        Meu caro, estou a complilar desde o dia 10.
        Por acaso na Galiza o valor no dia 8 era igual ao valor do dia 10

        E essa “gasolinera” que vc indica não actualizou os preços. Escolha outra!
        E mesmo não actualizando, a diferença não são 6.

    • Elkido says:

      Vocês estão a dar 1€ por litro ao Governo malta…. em impostos e taxas e taxinhas….e nas garrafas de gás estão a pagar o dobro que na Espanha…e o Governo espanhol já ganha bem.Para onde vai estes Milhões de euros que pagamos a mais de impostos em relação a Espanha não sei mas gostava de perguntar isso ao Luís Montenegro ou Marcelo

      • says:

        Para onde vai? Olha, para pagar as borlas das scuts que alguns partidos impuseram ao governo. Queres lagosta, paga. Agora, não há almoços grátis. Entre muitas outras coisas..

    • Max says:

      Três coisas:
      – Em Espanha a base do preço dos combustíveis é o do crude nos mercados internacionais. Em Portugal é a cotação internacional da gasolina e do gasóleo à saída das refinarias
      – Em Espanha a variação diária do preço do crude é refletido no preço diário dos combustíveis. Em Portugal é de um período mais alargado e o preço de referência é para uma semana
      – A cotação em dólares, mas se Espanha consideram 1 dia e em POrtugal vários, a cotação do dólar pode ser diferente
      – E sim a carga fiscal é cerca de 12 cêntimos maior do que em Espanha (sem c onsiderar as low cost).

      • Yamahia says:

        “… E sim a carga fiscal é cerca de 12 cêntimos maior do que em Espanha…”
        Em que século? Eu na gasolina conto pelo menos com 0,238 EUR. Isto em 13 de jan. de 2025, agora deve ser mais.
        https://www.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/Europe/
        Notar que antes de impostos a gasolina é mais cara em Espanha cerca de 4 cêntimos

        • JL says:

          A importação de gasóleo de Espanha e outros países para Portugal não conta como imposto, mas sim como um custo, sim, esses 4 cêntimos é o custo a mais do gasóleo na gasolina.

          • Yamahia says:

            O preço do gasóleo antes de impostos tb é superior em ES. A exemplo da gasolina,
            a carga insaciável de impostos sobre oo gasóleo é q faz com q o seu preço tb seja muito superior em PT.

            A principal consequência a retirar disto, é q comparando os preços dos bens de 1ª necessidade vendidos em supermercados da mesma cadeia q operam PT e ES, em ES o cabaz é substancialmente mais barato.
            Estes bens não são transportados a gasolina.

          • JL says:

            A electricidade também.

            Diga antes assim, os impostos insaciáveis na gasolina é que tornam o gasóleo mais barato que a gasolina, coisa que só se vê em países que impuseram os diesel.

            A consequência disso é que temos as coisas mais baratas nos mercados que aquilo que podia estar se não fosse a malta que gasta gasolina a pagar a mais.

          • Yamahia says:

            Em relação à electricidade, não se estique. A electricidade dos hermanos é mais cara.
            Os mercados tb não são abastecidos com carros a gasolina.

          • JL says:

            Eu disse, também aumentou.

            Ah, a derradeira desculpa dos mercados são abastecidos, é sempre a desculpa dos que têm um carro de 5 lugares que usa gasóleo.

            Olhe, sabia que a electricidade é que ilumina, alimenta e refrigera esses mercados ?

        • Max says:

          Onde? É o que diz a ERSE:
          “Portugal apresentou uma maior carga fiscal (54%) no contexto da Península Ibérica, razão pela qual o PMV português, com impostos, foi cerca de 12,3 cent/l superior ao de Espanha.
          “https://www.erse.pt/media/p34pof5j/3t2024-boletim-preços-ue-27.pdf

          • Yamahia says:

            Mas tens que ver…
            Vou escrever pela 2ª vez:
            -Antes de impostos os combustíveis em ES sao mais caros que em PT.

  17. Sérgio V. says:

    Essa do petoeleo já não pega. Quem segue o valor diário assim como a variação euro dólar sabe bem que estes aumentos nada têm a ver com o petróleo. Até porque o petróleo já esteve a 150 dólares o barril e não se pagou tanto por litro de combustível. Agora pensem

    • JL says:

      Agora falta a outra parte, como tem euros e paga em dólares, faça o calculo….

    • says:

      Inflação, aumento dos salários, custos de produção, taxas de câmbio euro/dollar, aumento do consumo que faz subir o preço dos produtos após refinados. Está caro? Claro que está. O que está mal é termos gás natural, petróleo e outras matérias primas importantes e não as queremos extrair para não estragar o turismo. Enfim…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.