Portugal: Vai haver mais apoio para compra de elétricos, mas…
Se está a pensar adquirir um carro elétrico, fique a saber que este ano haverá mais dinheiro por parte do Governo. O abate afastou, no passado ano, candidatos a apoios à aquisição de veículos elétricos.
Para 2025 estão previstos 13,5 milhões de euros
De acordo com as informações, o Governo vai usar a verba não executada do ano anterior para reforçar o montante previsto para 2025. "A verba não executada em 2024 acresce ao apoio previsto para 2025, no caso dos avisos dos veículos de emissões nulas", disse uma fonte oficial do Ministério do Ambiente e Energia ao Negócios.
De relembrar que no ano passado, o Fundo Ambiental contou com 10 milhões de euros, mas, apenas foram gastos cerca de 6,5 milhões de euros, o que significa que 3,5 milhões irão somar ao valor deste ano. No total, estarão previstos 13,5 milhões de euros para ajudar particulares e empresas a adquirirem um veículo elétrico.
Ainda não há data prevista para a abertura das candidaturas.
Para particulares, está contemplada uma compensação de 4000 euros na aquisição de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico, cujo custo final de aquisição não seja superior a 38 500 euros, incluindo o IVA e todas as despesas associadas, acompanhada do abate de um veículo movido a combustíveis fósseis com mais de dez anos. Este valor é majorado no caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social, às quais é atribuído um apoio de cinco mil euros.
Igualmente contemplados estão incentivos, até 50% do valor máximo, na aquisição de bicicletas de carga com e sem assistência elétrica (até 1500 euros), bicicletas elétricas para uso citadino (até 500 euros), bem como Motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal, elétricos (todos com um teto de 500 euros de comparticipação) e bicicletas citadinas convencionais (até 150 euros).
Boa! Falta mais acumulável com o abate de viatura superior a 25 anos 🙂
**mais um acumulável **
Comprei uma bicicleta o ano passado a contar com isto e não lançaram o apoio. Este ano já se lembraram de lançar novamente. Que sorte!
O ano passado houve. As candidaturas estiveram abertas até 31 de dezembro.
Podes comprar uma na Banggood ou na Geekbuing e nem os 500 euricos gastas.
Há algum plano para TV’s OLED ?
Qual OLEDs… na verdade era melhor que dessem apoio à compra de calçado para quem anda exclusivamente a pé (quem não tem carro ou qualquer outro meio de transporte com rodas e nem anda de transportes públicos). Estas pessoas estão constantemente a ser descriminadas e afinal também têm de se deslocar no seu dia a dia.
Acho que era um caso a pensar… há muita gente a andar de chinelos, calçado roto ou ainda sem a devida aderência em pisos molhados… por vezes anos e anos a fio até rebentarem por completo com o que lhes cobre os pés.
Quanto muito poderiam depois fazer depender o subsidio a atribuir do combustível utilizado: se batatas e arroz ou se bifes e lagostas.
Bem visto.
descriminar – deixar de ser crime
discriminar – diferenciar
Pois andar a pé até parece ser crime, todos os outros parecem ter direito a vias dedicádas por onde andárem e subsídeos para se deslocárem ou até comprárem o seu meio de transpórte. Só o póbre desgraçado do pião que nunca deixa de o ser é que nunca tem direito a nada, nem para trucar as sólas dos seus sapátos, e ainda vê as suas vías para se deslocar estreitádas para dar lugar aos que andam a toda a brida em cima de ródas.
Mas porque carga de água é que o estado anda a dar dinheiro para carros a pilhas quando Portugal é dos mais pobre a nível de eficiência energética nas casas ? Ainda mais a maioria da população não consegue ter um carro elétrico seja pelo preço proibitivo, seja pela falta de infraestrutura para carregar os mesmos. Ou devem pensar que agora o pessoal dos prédios vai começar a passar extensão do 10andar. Palhaçada. É dinheiro só para quem já o tem.
Tanto serve para os a pilhas como para os eléctricos a baterias, e também há ajudas para aumentar a eficiência em casas, são temas distinto, não venha já tentar valorizar o seu diesel.
Por não conseguir é que existem estes apoios, tanto que só servem para carros até certo valor.
Há falta de infraestrutura? Onde ?
Você acha isso ou viu num desenho ? É que a energia nos prédios vai de baixo para cima e não de cima para baixo.
Palhaçada. Não, é dinheiro para quem os quer e não chega. Você não quer.
Não se esqueçam que a energia não ficar mais barata
não se esqueçam que a radiação electromagnetica pode provocar:
ansiedade e depressão
disturbios de sono
aumento do risco de doenças neurodegenerativas
infertilidade
e outras.
E a gasolina vai ficar mais barata ? É que acabou de aumentar.
Qual radiação e de qual espetro ? Pode deixar os estudos a provar isso ? Ou isso é apenas um sonho seu ?
Se calhar precisam reforçar os subsídios à electricidade.
3.3 mil milhões ao ano já não deverão ser suficientes.
Está o baile armado.
E qual o mal nisso ? Prefere ficar às escuras ?
Está i baile armado.
As escuras pq? Quero pagar o valor justo.:
Valor de produção + margens+impostos. Caso contrário é q podemos ficar âs escuras.
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w
Só vai pagar MAIS o valor justo em tudo, não entende que a eletricidade é a principal fonte de energia de uma nação ?
Em 2024 o abate afastou candidatos a apoios à aquisição de veículos elétricos… e o que faz o governo para 2025? Mantem a obrigação do abate.
Podem já somar ao valor destinado a 2026 os 6 ou 7 milhões que vão sobrar este ano.
Assim é q deve ser. Isto não é a da Joana.
Não digo que não, mas não deveriam estipular o ano dos carros a combustão pois dessa forma estão a limitar imenso o acesso ao apoio.
Pode existir muitas pessoas que não se importavam de despachar um ICE com 8 ou 9 anos, mas assim deixam de poder e continuam a poluir.
Além de que o apoio devia dar para a aquisição de EV’s usados, afinal de contas se a preocupação é retirar poluição das estradas um EV usado serve perfeitamente, é mais barato e com o apoio tornava-se uma opção válida para femilias com menor poder de compra.
Como vês não tem nada a ver com ser a da Joana ou não.
O ev usado já teve apoio.
É assim tão difícil arranjar um cancro para abater? Acho que a maior dificuldade, para a maioria da população, é ter dinheiro para a aquisição.
+1
A questão é que tinhas de ter o dito cancro em teu nome a 2 anos para ser admissível…
E não pode vender ou exportar o novo até que o mesmo complete pelo menos 2 anos. O que tb é uma boa medida.
Isso é para impedir que usem um apoio de 4000 mil euros para fazer negócio. Não discordo.
Onde consta essa condição? A única que vejo no site do fundo ambiental relativamente ao abate, não indica isso.
“Comprovativo de abate de uma viatura a combustíveis fósseis com mais de 10 anos passado em nome do candidato, no caso de candidaturas à tipologia 1 – Veículos ligeiros de passageiros (categoria M1), devendo o abate ter ocorrido após 1 de janeiro de 2022.”
https://www.fundoambiental.pt/apoios-2024/mitigacao-as-alteracoes-climaticas/introducao-no-consumo-de-veiculos-de-emissoes-nulas-no-ano-de-2024-mobilidade-verde-passageiros-2024.aspx
Porque não ser apenas obrigado a abater um carro a combustão? Porque é que quem tem um ICE com 8 anos não o pode abater e candidatar-se ao apoio para um EV? Não me parece que polua muito menos que um com 10 anos.
Abater?! Eu vou é comprar outro a combustão e rapidamente. Daqui a 10 anos vale tanto ou mais do que hoje. Viram aqui primeiro 😉
Então vá, quando o IUC levar o aumento que estava previsto, depois venha cá dizer quanto ele aumentou na valorização.
O sonho molhado do @JL só não sabe q vai ser nos elektros.
Não é nenhum desejo meu, é algo que já foi tentado e vai vir novamente, não há como dar a volta.
Sim vão ter também, mas só falta vir dizer que o IUC vai ser mais alto nos eléctricos. Loooooooooool
Foi tentado e correu mal para o lado de quem tentou. Não acredito q haja mais alguém com vontade de tentar novamente a não ser que tenha tendências suicidas.
Qt aos elektros com 2Tons , Paris já cobra 18€ à hora e não correu mal. Estão a facturar à grande.
Esteja descansado que é só princípio.
E vai voltar, não tenha duvidas, reduziram de um lado, vem do outro, correu mal devido às eleições…:
Enquanto não houver eleições….
Paris também cobra aos a combustão com mais de 1600 kilos, que são a maior parte.
Não é só elétricos, são todos.
Não há combustas até ao segmento D que pesem mais se 1600 kgs.
Se pesarem é pq trazem bicho (híbridos e PHEV’s)
É o que não faltam, até deles a pesar 2500 kilos.
Aposto contigo que dos 30 carros mais vendidos na Europa a combustão não encontras mais que 5 com peso acima dos 1600kg.
Não erra por muitos na pesquisa que fiz, nos 25 mais vendidos encontrei 4, isto assumindo as versões mais leves a gasolina, quando havia.
Mostre la os 5 q encontrou?
No mínimo eram HEV ou mHEV.
Eu disse 4, 5 com o Tesla.
Eu disse que usei as versões mais leves que havia, óbvio que alguns são hev, porque não existe outros.
Quando os EV’s começarem a pagar 43€ por cada 1000km percorridos, como na Nova Zelândia, também vai ser considerado uma valorização dos EV’s. 🙂 🙂 🙂
Nesse caso os a combustão vão pagar 74 ou 75 euros a cada 1000 KMS, se é esse exemplo que usa.
Está barato. Devia ser 90€ para compensar aquilo que estragam!
Sim, 74 ou 75 euros também não é nada para compensar aquilo que estragam e o barulho que fazem, mais o fumo que mandam para cima dos outros que vêm atrás.
As democracias estão a tornar-se verdadeiras ditaduras, o estado escraviza-nos com impostos. Nunca pensei dizer isto mas espero que Putin viva o tempo suficiente para tomar toda a Europa, se ele é um menino de coro comparado com a corja de Bruxelas.
Porque não imigra para a Rússia ? Já pode estar mais perto dele.
Carro bom e ecologico: Toyota Land Cruiser de 1974
Zero filtros, zero eletronica, 100% reciclável, e a footprint de construção que já está mais que compensada.
Como é que ele compensou ? passou a eléctrico ?
https://www.youtube.com/watch?v=S1E8SQde5rk
Favor ver todo o video para entender de uma vez por todas
Coitado desse rapaz, a maior parte do que ele diz são verdadeiros mitos.
Mas esse é o seu dono ?
Por acaso, na generalidade, tudo o q o rapaz disse, é verdadeiro. E até peca por escasso. A não ser que, no início do intervalo de emissões, estivesse a considerar baterias de 24kWh ou menos q na altura havia muitas.
E é de tal forma verdadeiro que os factos levaram à demissão do Timmermans que demorou 7 meses para dar resposta a isso com evasivas.
As contas são muito simples de fazer. Por cada kWh de bateria produzido, são libertados 200 kg de CO2
Ndr. Apesar de várias promessas já com anos de que passaria a ser usada electricidade”verde”, a grande maioria das baterias continua a ser produzida com electricidade intensiva em carbono proveniente do carvão. Em grande escala na China e em menor na Polónia e na Alemanha.
O timmermans não foi demitido.
Errado, por cada kWh são 80 a 87 kg CO2/kWh.
Não são promessas são factos.
https://www.transportenvironment.org/uploads/files/TEs-EV-life-cycle-analysis-LCA.pdf
Simplesmente quem o tem não precisou de comprar outro para andar. Não precisou de gastar novos recursos para ter um carro pior e que faz exatamente o mesmo.
Duvido que haja um elétrico com a mesma resistência que este.
Mas ele não pagou nada, só aumentou sempre a pegada, pode dizer que poluiu menos, mas nunca pagou nada.
Mas já agora quantos KMS tem o carro e o que consumiu, é até alguns para os manterem gastam mais me recursos que se comprassem novo.
Em 50 anos já teria q ter comprado 5 elektros e cada elektro antes de por as sapatas no asfalto, já poluiu o equivalente a 200k kms num diesel.
Fora q nenhuma electricidade e livre de emissões sendo q na maioria dos países, andar a electricidade polui mais q o gasóleo (China, India, Eua, Austrália, Polónia, Alemanha e por aí fora)
5 como ?
Errado,nem 40 mil chega, e a partir daí esse cada vez polui mais, já que usa muitos mais recursos.
Então ele usou combustíveis livre de emissões ? E todo o resto ?
Mas ele andou nesses países ? Então sendo assim tem de usar o consumo médio desses países, que passa os 10 litros por cada 100 KMS.
Duvida porquê? Se até duram mais, o meu mais velho vai com 27.
Temos q ver isso a andar.
Quando quiser, não é nenhum Tesla, mas mexe, neste momento está a trocar rolamentos no eixo dianteiro.
Mostre. Não precisa ser a sua.
Mostre uma Partner/Berlingo elektra de 1998 a andar onde lhe tenham espetado com uma bateria de um Tesla!
É que uma mais nova 4 anos só com 19000 milhas andadas não passa das 30 milhas! Quem é que quer isto? Só se for para o museu
https://www.ebay.co.uk/itm/176412017995?msockid=09eeb1da083c6f771469a5ac095b6e34
Quem as quiser alterar, são bons negócios.
Deixe lá, vale mais que o seu charuto que não anda.
Com baterias Tesla só encontro um 106, pesquise no YouTube.