Proibição do TikTok nos EUA: n.º de americanos a aprender mandarim cresce 216% no Duolingo
Os utilizadores norte-americanos do TikTok têm registado um aumento significativo no interesse por aprender mandarim na plataforma Duolingo, enquanto se adaptam a uma nova realidade marcada pela migração para a rede social chinesa RedNote.
Americanos não estão preocupados com a recolha de dados por empresas chinesas
Este fenómeno ocorre em resposta à iminente proibição do TikTok nos EUA, agendada para 19 de janeiro, a menos que o Supremo Tribunal intervenha. A legislação prevê a remoção da aplicação das lojas de apps norte-americanas e impede o seu funcionamento sem o uso de VPNs.
Em vez de tentarem contornar a proibição, mais de 700 milhões de utilizadores do TikTok optaram por mudar para a RedNote (também conhecido como Xiaohongshu), provocando uma troca cultural inesperada entre os cidadãos dos dois países, como pedidos de ajuda por parte de utilizadores chineses para melhorar o inglês através dos seus homólogos americanos.
Apesar de algumas dificuldades técnicas no registo na nova plataforma e a expulsão de alguns utilizadores devido a violações das regras da comunidade, a migração do TikTok para outra aplicação chinesa envia uma mensagem clara ao governo dos EUA e a concorrentes como a Meta.
Esta mensagem sublinha a procura por experiências de redes sociais criadas na China, que as empresas norte-americanas têm tido dificuldade em reproduzir.
Esta transição também funciona como um barómetro para avaliar se os utilizadores dos EUA estão preocupados com a recolha de dados pessoais por empresas chinesas, uma das razões principais por trás da proibição do TikTok. Pelos vistos, muitos não estão.
Duolingo está a beneficiar com este crescente interesse em mandarim
Uma vez que a RedNote, com sede em Xangai, está projetado para um público chinês, a sua língua predefinida é o mandarim. Isto levou a um aumento no número de utilizadores norte-americanos no Duolingo, que começaram a fazer cursos acelerados de mandarim.
De acordo com o Duolingo, houve um crescimento de cerca de 216% no número de novos utilizadores a aprender mandarim nos EUA em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Este aumento registou um pico acentuado em meados de janeiro, coincidindo com a adoção em massa da RedNote. Além disso, a empresa relatou que, no inquérito "Como soube de nós?", há um aumento significativo de pessoas a selecionar "TikTok" como resposta.
Ah, então AGORA estão a aprender mandarim.
Disse a Duolingo, em tom de brincadeira, numa publicação no X, na terça-feira.
oh so NOW you’re learning mandarin
— Duolingo (@duolingo) January 14, 2025
Dados da Appfigures, uma empresa de análise de aplicações, mostram que a procura pelos cursos de línguas do Duolingo também teve impacto no número de downloads da app.
De acordo com a empresa, o Duolingo registou um aumento de 36% nos downloads nos EUA através da App Store e Google Play combinados até 3 de janeiro - um sinal precoce de que os utilizadores podem ter experimentado outras redes sociais chinesas antes da grande adesão à RedNote mais tarde nesse mês.
Há uma semana, o Duolingo ocupava a 40.ª posição nas categorias "Melhores Apps" (excluindo jogos) e "Melhores no Geral" (incluindo jogos). Atualmente, ocupa o 20.º lugar em "Melhores Apps" e o 22.º na categoria "Melhores no Geral".
Leia também:
Dizer aumentos em percentagem sem saber os numero de utilizadores, não diz grande coisa 😀
Se houver 10 users um aumento de 216% eram mais 11.6 users XD
Achas que o Duolingo tem poucos utilizadores? Além disso, a grande maioria são norte-americanos.
Tinhas feito a conta a 100 pessoas e era escusado teres cortado uma a meio…
Cortou foi todos a meio. Faltam ali 10 users 😛
Ja toda a gente devia aprender mandarim, na china vive-se a grande e sem crime, com comboios de sonho, uma qualidade de vida fenomenal. A europa é tudo caro e nao se aproveita nada…na america foi bom nos anos 1900 mas ja deu o que tinha a dar.
Você também já deu o que tinha a dar:) Haja paciência…
Arranca pra China e sê feliz 🙂
Oh Joao Joao…
A Europa tem muita culpa do que se está a passar, mas tu não digas essas coisas.. É facto que estão mais evoluídos, mas a que custo?
Mandarim e/ou cantonês não foram já substutuidos pelo chinês? É que houve uma unificação dos dois grande idiomas da China e criou-se o chinês. Assim como o castelhano que agora também passou a ser espanhol
O TechCrunch publica mais detalhes, embora não diga quantos são os que quiseram aprender mandarim.
Como o interface da app Xiaohongshu/Red Note está em mandarim, por certo não querem propriamente perceber mandarim mas sim perceber o interface.
https ://techcrunch.com/2025/01/15/duolingo-sees-216-spike-in-u-s-users-learning-chinese-amid-tiktok-ban-and-move-to-rednote/
Então deixa ver se percebi: existe a possibilidade do TikTok ser banido nos EUA, e as pessoas (vulgo, menores de 18 anos) em pânico (porque não sabem viver sem TikTok) vão aprender mandarim só para instalar a próxima rede, porque, deus nos livre, ficarmos sem TikTok.
Ainda dizem que as novas gerações são limitadas… Se empenhassem tanto noutras áreas como agora nesta de aprender mandarim só por causa de uma rede social, o mundo estava muito melhor.
Atenção, nada contra aprender mandarim, mas aprender por causa de uma rede social? 😐
A China no futuro proximo vai ser um magnet para talento, será como a USA tem sido, suga os cérebros do mundo deixando o resto do mundo na miséria, depois a cultura será adoptada pelos jovens e até os filmes de hollywood terão de se adaptar ao muito maior mercado chinês!