Potencial bloqueio do TikTok empurrou esta app para o topo da classificação das lojas
A presença do TikTok nos Estados Unidos ainda não está assegurada, pelo que os utilizadores estão já a testar alternativas. Das várias aplicações, há uma, também chinesa, que está a beneficiar particularmente da potencial proibição.
Com a potencial proibição do TikTok nos Estados Unidos a aproximar-se, os utilizadores da aplicação estão a recorrer a outras menos conhecidas, puxando-as para o topo das lojas da Apple e da Google.
Até agora, a opção que parece ter beneficiado mais da potencial proibição chama-se RedNote ou Xiaohongshu. Semelhante ao TikTok, com a possibilidade de percorrer verticalmente feeds de vídeos curtos com base nos seus interesses, ocupa o primeiro lugar na App Store e o 34.º lugar na Play Store.
Esta aplicação, também chinesa, tem vindo a ganhar popularidade, com muitos criadores do TikTok a publicarem as suas experiências. Ao mesmo tempo, na RedNote, vários criadores já partilharam vídeos a dar as boas-vindas aos "refugiados do TikTok".
Apesar da popularidade, grande parte da interface da RedNote está em chinês. Ainda assim, existem alguns vídeos úteis, no TikTok, curiosamente, que explicam como alterar o idioma da aplicação para inglês.
Segundo a CNBC, ainda que pareça ter surgido do ano, a aplicação é muito conhecida, na China, há vários anos. Aliás, é vista como um concorrente do Douyin da ByteDance e do gigante do comércio eletrónico Alibaba, com cerca de 300 milhões de utilizadores.
Além da RedNote, outras aplicações têm crescido, impulsionadas pela potencial proibição do TikTok nos Estados Unidos, nomeadamente:
- A Lemon8, outra aplicação da ByteDance;
- A Flip, "onde o social se encontra com as compras";
- A ReelShort parece querer ser uma plataforma de streaming;
Embora seja improvável que qualquer uma destas alternativas expluda em popularidade, seguindo os passos do TikTok, o facto de tantas aplicações relativamente desconhecidas terem chegado ao topo das lojas de aplicações, tão rapidamente, evidencia a influência que os utilizadores e criadores do TikTok podem ter e realça o facto de a proibição do TikTok não conseguir, por si só, travar a influência das empresas tecnológicas chinesas nos Estados Unidos.
A porcaria é quase toda a mesma…
+1
RedNote = “O Livro Vermelho” de Mao Tsé-Tung
Entre o TiKTok nas mãos dos chineses ou, possivelmente, nas mãos de Musk-Trump, venha o diabo e escolha …
Ninguém na Europa consegue fazer uma app para rede social de jeito?
Só chineses e americanos a ditar tudo….
Verdade isso, na Europa so se preocupam em amealhar dinheiro dos impostos. Projectos de vida para as pessoas e empresas, isso passa-lhes ao lado. Investir mais no linux por exemplo para as empresas nao ficarem mais refens da Microsoft tambem nao lhes interessa porque essas mesmas pessoas beneficiam com esses contratos, portanto resumindo e baralhando e um mundo de interesses, as pessoas sao apenas numeros para esta malta. Mas passam a vida a dar a missa ao vigario. E ainda ha quem acredite. Projecto Europeu ha muito que foi a falenciae é um fracasso, porque so ajuda os que estao integrados no poder e nao fora desse ciclo. Nenhum problema e resolvido, inclusive o da corrupcao. Ha e tal, sim continuem com o violino do costume.
Isso isso, ignorem o que a app recolhe para a China. O winnie da pooh agradece!
Se calhar e melhor emigrar para a China, nao e presiso aplicar na imigracao. Sabemos o que gostas, o que nao gostas e o que nao imaginavas que gostas.