Sony já tem o seu carro elétrico pronto. Desde 84 mil euros com autonomia de 483 km
A máquina da empresa nipónica está já pronta a sair para o mercado, mas apenas deverá chegar em 2027. Assim que chegar, o elétrico Sony irá concorrer com veículos como o Lucid Air e o Tesla Model S Plaid, destacando-se pela sua abordagem tecnológica e não por valores de desempenho extremos.
Sony entra no mercado dos veículos elétricos com o Afeela 1
A entrada da Sony no mercado dos automóveis elétricos, denominada Afeela 1, já está disponível para pré-encomenda. Para já, as reservas estão abertas apenas na Califórnia, com um preço inicial de 89.900 dólares (aproximadamente 84.000 euros) para a versão Origin e 102.900 dólares (aproximadamente 96.200 euros) para a variante Signature.
O anúncio foi feito no Consumer Electronics Show (CES), onde a Sony apresentou uma versão quase final do veículo, dois anos depois de ter mostrado o seu protótipo inicial. Em colaboração com a Honda, a Sony trabalhou durante cinco anos para desenvolver este modelo.
Uma aposta no segmento de luxo
O preço do Afeela 1 coloca a Sony acima de fabricantes de gama média como a Hyundai e a Polestar, competindo diretamente com opções de luxo como o Lucid Air, com um preço base de 80.000 dólares (cerca de 74.700 euros), e o Tesla Model S Plaid com 1.020 cavalos (761 kW).
O Afeela 1 possui um motor elétrico de 359 kW (482 cv) com tração integral, acompanhado por uma bateria de 91 kWh que oferece uma autonomia estimada pela EPA de 483 quilómetros. É também compatível com a rede Supercharger da Tesla e suporta um carregamento rápido em corrente contínua até 150 kW.
Sony traz tecnologia avançada e assistência à condução
Embora o Afeela 1 não se destaque por números de desempenho extremos, a Sony está a adotar uma abordagem orientada para a tecnologia para atrair compradores. Inclui um total de 40 sensores e câmaras que permitem funções avançadas de assistência à condução (ADAS), baseadas em LIDAR. Estas funcionalidades permitem que o veículo identifique espaços vazios em parques de estacionamento e ruas e se estacione automaticamente.
Incorpora também um assistente pessoal alimentado por inteligência artificial, mapas interativos e opções de entretenimento apresentadas num ecrã completo. Além disso, os ocupantes desfrutarão de um habitáculo silencioso graças ao cancelamento ativo de ruído.
Incorpora inteligência artificial e traz muito entretenimento
O sistema de processamento de inteligência artificial do Afeela pode processar até 800 mil milhões de operações por segundo, abrindo a porta a uma futura atualização que permitirá a condução autónoma de nível 3. Quer isto dizer que o veículo será capaz de realizar todas as tarefas de condução em condições específicas, tais como ultrapassagens seguras em autoestradas.
A versão Signature inclui caraterísticas adicionais como dois ecrãs para os bancos traseiros, som surround com 360 Reality Audio e tecnologia Dolby Atmos, e três opções de pintura exterior juntamente com duas opções de interior.
Em contrapartida, a versão Origin só estará disponível em preto, tanto no exterior como no interior.
Assinaturas e conetividade limitada
Algumas funcionalidades, como o sistema ADAS Intelligent Drive, o assistente pessoal, as opções de entretenimento e a conetividade 5G, só estarão disponíveis mediante uma subscrição.
Os primeiros compradores receberão estas funcionalidades gratuitamente durante os primeiros três anos, mas isto poderá afetar o valor de revenda do automóvel.
Disponibilidade e entrega
Para já, apenas os residentes na Califórnia podem fazer reservas, mediante um depósito de 200 dólares (cerca de 187 euros). A versão Signature estará disponível a partir de meados de 2026, enquanto a Origin começará a ser entregue em 2027.
Com este lançamento, a Sony pretende aliar a tecnologia de ponta à sustentabilidade e à eletrificação, marcando um novo capítulo na indústria dos veículos elétricos.
Devem estar malucos, 84,000€ (+ IVA, presumo) por 483km de autonomia? Vai ter um lindo futuro.
E carrega a150kw ? É para rir
vou comprar. e vou jogar playstation 5 no carro. e tu vais tar a chuchar o dedo.
A Sony sempre foi carota para o q oferece, já nos telemóveis é o mesmo.
As marcas não aprendem, depois dizem que os elétricos não vendem.
Mais um flop. ainda por cima longe da realidade do valor de mercado
84,000€ por 483km de autonomia? Podem ficar com ele…
Falta os impostos, falta dizer que esses 483 no mundo real vão para uns 400!
Será feito numa impressora 3D? 🙂
Quanto mais carros electricos são lançados mais se percebe que não há concorrência para a BYD e Tesla.
De certeza que você não tem a mínima ideia dos modelos elétricos que existem no mercado, VW. Mercedes, Audi, BMW, Polestar, etc, todos eles com modelos MUITO MELHORES que qualquer tesla ou chinoca !!!
A Polestar é chinoca!
Errado, a Polestar é Sueca:
“Polestar is a Swedish automotive manufacturer that produces electric cars.”
https://en.wikipedia.org/wiki/Polestar
“A Polestar nasceu na Escandinávia e, desde aí, tanto os seus produtos como a marca têm vindo a espalhar-se pelo mundo. Existem atualmente espaços comerciais, escritórios, instalações de produção e uma vasta rede de serviços Polestar em inúmeros países. Provando que um desempenho elétrico mais sustentável está em casa em todo o lado.”
https://www.polestar.com/pt/about/
Arranje lá um exemplo prático com preços idênticos para ficarmos com uma ideia.
De expert você tem pouco, todos os que compram Teslas e Byd , os mais vendidos no mundo, são uns desinformados, só você é que sabe…
😀 😀 😀 84 mil euros mais impostos e taxas e etc e 483 km de autonomia..!!! 😀 😀 😀 só pode ser piada 😀
em termos de saúde pública era muito importante que os elétricos se tornassem a vasta maioria, e depois a totalidade, dos veículos em circulação mas assim?! assim não vão lá mesmo…
Caro e com uma autonomia que deixa muito a desejar!
Boa sorte na venda!