Compra de carros elétricos? Portugueses “não querem” apoio! Saiba porquê
Se em outros anos os apoios do Governo imediatamente esgotavam para a compra de um carro elétrico, agora não é bem assim. Em 2024 as regras de obtenção do apoio mudaram ligeiramente e isso foi o suficiente para que os portugueses não quisessem. Atualmente já não há dinheiro para bicicletas, mas ainda há dinheiro para carros elétricos.
Abate tem afastado os portugueses do apoio para carros elétricos
Os avisos relativos às candidaturas ao incentivo pela introdução no consumo de veículos de emissões nulas, no ano de 2024, encontram-se publicados no site do Fundo Ambiental. Em causa estão apoios dirigidos a particulares e empresas, no âmbito do pacote "Mobilidade Verde" . Os apoios são financiados pelo Fundo Ambiental nos montantes máximos de dez milhões de euros, em 2024, e outros dez milhões de euros em 2025.
Para particulares, está contemplada uma compensação de 4000 euros na aquisição de um veículo ligeiro de passageiros 100% elétrico, cujo custo final de aquisição não seja superior a 38 500 euros, incluindo o IVA e todas as despesas associadas, acompanhada do abate de um veículo movido a combustíveis fósseis com mais de dez anos. Este valor é majorado no caso das Instituições Particulares de Solidariedade Social, às quais é atribuído um apoio de cinco mil euros.
No entanto, o facto do comprador ter que abater o seu carro atual tem feito com que os portugueses não se candidatem ao apoio. O programa do Governo tem como objetivo retirar das estradas veículos em fim de vida, com matrícula anterior a 2007.
Com apenas 12 dias para o fim do prazo de candidaturas, houve apenas 379 candidatos, sendo que 293 foram aceites, 39 excluídos e 72 precisam de elementos adicionais. Estão ainda 32 candidaturas por validar.
A malta quer um VE mas também tem o dieselxito na garagem…LOL.
Parece que o Padroeiro da mobilidade electrica JL tem que se esforçar mais nas rezas….pois ele pensava que por esta altura as pessoas passavam horas ou dias em filas á espera de conseguir comprar um VE.
Quem está com rezas é você, não eu.
Louvado seja santo JL, Amém!
Amém para si também.
Você é que está aziado porque há apoios que não são usados e nem todos vão na sua cantiga de ter um elétrico.
Como sabe que não são usados ? os mesmos vão passar para o ano seguinte.
Na minha cantiga ? onde disse que têm de ter um elétrico ? quantos menos comprarem melhor.
Obviamente ninguém vai querer trocar o seu bom e fiel companheiro a combustão por uma lata elektra.
Tivessem adoptado a mesma política (que é a correcta) na NO e iriam obter o mesmo resultado.
Os poucos que aderiram, certamente eram carros irrecuperáveis atacados pelas intempéries. Em Valência uma política destas teria milhares de Clientes este ano, infelizmente para quem passou por isso.
Na Noruega não precisaram de abater e o número de veículos a combustão desceu na mesma.
Curioso, será que são como você, compraram um diesel e deixaram lá o gasolinas velho encostado ?
Ou será que é por terem carros que até podem valer mais de 4000 euros ? Ou quem tem um carro de 4000 euros pode comprar um de 38 mil ?
Não podem ser carros danificados e têm de estar operacionais.
Deixa lá a Noruega, o artigo é sobre Portugal e tu és um santo do país.
Sabem lá os noruegueses quem é Santo JL, padroeiro da mobilidade electrica.
Quem trouxe a Noruega para aqui não fui eu, porque não diz isso a quem trouxe esse assunto ?
Facil, se tiveres 1 carro em Casa e se precisares de um segundo carro, compra-se 2 carros novos e o que está em casa vai para a sucata.
Da mesma forma se tiveres 2 carros, se for necessario trocar 1 deles, trocam-se logo os dois.
@JL será que os tanques na ucrania pagam taxa de CO2? Quando pagarem eu mudo para um elétrico. até lá é tudo bla bla bla whiskas saketas e pura hipocrisia.
Reduzimos de um lado, aumentamos 100000x no outro.
Não sei, pergunte a eles.
Quando o combustível for de borla eu mudo para combustão.
Não fui eu que aumentei na Ucrânia, foi você ?
Quando a eletricidade for de borla, eu mudo para um elétrico.
E não não é de borla… voce deve ter aproveitado o subsidio do estado (apesar de ser liberal e defender menos estado) para meter paineis.
A minha já é.
Não aproveitei subsídio nenhum, investi e recuperei o investimento.
Recuperou o investimento de certeza?
Se comprou baterias tenho sérias duvidas…
Vou investir em baterias e comer ar.
Recuperei sim, comprei uma bateria de um carro acidentado e montei eu, é verdade que se comprar bateria nova e própria para este tipo de utilização demora mais tempo.
Ninguém tem a culpa de ganhar pouco.
Os Noruegueses têm um fundo soberano feito com o dinheiro do petróleo…
A verdade é que um carro antigo em bom estado tem sempre um valor superior a 1000 euros. Dar um incentivo de 4000€ para comprar um carro razoável que nunca custará menos de 25000€ não é um grande negócio. O abate dá à volta de 150€ e se há anos atrás se viam verdadeiros galinheiros a circular, hoje isso já não acontece. Ter um carro novo é um luxo, um carro eléctrico, uma inconveniência em algumas situações. Entre ter um velhinho mas fiável e uma incógnita por uma pipa de massa não existem muitas dúvidas.
O velhinho mas fiável é a maneira mais barata de se andar de carro. FIM
Ou a maneira mais barata de se ter mais despesa.
Ou? Mas é ou não é?
Não é.
Eu não entendo a premissa do fiável, num carro que consome sumo de dinossauro e tem 2000 peças a bater umas nas outras, devo estar equivocado se calhar queriam dizer fiabilidade era do BEv e não do chupador de sumo ice, acho que é isso
E a eletrónica dos elétricos? Não falha? é que a experiencia diz-me exatamente o contrário.
“…tem 2000 peças a bater umas nas outras,…”
Uma bateria tem o triplo.
“Uma bateria tem o triplo.”
Uma bateria tem peças a bater umas nas outras ? tem de ver o que se passa com a sua.
“E a eletrónica dos elétricos? Não falha? é que a experiencia diz-me exatamente o contrário.”
Então qual é a sua experiência ?
Também um Rolex
O velhinho é bom para andar a queimar dinheiro e a pagar por fora para passar nas inspeções.
Não percebo porque elétrico é incógnita… Nunca fiquei apeado.
Aqui na empresa comprámos uma viatura elétrica com abate de um caco velho que já tivemos sorte não ter de pagar para ir para o centro de abate. Parece-me bom negócio.
Isto deve ter sido para criar mais um “job for the boys”.
Entao quem tem carro com mais de 10 anos e que vale menos de 4k, regra geral nao tem dinheiro para carro novo, ainda por cima um elektro que normalmente sao mais caros xD.
Tipo de governo, baixar impostos não, mas desperdicar o dinheiro dos nossos impostos em tachos sim.
A verdade é que faz pouco sentido trocar o carro a combustão ainda em bom estado só pelo capricho de ter carro novo VE.
Outra coisa é teres um carro que pelas mais diversas circunstancias está em final de vida e querer comprar um carro novo, ai sim é uma boa opção optares por um VE dependendo da utilização que vais fazer com ele.
Em relação ainda aos VE, ainda ontem estava a falar com um dos meus colegas que têm um Fiat 500E, e o carro vai hoje a revisão anual o carro faz este mês 4 anos e a revisão dos 20000 Km é de 250€, dizem eles que vão trocar o oleo dos travões, e os filtros do habitáculo, arranjam sempre maneira do nos irem aos bolsos.
5000 km por ano? E vender o carro e comprar uma bicicleta? Não?
Por acaso ele até é um excelente ciclista amador, vai mesmo ao estrangeiro fazer Granfundos, ele comprou o carro este ano em 2* mão de uma pessoa conhecida dele que por acaso até têm mais 2 modelos VE em casa, não te esqueças que há pessoas que têm mais €€€ que juízo 🙂 🙂 🙂
Não entendi a do juízo ? A média em Portugal é de 9000 KMS ano.
Não é um preço alto para essas trocas, quando paga na marca num carro idêntico a combustão ?
Para mim é. oleo é uns 20 paus e o filtro uns 15!
Mas na marca depende desta, estando a falar de um fiat sim, é carissimo.
Aos 20000 Km não é normal trocar oleo dos travões, mais a mais como tu próprio dizes nem pastilhas gastão então trocar o leio para quê?
A do Juízo é uma pessoa sozinha ter 3 carros e todos VE e só ir ao café ao fim da rua e pouco mais, e a pessoa neste momento nem pode conduzir por causa de uma intervenção cirúrgica e devido à avançada idade é provável que nem possa conduzir mais, nada contra, eu estou constantemente a dizer cada um gasta os €€€ onde e como quiser e na quilo que nos dá prazer, no meu caso é em viagens e casas, é a minha panca. 🙂 🙂 🙂
O óleo de travões é trocado por kms e por tempo.
Mas não disseram que iam trocar pastilhas.
E porque só vão ao café no fim da rua ? Para isso iam a pé.
Ah, então nesse caso já precisa do carro.
O oleo dos travoes degrada-se muito com a idade.
Sim, o óleo dos travões é caro. Também no meu paguei uma pipa de massa para isso. De resto as revisões são 90€ e trocar de bateria de 12V de 3/4 anos.
não podemos olhar somente para o nosso umbigo, pois isso não retrata o panorama geral… mas ainda assim questiono a assertividade da noticia, com muita gente que vou falando… não teriam problema em abater o carro atual, o problema é mesmo o preço dos elétricos novos! pessoas que para comprar um carro de 15 mil euros novo já fizeram um esforço enorme, agora estas entidades acham que por magia todos tem 30 ou 40 mil para um elétrico …
40 mil já está fora das “ajudas”, o problema do tuga é que é vaidoso, tens o Dacia Spring salvo erro a começar nos 18 mil, mas, e a vergonha de andar com um carro desse valor na rua. 🙂 🙂 🙂
O problema é esses 18.000 serem para um spring quando há relativamente pouco tempo se comprava um carro a “sério” pelo mesmo ou pouco mais.
O que é um carro a sério ?
Um astra ou focus que perto do sping são carros de luxo.
Isso é um carro a sério ?
Encontras melhor pelo mesmo preço?
Isso é um carro a sério ?
+1
Não teria problema nenhum em abater um velhito carro mas apenas mais 4K e ser eu a atravessar-me para depois vir ou não a receber esse guito por um EV de no mínimo 18k (Dacia Spring)…mais vale manter o velhito!
Se queres um carro com mais de 400k de autonomia real não compras um novo, por esse preço. Se andares devagar talvez. Tem de ser citadinos… e nem toda a gente pretende apenas isso.
Estive quase para comprar um Dacia Spring. O meu carro tem 13 anos, mas arranjava um caco para abate. Já com alguns extras, seriam +/- 20k. Menos 4k. Menos 7k – 10k pelo meu carro atual, o resto do meu bolso. Pouparia cerca de 50 a 60 euros por mês nas deslocações (ou mais, mas atualmente ando pouco). 95% dos kms que faço são voltinhas. Na pior das hipóteses alugava um carro para as férias ou ía de kimboio.
Ou vais de VE, afinal estás de ferias.
Mas sim em último caso alugas, desde que não vás de ferias na época alta os alugueres até podem compensar.
Eu acho que se colocarem mais carros de criança telecomandados nos shoppings, já sobe a média de adopção dos eletricos.
É desses que compra ?
E por razão os nossos governantes não andam de carro eléctrico e porquê o presidente da república não anda de eléctrico e porquê ele não manda o seu classe A para abate e compra um Dacia tbm?
Não andam ? Alguns andam.
Mostre.
Isto em 2021:
https://www.google.com/amp/s/cnnportugal.iol.pt/amp/mobilidade/mobilidade-eletrica/metade-da-frota-do-governo-e-verde-mas-ha-quatro-ministros-a-chumbar/20211203/619bdc2c0cf21847f09bfbf2
Nop
Gasóleo 72,90%
Gasolina 23,30%
Eletricidade 1,80%
Não aplicável 1,10%
Híbrido 0,90%
GLP 0,00
https://expresso.pt/sustentabilidade/2023-02-27-Mais-velhos-e-poluentes-apenas-3-dos-automoveis-do-Estado-sao-eletricos-ou-hibridos-32072455
Os poucochinhos elektros que compram é só para o showoff. Depois do greenwashing são encostados.
https://expresso.pt/sustentabilidade/2023-02-27-Mais-velhos-e-poluentes-apenas-3-dos-automoveis-do-Estado-sao-eletricos-ou-hibridos-32072455
Eu disse alguns, não disse que eram mais.
Como sabe que é para show off ? anda com eles ?
Anda o Papa, p.e.
Não são eles que pagam…
@Alter o Class A é dele, não foi pago por todos nos.
Quando o presidente da república andar nas cerimónias oficiais de carro eléctrico eu troco o meu por um eléctrico!!!!
Também anda num carro blindado ?
Então mas não há carros blindados elétricos? Porquê?
Eu falei em eléctrico ?
Se o presidente anda em carro blindado, ele também deve andar..
Podes trocar à vontade que o Papa já tem um GWagen blindado elétrico.
Se fosse com as regras que tinha o outro governo tinha usado o apoio… Era pela troca de um VE usado. VE novo é demasiado caro. Em usado pode-se comprar uma gama, mais acima, porque um preço menos salgado.
Estive quase para comprar um Dacia Spring. E ainda não perdia a ideia de o fazer em 2025 ou 2026. Estou bem servido para já, mas quem sabe o futuro.
Eu hoje estive a ver o preço para o E-C3, como não sou piegas com os extras na configuração que necessito fica por 25.950€, para ser mais preciso.
Espera pelo Hyundai inster, pode ser que não abusem no preço… Já está no site, mas sem o valor do mesmo…
Eu não vejo qual é o problema do abate. Faz todo o sentido.
Devia ter sido assim desde inicio dos incentivos e em toda a UE.
E já foi durante muitos anos.
Há uns 15 anos ou mais (já não me lembro) também houve incentivos ao abate na compra de carro novo. Na altura ninguém se queixou da medida.
porque na altura os carros estavam a preço justo
um carro usado que nessa altura estava a 500€, hoje o mesmo carro está à venda a 3/4k €
Provavelmente não era obrigatório comprar uma lata elektra.
Era obrigatório comprar uma lata a combustão.
Não percebo esta “guerrinha” entre os veículos a combustão e os elétricos.
Eu faço todos os dias perto de 150 Km (carro a combustão), e vou agora comprar um carro elétrico e imaginem lá vocês, vou pagar menos de prestação que o que pago de gasolina… Agora convençam-me que estou a fazer um mau negócio… A sério, fico a aguardar que me iluminem com a vossa extrema sabedoria…..
Foste mesmo “burro”, para fazeres tantos Km foste comprar a gasolina?
Ps, Desculpa a utilização do burro na frase, apenas estou a fazer ilusão ao teu Nick
Acho que o problema é o valor máximo de compra do valor do vê.
38.500 parece-me curto para um ve
nem por isso já, tens n modelos abaixo disso incluido o Tesla Model 3 que tinha uma edição especial pre configurada para tal, tens varios BYD, MGs, Renault, Citroen e Dacia, não é assim tão pouca opção até…